O passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de 10 anos. Desde a última segunda-feira (6/7), a Polícia Federal e a Casa da Moeda começaram a emitir o novo documento.
Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte. O custo de emissão para quem viaja o exterior foi fixado em R$ 257,25.
Novidades sobre o passaporte brasileiro
O Brasil passou ainda a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior, além de proporcionar maior segurança aos viajantes brasileiros.
O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo fez a entrega do primeiro passaporte com o novo padrão a duas pessoas convidadas a recebê-lo em cerimônia no Salão Negro do Palácio da Justiça. Cardozo afirmou que o objetivo é facilitar a vida de quem viaja e dos brasileiros no exterior.
Segundo o ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio Danese, a ampliação da validade do documento era uma antiga reivindicação da comunidade brasileira no exterior. Ele disse que a emissão no exterior será retardada em 200 postos consulares fora do país por razões logísticas já que o material para que ele seja emitido ainda será enviado para os consulados.
Conheça as características do novo passaporte!
Para maiores informações, consulte o site da Polícia Federal.
Acho que demorou pra sair esse passaporte com uma validade maior! Mas claro, sempre têm que ter um aumento nos valores.