O dia do embarque em Savona: Costa Mediterranea

Home » Trabalho em Navios » O dia do embarque em Savona: Costa Mediterranea
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Depois de uma noite mal dormida, por conta da ansiedade e pela movimentação de sexta-feira à noite na cidade, acordamos e começamos a arrumar as coisas, para deixar tudo pronto para depois de o café da manhã, somente voltar ao quarto para buscar as malas, finalmente era o dia do embarque. No café da manhã, tudo muito bem servido e uma bela mesa com especialidades italianas de café da manhã.

Uma bela recepção italiana no dia do embarque

Mas o que nos surpreendeu foi a reação do senhor que cuidava do restaurante, que nos expulsou falando em italiano que o horário de café da manhã já havia terminado e nós não poderíamos mais ficar ali. Foi extremamente sem educação, mas preferimos levar na brincadeira e dar risada do jeito italiano do velhinho mexendo as mãos, isso renderia assunto para alguns dias de Crew Bar no navio.

Restaurante para o café da manhã, de onde fomos expulsos no Hotel Riviera, em Celle Ligure.

Restaurante para o café da manhã, de onde fomos expulsos no Hotel Riviera, em Celle Ligure.

12 motivos para você NÃO trabalhar a bordo de um navio de cruzeiros

Rumo ao porto de embarque: Savona

Buscamos as malas e fomos para a recepção, onde cerca de 20 tripulantes (que surgiram do nada) esperavam o transfer que viria nos buscar e seguir para o porto. O ônibus chegou alguns minutos depois do esperado, trazendo outros tripulantes, eram pessoas de diversas nacionalidades para diversos departamentos. Rumo ao porto de Savona, a estrada era enfeitada com um plano de fundo do mar mediterrâneo, estávamos atentos ao que surgiria depois de cada curva que fazíamos entre as montanhas da pequena serra, e em uma delas, foi possível avistar um navio da Costa Cruzeiros, enorme, imponente e assustador; estava longe, mas essa era a impressão que tínhamos. Com o aproximar do ônibus, avistamos um segundo navio, menor, mas também surpreendente, era o Costa Mediterranea, o nosso navio, aquilo que seria a nossa casa nos próximos 8 meses.

No dia do embarque em Savona com Julio e William, também do restaurante.

No dia do embarque em Savona com Julio e William, também do restaurante.

Chegando ao porto, percebemos que os navios eram maiores do que pareciam; desembarcamos todas as malas e ficamos esperando que liberassem a saída da tripulação e entrada dos novos “marinheiros”. Na porta da gangway, estava a crew purser com os crachás, recolhendo os passaportes e documentos de todos. Fomos informados de que o dia do embarque seria intenso e com muitos treinamentos e, no fim da tarde, teríamos o Drill de passageiros.

Planejando trabalhar a bordo?
Acompanhe o @naproadavida no Instagram e entre no grupo do Facebook criado para tripulantes de navios de cruzeiros.

Após passarmos pela gangway, os representantes de cada um dos departamentos, vieram buscar os novos tripulantes para a entrega de documentos, exames médicos e preencher os papéis necessários, no caso do restaurante era o Mike, um filipino muito gente boa, que ajudaria bastante nos próximos dias.
No caminho de um lugar ao outro, tive uma das melhores surpresas que podia ter no primeiro dia a bordo, encontrei o Alan, um amigo que conheci durante o STCW que fiz no Rio de Janeiro, e que me chamou com um grito quando me viu. Conversamos por dois minutos, o suficiente para me deixar mais tranquilo naquele dia de embarque, sabendo que o navio era bom de se trabalhar, o grupo de brasileiros era pequeno, mas que o César, amigo que conheci no Costa Campus, também estava a bordo.

Meu "nametag", "Crew pass" e cartões telefônicos das Costa Cruzeiros no dia do embarque

Meu “nametag”, “Crew pass” e cartões telefônicos das Costa Cruzeiros.

