Visitando Cameron Highlands, na Malásia

Home » Malásia » Visitando Cameron Highlands, na Malásia
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Visitamos as Cameron Highlands, na Malásia, em um Visa run estendido da Indonésia e adoramos. Nesse post, vamos contar nossa experiência neste pequeno lugar de montanhas, floresta tropical e paisagens maravilhosas. Para saber mais sobre, clique aqui para ler nosso post sobre “O que fazer em Cameron Highlands”. Você também pode se interessar pelo “Roteiro de dois dias em Cameron Highlands” ou para saber sobre a “Nossa saga para chegar em Cameron Highlands

Cameron Highlands:

É um município da Malásia muito turístico e conhecido, principalmente, pelos mochileiros. O local é famoso pelas lindas montanhas de plantações de chá, como você pode ver na foto abaixo: Cameron Highlands Adoramos dar um tempinho no calor extremo das outras partes do Sudeste Asiático em Cameron Highlands e, neste post, vamos contar um pouco da nossa experiência para vocês:

Como chegar em Cameron Highlands:

Há uma grande variedade de ônibus saindo e chegando das principais cidades da Malásia como, por exemplo, Kuala Lumpur, Penang, Johor Bharu e tem até um ônibus direto de Singapura. Os preços são bastante razoáveis, segue médias de valores: Kuala Lumpur somente ida: 35 RM Penang somente ida: 32 RM Kuala Perlis somente ida: 57 RM Johor  somenteida: 90 RM Singapura somente ida: 130 RM (Valores de Agosto de 2017) Se você, como nós, está chegando de Kuala Lumpur, fique atento porque recebemos muitas informações erradas que nos fizeram, além de gastar mais dinheiro, perder tempo. Clique aqui para saber sobre a nossa aventura para chegar em Cameron Highlands. Do KLIA2 pegue um ônibus ou o KTM para a estação Bandar Tasik Selatan (BTS). O ônibus custa 11 RM e demora 30 minutos para chegar na estação. O KTM custa 55 RM e demora cerca de 30 minutos também. Chegando no BTS você saberá que está no lugar certo. O BTS é uma rodoviária super arrumadinha com praça de alimentação, lojas e, logicamente, diversas empresas vendendo seus trajetos a preços diferenciados. Um truque muito bom é que você pode ir em qualquer balcão que tiver a cor azul escura que ele tem a informação de todos as diferentes empresas com seus valores e horários no sistema. Cameron Highlands Escolha o horário e valor que mais te agrade e curta a viagem 🙂 Dica: se você também vai para Ipoh considere visitar a cidade antes. Ipoh tem um trem direto de KL Sentral que custa 25 RM e dura 3 horas. Depois de visitar esta cidade (que adoramos e vamos dar dicas em breve), você pode pegar um ônibus local e ir para Cameron Highlands por aproximadamente 20 RM e somente 2 horas de viagem. Resumo de como chegar em Cameron Highlands da maneira mais barata e rápida: KLIA > BTS (Bandar Tasik Selatan): ônibus por 11 RM por 30 minutos BTS > Cameron Highlands: ônibus por 35 MYR por 5 horas.

Quantos dias ficar em Cameron Highlands:

A cidade é bem pequena, mas tem diversas atividades. Se quer relaxar e não se importa em gastar um pouco mais, você pode tirar o dia só para isto mas, se você, como nós, não quer gastar e não tem muito tempo, fique de dois a três dias, no máximo. Cameron Highlands Além deste post sobre Cameron Highlands, temos outros posts desta atração que você confere clicando aqui!

Onde se hospedar em Cameron Highlands:

Existem dois vilarejos em Cameron Highlands que tem o maior número de hotéis e restaurantes: Tanah Rata e Brinchang. Nós ficamos em Tanah Rata mas, em nossa visita a Brinchang percebemos que as duas são bastante parecidas: com vários hotéis de diversos estilos e restaurantes. Para escolher melhor onde ficar, veja o mapa de trilhas da cidade e escolha as que gostaria de fazer e, assim, você fica mais perto das atrações que deseja visitar. Você também pode optar por ficar na cidade e mais perto dos restaurantes, lojas e agências ou mais afastado. Tudo depende do que você está procurando. Como tínhamos pouco tempo preferimos ficar no centrão, perto de tudo e com fácil locomoção a pé e acho que foi a melhor opção. Uma dica de ouro: se for visitar Cameron Highlands no fim de semana reserve sua hospedagem bem antes. Nós chegamos lá na sexta a noite e queríamos MUITO ficar no Map Travelodge, que tinha ótimas avaliações e um preço incrível, mas ele, e a maioria dos hotéis da região, estavam lotados. Como Campos de Jordão em São Paulo, muitos malaios dirigem para Cameron Highlands para passar um fim de semana gostoso nas montanhas e isso faz com que o lugar fique um pouco congestionado e os valores inflacionados. Se puder visitar Cameron Highlands em dia de semana você vai poder curtir muito mais. Alguns hotéis que recomendamos:

Em Tanah Rata

Nós ficamos no BB Inn Hotel que foi o valor mais barato que conseguimos encontrar de última hora e a estadia foi bastante ok. Pagamos 70 RM num quarto privado para duas pessoas. O banheiro tinha água quente, o quarto era bom, as camas confortáveis e tinha wifi. Era tudo que precisávamos.

