Nós planejávamos ficar somente um mês viajando pela Indonésia, mas, depois de 20 dias de viagem, percebemos que não havíamos conhecido nem um milésimo das ilhas que o país possui. Decidimos, então ficar dois meses na Indonésia (tempo máximo de estadia) e explorar um pouco mais rápido que o nosso ritmo normal para ter uma visão mais geral do país. Com certeza queremos voltar e visitar as mais de mil ilhas que faltam da nossa lista imensa de lugares para conhecer. Bom, neste post, vou dar dicas sobre Nusa Penida, uma ilha paradisíaca que fica bem pertinho de Bali e está ficando cada vez mais conhecida:
Um pouco sobre a ilha Nusa Penida:
Nusa Penida é uma ilha que tem tamanho médio se comparada as outras ao seu redor (Bali e Lombok que são imensas e Ceningan e Lembongan que são minúsculas). Sua atração mais famosa e que mais chama atenção dos turistas para visita-la é a Kelingking beach, mas a ilha guarda outros lugares maravilhosos.
Onde ficar em Nusa Penida, Lembongan e Ceningan Taxa de entrada em Nusa Penida, Lembongan e Ceningan Moto no Sudeste Asiático: como alugar, principais dicas e vantagens Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia Veja todos os nossos posts sobre a Indonésia
Como chegar em Nusa Penida: como ir
Nós pegamos um barco de Sanur (região praiana da ilha de Bali) que demorou cerca de 2 horas e custou 125.000 rúpias por pessoa. No mesmo porto existem speedboats também com valores mais caros (435.000 rúpias), mas que demoram menos tempo (40 minutos) e são mais confortáveis. Tente chegar cedo no porto de Sanur já que os primeiros barcos começam a sair depois das 07h. Se estiver viajando em alta temporada, considere reservar os tickets com antecedência de, pelo menos, um dia.
Pensando em contratar um guia para a sua visita à Indonésia? Entre em contato conosco. Podemos indicar um guia brasileiro que te ajudará com informações, passeios, traslado e muito mais. É só enviar mensagem no WhatsApp ou no nosso Instagram.
Nós lemos que existe uma ferry muito mais barata do que o barco que pegamos mas, chegando ao pier, fomos informados que esta sai somente uma vez por semana muito cedo na madrugada. Passamos, então, uma noite em Sanur para aguardar o barco mas, como não recebemos mais nenhuma informação sobre ele, resolvemos pegar o barco público normal já que os speedboats tinham um valor muito acima de nosso budget.
Se você está hospedado ou viajando de Nusa Lembongan e quer saber como ir para Nusa Penida saiba que pode pegar um barco público que custa 50.000 rúpias e demora 20 minutos ou contratar um barco privado (200.000 rúpias por barco que você pode dividir com outras pessoas).
Também vai visitar as ilhas Gili, na Indonésia?
Veja nosso post com dicas valiosas 😛
Como se locomover em Nusa Penida:
Nem pense que é possível visitar a pé esta ilha imensa. Você terá sim que alugar uma moto, contratar um carro com guia ou um taxi para te levar já que, além de muito calor, as distâncias são bem grandes e as estradas não tem as melhores condições. As alternativas que encontramos disponíveis durante a nossa visita a ilha Nusa Penida foram:
- Contratar um motorista/guia particular para te levar para os principais pontos (cerca de 700.000 rúpias por dia). Ele te busca no porto, faz um tour e depois te deixa no porto novamente. Recomendamos isso para quem não sabe dirigir moto muito bem já que as estradas são de terra e, às vezes, bastante difíceis de circular.
- Se você sabe dirigir moto e é confiante, recomendamos fortemente que você alugue uma e saia desbravando a ilha sozinho. Assim, você terá mais liberdade e, ainda por cima, poderá encontrar pontos que o guia desconhece ou não tem tempo disponível para te levar, além de ser MUITO mais barato. (60.000 rúpias em uma moto bem ruinzinha sem capacete, pois eles não tinham disponível, que negociamos com os indonésios em frente ao porto, na nossa chegada).
Atenção: se você não se sente confortável dirigindo uma moto não pense duas vezes em contratar um motorista particular. As estradas de Nusa Penida são de terra com buracos e muitas vezes com um acesso bem difícil. Não economize dinheiro para, depois, poder estragar o resto da sua viagem.
Fizemos um post detalhadinho sobre cada uma das ilhas da Indonésia
para te ajudar a montar o roteiro no país 😀
Quantos dias ficar em Nusa Penida, Bali:
Muitas pessoas vão em Nusa Penida Island somente para uma day trip e é exatamente isso que planejávamos fazer. Nossa maior sorte foi que escolhemos fazer o caminho contrário que todos nos recomendam e nos apaixonamos tanto pela primeira parada (Kelingking beach Nusa Penida) que passamos o dia inteiro nela.
Você consegue SIM visitar tudo em um dia só, principalmente se for com guia/motorista. Como a maioria das paisagens são somente para observação, você pode ficar um tempo em cada observando, tirar fotos, e seguir para a próxima parada.
Mas, se tiver mais tempo, super recomendamos que faça tudo com calma e explore mais desse paraíso ficando pelo menos mais um dia.
O que recomendamos, principalmente se for fazer a perigosa trilha para descer na Kelingking beach, é que aproveite um dia inteiro lá embaixo e, no dia seguinte, visite os outros pontos. Foi isso que fizemos e super achamos que valeu a pena.
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você.
Onde ficar em Nusa Penida:
Nusa Penida ainda está em desenvolvimento e, por isso, os hotéis são super simples se comparados aos seus vizinhos das ilhas de Bali e Nusa Lembongan.
Por isso, saiba que não importa onde se hospedar em Nusa Penida, você deve ir com o coração aberto e pronto para explorar Nusa Penida sem muitos luxos (a não ser que possa pagar um pouco a mais por isso hehehe).
Nós recomendamos que, se decidir se hospedar por uma noite em Nusa Penida e, principalmente se estiver de moto, que você fique no meio do caminho entre as atrações que já visitou e as que visitará no dia seguinte.
As estradas são realmente bem ruins e, só de pensar em voltar todo o trajeto, já nos deu um mini pavorzinho. Por isso, pense no roteiro Nusa Penida ideal para os dois dias na ilha de acordo com seu tempo disponível e pontos que quer visitar, conforme mostraremos abaixo.
- Hotéis e guesthouses mais recomendadas da ilha: Nusa Penida Pudak Nature Bungalow, Abian House Nusapenida e Ampel Hill Homestay.
Estes são os hotéis com notas mais altas em Nusa Penida e, por isso, os que atendem melhor ás expectativas dos turistas que visitam a região.
- Hotéis e guesthouses perto do píer Sampalan (onde chega a ferry que vem de Bali): Kuri Garden Cottage, Gus Mank Stay e Daphila Cottage. Se quiser gastar menos também tem o Ratu Cottage.
- Hotéis e guesthouses na vilinha de Nusa Penida (perto do pier Toyapakeh): Tunjung Kuning Creative Villas, Nuansa Penida Hostel, Citiz’s House e Bagoesfull.
Se estiver de carro você tem maior facilidade de locomoção e, por isso, pode se hospedar perto do porto Nusa Penida ou na mini vila turística de Nusa Penida. Lá existem alguns restaurantes e hotéis próximos.
- Hotéis e guesthouses em Cristal Bay: Ananta Bungalow, Penida Crystal Bay Bungalow e, se quiser economizar, o Puri Penida Cottage.
Se Nusa Penida para você vai ser, além de um local de visitar, um local para descansar, considere se hospedar nos hotéis próximos a Cristal Bay. Lá existe uma boa estrutura turística com muitos restaurantes, bares e hotéis.
Nusa Penida: onde ficar
Nossa experiência: Não planejávamos passar a noite em Nusa Penida e, depois de ter visitado somente Kelingking beach, já ficamos apaixonados e decidimos ficar mais um dia.
Paramos para almojantar (depois da trilha super cansativa que fizemos) e perguntamos para a dona do restaurante se ela conhecia um hotel na região (já que o Maps.me não mostrava NENHUM nas redondezas).
Ela disse que não mas, se quiséssemos, poderíamos ficar no quarto do filho dela, que não mora mais em Nusa Penida. Agradecemos de coração a gentileza, aceitando o querido gesto.
Ela nos avisou que seria algo super simples e se desculpou mil vezes por não ser um quarto de hotel, mas ela nos proporcionou mais do que podíamos ter imaginado: além de um lugar para dormir, vimos um pouco da vila, conversamos com alguns locais e presenciamos o marido dela, o Ketut, fazendo a oferenda e reza diária no cemitério/templo comunitário bem no centro da vila.
Além disto, na manhã seguinte, ainda brincamos por algumas horas com o filho pequeno dela e os amiguinhos que haviam acabado de voltar da escola e estavam vidrados nos dois gringos estranhos haha.
Esta foi uma experiência única que nos faz pensar em Nusa Penida com um carinho especial que vai além das paisagens incrivelmente lindas que vimos.
Mas, se você não tem a sorte que tivemos, pode ver aqui as dicas de onde ficar em Nusa Penida e ainda pode se presentear com uma vista incrivelmente maravilhosa por apenas R$ 150 a diária.
Estou apaixonada por este hotel e, se soubesse da existência dele quando visitamos Nusa Penida, teria feito questão de ficar lá ou de, pelo menos, visitá-lo. Olha que paisagem maravilhosa que o Ruman Pohon Tree House tem:
Tá pensando em viajar pela Sumatra (ilha super tradicional da Indonésia)?
Leia as nossas dicas.
Principais atrações de Nusa Penida
Porto Sampalan
Muito provavelmente será onde você irá chegar na ilha se vier de Bali. Se vier de Nusa Lembongan você chegará por Toyapakeh pier.
Kelingking beach
Esta praia tem um dos visuais mais lindos que vi na vida. Fiquei tão chocada quando cheguei que passei uns minutos só babando e me beliscando para ter certeza que era verdade. Depois de acordar e ainda estar no sonho, tiramos algumas fotos lá de cima e partimos para a trilha mais difícil que já fizemos ever.
Foram quase 50 minutos de descida segurando em cordas, estacas de bambu, escorregando e parando para admirar a paisagem (e, confesso, para pensar se valia mesmo a pena todo aquele sacrifício). Chegando na praia, ficamos mais apaixonados ainda com o lugar, que é maravilhoso.
Passamos umas três horas curtindo a praia (mesmo sem poder entrar no mar que estava SUPER AGITADO e com ondas muito altas).
Atenção: se tem medo de altura, medo de trilha, medo de cair ou algo do tipo, deixe a trilha para descer na Kelingking beach para os mais aventureiros.
A trilha é bastante difícil e arriscada então, se acha que vai ser perrengue ou que não vai conseguir, não se force e muito menos se machuque por isso. Nós, que não somos super escaladores, conseguimos fazer a trilha, então não é impossível, mas não se arrisque.
Dica: Se for descer a trilha leve ao menos duas garrafas de água por pessoa (nós levamos duas para nós dois e passamos sufoco) e algumas comidinhas. A descida é difícil, mas a subida é ainda pior, ainda mais no sol.
Lá embaixo não tem estrutura nenhuma de turismo então leve tudo que acha que vai precisar (protetor solar, boné, canga, água e comidinhas) e, o resto, deixe na moto ou carro que estiver usando para não precisar carregar.
Nossa experiência na Kelingking Beach: quando estávamos na descida final para chegar na praia vimos um sinal de S.O.S. (Socorro) desenhado na areia. Achamos estranho, mas continuamos descendo.
Depois que chegamos lá ficamos sabendo que um italiano havia QUEBRADO a perna nadando nas imensas e fortes ondas da praia. Ele estava sofrendo muito de dor e o pior, não tinha um seguro viagem para Indonésia. O Bruno contará mais sobre essa aventura em breve, em um outro post.
Depois desta experiência percebemos o quanto é importante ter seguro viagem. O italiano não tinha seguro viagem e a namorada estava extremamente preocupada, já pensando em ligar para a mãe dela e pedir dinheiro emprestado (já que o resgate na praia só aconteceria de helicóptero ou lancha durante a noite, quando as ondas estivessem mais calmas). Por isso, não economize neste quesito e contrate o seguro viagem que mais se adequa a seu perfil.
Nós usamos a World Nomads e recomendamos muito!
Clique aqui para verificar os valores (site em português)
Nusa Penida: o que fazer?
Broken beach
Meu segundo lugar preferido em Nusa Penida. A praia tem esse nome já que tem uma cratera nas rochas que forma uma paisagem incrivelmente absurda de tão linda. Não deixe de caminhar ao redor do círculo e também de ficar admirando as ondas, os peixes e as diferentes cores da água lá embaixo, dependendo do lado que você olha.
Nós paramos no mini restaurante que tem lá, tomamos um refrigerante e comemos um mee goreng (nosso famoso miojo) delícia e curtimos um pouco o lugar que é realmente maravilhoso.
Nossa experiência: Quando estávamos lá, babando naquela paisagem absurdamente linda, vimos uma movimentação estranha lá embaixo no mar.
Depois de um tempo, ficamos sabendo que um gringo tinha deixado o drone dele cair no mar e havia contratado um barco para procurá-lo. Ficamos mais tempo lá só observando e torcendo para que os indonésios encontrassem o drone do pobre turista.
O que faze em Nusa Penida
Angels Billabong:
Um ponto bem icônico de Nusa Penida e que nos surpreendeu pela beleza. Saindo da Broken beach você caminha um pouco para chegar em uma piscina de água cristalina que, quando visitamos, estava SUPER agitada e cheia de ondas mas, nas fotos que vemos na internet, parece uma piscininha perfeita.
A razão disto é que você tem que visitar o local quando a maré está baixa e, assim, a paisagem fica mais bonita, aquela que geralmente vemos nas fotos. De qualquer forma, foi lindo visitar o Angels Billabong e recomendamos a visita.
Manta Bay:
Ponto super alto (como a Kelingking beach) que as pessoas descem para nadar com as Manta rays (em português chamadas de raias manta ou raias jamanta).
Como tínhamos feito a trilha da Kelingking beach no dia anterior e estávamos indo a Nusa Lembongan para fazer o mergulho com de cilindro para vê-las, deixamos esta trilha para a próxima viagem a Nusa Penida. Mesmo não fazendo a trilha vale a pena ir lá dar uma olhadinha de cima e se apaixonar mais por esta ilha incrível.
Cristal Bay/beach:
Uma praia muito linda com um templo que complementa a paisagem. A Cristal bay é uma mistura de praia paradisíaca com água cristalina e um visual incrível.
Você consegue ficar um dia só curtindo essa baía maravilhosa, fazendo snorkel e descansando. Nós passamos algumas horas, mergulhamos algumas vezes, almoçamos e seguimos viagem.
Atenção: ouvimos muitas histórias de pessoas que se machucaram e até morreram em Cristal Bay. O mar é bem agitado e as correntes mudam constantemente, então tome cuidado até quando for fazer snorkeling na região.
Atuh beach:
Não visitamos esta atração de Nusa Penida já que lemos que a estrada para chegar até lá era bem bem difícil e não quisemos arriscar. Por isso, passamos mais tempo nos outros pontos e não nos arrependemos da decisão.
Se estiver com um guia/motorista ele provavelmente irá te levar até este ponto que parece ter uma vista maravilhosa.
Outras atrações de Nusa Penida que vamos visitar na próxima visita à ilha:
- Banah Cliff
- Seganing Waterfall
- Suwehan beach
- Saren Cliff point
- Paluang Cliff
Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos.
Quando ir para Nusa Penida:
Como você já deve saber, os países do Sudeste Asiático tem somente duas estações: verão e moções (estação chuvosa). Por isso é muito importante verificar o mês e as condições climáticas antes de planejar sua viagem para Nusa Penida.
Nós visitamos a ilha no meio de setembro e o clima foi perfeitamente maravilhoso. A época boa para visitar a ilha Nusa Penida é a mesma que Bali, de abril a setembro.
Onde comer em Nusa Penida
Nós, quando estamos em um lugar novo e com pouco tempo, SEMPRE esquecemos de comer. Depois de horas explorando o lugar nos damos conta que estamos famintos e saímos buscando qualquer coisa que encontrarmos pela frente. Foi exatamente isso que aconteceu em Nusa Penida. 😛
Warung Bayu Dharma Food
Depois da trilha extremamente difícil que fizemos para descer na praia da Kelingking beach resolvemos parar no primeiro restaurante que encontramos e comemos dois pratos de comida cada um e o Bruno bebeu uma cerveja bem gelada, para compensar o perrengue haha.
A comida é super gostosa, mesmo o restaurante sendo muito simples. Recomendamos principalmente por seus donos que tem um coração imenso e nos acolheram em sua casa pela noite daquele dia.
- Valor da refeição: IDR 93.000 com dois sucos, cerveja e pratos de comida (Nasi Goreng)
Broken Beach Warung
Como só tínhamos almojantado no dia anterior acordamos morrendo de fome. Depois de visitar a maravilhosa Broken Beach percebemos que havia um mini restaurante super bem localizado.
Sentamos lá, pedimos uma bebida para amenizar o calor absurdo e comemos noodles de café da manhã (quer coisa mais asiática que isso?).
- Valor da refeição: IDR 18.000
D’abian foods and drinks
No caminho para a Cristal Bay nos bateu uma fome de novo e, por isso, paramos nesse restaurante super bonitinho no meio da estrada.
Pedimos um Nasi Goreng para cada (comida típica da indonésia), uma porção de satay (churrasquinhos super típicos e gostosos) e tomamos uma Sprite bem gelada e imensa.
- Valor da refeição: IDR 59.000
Existem dois centros mais turísticos onde tem a maior concentração de restaurantes de Nusa Penida: em Toyapakeh (píer onde chegam os barcos das outras Nusas) e em Cristal Bay, onde vimos os restaurantes mais arrumadinhos e os bares a beira da praia mais turísticos e sofisticados.
Veja a lista de patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia.
Quanto gastamos em nossa viagem a Nusa Penida:
Passamos dois dias e uma noite na ilha e, como sempre, gastamos o mínimo possível. Segue resumo de gastos:
- Transporte de ida: IDR 125.000 por pessoa para o barco (a mais barata e lenta)
- Transporte de saída para Nusa Lembongan: IDR 100.000 por pessoa em barco público
- Transporte local (Aluguel de moto): IDR 60.000 por um dia inteiro + IDR 30.000 por meio dia + IDR 20.000 de gasolina
- Extra (pagamento de estacionamento nas atrações): IDR 10.000
- Alimentação: IDR 93.000 de janta com bebida alcoólica + IDR 18.000 de “café da manhã” + IDR 59.000 de almoço
- Hospedagem: Deixamos de “presente” para os donos do restaurante o valor que pagaríamos em uma hospedagem simples, cerca de IDR 80.000
- Gastos totais para duas pessoas em dois dias: IDR 820.000 (R$ 207,00)
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.
E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Nusa Penida, na Indonésia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Indonésia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Este Mundo tem tantossss belos lugares!! E esta vossa ‘descoberta’ é fantástica! Bela experiência e tudo bem explicado para pegar já na mochila e partir 🙂
Que bom que gostou, Rui! Fico super feliz. :))) E pega a mochila mesmo e vai !!
Lugar maravilhoso na Indonésia! Ilha paradisíaca para visitar! Nunca fui, mas está na minha lista! Nunca tinha ouvido falar de Nusa Penida. 🙁
Tem que ir, Mariana! Nusa Penida é um sonho !!!! Obrigada pelo comentário 🙂
Estou planejando a minha viagem à Indonésia e seu post foi muito útil. òptimas dicas. Muito obrigada pela ajuda. Boas viagens
Que ótimo, Carla! Ficamos super felizes em ajudar. :)))
Sensacional o post, muito completo! Até hj me arrependo amargamente de ter passado apenas um dia nessa ilha, devia ter dormido ao menos uma noite por lá. Abs
Devia mesmo, Amilton! Na próxima planeje para ficar duas noites, só pra compensar 🙂
Gente, que lugar maravilhoso! Preciso ir pra Indonésia! Tem tanto lugar lindo no mundo pra gente conhecer que a nossa lista só cresce! Adorei as dicas!
Super verdade! Cada vez que eu leio um post adiciono um lugar novo na lista 🙂 Difícil, ne Mariana? :)))
Olá Victória! Que lugar lindo!! Me lembrou muito as praias da Tailândia. Que, por sinal, foi o país mais perto daí que já passamos. 😉
São maravilhosos mesmo, ne Fabio!? É parecido mas diferente da Tailândia hahaha deu pra entender?
Que maravilha de lugar! Estou chocada com esse mar! Confesso que nunca tinha ouvido falar de Nusa Penida, mas é como você disse, a Indonésia tem taaantas ilhas e locais, tem que ficar bastante tempo pra poder explorar com calma 🙂
Nusa Penida é ainda pouco conhecida mas está se tornando cada vez mais um lugar de sonho para as pessoas, vale a pena a visita Gabriela 🙂
Tenho ouvido falar tanto de Nusa Penida… que lugar mais lindo!
Gostei da dica de ficar na “Rumah Pohon Tree House”…. parece um sonho!!!!
Ai, nem me fale! Não acredito que perdemos essa oportunidade mas, fica para a próxima 🙂
Nusa é meu sonho de consumo! Vc acha que dá para se locomover com crianças? Sem ser de moto…
Dá super, Aline! Você pode contratar um motorista com carro e se locomover super bem. Só não sei se as crianças vão gostar muito porque é mais observação do que praia mesmo, sabe! Depende da idade da criança também 🙂 Se joga!
Acho ótimo poder viajar com um roteiro aberto para poder mudar os planos. Imaginem se vocês estivessem na correria e não pudessem ficar em Nusa Penina, estariam se lamentando até agora.
Super verdade, Gisele! Aproveitamos muito mais com um roteiro flexível 🙂
Gente que lugar maravilhoso! Amei todas as dicas. Essas ilhas na Indonésia são surreais né? Ainda não conheço esses lados mas preciso logo planejar uma viagem. Dicas anotadas.
Precisa super planejar mesmo, Tharsila! As terras da Ásia vão te viciar :))
Nossa, já estou arrumando a minha mochila para visitar este Paraíso. O post é bem explicativo e consegui vivenciar este lugar sensacional só lendo e vendo as fotos. Realmente será um lugar que vou acrescentar na minha listinha de viagens…
Que bom, Débora! Se tiver alguma dúvida avisa a gente :)))