Você está aqui
Home > Dicas > Tailandês: Palavras e frases importantes que aprendi na Tailândia

Tailandês: Palavras e frases importantes que aprendi na Tailândia

I love Thailand - Bangkok - Falar tailandês
I love Thailand – Bangkok | Em frente à fundação que dávamos aula de Inglês.

Sempre que eu penso em fazer uma viagem para um país novo e diferente, eu começo a pesquisar as curiosidades e fatos mais importantes sobre o destino, e uma delas é o idioma. Quando resolvemos vir para a Tailândia para ficar um tempo, logo pensamos que teríamos que aprender as palavras mais importantes do idioma local, o tailandês, pois pedir informação na rua, ler as placas e indicações era o mínimo que deveríamos saber.




Com aquela empolgação inicial, baixamos alguns aplicativos para aprender a ler e falar tailandês. 😀

PEEEEEN! 🙁

O que não esperávamos é que fosse um idioma tão difícil ou tão diferente dos outros idiomas asiáticos (que também são difíceis).

A forma escrita é praticamente impossível de se aprender em pouco tempo e sem MUITA dedicação. A fala pode ser um pouco mais fácil, mas existem sons que você simplesmente não vai conseguir fazer e eles não vão entender.

Na Proa da Vida - mini logo npv

Dada a situação, acabamos deixando o idioma de lado e partimos para o planejamento da viagem, que era o mais importante. O tempo passou, a viagem chegou e nós não havíamos aprendido nada de tailandês, e isso virou uma pequena preocupação assim que passamos pelo portão de embarque. Esperávamos aprender algo ao chegar ou torcer para que as pessoas entendessem inglês ou a língua dos gestos e mímica.

China Town, Bangkok - Falar tailandês
Uma das milhares de placas em China Town, Bangkok.

Agora que já estamos na Tailândia há algumas semanas, quero compartilhar os termos e palavras que considero mais importantes dentre as que aprendi. Escrevo abaixo a forma que o Google tradutor (em azul) mostra e como eu escrevi nos meus rascunhos (em vermelho) para lembrar como falar:

Importante: Os tailandeses sempre tentam ser educados ao falar com as pessoas e por isso usam ao final de quase todas as frases o Krap ou Ka. Para lembrar de qual usar é só pensar na relação do “obrigado” e “obrigada” no português. Homem usa o “Krap” e mulher usa o “Ka”. Você verá o Krap escrito de várias formas diferentes na internet, e aqui eu vou usar o Krap, e ao falar se usa “Kap”.

Receba outras dicas sobre a Tailândia e Ásia direto no seu e-mail. Preencha os campos abaixo:

Dica útil: Os tailandeses tem MUITA dificuldade de falar as palavras com “R”, e portanto o meu nome é “Bluno” ou “Buno” e a Vic, é “Victolia”.

Dito isto, lembre-se sempre de trocar o ‘R’ pelo ‘L’ caso eles não entendam, mesmo que fale em inglês. All Light? Vely good! 🙂

Palavras e significados  – Tailandês

Forma Correta/ Tradutor Meus rascunhos/ como se fala Significado
Sawasdee Krap/Ka  Sauadíí Kap Pode ser usado como oi ou tchau. Eles usam também para dar bom dia.
Sa bai dee mai? Sa bai dee mai? Como vai? – Perguntar como as pessoas estão é sempre uma boa forma de começar a conversa.
Sa bai dee Sa bai dee Tudo bem – Responder à esta pergunta também ajuda.
Mai sa bai Não estou bem – Pra quem não está em um bom dia.
Laew phub khun mai Leo pop kun mai Até logo/ Nos vemos em breve – Esse eu gosto muito também e sempre uso, mesmo que eu não vá mais ver a pessoa. 😛
Kop Khun Krap/Ka Kop kun krap Obrigado (a) – Se você costuma dizer obrigado às pessoas, vai querer aprender este, pois sempre vai agradecer às bondades do povo tailandês. Se você não costuma falar obrigado, tá aí a chance de praticar.
Ga roo nah Galunááá Por favor – lembra das palavrinhas mágicas? Elas também existem em tailandês. 🙂
Koh Tor  Koh Tor Com licença/ desculpe –



Booking.com

Tá gostando de aprender Tailandês? Veja essas dicas também…

 

