Cidades históricas do Brasil para visitar e conhecer mais sobre o nosso país

Home » Brasil » Cidades históricas do Brasil para visitar e conhecer mais sobre o nosso país
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

A beleza do nosso Brasil não é conhecida somente pelas lindas praias paradisíacas e grandes festivais, mas também pelas espetaculares cidades que guardam consigo histórias do nosso passado. Lugares incríveis que, com toda certeza, trarão um misto de sensações, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. Em meio a maravilhosos destinos para viajar, sem dúvidas as cidades históricas são uma ótima escolha para quem busca de fato se aventurar. Sabemos que não é o momento para viajar por conta da pandemia e cenário que vivemos, mas não custa nada sonhar e planejar o seu próximo destino. Pensando nisso, listamos 10 cidades históricas no Brasil para você conhecer e se apaixonar:

Você pode se interessar:
Saco do Mamanguá: o que fazer nesse refúgio caiçara em Paraty, RJ
Fernando de Noronha: um guia completo com dicas de uma moradora da ilha
Pedra Bela (Mega Tirolesa): fim de semana de aventura

Lista com as melhores cidades históricas para visitar do Brasil

Olinda, em Pernambuco

Localizada em Pernambuco, Olinda é conhecida como uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, apresenta uma beleza exuberante e é dona de uma arquitetura única.

Pelo fato de ser rodeada por um mar verde cristalino e revestida de diversos casarões históricos, Olinda possui um grande destaque por ser repleta de lojas de artesanato e lindos prédios antigos, além de possuir diversas igrejas barrocas.

Olinda é uma das melhores cidades históricas para visitar do Brasil

As construções incríveis de Olinda no Recife.

Entre os pontos turísticos mais frequentados estão: a Basílica de São Pedro, Praça do Carmo, Igreja Mosteiro de São Bento, Convento de São Francisco e a Catedral da Sé, localizada no ponto mais alto, onde se tem uma visão privilegiada da cidade. Vale a pena também visitar os cafés e barraquinhas de tapioca que ficam pelo centro histórico.

Se você curte saber sobre a história do lugar que está visitando é bom, por ao menos algumas horas, fazer um tour guiado. Nós fizemos um por Olinda e foi PERFEITO para saber sobre os detalhes e curiosidades de cada atração. É muito mais completo do que somente tirar fotos, pense nisso 🙂 Tem opções de passeios aqui e aqui para você escolher o que mais encaixa para você!

Porto Seguro, na Bahia

Esta cidade da Bahia possui um papel de grande destaque na história do Brasil. Foi em Porto Seguro que iniciou-se o processo de colonização do Brasil.

Rodeada de casas coloniais coloridas, lojinhas de artesanato e lugares para comer as comidas típicas, a cidade permite que seus viajantes possam vivenciar e fazer descobertas incríveis sobre a história do nosso país.

Famosa pela roda de capoeira, pelo ambiente tranquilo e visuais deslumbrantes, Porto Seguro proporciona um passeio incrível por prédios e igrejas históricas. Não deixe de verificar o melhor hotel para se hospedar em Porto Seguro para aproveitar todas essas atrações incríveis.

Viajar para a Bahia é muito mais do que visitar praias, é saber sobre a história do nosso Brasil.

Viajar para a Bahia é muito mais do que visitar praias, é saber sobre a história do nosso Brasil.

Os principais pontos turísticos de Porto Seguro são: Museu do Descobrimento, a Igreja da Nossa Senhora da Penha, a Casa da Lenha e da Câmara e cadeia, bem como a Igreja de São Benedito, que foi construída pelos jesuítas. Você também pode ir para Arraial D’ajuda ou Trancoso! Veja as opções de passeios disponíveis aqui e aqui.

Ao chegar na cidade, não se esqueça de visitar as barraquinhas que oferecem artigos e objetos interessantes, além de comidas típicas essenciais para experimentar, como o famoso acarajé.

Aluguel de carro
Para tornar a sua viagem ainda mais confortável, você pode alugar um carro. A Rentcars e a RentalCars são ótimas buscadoras de locadoras de carro para alugar e dão descontos incríveis em destinos pelo Brasil.

Paraty, no Rio de Janeiro

A cidade de Paraty é um destino perfeito para quem gosta de relaxar. Situada no Rio de Janeiro, seu centro histórico é tombado como Patrimônio Nacional pela HIPAN e considerado como o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso pela UNESCO.

A cidade ganha destaque pela sua belíssima arquitetura colonial e por ser considerada um dos centros históricos mais românticos. Não podemos esquecer também da variedade de restaurantes e barzinhos a disposição. Por este motivo, Paraty é um dos destinos mais procurados por casais.

Seu centro histórico situa-se em frente a um lindo litoral com águas de tons esverdeados. Além das praias  ilhas vizinhas, as atrações mais interessantes de Paraty estão: Igreja de Santa Rita, as ruas coloniais, Casa da cultura, Praça da Matriz e a Igreja Nossa Senhora das Dores. Visitas aos casarões coloniais e passeios de barco, escuna ou até bicicleta são excelentes escolhas feitas pelos turistas. Você pode ver todas as opções aqui e aqui.

