Aplicativos indispensáveis para sua viagem

Home » Planejamento » Aplicativos indispensáveis para sua viagem
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Sabemos que existem milhões de listas dos melhores aplicativos para viagem e, pro nosso mochilão para a Ásia, olhamos todas elas. Esta lista será dos aplicativos que já utilizamos e, por isto, vou escrever os mais diferentes em cima e os mais óbvios embaixo para ficar mais fácil, ok? Não deixe de ler os mais óbvios que eu dou algumas dicas bem legais 🙂 Vamos lá:

Aplicativos para usar no planejamento e durante a viagem:

Days left

days left app

Esse é um dos aplicativos que mais AMO <3 . Ele é super simples mas me dá a animação que preciso. Você consegue colocar a data de sua viagem ou de algum dia que quer muito que chegue logo e ele simplesmente conta quantos dias faltam para chegar. Começamos a contar os dias para a viagem a Ásia desde o dia que compramos a passagem, ou seja, uns 220 dias antes.

É muito bom acordar e ver quantos dias faltam para aquela viagem TÃO ESPERADA! É melhor ainda que, depois que esta data passa, ele continua contando os “days since” a data então eu sei que hoje fazem 346 dias que estamos viajando. É demais!

Pocket

pocket app

Esse app é incrível. Sabe aquela matéria super interessante que você quer muito ler mas está com preguiça naquele momento? Guarda no bolso, ou seja, no Pocket! Baixe a versão para pc e para celular e, assim que você salvar no pc, ele baixa a versão light no seu celular, ou seja, você vai poder ler o artigo mesmo sem internet.

Dica: Quando você está indo para uma atração histórica, você pode pesquisar sobre o lugar antes de ir, salvar no Pocket, e ler quando estiver lá. É super útil.

Para se organizar: no site, você consegue criar tags para organizar seus sites salvos. Por exemplo, as minhas tags são: viagem, Ásia, São Paulo, móveis criativos, textos de reflexão, …

Voopter 

voopter app

Esse aplicativo te ajuda pra caramba com os alertas que você pode gerar por ele. Se você quer comprar passagens, coloque o trecho que está interessado e o valor máximo que pagaria por ela. Se ele encontrar na internet algum valor inferior ou igual ao que você pagaria, ele te manda um alerta! É genial.

Skyscanner vôos

skyscanner- aplicativos

Outro aplicativo que te ajuda muito com a pesquisa de voos. Ainda prefiro pesquisar pela internet, mas para uma pesquisa rápida, é sempre bom utilizá-lo.

Passagens imperdíveis

passagens-imperdiveis- aplicativos

Se você vai viajar saindo do Brasil, tem que ter este aplicativo. Ele te envia alertas de passagens aéreas baratas saindo para todos os países do mundo. Vale super a pena baixar.

Air Asia

air-asia app

Se você vai ou está na Ásia, este é um aplicativo must. É o único aplicativo que eu prefiro pesquisar mais nele do que no computador. A navegação é incrível além dos preços serem realmente bons. A AirAsia é uma das companhias aéreas mais baratas e, se vai viajar por aqui, provavelmente irá utilizá-la ao menos uma vez.

Aplicativos indispensáveis para qualquer viagem:

Agoda, Booking e Airbnb

agoda- aplicativosbooking- aplicativosairbnb- aplicativos

Em nossa planilha de custos planejados para o próximo destino sempre pesquisamos os valores de hospedagem por estes três sites, que, em nossa opinião, são os mais confiáveis e com ótimos preços. Gosto MUITO do Booking.com já que ele te mostra o valor final, com taxas incluídas e quase em todas as vezes é o mais barato. O Agoda.com adiciona taxas quando você conclui a compra e isso me irrita um pouco.

Lapse It

lapse-it- aplicativos

O Bruno é viciado neste aplicativo que faz timelapses de um jeito super fácil e rápido. Vale super a pena baixar se você se interessa por esse tipo de fotografia. Existem outros aplicativos do mesmo gênero, é só pesquisar. 🙂

Boomerang

boomerang- aplicativos

Estamos viciados em fazer Boomerang hahaha vemos um ventilador se mexendo e já queremos usar o aplicativo.