Em Brinchang:

Para ver mais opções de hospedagem em Cameron Highlands,
clique aqui e já garanta sua reserva 🙂

O que fazer em Cameron Highlands:

A cidade é montanhosa e a sua principal atividade é a agricultura. As paisagens são incrivelmente lindas e você não irá se arrepender de passar ao menos algumas horas explorando o local. Leia nosso post “O que fazer em Cameron Highlands”para mais informações.

Como visitar Cameron Highlands? De forma independente ou fazer um tour?

Cameron Highlands Nós lemos em alguns blogs de Turismo que a única maneira de visitar o pico Brinchang e a Mossy Forest era com tour, já que a estrada era perigosa e você precisava de um guia para entrar na floresta e não se perder. Conversando com alguns locais e o próprio monge, nos disseram que era perigoso mesmo e que era melhor fazer um tour para estes pontos. BEEEE! WRONG!  No nosso caminho para o pico com o tour vimos várias pessoas indo independentemente de moto, de carro e até a pé. Nos decepcionamos um pouco já que, com o tour, você tem tempo contado em cada local e nós, geralmente, nos alongamos bastante se gostamos da atração. Mas, ficamos com as idéias divididas já que as explicações do guia foram SUPER interessantes, principalmente na Mossy Forest. O que sugerimos, se você não está com o dinheiro contadinho, é fazer um tour de meio dia para a Mossy Forest e o Pico Brinchang e, a tarde ou no dia seguinte, fazer as atrações restantes de moto. Se você está querendo economizar, não faça o tour, leia bastante sobre as atrações antes de sair do hotel ou ache um áudio tour gratuito, alugue uma moto ou vá a pé para as atrações. Você vai aproveitar até mais já que vai poder fazer tudo que quer e ainda no seu tempo.

Vantagens de fazer um tour:

  • Informações super valiosas e que fazem você entender muito sobre o local e as atividades
  • Você não precisa se preocupar com o caminho e só aproveitar a paisagem e absorver as informações que o guia te dá no trajeto
  • Você não precisa andar ou se cansar quase nada
  • Em Cameron Highlands chove muito e, se chover, você estará protegido dentro da van/jeep.

Desvantagens de fazer um tour:

  • O tour é um pouco caro pelo que oferece. Nós pagamos 50 RM cada pessoa já que era fim de semana e o vilarejo estava cheio de locais e turistas visitando.
  • Você tem tempo limitado em cada lugar. Por exemplo, a Mossy Forest que foi a minha atração preferida, tivemos apenas meia hora para visitá-la. Foi o bastante, mas sinto que poderia ter ficado mais tempo só observando o local. Outro exemplo é que adoramos uma curva do caminho e pedimos para o guia, na volta, parar lá para tirarmos uma foto. O guia parou, mas reclamou que íamos atrasar e, ainda, ninguém mais saiu do carro, só nós. Por isso, tivemos que tirar foto rápido e voltar para o carro, coisa que não aconteceria se estivéssemos de moto ou a pé sozinhos.

Roteiro de dois dias em Cameron Highlands:

Veja aqui nosso post “Roteiro de dois dias em Cameron Highlands” Além deste roteiro de dois dias em Cameron Highlands, temos outros posts sobre Cameron Highlands que você confere clicando aqui.

Nossos gastos em Cameron Highlands

Tivemos uma média de gastos de 160 RM por dia para duas pessoas, que é um pouco além do nosso budget diário normalmente. Os maiores gastos foram com acomodação (70 RM por dia para duas pessoas em um quarto privado) e o tour de meio dia (50 RM por pessoa). Outro gasto bastante alto foi para chegar de Kuala Lumpur até Cameron Highlands, já que gastamos 98,60 RM para duas pessoas. A alimentação no local tem valores bastante variados mas nós, como amamos comida indiana e era uma das opções mais baratas, nos esbaldamos nos rotis e chicken butters. A média por refeição para duas pessoas nos restaurante indianos que comemos foi de 20 RM para duas pessoas.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português.
Outro grande parceiro brasileiro é a Real Seguro Viagem. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando as Cameron Highlands? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Malásia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Achou este post interessante e quer salvá-lo para ler depois?

Visitando Cameron Highlands, na Malásia

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

1 Comentário

  1. Ruthia Portelinha

    Que interessante as Cameron Highlands, na Malásia, as plantações de chá rendem sempre cenários lindos. E assisti a vosso vídeo de 1 ano na estrada, muito momentos maravilhosos? E agora já faz quanto tempo longe do Brasill?

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *