Você está aqui
Home > Destinos > 10 cidades históricas para visitar no Brasil

10 cidades históricas para visitar no Brasil

Que nós amamos viagens todos já sabem. E claro, muitos de vocês também amam viajar pelo mundo afora. E um dos gostos que tomamos nos últimos anos, é viajar por cidades históricas, seja no Brasil ou em outro país. Em nossas andanças pelo Skyscanner, encontramos esta lista com as belas cidades históricas do nosso país.

No Brasil, as cidades históricas ganham um complemento mais que especial: cenários naturais incrivelmente belos.

anuncio

Viajar por cidades históricas é sempre garantia de experiências incríveis. Quando tais destinos estão cercados por belos cenários, as expectativas e as surpresas só aumentam, o que é capaz de fascinar ainda mais viajantes.

 

1. Paraty – RJ
A cidade mais charmosa do litoral fluminense é o melhor título para Paraty. Para apresentá-la como destino, porém, muitas outras características devem ser ressaltadas. Efervescência cultural, muito verde, praias paradisíacas e, claro, diversas construções históricas que tomam conta de ruelas estreitas. Faz parte do roteiro de recém-casados, aventureiros e ainda de viajantes em busca de conhecimento histórico e eventos que transpiram arte e cultura.

Clique e Reserve sua hospedagem em Paraty

2. Ouro Preto – MG

 

Uma das cidades que fazem parte do circuito histórico de Minas Gerais, Ouro Preto tem as principais atrações da região. Em meio ao casario secular, diversos cafés, livrarias e outros espaços culturais ganharam vida para proporcionar aos visitantes a melhor experiência possível. Nos arredores, verde, rios e muitas outras maravilhas naturais capazes de agradar os viajantes mais aventureiros criam o cenário perfeito para a prática de diferentes atividades ao ar livre.

3. Petrópolis – RJ
O Rio de Janeiro foi capital do Brasil por aproximadamente 200 anos e, durante o período imperial, a exuberância natural das cidades dos arredores foi aproveitada pela realeza, que mandou erguer ali palácios para passar o verão ou inverno. Deste período histórico, Petrópolis é a maior herança. Seu nome é uma homenagem a Dom Pedro II, responsável por sua fundação, ainda no século 19. Hoje, é um destino turístico agradável para conhecer na região serrana do Rio de Janeiro.
anuncio
4. Olinda – PE
A cidade irmã de Recife está entre as mais bonitas e charmosas do país. O conjunto arquitetônico marcado por casinhas coloridas, igrejas e muito verde tem o mar ainda como plano de fundo. A gastronomia e seus eventos culturais se unem ao cenário de Recife para proporcionar momentos inesquecíveis aos viajantes, especialmente durante o carnaval quando uma imensa festa a céu aberto toma conta de suas ruas, deixando a paisagem histórica ainda mais bonita.
5. Salvador – BA
A primeira capital brasileira não poderia ficar de fora dessa lista. A história toma conta de muitas ruas em Salvador, mas o grande destaque fica por conta do Pelourinho, região que concentra boa parte do passado da cidade, onde é possível viajar no tempo e ter um contato ainda mais íntimo com alguns dos capítulos históricos que fizeram parte do desenvolvimento do país.

6. Curitiba – PR
Em Curitiba, o passado se une ao futuro, deixando espaço ainda para áreas verdes, evidenciando a preocupação que a cidade tem em relação às causas ambientais. Uma caminhada pelo centro histórico e um passeio entre as ruas da região do Largo da Ordem permitem contato com prédios históricos, onde museus, galerias de arte, bares e cafés receberam morada para garantirem dias animados aos visitantes.
7. Porto Alegre – RS
Assim como Curitiba, Porto Alegre deu boas vindas à modernidade, mas sem abrir mão de toda a sua riqueza histórica. No Centro Histórico, o Teatro de São Pedro, as igrejas e todas as demais construções que contam o passado da capital gaúcha recepcionam os visitantes com diversas atrações culturais durante o dia e, à noite, são invadidas pela animação que toma conta de suas ruas graças à presença de bares e restaurantes.

anuncio
8. São Luís do Maranhão – MA
A capital do Maranhão é um tesouro histórico para o Brasil. Suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos, que contam séculos de história. A cidade serve ainda como porta de entrada para outras cidades históricas, como Alcântara, onde ruínas se unem a prédios restaurados para garantir um roteiro incrível. E além de conhecer a história do estado, quem visita São Luís do Maranhão deve aproveitar a passagem pela capital para se conhecer as maravilhas naturais do estado, com destaque para os Lençóis Maranhenses.
9. Rio de Janeiro – RJ
O passado e o presente se unem de forma única no centro do Rio de Janeiro. O contraste não poderia ser melhor. Se de um lado, temos os prédios modernos, do outro temos construções valiosas como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Câmara Municipal, a Academia Brasileira de Letras e várias ruas contornadas por casarões erguidos há pelo menos dois séculos. Um dia caminhando pelo centro carioca pode não ser suficiente para conferir todas as suas maravilhas históricas, sem falar que muitas outras se espalham pela cidade, exigindo a elaboração de um roteiro criterioso para conhecer toda a sua importância histórica durante uma única viagem.
10. Iguape – SP
Fundada em 1538, a cidade de Iguape fica ao sul do estado de São Paulo e é uma alternativa para quem quer explorar o interior do estado paulista e descobrir raridades. Com menos de 40 mil habitantes, é um destino que agrada principalmente viajantes que buscam tranquilidade, sem deixar de lado a possibilidade de conhecer lugares incríveis. Vale lembrar, porém, que durante o carnaval, uma multidão invade suas ruas. Quem quiser fugir da muvuca, portanto, deve evitar os dias de folia na cidade.

Se na sua próxima viagem, você quiser enriquecer sua bagagem cultural e histórica, não se esqueça de incluir um destes destinos em seu roteiro. Prepara-se para conhecer lugares incríveis, onde o passado e presente se unem para garantir momentos inesquecíveis. 
 
 

Veja também:

Siga nossos perfis nas redes sociais:
Bruno Miguel

Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

http://www.naproadavida.com/

Leave a Reply

Top