Dica importante: utilize o aplicativo fazendo vídeos somente na vertical. Tentei fazer na horizontal e não consegui postar o vídeo no Instagram, ficou todo desconfigurado.

Couchsurfing (um dos aplicativos que mais usamos)

couchsurfing- aplicativos

Se quiser economizar com hospedagem e conhecer moradores locais da cidade que está visitando este aplicativo é super indicado. Nós utilizamos muito em Sumatra, na Indonésia, e praticamente não pagamos hospedagem, e ainda conhecemos pessoas incríveis.

Aplicativos úteis:

Tripadvisor

tripdvisor- aplicativos

Não utilizo TANTO assim o aplicativo porque prefiro ler as reviews no computador mas, mesmo assim, ele é bem útil para uma consulta rápida dos comentários sobre o seu próximo destino ou atração. Já diz roteiros inteiros só baseados em dicas do Tripadvisor.

Google tradutor

google-tradutor- aplicativos

 

 

Se você for, como nós, ensinar inglês para crianças tailandesas, o aplicativo é SUPER ÚTIL e nos tirou de várias confusões na rua também. Ele te dá a opção de escrever em português e ele traduzir escrevendo ou falando na língua desejada para tradução, mas a tradução fica melhor se você escrever em inglês para tailandês.

Dica: Não se esqueça de ativar o teclado na língua que quer se comunicar porque, as vezes você pode dar o celular para a pessoa digitar o que precisa falar e, se o teclado não estiver disponível, fica complicado. É super importante também baixar o idioma offline, assim fica bem mais fácil a comunicação. 

Spotify

spotify- aplicativos

É sempre útil quando estamos num parque ou meio que só curtindo uma brisa. Utilizamos bastante o aplicativo no computador, principalmente nos nossos dias de imersão no blog.

Aplicativo de alarme bem potente

Eu coloco uns 5 alarmes para levantar. Adoro ficar enrolando na cama e calculo esse tempo quando vou programá-lo. O aplicativo é essencial para o viajante que vai pegar uma excursão em um horário específico ou que simplesmente não quer perder todo o dia dormindo.

Horário em sua cidade de origem

Se você tem bastante contato com a sua família ou, como eu, além disto, ainda trabalha para uma empresa brasileira, vale a pena colocar o Widget do celular com o seu horário local e, embaixo, o horário do Brasil. É super útil para ter noção dos horários de lá que são tão diferentes daqui, no Sudeste Asiático.

Lanterna

Outro Widget super útil é o atalho para a lanterna, que deve estar sempre na sua mão quando precisar.

Capture

gopro- aplicativos

Para quem tem a câmera este é um aplicativo que não pode faltar. Quando estamos muito curiosos para ver se as fotos ficaram boas, sempre damos uma espiadinha no aplicativo na volta para casa e já começamos a excluir as que ficaram MUITO ruins. Algumas pessoas utilizam o aplicativo para controlar a câmera mas nós não, achamos muito trampo. Além de apagar as piores fotos, você pode baixar direto do aplicativo as melhores fotos e já postar nas redes sociais. MUITO mais fácil do que ter que passar para o pc e depois baixar no celular.

Já segue nosso Instagram? Entra lá e confira nossas fotos deste um ano de viagem pela Ásia 🙂

Aplicativos para usar no planejamento e durante a viagem:

Aplicativos de banco

bancos-fonte-sabe-tudo- aplicativos

Para viajantes, este é um dos aplicativos indispensáveis se você deseja controlar suas finanças de um banco do Brasil. Token e todos os dispositivos de segurança podem ser acessados pela plataforma que te salva MUITO trabalho e tempo.

Dica SUPER importante: Se você no Brasil tem ativado para receber o código de verificação via SMS, não se esqueça de ativar também o Itoken pelo aplicativo já que, no país que você viajar, o SMS pode demorar para chegar ou simplesmente nunca chegar.