As ruas de paralelepípedo de Paraty no Rio de Janeiro: uma das cidades históricas mais famosas e maravilhosas do Brasil

As ruas de paralelepípedo de Paraty no Rio de Janeiro.

Cidades históricas para visitar do Brasil

Petrópolis, no Rio de Janeiro

Cercada por lindas paisagens e por um ambiente tranquilo, a cidade de Petrópolis fica na região serrana fluminense.vDom Pedro II escolheu Petrópolis para seus momentos de lazer e descanso e, por este motivo, a cidade é considerada colonial.

Com um centro histórico maravilhoso, Petrópolis possui belíssimas paisagens e é um destino ideal para quem gosta de sossego.

A cidade se destaca por possuir casas históricas. Inclusive, uma curiosidade, é que cada uma dos casarões de Petrópolis possui uma placa contando sua história e identificando quem ali residiu.

Centrinho histórico de Petrópolis no Rio De Janeiro.

Centrinho histórico de Petrópolis no Rio De Janeiro.

Além disso, Petrópolis chama atenção pela sua gastronomia e atividades culturais. Entre os mais famosos pontos turísticos, estão o Museu de Cera, Museu Imperial, Relógio das flores, a Catedral de São Pedro de Alcântara e a Avenida Koeler, que é cercada de prédios históricos. Para saber sobre todos os detalhes vale a pena reservar um passeio (opções aqui e aqui). Tem cada coisa interessante! Desde visita guiada até show de forró!

Uma dica incrível é não deixar de registrar uma foto na ponte de pedestres vermelhinha que dá vista para a catedral. Essa é uma das mais famosas fotos de Petrópolis.

  • Tem cada hotel incrível para ficar em Petrópolis que você vai pirar nessas opções!

São Luis, no Maranhão

Tombada pelo INPAN e inscrita como patrimônio mundial da UNESCO, o centro histórico de São Luís, localizado no Maranhão, é bastante conhecido pela sua brilhante arquitetura. A cidade é chamada de ilha do amor, sendo ideal para viagens a dois. Aqui você consegue ver opções perfeitas de hotel para os pombinhos!

Além de possuir um centro histórico rico em detalhes, São Luis ainda se destaca pelas grandes atrações culturais que se manifestam no período das festas juninas, época ideal para visitar a cidade.

São Luis do Maranhão e suas ruelinhas estreitas.

São Luis do Maranhão e suas ruelinhas estreitas.

Entre principais pontos turísticos, está o Centro Histórico de São Luís, um dos pontos mais frequentados da cidade. Também podemos citar o Palácio dos Leões, a Igreja da Sé, o Convento das Mercês e a Casa de Nhozinho.

Na sua viagem a São Luis não se esqueça de fazer uma visitinha a feira da Praia Grande, onde você vai encontrar desde artigos de decoração e artesanatos, até doces e licores. Neste local, às sextas feiras, acontece uma festividade típica da região: o tambor de crioula. Aproveite também para experimentar as comidas típicas, como o arroz de cuxá e o vatapá.

Trabalho voluntário - viaje gastando pouco
Pensando em viajar pelo Brasil e fazer trabalhos voluntários? Acesse o site da Worldpackers e tenha US$10 de desconto na sua próxima experiência mundo afora.

Alcântara, no Maranhão

Cidade pequena e pacata, Alcântara também se localiza no estado do Maranhão. Por ser uma cidade de pequeno porte, todos os passeios podem ser feitos a pé.

Conhecida como “cidade que parou no tempo”, seu centro histórico é considerado a principal atração da cidade. Dessa forma, com suas ruas revestidas de calçamento de pedras, Alcântara proporciona a seus viajantes uma verdadeira imersão cultural e histórica.

Além de possuir uma boa variedade de conjuntos arquitetônico e urbanístico, Alcântara ainda é tombada pelo IPHAN como cidade histórica e monumento nacional. Os passeios mais realizados são na Ladeira do Jacaré, que possui casas bastante coloridas. Ainda podemos citar a Capela do Desterro, a Praça da Matriz, e o Museu do Divino. Não deixe de aproveitar também a vasta culinária maranhense, que por possuir um cardápio diversificado, agrada a todos.

Alcântara é uma das cidades históricas menos conhecidas do Brasil.

Alcântara é uma das cidades históricas menos conhecidas do Brasil mas, nem por isso deixa de ser encantadora.

As cidades históricas mais interessantes do Brasil

Tiradentes, em Minas Gerais

Para quem busca conhecer um pouco mais da história do Brasil, esse é o destino ideal. A cidade de Tiradentes, que fica no Estado de Minas Gerais, possui um ar cenográfico e tem um centro histórico cheio de cores e ruas estreitas de pedras que remetem muito ao passado.

Rodeado de prédios históricos e com uma arquitetura barroca e colonial, a cidade proporciona aos seus viajantes um verdadeiro passeio no tempo. Com grande destaque pela preservação da arte barroca, bem como pela sua gastronomia, artesanato e cultura, a cidade é considerada patrimônio histórico e artístico nacional.

Os pontos turísticos que fazem mais sucesso são: Igreja Matriz de Santo Antônio, museu Padre Toledo e museu de Sant’Ana. Ao se instalar na cidade, aproveite para desfrutar da comida mineira e experimentar um dos passeios mais procurados pelos turistas: o famoso percurso na Maria Fumaça.

Cidades históricas do Brasil para visitar e conhecer mais sobre o nosso país

Igrejas barrocas de Tiradentes em Minas Gerais.

Tá se perguntando como chegar nessas cidades históricas? Dá uma olhadinha na Buser ou na Clickbus que você pode aproveitar descontos exclusivos com toda comodidade de não ter que dirigir até o destino.

Na Buser, com o código 580LELV você tem vários descontos. Já na Clickbus, você consegue desconto de 6 ou 4% no valor total da sua passagem de ônibus usando o código: AWINCLICKBUS6 ou AWINCLICKBUS4 respectivamente.

Ouro Preto, em Minas Gerais

Ouro preto foi a primeira cidade do Brasil considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Situada em Minas Gerais, ela ganha um grande destaque pela riqueza do seu centro histórico.

Entre os seus principais pontos turísticos, tem: o Museu da Inconfidência, a Igreja da Nossa Senhora do Carmo, a Casa da Ópera e a Praça Tiradentes, conhecida também como Praça da Independência.

Cidade de Ouro Preto, uma das mais conhecidas cidades históricas pela sua história e arquitetura do Brasil.

Cidade de Ouro Preto, uma das mais conhecidas pela sua história e arquitetura do Brasil.

Dica: não se esqueça de visitar um dos restaurantes mais famosos da região, o chamado “Conto de réis” que fica na Praça Tiradentes. O local possui uma linda decoração e uma culinária excepcional.

E, pra quem não abre mão de levar pra casa uma lembrancinha, aconselho uma visita à feira de Pedra Sabão. Lá você encontra diversos objetos de decoração esculpidos no material que é uma rocha bastante utilizada na região de Ouro Preto.

E, assim como Tiradentes, Ouro Preto também é conhecida pelos famosos passeios na Maria Fumaça, uma máquina a vapor que roda em trilhos.

  • Veja opções de hotel e pousadas baratas em Ouro Preto!
  • Também tem vários passeios super interessantes para fazer por todo Brasil aqui e aqui.

Diamantina, em Minas Gerais: uma das cidades históricas mais conhecidas do Brasil

Diamantina é uma cidade de Minas Gerais bastante conhecida pela sua arquitetura barroca, pelas belezas naturais e comidas típicas.

Além dos sobrados e igrejas que ganham um grande destaque e remetem o período colonial, a cidade é bastante aconchegante e charmosa. Diamantina é considerada uma das mais bem visitadas do Brasil, pelo simples fato de ser capaz de atender todos os gostos dos turistas brasileiros e estrangeiros. Lá tem hospedagem de diferentes perfis também: hotel barato, pousada, resort e até uns hotéis boutique. Dá uma olhada nessa lista para saber mais.

Os casarões e igrejas de Diamantina, Brasil.

Os casarões e igrejas de Diamantina, Brasil.

Entre os pontos turísticos que ganham destaque estão o Centro Histórico de Diamantina, o Museu do Diamante, a Casa JK, a Casa da Chica da Silva e as diversas igrejas.

Aproveite para se aventurar em uma das mais famosas manifestações culturais de Diamantina, a chamada Vesperata, onde acontece diversas apresentações musicais de artistas nas sacadas dos casarões. Para quem deseja conhecer mais da cultura e do artesanato da cidade, vale a pena também fazer uma visitinha ao Mercado Velho que, para a maioria dos turistas, se torna uma parada obrigatória.

Cidades históricas interessantíssimas do Brasil

São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

A cidade de São Miguel das Missões é considerada pela UNESCO como Patrimônio da Cultural da Humanidade. A razão para tal é que a cidade possui um sitio arqueológico que é conhecido como um dos patrimônios mais importantes do Brasil.

Localizado no Rio Grande do Sul, a cidade oferece um tipo de turismo bastante diferenciado, o que a torna mais encantadora. Destino ideal para quem deseja ter uma experiência única e conhecer um pouco mais sobre as cidades históricas do Brasil.

Símbolo da cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

Símbolo da cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

Os pontos turísticos mais visitados são: Museu das Missões e o Sitio de Arqueologia de São Miguel Arcanjo. Uma dica valiosa é assistir ao espetáculo de som e luz-ruínas, que conta a história sobre a saga dos jesuítas e dos povos índios guaranis. O espetáculo acontece em frente à Igreja do Sítio Arqueológico.

Essas são as melhores e mais conhecidas cidades históricas do Brasil. Vale a pena conferir cada uma de pertinho, afinal, sempre é bom conhecer a cultura e a história do nosso país.

E aí, qual será o seu próximo destino?

Veja também:

Gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando cidades históricas do Brasil? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Brasil e outros países da América do Sul e Latina, além de Europa e Sudeste Asiático siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *