O Barracuda Lake é um dos lugares mais famosos e mais concorridos para visitar em Coron e, um dos que menos chamou a nossa atenção dentre todos os que visitamos durante o passeio em Coron. Na verdade, o lago nos parece mais bonito visto de cima do que no próprio lugar. Não me leve a mal, mas a ideia aqui é te passar a minha experiência real e não romantizar os lugares que visitamos, e eu te explico os motivos logo abaixo.
Sobre o Barracuda Lake
Assim como o Kayangan Lake, que visitamos durante o mesmo passeio, o Barracuda faz parte de um conjunto de 8 lagos que existem na região chamada de Coron Island, que não fica muito longe da cidadezinha de Coron (também conhecida como Coron Town), nas Filipinas. Estes dois, são os únicos lagos abertos ao turismo e que recebem os viajantes que contratam seus passeios de um dia para visitar a região.
Dicas para visitar Coron:
- Como chegar de Coron para El Nido (e vice-versa)
- O que fazer em Coron, Filipinas: principais atrações
- Onde ficar em Coron: os melhores hotéis e regiões para se hospedar
- Passeio em Coron: tudo sobre os tours de barco
- Roteiro em Coron: sugestão de 4 dias aproveitando o paraíso
Visitando o Barracuda Lake
É claro que o lugar é muito bonito, mas tem muita, muita gente, cobram uma taxa de visitação à parte e um pouco mais alta que a dos outros lugares e, a área onde se pode nadar é bem limitada.
O que achei mais legal desse lago é poder mergulhar com cilindro e ter a oportunidade de ver as grandes formações rochosas que começam nas montanhas acima de nossas cabeças e vão até os mais de 30 metros pra dentro do lago. Existem características muito diferentes no mergulho em Barracuda Lake para os outros pontos da região. Algumas dessas diferenças e curiosidades é a presença da heliocline, quando a água com diferentes níveis de sal se encontram, ou seja, em determinada profundidade, a água doce do lago passa a ser salgada e você pode sentir isto.
- Confira o último post desta série sobre Coron
- Confira os melhores passeios por diversas ilhas das Filipinas
Outra curiosidade do mergulho no Barracuda Lake de Coron é a mudança de temperatura da água, pois quanto mais próximo do fundo do lago, mais quente é a sensação, ou seja, aos 14 metros a temperatura comum é de 28º C e aos 30 metros de profundidade a temperatura pode chegar a 38º C, muito louco, não é?! Uma pena que por conta dos dias de chuva em Coron, as escolas não estavam oferecendo o mergulho no Barracuda Lake e nós acabamos mergulhando nos naufrágios da Segunda Guerra Mundial, que foram incríveis também.
Segurança nos lagos e passeios nas Filipinas
Por motivos de segurança (e eu concordo plenamente), somente é possível nadar nos lagos de Coron usando o colete salva vidas. Existem diversas placas dizendo “No jacket. No swim” e os guias dizem que tudo isso se criou por conta de turistas que iam nadar no lago, enchiam a cara, pulavam sem medo e nunca mais voltavam. Portanto, obedeçam a sinalização e as regras do lugar e tomem cuidado. É claro que, se você estiver confiante ao nadar e o guia permitir, poderá deixar o colete de lado um pouquinho e mergulhar para ver as formações rochosas lá no fundo, mas todo cuidado é pouco.
Você pode ver mais dicas sobre o Barracuda Lake e outros lugares das Filipinas no Instagram @naproadavida e no @viagempelasfilipinas
Entrada em Barracuda Lake
A entrada para o Barracuda Lake custa 200PHp (R$23) e estará inclusa no passeio compartilhado caso você contrate o ‘Super Ultimate‘. Se estiver em um passeio privado, terá de pagar a taxa a parte, assim como os outros lugares escolhidos para visitar. Por isso é bom ler um pouquinho e entender como funcionam os passeios de barco em Coron.
Conclusão
O fato de o Barracuda Lake ser um dos que menos nos chamou a atenção durante o passeio, não quer dizer que nós não gostamos do lugar e que não vale a pena visitar. É sim um lugar maravilhoso e você pode se divertir muito visitando, principalmente se estiver incluso no passeio que você decidir fazer. Porém, a minha honesta e sincera opinião é de que se você estiver com pouco tempo ou até mesmo com a grana curta para a viagem, o Barracuda Lake pode ser o lugar considerado dispensável na hora de escolher qual eliminar pois, o Kayangan Lake, as Twin Lagoon e até mesmo Siete Pecados são lugares que valem a pena passar um pouco mais de tempo apreciando a vista e a natureza maravilhosa dentro e fora d’água.
Assista ao vídeo do passeio que fizemos que inclui o Barracuda Lake:
Siga as nossas dicas no Instagram do blog, o de Viagem pelas Filipinas e no nosso YouTube.
Transporte pelas Filipinas
Planeje bem o transporte da sua viagem pelas Filipinas e outros países da Ásia! O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é sempre usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem pelas Filipinas.
Não viaje para a Ásia sem seguro
Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Nós dois usamos o seguro viagem durante a nosso período nas Filipinas e, como estávamos cobertos pela World Nomads, o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece até 15% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA10. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro.
0 comentários