O Myanmar é sem dúvidas o país que mais gostamos de viajar no Sudeste Asiático e, talvez até de todos os que já visitamos, até o momento. Mas, é claro que nem todo namoro é perfeito e nós tivemos uma pequena frustração no Myanmar e com o modo que algumas coisas funcionam por aqui. Coisas importantes e que podem influenciar no planejamento de viagem de todos, principalmente para quem planeja uma viagem barata ao Myanmar.
- Nosso roteiro pelas cidades do Myanmar
- Dicas de viagem para o Myanmar, informações sobre a Birmânia
- Myanmar: dicas de roteiros de viagem pela Birmânia

Barco no famoso Inle Lake, Myanmar.
Nossa frustração no Myanmar
Sobre algumas surpresas
No vídeo, estávamos quase no final da nossa viagem de quase 1 mês pelo país (máximo permitido), explorando as ruínas de Bagan, enquanto falamos um pouco os motivos de tal frustração e abordamos os seguintes tópicos:
- O quanto amamos do Myanmar
- Como eles veem os turistas em alguns lugares
- Ter que pagar para visitar tudo que é lugar ou templos
- As “doações” obrigatórias nos templos do Myanmar
- Dicas para planejar melhor pensando nos custos extras
- Taxa de entrada na região do Inle Lake
- Taxa para entrar na área de Bagan
- O Myanmar no nosso ranking de países da Ásia
- A honestidade dos birmaneses
- Segurança de viajar pelo Myanmar
Nossa frustração no Myanmar
Assista abaixo o vídeo com a nossa indignação:
Seguro viagem para o Myanmar
O Seguro Viagem para o Myanmar e outros países do Sudeste Asiático não é obrigatório mas, é extremamente importante que você contrate um bom seguro e com uma apólice que cubra, no mínimo, problemas como intoxicação alimentar ou qualquer problema de estômago, perdas de voos e conexões, extravios de bagagem e problemas comuns que podem ocorrer numa viagem à Ásia.
Se estiver procurando um bom seguro e com desconto, a Seguros Promo oferece aos nossos leitores um cupom que pode chegar até 10% de desconto em qualquer seguro no site deles. São 5% iniciais e +5% caso o pagamento seja feito via boleto. Basta acessar este link e inserir o cupom: NAPROADAVIDA5
O Seguro Viagem que nós usamos desde 2016 é a World Nomads, que possui um ótimo serviço de atendimento, ótima rede de hospitais (nós usamos na Ásia e na Europa) e os preços são sempre muito bons, principalmente em uma longa viagem. Eles também oferecem desconto de 5%, através deste link e usando o código de desconto: PROADAVIDA.

Vista desde a Mimalaung Kyaung Pagoda em Bagan, no Myanmar. | Foto: Bruno/@naproadavida
Hospedagem no Myanmar
Hospedagem no Myanmar é algo para se prestar um pouco mais de atenção, pois os bons hotéis e guest houses se esgotam rapidamente, principalmente durante a alta temporada. Alguns hotéis são bem antigos e com instalações precárias do tempo de colônia dos ingleses.
Por isso, é bom pesquisar antes e ter certeza de onde vai se hospedar na sua viagem, seja ela um mochilão viajando barato ou férias curtas esbanjando sem pensar na grana. Nós usamos muito o Booking.com para reservar hotéis no Myanmar e o Airbnb está começando a ganhar força por lá.

Casal explorando os campos e ruínas de Bagan, no Myanmar. | Foto: Bruno/@naproadavida
Nossa frustração no Myanmar
Transporte no Myanmar
Quando estivemos no Myanmar, aproveitamos muito dos ônibus e da extensa malha ferroviária do país. Porém, como não existiam sites de reserva e informações sobre transporte, fizemos tudo na hora e comprando os bilhetes nas estações e rodoviárias. Mas o site 12Go Asia chegou para ajudar com transportes pelo Myanmar e toda a Ásia e, aos poucos, está adicionando os principais trajetos entre as cidades do Myanmar. Confira abaixo:
Explore nosso conteúdo sobre o Myanmar
- Todos os posts sobre o Myanmar estão aqui: Geral sobre o Myanmar
- Roteiro pelo Myanmar | Dicas de viagem no Myanmar | Cidades do país
- Viajar de trem no Myanmar | Viajar de ônibus | Passeios em Bagan
- É seguro viajar pelo Myanmar? | Balões no Myanmar | Visitando a Golden Rock
Myanmar é um país que parece ser muito lindo e tem suas características. Super ótima a dica das hospedagens antecipadas e do transporte, isso diminui muito as dificuldades… O povo parece ser bem acolhedor pelas fotos.