Muita gente se pergunta se temos muito dinheiro para viajar tanto assim. Eu respondo que, na maioria das vezes, não. Mas, como então é possível conhecer tantos lugares com pouca grana? E o segredo eu vou te contar: faça trabalho voluntário. Todo mundo tem um dom, um talento, ou uma especialidade e, por que não compartilhar isso com outras pessoas ao redor do globo terrestre e, de quebra, conhecer novos lugares e novas culturas em troca de acomodação, por exemplo?
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Morei quatro anos na Irlanda e aprendi inglês lá. Antes disso, não conseguia falar uma frase em inglês (tá, se the book is on the table conta eu falava, vai haha). Bem, após muitos micos, muita coisa sem entender, muitas situações que eu respondia yes and no na mesma frase com medo de dizer algo errado, eu consegui. E, antes de voltar para o meu país, eu queria muito fazer uma grande viagem, mas queria aliar um trabalho voluntário de forma que pudesse compartilhar um pouco que aprendi com pessoas que realmente precisavam.
- Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia!
- Leia sobre uma experiência de voluntariado na África!
Experiência de voluntariado em Bangkok
Foi ai que veio a ideia de fazer trabalho voluntário. Ao pesquisar as opções disponíveis, queria algo que fosse com crianças, porque na Irlanda trabalhei como babá durante muito tempo e adquiri uma certa experiência. Pesquisei diversas plataformas e diversas instituições em diferentes cidades da Ásia, uma vez que programei um mochilão pelo Sudoeste Asiático de Outubro a Dezembro. A cidade escolhida foi Bangkok (Tailândia) por uma questão de logística da viagem.
Dia 05 de outubro de 2017 cheguei na capital tailandesa. Depois de alguns perrengues típicos de quem acaba de chegar em um lugar absolutamente diferente da nossa cultura, fui me encontrar com os pequenos os quais eu passaria duas semanas fazendo trabalho voluntário.
“O que eu realmente não esperava é que fazer trabalho voluntário seria uma das melhores vivências da minha vida”.
A aula durava cerca de uma hora e nesse período nós cantavámos, contavámos até 20, falavámos de cores, comidas, animais, pulavámos, faziamos exercícios… Para mim, criança é um ser especial e, quando a gente acha que está ensinando, na verdade está aprendendo muito mais. Essa experiêcia incrível de conhecer e viver com a cultura local é algo que vou levar para o resto da minha vida.
Em troca das aulas de trabalho voluntário diárias, eu fiquei hospedada no mesmo prédio aonde as aulas são ministradas, em uma comunidade que fica na parte oeste de Bangkok. Dormia em um quarto compartilhado com outros voluntários e ficava livre para fazer minha comida, além de ter tempo para conhecer a cidade e os arredores de Bangkok.
A plataforma que usei para achar a instituição foi Worldpackers. A fundação que fiz trabalho voluntário se chama Thong Tos Foundation e ela tem como objetivo mostrar a importância da educação para crianças e adolescentes.
Além de aulas de inglês, a Fundação também tem um trabalho com futebol, então, se você é bom de bola, pode se inscrever para ajudar nessa área também 🙂 Eu recomendo esse tipo de experiência à todo mundo para fazer pelo menos uma vez na vida.
Texto lindamente escrito por: Thais Ribeiro
Veja também:
- O que fazer em Bangkok: lista com mais de 40 atrações
- Cidades Próximas De Bangkok Para Visitar
- Hotéis com piscina em Bangkok
- Worldpackers: Como funciona o site que permite a troca de trabalho por hospedagem
- Tailandês: palavras e frases importantes que aprendi na Tailândia
- Vistos para viagem na Ásia: Quais países são necessários e valores
- 15 frases de viagem em casal para você se declarar para o seu amor
- Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem
0 comentários