Fiquei ainda mais feliz, pois a enfermeira do navio era brasileira, a Thais, extremamente gente boa e se tornaria uma grande amiga a bordo. Depois de todos os exames prontos, o Mike nos levou até o buffet, onde estava o Elman, nosso Buffet Supervisor, um hondurenho com fama de não gostar de brasileiros. Nos tratou bem e disse que nos esperava no buffet mais tarde. Após as apresentações de grande parte do navio, fomos buscar os uniformes, nametag, crew pass e pegar a chave da cabine. Deveríamos comer algo muito rápido e ir para o Training Room, para os treinamentos com procedimentos de segurança e afins. Foi um treinamento chato para quem já estava cansado por conta do fuso-horário e as horas sem dormir direito, e o pior, o treinamento era dado por um oficial italiano, chamado William, com um inglês muito difícil de se entender, quando não está acostumado com o sotaque.

Trabalho em navios de cruzeiro
Se você planeja viver a vida a bordo, confira todos os nossos posts com dicas de trabalho em navios. Abaixo você encontra alguns dos principais temas:

Terminado o cansativo treinamento, estava na hora de começar o drill, mas não participaríamos, pois haviam nos liberado para descansar um pouco. Teríamos de nos apresentar no buffet às 21h e procurar pelo Buffet Supervisor. Este tempo foi suficiente para dormir um pouco e renovar as energias; a essa altura eu ainda não conhecia o meu cabin mate, mas sabia que não era brasileiro e nem tão organizado. Não sabia que nacionalidade seria, mas por conta do que tinha ouvido antes nos grupos de Facebook, não queria que fosse um indiano, um preconceito que infelizmente eu deixei que criassem em mim. :/

Um pouco antes das 21h eu já estava com o William no Buffet, encontramos o nosso supervisor Yogesh Poojary, indiano. Foi um pouco difícil de entender o sotaque dele no começo, mas ele parecia ser gente boa; nos deu algumas instruções e mostrou como funcionava a área do buffet e as cozinhas, perguntou algumas coisas em relação ao que tínhamos feito antes na vida e a trabalho. A nossa função no primeiro dia foi bem simples e quando era meia-noite, ele nos liberou para descansarmos, não nos assustar logo no dia do embarque e acostumar em relação ao fuso-horário.

MIKOMI: Caixinha de som do meu cabin mate de navio, não aguentei (risos).

MIKOMI: Caixinha de som do meu cabin mate, não aguentei (risos).

Eu não queria saber de conhecer o navio ou falar com ninguém, estava exausto e fui direto para a cabine. Quando entrei na cabine, meu cabin mate já estava dormindo, acordou quando entrei e afastou a cortina para ver quem eu era. Pra minha alegria (#SQN), era um indiano!

Eu não tenho problemas com outras nacionalidades e perceberia isso com o passar do tempo, mas de tanto ouvir falarem mal dos indianos, acabava rolando um certo bloqueio. Ele tentou conversar e perguntar algumas coisas, mas eu não entendia quase nada do que ele falava, o sotaque era realmente difícil, lembro que entendi algo como “my friend” e “change”. Eu sabia que não ficaria na mesma cabine que ele, pois confirmando o que diziam sobre a nacionalidade, a cabine cheirava mal e seria complicado de ficar por muito tempo. Acabei indo dormir e me preparar para o dia seguinte, que começaria às 11h, pois eu trabalharia no fechamento da pizzaria até às 02h da manhã, com breaks durante o dia é claro.

Uma das piscinas do Costa Mediterranea em alto mar. - dia do embarque

Uma das piscinas do Costa Mediterranea em alto mar.

Nos próximos posts, tentarei contar de uma forma mais resumida como foram os meus dois meses a bordo do Costa Mediterranea até que fui transferido. Em posts separados, falarei das cidades/ países e lugares que passamos, como funcionam os drills, alguns momentos a bordo e outras dicas que forem surgindo. Caso tenham dúvidas em relação a algo em especifico, fiquem à vontade para perguntar aqui, no nosso Facebook ou Instagram e eu farei um post para respondê-las.

Veja mais:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Trabalho em Navios
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *