O assunto praias de Fernando de Noronha é algo que rende muito e não é à toa. É lá que está a praia que foi eleita a melhor praia do mundo por alguns anos, a Praia do Sancho, e é em Noronha que estão algumas das mais belas praias do Brasil.
Usando as dicas maravilhosas da Bia (@bmargonari) para o super completo Guia de Viagem para Fernando de Noronha e o que você precisa saber antes chegar na ilha, resolvemos separar neste post não só as melhores praias de Noronha, mas como todas as praias da ilha que são legais de visitar e com as dicas de quem morou na ilha e explorou cada cantinho deste paraíso do nosso nordeste brasileiro.
Então, se você já conferiu o outro post sobre Fernando de Noronha, veja abaixo as dicas da Bia sobre as praias de Noronha.
- Dê uma olhada nas opções de transfer entre o aeroporto e os hotéis de Noronha
- Confira valores para um Seguro Viagem Nacional e viaje com tranquilidade.
As praias de Fernando de Noronha
Na minha opinião, não tem uma praia sequer que não valha a pena conhecer em Fernando de Noronha, mas o legal é sempre conferir a tábua de marés para saber como aproveitar melhor cada praia. A ilha pode ser dividida pelo que chamamos de mar de dentro, que fica virado para o Brasil e mar de fora, voltado para a África.
Mar de dentro
Praia do Sancho
A Praia do Sancho faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A Baía do Sancho foi eleita 4 vezes a praia mais bonita do mundo (última vez em 2019). Pela mesma entrada do PIC do ICMbio, você vai tanto para a Praia do Sancho (reto), quanto para o Mirante com a vista da Baía dos Golfinhos (esquerda) e para o Mirante do Sancho (direita).
Antes de começar a trilha suspensa que leva até os pontos, tem uma lanchonete e banheiro, onde é proibido o consumo de bebida alcoólica. Para descer para a praia, tem que passar por uma escada entre a fenda das pedras e depois descer uma escadaria de pedras.
Descer é fácil, o difícil é subir, mas vale a pena. Uma dica para as meninas é não ir com aqueles vestidos de praia longos.
No caminho da trilha suspensa perto do mirante dos golfinhos, dá para ver nas árvores os atobás, uma ave marinha, e por ali costuma ter filhotes, que são lindos com uma penugem branca. No mirante dos golfinhos o pessoal do Projeto Golfinho Rotador disponibiliza binóculos para ver os golfinhos quando eles entram na baía.
O Mirante do Sancho tem a vista do alto da Baía dos Porcos e Morro dos Dois Irmãos. Lá também tem uma das fotos mais famosas de Noronha. Na época de chuva a Praia do Sancho ganha uma cachoeira que da para ver passando de barco em frente a praia.
Praia do Porto Santo Antônio
Diferente do que imaginamos quando pensamos sobre um porto, em Noronha a praia do porto é maravilhosa. Água cristalina, cheio de vida, perfeito para praticar snorkeling, mergulho de cilindro, canoa havaiana ou apenas tomar um sol.
É possível ver muitas tartarugas, raia xita, raia prego, várias espécies de peixes, tubarão lixa e os incríveis golfinhos rotadores, além de dois naufrágios.
Dica: faça snorkeling bem cedinho! Nunca esqueço de uma vez que fiz snorkel por volta de umas 7h da manhã. Pouquíssimas pessoas na água e mais de 10 tartarugas. Foi maravilhoso!
E como se não bastasse esse espetáculo, logo apareceram os golfinhos! Claro que mantive uma distancia boa já que é proibido nadar com os eles, sujeito a multa pelo ICMBio.
É muito comum nos passeios de barco ou mergulho de cilindro embarcado, os golfinhos seguirem o barco e já dá para os ver bem de pertinho, mas o mais incrível é o passeio de canoa havaiana que sai do porto e vai até alguma praia próxima. Várias vezes acontece dos golfinhos cercarem a canoa, e o grupo pode chegar a mais de 200 golfinhos.
Como a canoa é baixa, você consegue ficar bem pertinho deles, bem do lado mesmo! O passeio acontece em 3 horários, você pode escolher o nascer do sol ou segundo horário da manhã em torno das 9h30 ou o pôr do sol. Com ou sem golfinho, o passeio vale muito a pena. Existem duas empresas que fazem esse passeio que são muito massa, a @noronhacanoeclube e a @imuanoronha.
O porto é uma das praias que tem mais infraestrutura. A barraquinha de praia da Tia Graça é conhecida pelo melhor caldo de polvo da ilha.
Praia do Cachorro
Essa praia tem barraquinhas com espreguiçadeiras e é muito gostosa para fazer stand up paddle (SUP). Famosa pela piscina natural “Buraco do Galego” e pela fenda maravilhosa “Lasca da Velha“. Para ir nessas piscinas naturais é preciso consultar a tábua de maré e o mar estar calmo.
Na época de swell essa praia fica praticamente sem a faixa de areia. Quem não tem muita afinidade com trilhas ou andar nas pedras, vale a pena contratar um guia. Conheço alguns guias muito bons que sempre indico: @geivisomcardozo, @noronhabysilvio, @camilaguianoronha e @lauguianoronha.
Tem também uma caverninha que não é muito conhecida pelos turistas mas que os guias podem levar que chama “Caverna do Capitão Kidd“, muita legal de ir de snorkel. Na trilha entre a Praia do Cachorro e a Praia do Meio (por cima) tem uma Gameleira centenária (árvore), muito bonita!
Praia do Meio
É uma praia linda e deserta. Fica entre a Praia do Cachorro e a praia da Conceição e, durante a maré baixa é possível ir andando de uma praia até a outra.
No canto esquerdo tem o Bar do Meio, é um barzinho super alto astral com um visual lindo do Morro do Pico. É um dos bares mais caros com climinha de sunset e mais badalados também, às vezes tem algum DJ de fora ou música ao vivo. Vale a pena ir um dia para assistir ao pôr do sol sobre as praias de Fernando de Noronha.
Em frente ao Bar do Meio (entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição) tem um morro chamado Morro de Fora, nele tem uma das mais lindas piscinas naturais de Noronha. É simplesmente indescritível. O ideal é ir com algum guia ou pedir informação para algum local para chegar até ela.
Praia da Conceição
É a praia do Morro do Pico (o Morro do Pico fica entre ela e a praia do Boldró). Essa é uma das praias de Fernando de Noronha que contam com barraca, espreguiçadeiras, barzinho e ducha. É uma das praias mais agitadas mas ainda assim, super paradisíaca.
Muito boa para surfar, remar, fazer snorkel e ver o maravilhoso pôr do sol em Noronha, que cai atrás do morro do Pico. Dá para alugar prancha de surf ou stand up paddle (SUP) na praia mesmo. Uma vez por semana costuma ter a noite o reggae no Bar do Doca.
Clima de luau, pé na areia, não paga nada para entrar e vai tanto turista, quanto a galera que mora na ilha. O céu da noite em Noronha é absurdo, maravilhoso! Tem dois caminhos para chegar nessa praia, a trilha pela Pousada Teju Açu ou a trilha pela Vila dos Remédios.
Praia do Boldró
Chegando no Mirante do Boldró, que tem a vista para toda a praia, você pode escolher ir para a praia descendo pela estrada de terra a direita ou descer o barranco de pedras a esquerda. Indo pela estrada de terra, no fim dela tem o Bar do Gerson que aluga espreguiçadeiras e afins.
Dependendo da época do ano, a praia fica com algumas piscinas naturais. Essa praia é incrível para praticar snorkeling (para aqueles que já tem alguma experiência) e também para surfar. Tem também o Forte do Boldró, um lugar bem turístico, mas muito bonito para ver o pôr do sol de Fernando de Noronha.
Tem um barzinho com música ao vivo e fica bem cheio, a maioria das pessoas se acomodam nas pedras para conseguir um cantinho melhor. É no caminho da praia do Boldró que fica a empresa Águas Claras (mergulho de cilindro) e o Projeto TAMAR (conservação de tartarugas).
Praia do Americano
É uma das praias mais tranquilas e menos frequentadas. Não tem barracas, é completamente deserta e maravilhosa! Como já disse, a maré influencia muito na Ilha. Se a maré estiver seca e o mar calmo, é possível ir andando da Praia do Boldró até a Baía dos Porcos. A Praia do Americano fica logo depois de Boldró.
Praia do Bode
Fica depois da praia do Americano. Começando pelo mirante da Praia do Bode você já fica sem fôlego. É o melhor lugar para ver o pôr do sol na ilha com mais tranquilidade e de camarote para o Morro dos Dois Irmãos. Em outubro, o pôr do sol acontece bem no meio do Morro.?
Do mirante, também é possível ver no mar os seus mil tons de azul e turquesa. Descendo para a praia tem uma barraca que aluga guarda-sol e vende bebidas. No canto direito da praia tem época que forma uma piscina natural nas pedras, é muito gostoso de passar o dia. Na maré seca é possível ir andando até a praia da Cacimba do Padre.
Praia da Quixabinha
Fica entre a Praia do Bode e a Praia da Cacimba. É bem pequena e, quem não conhece, não consegue nem perceber onde acaba uma praia e começa a outra.
Praia da Cacimba do Padre
Fica entre a Praia do Bode e a Baía dos Porcos. Esta é a praia do Morro dos Dois Irmãos. Tem estrutura de barracas e boa para surf. Para quem gosta de praticar snorkeling, quando o mar está bem calmo é legal de “fazer o 8” em volta do Morro dos Dois Irmãos. Passar no meio deles é uma experiência incrível! É uma atividade que recomendo ir com um guia.
Baía dos Porcos
Essa é a minha queridinha. Uma praia pequena cercada por falésias e pedras. Seu acesso não é tão fácil e, se a maré estiver cheia, não dá para entrar nela (somente escalando as pedras, mas não é aconselhável para quem não conhece). Tem um mirante que fica de frente para o Morro do Dois Irmãos, o cartão-postal de Noronha. Deslumbrante!
Do mirante também é possível ver toda a Praia da Cacimba e do outro lado, toda a Baía dos Porcos. Imperdível! No caminho costumamos ver muitos mocós (um roedor inofensivo introduzido na época dos militares).
Na praia é comum ter várias piscininhas naturais e quando o mar está calmo é praticamente um aquário, muito bom para a prática snorkeling.
Importante ressaltar que tem uma piscina natural (no canto esquerdo) que é proibido entrar e muitas pessoas não sabem ou não veem a placa. Normalmente tem fiscalização do ICMBio e eles multam! É interessante sempre se informar sobre as regras de cada praia antes de ir.
Dica: existe uma trilha que se chama Trilha Costa Esmeralda, que é o caminho das praias do Mar de Dentro. Tem alguns trechos que são mais difíceis (da praia do Boldró para a praia Conceição), mas o resto do caminho na maré seca é bem tranquilo.
Para quem não tiver pique, vale a pena separar os trechos e ir pela praia do Boldró até a Baía dos Porcos e, em outro dia, ir pela Praia do Cachorro até Conceição. Todas as praias tem a possibilidade de você ir por dentro, pela estradinha e depois, só descer na praia.
Mar de Fora
Praia do Leão
É uma das praias que fazem parte do Parque Marinho. É a principal área de desova das tartarugas no arquipélago. O período reprodutivo começa em dezembro e vai mais ou menos até junho. Quando elas nascem é possível acompanhar a soltura dos filhotes nas praias, é só ver a programação no site Projeto TAMAR.
Essa praia também forma uma piscina natural no canto direito em uma certa época (mais ou menos de setembro até o fim do ano). É importante observar que nos cantos direito e esquerdo da praia tem coral e muitas pessoas não percebem e pisam neles, mas é proibido. Por favor, usem colete e vamos cuidar do nosso paraíso! ??
Na entrada da Praia do Leão tem também a trilha para a Ponta das Caracas e para o Mirante da Baía do Sueste. São trilhas curtas e muito bonitas.
Baía do Sueste
A Baía do Sueste também faz parte do Parque Marinho. Aqui é legal de fazer snorkel e ver tubarões e tartarugas. A praia é dividida em 3 partes: área de snorkeling (obrigatório o uso de colete, fica no canto direito), área para banho (no meio da praia entre as boias) e área proibida (canto esquerdo, é cheio de coral e berçário dos tubarões).
Mesmo da beira da praia na área para banho, é comum ver os tubarões passando. São tubarões pequenos e inofensivos, filhotes, em sua maioria tubarão lixa. É proibido tocar nos animais e sujeito a multa em toda a área do Parque Marinho.
Praia das Caieiras
Fica atrás do posto de gasolina (o único da ilha), no caminho para o porto. Tem um mirante bem gostoso para ficar vendo a praia. A cor do mar é de um azul quase roxo. ?
Não é uma praia tão boa para banho, já que é bem agitada a maior parte do ano e é pequena. Tem bastante tubarão nessa praia e já vi dos grandes. É famosa pelas piscininhas naturais (Trilha Pontinha-Caieira). Para ir nelas precisa agendar antes, contratar um guia, usar colete e não estar de protetor solar (somente para a piscina, não para a praia). São as mesmas piscinas naturais que estão ao fim da trilha do Atalaia longa (só que no caminho inverso).
Praia do Atalaia
A Praia do Atalaia faz parte do Parque Marinho e é necessário fazer agendamento para ir nessa praia. O agendamento é feito no ICMbio (no Boldró, ao lado do Projeto TAMAR). Ali, existem duas opções de trilhas que são muito legais: trilha do Atalaia curta ou longa. Confira a seguir, onde falamos sobre as trilhas em Noronha.
Trilha curta
A trilha curta é um caminho pequeno e tranquilo, para quem não tem prática, ir de tênis ou sapatinho de mergulho ajuda, mas não é necessário. É obrigatório agendar, mas não precisa ir com guia. Essa trilha tem a vista para a Ilha do Frade.
Quando você chega na praia tem uma piscina natural onde é permitido praticar snorkeling, mas é obrigatório o uso de colete, máscara e aparelho de snorkel e é proibido o uso de nadadeiras. Os fiscais nem deixam você começar a trilha se você não tiver esse equipamento. E eles tem para alugar lá também, caso você não os tenha.
Trilha longa
A trilha longa é uma das trilhas mais bonitas e vale muito a pena. Ela começa pelo mesmo caminho que a curta, vai até a praia e depois segue para o outro lado saindo na Praia das Caieiras. É obrigatório agendar, contratar um guia credenciado e ter o colete, máscara e snorkel. Nela tem outras piscinas naturais ao longo do caminho e o fim da caminhada é um trecho de pedras.
Dica: É super concorrido fazer a trilha do Atalaia, tanto a longa quanto a curta (e dos outros atrativos também). Quando chegar na ilha já vai logo no primeiro dia no ICMbio, faça a carteirinha do parque e agende todas as trilhas que quiser fazer. O agendamento é feito em totens de autoatendimento, que funcionam das 17h às 20h, permitindo agendar trilhas nos próximos 6 dias e as vagas acabam muito rápido.
As senhas de atendimento (para usar os totens) começam a ser distribuídas às 15h30. É bem complicado porque o ICMbio tenta limitar o número de pessoas por atrativo para um turismo sustentável, mas a administração libera a entrada na ilha de muito mais turistas do que a ilha comporta. ??♀️
Qual a praia mais famosa de Fernando de Noronha?
Sem dúvidas é a Praia do Sancho, que ficou muito famosa mundialmente (ou pelo menos online) após ser eleita a praia mais bonita do mundo pelos milhares de viajantes que votaram através do TripAdvisor. Outro lugar muito famoso em Fernando de Noronha é a Baía dos Porcos, que proporciona uma vista incrível do Morro dos Dois Irmãos.
Passeios em Fernando de Noronha
Muitas pessoas acabam fechando pacotes de viagem para Fernando de Noronha para ter uma viagem mais tranquila. Mas, se você é como nós que prefere montar o próprio roteiro e ir descobrindo aos poucos o que que fazer no destino, dê uma olhada na lista de passeios em Fernando de Noronha e reserve o seu com antecedência.
Os principais passeios na ilha são: passeio de barco, mergulho com cilindro, snorkel com a pranchinha e as trilhas com guia.
Dicas de hospedagem em Fernando de Noronha
Como a Bia mencionou no Guia de Viagem para Noronha, a ilha é pequena e, portanto, você estará bem localizado em grande parte dos lugares em que decidir se hospedar em Noronha.
Mas ainda assim, existem lugares em que você pode escolher se hospedar para ter uma estadia em Noronha ainda mais incrível. As dicas de pousadas mais bonitas e requintadas são:
Para quem procura algo mais em conta e com ótima estrutura e atendimento, boas opções são Pousada da Villa e Pousada do Marcílio.
Existem também alguns hostels em Fernando de Noronha e os mais recomendados são o Casa Swell Hostel e Boldró Surf House.
Mapa: as praias de Fernando de Noronha
Aproveite o mapa da ilha e procure as praias de Fernando de Noronha que mais te chamaram a atenção e comece a planejar sua viagem ao paraíso brasileiro.
E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando as praias de Fernando de Noronha? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Brasil e outros países da América do Sul, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Veja também:
- Fernando de Noronha: um guia completo com dicas de uma moradora da ilha
- O que saber antes de visitar Fernando de Noronha
- Motivos para visitar Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro
- Capitólio: guia do paraíso em Minas Gerais
- Paraty: o que fazer em um fim de semana (atrações e valores)
- Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem
0 comentários