Google Drive

gdrive- aplicativos

É onde estão salvos todos os nossos documentos, pesquisas e imagens. Pagamos o premium para conseguir fazer backup de todas as fotos nele. Temos um sistema surpreendente de organização e, se quiser, podemos contar pra você! Escreva nos comentários e te enviamos.

Dica: Deixe a cópia digitalizada do seu passaporte e da apólice de seguros salvos offline no seu celular. Se acontece algo, você tem disponível. Se tiver um documento de pesquisa com as suas anotações da viagem, vale também deixá-lo salvo.

Dica: Baixar a versão de docs no celular é bem interessante para acessar planilhas e arquivos.

Dropbox

dropbox- aplicativos

É o melhor aplicativo para salvar suas tão preciosas fotos do celular. Eu deixo o “Camera upload” já automático e, assim que me conecto na internet, ele já salva todas as fotos do dia.

Dica: a única coisa ruim é que ela salva exatamente TODAS as fotos, ou seja, se você não excluir as ruins, elas ficarão tomando espaço do seu celular E do Dropbox. O que eu faço é, no caminho de volta, antes de me conectar ao Wifi, excluir as fotos ruins e, ai, só as melhores vão pro aplicativo.

Mesmo fazendo isto, eu sempre reservo umas horinhas para limpar as fotos do app e deixá-lo organizadinho. Como não pago pelo premium, tenho que otimizar espaço.

Aplicativos de mapa:

Google Maps (um dos aplicativos mais úteis em qualquer viagem)

google-maps- aplicativos

Esse é o companheiro de todas as caminhadas. Mesmo falhando algumas vezes, esse aplicativo sempre nos salvou de vários apuros. Em Bangkok o Maps é super útil para o transporte público, principalmente se quiser pegar ônibus. Só não confie nos horários de chegada que estão SEMPRE errados.

Dica: Veja o roteiro que quer fazer pelo computador, colocando todos os pontos e depois aperte “Compartilhar link” e envie para seu celular ou email. É super útil, olha ai um exemplo:

Este é um roteiro que fiz para um dia em Chiang Mai, com os templos do Sul da cidade que estão concorrendo para se tornarem patrimônio mundial da UNESCO.

Nossos aplicativos de viagem preferidos:

Maps.me

maps me- aplicativos

Um aplicativo alternativo ao GoogleMaps é o Maps.me que é MUITO bom! Nele você pode salvar os lugares que quer visitar os colocando em favoritos e o mapa funciona totalmente offline. Além de te mostrar o melhor trajeto para chegar ao seu próximo destino, ele te mostra anotações de outros viajantes, o que pode ser bastante útil. Nós seguimos o conselho de um colaborador em Gili T (Indonésia) e, por sorte, vimos uma tartaruga no mesmo lugar que a pessoa tinha marcado.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Uber

uber- aplicativos

Além do Maps, o Uber salvou a nossa vida em algumas situações. Quando for para um lugar longe, sempre faça a cotação no Uber. Na maioria das vezes, principalmente se você estiver num grupo grande, vale super a pena. Exemplo: Se você está em Bangkok e tiver que pegar barco para atravessar o rio, ônibus para chegar no BTS e depois o BTS, isto custaria, no mínimo, 47 bahts. Se a corrida do Uber custa 90 baht e você está em 2 pessoas, já compensa muito mais em questão de economia, sem contar com o conforto do ar condicionado.

Dica: No momento da cotação, veja quanto tempo que o Uber demora para chegar. Já esperamos mais de 30 minutos um Uber e, se estiver com pressa, já te atrapalha bastante.

Outra dica útil é verificar no Maps para ver se está muito trânsito, isso pode aumentar o valor da corrida além de atrasar o passeio. Leia esse post sobre Uber em Bangkok que agora se chama GRAB.

Dica sobre pagamento: As taxas para pagamento com cartão de crédito são baixíssimas mas, se não quiser arriscar, pode colocar a opção de pagamento com a moeda local.