Chan Chan Eu
Khun Kun Você
Khao Kao Ele
Lhon Lon Ela
Chan tongkan Chan toncan Eu quero – Você vai querer dizer a eles quando quer algo.
Au Mai Krap Aumai kap Você quer? – Também vai querer oferecer algo às pessoas. Compartilhar é viver a Tailândia!
Chai Chai Sim – Aprender é dizer sim é importante.
Mai Mai Não – Mas aprender a dizer não é mais importante ainda, principalmente para os vendedores e motoristas de tuktuk.
Aroi mak  Aloi Mak Que delícia – Esse é o que eu mais uso e um dos primeiros que aprendi. Sempre que gosto muito de uma comida, eu mando um “Aloi Maaaaaak” e eles mostram os dentes com aqueles sorrisos lindos.
Mai Phed Mai pêt Sem pimenta/ Não quero picante – Por que às vezes a comida é extremamente picante por aqui
Thèä hir  Tao rai Quanto custa? – Importante saber o preço de tudo antes de comprar o produto/ serviço
 Phaeng Mak Peng Mak Muito caro – Só diga isso se realmente achar que é caro. Eu sempre brinco com os tailandeses quando vou comprar algo ou um passeio, mas o tom que você fala muda a conversa. Para os motoristas de tuktuk e taxistas, é sempre verdade.
Chan mekho chai  Chan meco chai eu não entendo – Você vai precisar avisar àquela senhora tailandesa que está falando há quinze minutos com você, mas em tailandês. Ou as várias pessoas que tentam falar com você.
Mai pen rai  Mai pen lai Sem problemas/ De nada – Normalmente eu uso após eles agradecerem por algo
Pai Nai?  Pai Nai? Onde você está indo? – Funcionou bem com um taxista que estava pegando o caminho errado ou com as crianças na escola
Tam arai  Tam alai O que você está fazendo? – As crianças sempre paravam de fazer coisa errada. 🙂
Farang  Falang Gringo/ Estrangeiro – Você vai saber quando estiverem falando sobre você
 Thi ni  Ti ni  Aqui – Pra perguntar ou responder algo, pode ser bem útil
 Nà  Naaan Água – Beber água durante a viagem é importante, saber pedir é melhor ainda
 Lot dai mai Load dai mai Pode me dar um desconto? – Se está caro ou acha que pode pagar menos, peça um descontinho. 😛
Kor beer (marca da cerveja, ex. Leo, Chang) nueng kuad, krap? Kor beer LEO nueng kuad, kap? Uma garrafa de Leo (cerveja), por favor? – Por que a gelada sempre está presente (Às vezes com gelo 🙁 )
Phud pássa xạngkvs̄ʹ Pud passá ankrit Fale em inglês/ Fala inglês? – Eu usava muito com as crianças no começo, pois eles sempre falavam em Thai, e eu queria inglês.
Kheiyn pássa xạngkvs̄ʹ Xien passá ankrit Escreva em inglês – Quando você não entende o que eles escreveram em Thai. 🙂
Nid noi Nit noi Um pouquinho – quando perguntam se você fala Thai, ou se você quer só um pouco de algo que te oferecem ou vai comprar
Kil mak Klai mak Muito longe – Quando o cara do tuk-tuk vem perguntar para onde você vai e você não quer ir com ele ou quando você realmente está indo para um lugar longe.

UFA, chega! Era pra ser somente dez e eu acabei me empolgando. Eu tenho gostado muito de aprender tailandês pouco a pouco e o melhor é a reação deles quando veem um “falang” falando o idioma deles, eu me divirto muito.

A maioria das palavras eu aprendi com as crianças enquanto dava as aulas de inglês na fundação, pois eles não entendiam o que eu falava, então eu aprendi em tailandês e sempre falava nos dois idiomas, assim eles me entendiam, obedeciam e aprendiam. Escrevendo isso percebi que já aprendi bastante coisa em menos de um mês, mas são palavras que não seriam tão úteis ou importantes para aprender de primeira e por isso não coloquei no post. Caso tenha dúvidas de como se fala algo ou das outras palavras ou qualquer outra coisa, deixa um comentário abaixo, que terei o maior prazer em responder.

Veja também:

 

Bruno Miguel
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.
http://www.naproadavida.com/

21 thoughts on “Tailandês: Palavras e frases importantes que aprendi na Tailândia

  1. heheheehe, Bluno e Victólia foi bom, rssss. Legal o post, muito útil para quem está com viagem marcada para lá. Sempre bom aprender coisas novas né, e isso é uma das coisas que amo ao viajar.

  2. Considero essencial estudar ao menos o alfabeto de países que não são como o nosso. Conhecer algumas basicas palavrinhas salva muita gente também. Parabéns pelo post

Leave a Reply

Top
Close