A tão famosa lista de patrimônios mundiais da UNESCO não é somente uma bucket-list para as suas viagens de férias. Ela nomeia locais e monumentos que representam a cultura, natureza ou aspecto fundamental e histórico do país e apoia o governo na preservação destes patrimônios para que eles não se percam com o tempo.
O projeto é super genial e, se interessar para saber a história por trás de cada patrimônio é um hobby que tenho há algum tempo. Uma das primeiras pesquisas que faço quando vou visitar um país novo é olhar esta lista, ler sobre a história que fez o local se tornar um patrimônio mundial da UNESCO e colocar um favorito bem grande no meu mapa de lugares a se conhecer do futuro país. Segue abaixo a lista de patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia com comentários a respeito do que já conhecemos:
Patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia:
Culturais (4)
- Borobudur Temple Compounds (1991)
- Cultural Landscape of Bali Province: the Subak System as a Manifestation of the Tri Hita Karana Philosophy (2012)
- Prambanan Temple Compounds (1991)
- Sangiran Early Man Site (1996)
Patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia:
Naturais (4)
- Komodo National Park (1991)
- Lorentz National Park (1999)
- Tropical Rainforest Heritage of Sumatra (2004)
- Ujung Kulon National Park (1991)
Patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia:
Locais tentando entrar para a lista de patrimônios (10)
Estes locais foram nomeados pelo governo do país e serão estudados pela UNESCO para verificar se realmente são merecedores e importantes para entrarem na lista de patrimônios mundiais:
- Betung Kerihun National Park (Transborder Rainforest Heritage of Borneo) (2004)
- Bunaken National Park (2005)
- Raja Ampat Islands (2005)
- Taka Bonerate National Park (2005)
- Wakatobi National Park (2005)
- Derawan Islands (2005)
- Tana Toraja Traditional Settlement (2009)
- Bawomataluo Site (2009)
- Muara Takus Compound Site (2009)
- Muarajambi Temple Compound (2009)
Sobre a nossa lista de patrimônios visitados na Indonésia:
Patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia:
Culturais (3/4)
- Borobudur Temple Compounds (1991)
- Cultural Landscape of Bali Province: the Subak System as a Manifestation of the Tri Hita Karana Philosophy (2012)
- Prambanan Temple Compounds (1991)
Naturais (1/4)
Conhecemos os templos Borobodur e Prambanan em nossa visita a Yogyakarta em julho de 2017. Primeiro visitamos o Prambanan que é o maior conjunto de templos da Indonésia dedicado a Shiva. Passamos uma tarde inteira explorando os seis templos do complexo, tirando muitas fotos e percebemos que o local é SUPER fotogênico.
Em Yogyakarta ficamos hospedados através do Couchsurfing com o Steve, um indonésio que entende MUITO de cultura e história do seu país. Na noite anterior a visita do Prambanan ele nos contou diversas histórias e nos ensinou mais sobre o hinduísmo. Saber tão profundamente sobre a história do lugar antes de visitar foi também um plus bastante significativo.
No dia seguinte a visita do Prambanan, acordamos quando ainda estava escuro para presenciarmos o nascer do sol do templo Borobodur, e não nos arrependemos. Além de haver pouquíssimas pessoas nos arredores naquele horário, a experiência foi inesquecível. Vimos o nascer do sol do topo do templo que é super alto e, em minha opinião, é o lugar mais bonito do complexo.
Depois do espetáculo que o sol nos proporcionou, descemos as gigantes escadas do templo e o exploramos como o Steve havia nos ensinado: no sentido horário, de baixo para cima. Gostamos muito mais do Borobodur do que do Prambanan e, já que o ingresso para ambos é um pouco caro, se tiver que escolher, super recomendamos que não perca a oportunidade de visitar o Borobodur que é apaixonante.
Depois de passar um mês na ilha de Sumatra e visitar e se apaixonar diversas vezes pela floresta tropical que é considerada patrimônio natural da UNESCO e de visitar Java que é a ilha que abriga a cidade de Yogyakarta, partimos para Bali.
É em Bali que se encontra o terceiro e último patrimônio mundial da Indonésia que conhecemos: o sistema super inteligente de sobrevivência que os balineses criaram há muito tempo atrás e que ainda funciona muito bem. Fiquei abismada de saber que os tão famosos campos de arroz são tão úteis para a população e geram tantos benefícios além do simples fato de fornecer o alimento de maior consumo entre os indonésios.
- Para ver a lista completa de patrimônios mundiais do mundo todo, clique aqui.
- Para ver a página da Indonésia no site da UNESCO, clique aqui!
E você? Quantos patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia você já visitou? Qual que você mais gostou? Conte mais nos comentários 🙂
Gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando a Indonésia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Indonésia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Achou este post interessante? Salve para ler depois!
Principais posts sobre a Indonésia e nossas viagens:
Veja também:
-
-
- Worldpackers: Como funciona o site que permite a troca de trabalho por hospedagem
- 15 frases de viagem em casal para você se declarar para o seu amor
- Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem
- Aplicativos indispensáveis para sua viagem
- Vacinas necessárias para viajar pela Ásia
- Vistos para viagem na Ásia: quais países são necessários e valores
- O que levar para uma trilha: dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza
-
Calha mesmo bem ver este artigo! vou no final de abril para Java e Bali. Há tanta coisa bonita para ver….
Que ótimo ! Se tiver alguma dúvida, nos avise 🙂 Obrigada pelo comentário!
Nossa, não sabia que a Indonésia tinha tantos patrimônios da Unesco. Mas também pudera… Que país fantástico!
Sim, a Indonésia é um país incrível mesmo (L) Obrigada pelo comentário, Anna Luiza!
Confesso que nem eu tinha ideia de que a Indonésia tinha TANTO património da UNESCO. Sem dúvida, um país fantástico. A voltar, pois apenas conheci a ilha de Bali, sem dúvida muito pouco.
Com certeza tem que voltar e conhecer a Indonésia de verdade, Rui 🙂 Obrigada pelo comentário!
Nossa.. esse templo na Indonésia eh uma coisa magnífica mesmo.
Imagino o qianto não se sentiram pequenos diante dele! Obrigada por esse post! Achei bem legal explicar sobre a importância de conhecer esses lugares reconhecidos pela UNESCO
Que bom que gostou, Aninha 🙂 Obrigada pelo comentário!
Uau! Que lista enorme! Adorei seu post. Muito interessante mesmo! Também sou fascinada pela história por trás de cada patrimônio… =)
Então temos mais do que um interesse em comum 🙂 Obrigada pelo comentário, Niki!
Uauuuuu! Fiquei de boca aberta com a quantidade de lugares inrcríveis que vocês já conheceram! Pelo post, dá pra ver que a Indonesia tem coisa linda pra dar e emprestar, né? hahaha!
Sim, a Indonésia tem paisagens maravilhosas mas também muita cultura para mostrar aos seus visitantes 🙂 Obrigada pelo comentário, Camila!
eu vi o Prambanan pela primeira vez em um filme meio apocaliptico q eu nem imaginava q realmente existia. me apaixonei de cara e por sorte ele eh real aheuaheu
Ual, não sabia sobre esse filme. Vou super procurar a respeito para assistir! Obrigada pelo comentário e pela dica, Angela!
Como moradora numa cidade cujo centro histórico é património da Humanidade, sei o quanto esses lugares são maravilhosos. A Indonésia é realmente abençoada neste aspecto. O seu post ficou lindo
Muitíssimo obrigada, Ruthia! Pelo comentário e pelo elogio <3
Nossa, é uma lista grande! Infelizmente ainda não estive na Indonésia e bateu uma inveja branca quando li que vc está há um ano viajando pela Ásia. Aproveite, cresça, divirta-se e continue compartilhando suas experiências!
Pode deicar que sempre vamos compartilhar com vocês nossas experiências, Marcia! Obrigada pelo comentário!!
Ta aí! Nunca tinha pensado em fazer um roteiro “UNESCO aproves”, agora fiquei com vontade. Excelente idéia.
hahahaa que bom saber! Quando fizer o primeiro, não vai querer parar mais! Me conte como foi depois 🙂