Segunda opção: Outros aplicativos que descobrimos aqui na Ásia são o “Grab” e o “GoJek/GoCar”. Em alguns países como a Indonésia os valores são mais baixos que o Uber e é um serviço super confiável.

Notes

notes- aplicativos

Meu aplicativo de notes se chama “Extensive notes lite” e estou escrevendo neste exato momento utilizando ele. É super útil para anotar seus gastos do dia e depois passar para planilha, escrever o nome do restaurante que comeu para não esquecer e até começar um post, no meu caso 😉

Dica: Não deixe muita coisa salva nele senão fica bagunçado. Lembre de pelo menos, de dois em dois dias, limpá-lo e organizar as infos no lugar certo. Outro motivo, além da bagunça, é que ele não tem backup então, se você perder o cel, perde tudo.

Ótima substituição: Pesquisando mais sobre aplicativos eu descobri, para a minha alegria, que o São Google criou um aplicativo de notes que já salva direto na nuvem. Incrível, não? Ele se chama Google Keep e, depois de testá-lo, vou colocar minha experiência no próximo post.

Atualização: substitui o primeiro aplicativo pelo Google Keep que é incrível. Super master recomendo!

Google Agenda

google-agenda- aplicativos

Esse é essencial para sua organização pessoal, principalmente quando se está fazendo viagens longas. Qual o dia que cai seu cartão de crédito? Qual o dia de pagar tal conta que ficou no Brasil? Voos e tarefas prioritárias como, por exemplo, tomar anticoncepcional todos os dias ou te lembrar de ver a planilha de deadlines. É para isto e muitas outras mini tarefas que eu uso esse aplicativo. Porque eu gosto dele? Ele te envia um email e te dá uma notificação no celular. Assim, fica impossível esquecer da tarefa, só se for de propósito 🙂

Whatsapp, Viber ou Line

whatsapp-fonte-funny-memes- aplicativos

Esses são bem óbvios. Para comunicação com as pessoas é super útil.

Uma dica legal que queria dar do Whatsapp é que eu e o Bruno criamos um grupo chamado “Ásia” e colocamos lá tudo de útil que achamos, por exemplo, a localização de um restaurante que só está escrito em tailandês, os gastos do dia, o que não podemos esquecer de recordação ou de fazer quando chegar no hotel. É um notes coletivo 😉 Quando queremos relembrar de algo, sabemos que está lá e não na nossa conversa individual do Whatsapp.

Escolha um dos aplicativos de joguinho

buraco app

Eu sempre tenho aquele momento que quero ficar quietinha sem pensar em nada. É nesta hora que eu pego meu celular e jogo buraco loucamente, sem lembrar de onde estou ou do que tenho que fazer depois. Vale a pena, mesmo utilizando o precioso espaço da memória do celular, deixar pelo menos um passatempo disponível para uma viagem longa de trem ou uma insônia qualquer.

Outros jogos legais são: Letroca (precisa de internet), o famoso Candy Crush, Palavras cruzadas, Sudoku, entre outros…

Repost

repost app

Útil para quem tem blog e costuma repostar fotos no Instagram com a hashtag característica. A nossa é #naproadavida 🙂

Apps de viagem:

Instagram, Facebook, Messenger, Gmail, Outlook e Skype

facebook appinstagran appgmail appoutlook appskype app

Obviamente óbvios, mas não podiam faltar na lista.

Esta é a lista de aplicativos que já utilizamos e que são indispensáveis para a nossa sobrevivência, mas busquei em vários sites aplicativos úteis para viagem, vou testar e, logo logo, escrevo outro post a respeito, com as novidades e dicas atualizadas 🙂

Gostou das dicas de aplicativos de viagem? Tem mais alguns aplicativos para sugerir? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver fotos ou vídeos sobre nossa viagem pela Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Achou este post de aplicativos de viagem interessante e quer salvá-lo para ler depois?

 

Aplicativos indispensáveis para sua viagem

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *