Ahhh, as Filipinas. Não imagino que seja possível qualquer outro lugar do mundo ter paisagens tão maravilhosas e praias tão paradisíacas. Em nossos dois meses de mochilão de viagem pelas Filipinas andamos de ferry, avião e pegamos muitas bangkas para fazer os passeios e, nesse post, vamos dar as principais dicas de viagem pelo país:
Posts que podem te interessar:
Quanto custa viajar pelas Filipinas
O que fazer em Coron, Filipinas: principais atrações
Como chegar de Coron para El Nido (e vice-versa)
Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas
Port Barton, Filipinas: um paraíso para relaxar em Palawan
Apo Island: nadando com tartarugas nas Filipinas
Viagem pelas Filipinas: dicas de roteiro, quando visitar e muito mais
Onde fica as Filipinas?
Esse país incrível fica na Ásia, mais especificamente no Sudeste Asiático. As Filipinas são um conjunto de mais de 7 mil ilhas, cada uma mais linda do que a outra. A capital das Filipinas é Manila.
Veja o mapa das Filipinas para te ajudar:
Algumas informações úteis
A moeda das Filipinas é chamada de “Pesos Filipinos” (PHP). Os filipinos, além de saber inglês fluente na maioria das ilhas, falam bisaya ou tagalog (principalmente).
O país foi colonizado pela Espanha então existem muitas palavras parecidas com o espanhol no idioma. Os filipinos contam em espanhol e também escutam muita música do país. Ah, outra informação super útil sobre as Filipinas é que eles AMAM cantar e existe um karaokê por habitante no país (hahaha). Brincadeiras a parte, não deixe de, ao menos visitar um karaokê e, por que não, se divertir da maneira mais local possível?
As Filipinas é um país predominantemente católico e é impressionante ver as semelhanças com os nossos costumes a respeito de religião. Vimos festas juninas acontecendo e nos sentimos no Brasil e também passamos próximo a missas sendo realizadas e ouvimos algumas palavras semelhantes nas rezas. Isso é uma curiosidade sobre as Filipinas absurda que, depois de mais de três anos viajando pelo Sudeste Asiático, não esperávamos e nos surpreendeu muito.
Eai, tem Pinterest? Que tal salvar esse post com tudo sobre as Filipinas para ler depois?
Quando visitar as Filipinas?
Essa é uma das primeiras questões que deve pensar antes de viajar para as Filipinas. O país tem um clima bastante diferente dependendo do período do ano que viajar, então tome muito cuidado. A melhor época para viajar para as Filipinas é de Novembro a Maio quando o clima é totalmente favorável e é muito raro chover. De Dezembro a Fevereiro o clima é mais suave e, de Março a Maio é um calor absurdo. Evite visitar as Filipinas de Junho a final de Outubro já que é o período de chuvas e é muito propício acontecerem tufões e outros fenômenos naturais. Mas, se tiver férias somente esse período você pode pensar em arriscar já que acontecem muitos dias de sol e chuva somente a tarde, mesmo durante a rainy season.
Nossa viagem pelas Filipinas de maio a junho e o clima estava bom na maioria dos destinos. Pegamos um tufão em Siargao que atrapalhou bastante a nossa visita a ilha e tivemos alguns dias de chuva em Coron. Se pudermos recomendar uma data seria de novembro até meio de dezembro ou de meio de janeiro a Março. Preste MUITA atenção a feriados nacionais já que os filipinos viajam MUITO pelo país e podem superlotar alguns destinos. Como as Filipinas é um país predominantemente católico eu também evitaria viajar pelo país durante o Natal, ano novo e também na Páscoa.
Não viaje para a Ásia sem seguro!
Nós dois usamos o seguro viagem durante a nosso período nas Filipinas e,
como estávamos cobertos pela World Nomads, o suporte foi sensacional e em português.
Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉
Quantos dias ficar nas Filipinas?
Um ano não seria suficiente para visitar metade das ilhas das Filipinas. O país é imenso com muitas ilhas maravilhosas e, com o transporte ainda bastante precário, dificulta muito o acesso. Nossa viagem pelas Filipinas foi de exatos 52 dias no país e tentamos conhecer o máximo de lugares sem muita pressa mas, ainda assim, nos faltaram alguns.
Sabemos que a quantidade de dias que tem disponível não depende de você e sim dos seus dias de férias mas o recomendado é, no mínimo, 10 dias para visitar uma parte muito pequena das Filipinas (Palawan provavelmente). Com 20 dias você já consegue visitar os principais lugares das Filipinas, mesmo que um pouco mais rápido que o normal. Como o país é um arquipélago tome MUITO cuidado com deslocamentos que devem ser planejados com antecedência e, geralmente, costumam durar um dia inteiro.
Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos.
Roteiro de viagem pelas Filipinas
Vamos escrever um post mais detalhado sobre esse assunto que é um dos mais polêmicos de todos e que recebemos mais perguntas a respeito no Instagram. Quando o assunto é planejar a viagem para as Filipinas, pense em ficar ao menos 3 dias em cada ilha e deixe o dia de deslocamento sem nenhuma atividade, já que os transportes são demorados e as distâncias são longas.
Um resumo super resumido (haha) de um roteiro de viagem pelas Filipinas para aproveitar bem o país (17 ou 25 dias):
- 1 dia para chegar em Coron
- 3 dias inteiros em Coron
- 1 dia de transporte de Coron para El Nido
- 3 dias inteiros em El Nido
- 1 dia de transporte de El Nido para Port Barton (se tiver tempo) ou direto para Cebu
- 3 dias inteiros em Port Barton ou Cebu
- 1 dia de transporte de Port Barton ou Cebu para Boracay
- 3 dias em Boracay
- 1 dia de transporte de Boracay para Manila (voo de saída do país).
- Se tiver mais tempo super recomendamos visitar as maravilhosas ilhas de Siargao, Malapascua, Bantayan, Bohol e Siquijor entre MUITAS outras que nós ainda queremos conhecer.
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️??
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Como organizar a sua viagem pelas Filipinas?
Nós viajamos há mais de 3 anos pelo Sudeste Asiático e Europa e nunca compramos voos internos com antecedência mas, nas Filipinas, fizemos questão de preparar um roteiro bem certinho já que os deslocamentos são bastante complicados e merecem uma atenção especial.
Nós estudamos MUITO sobre o país dois meses antes de viajar e fizemos um roteiro no sentido anti-horário chegando e saindo de Manila já que os vôos estavam mais baratos para essa direção. Existem vôos para praticamente todas as ilhas mas, em cima da hora, os valores triplicam. Se preferir não pegar voo para economizar pode passar mais de 17 horas em uma ferry e, como não queríamos isso, fizemos questão de marcar vôos um mês antes da nossa entrada no país para ter certeza que aproveitaríamos bem com o mínimo de deslocamento e gastos.
Sugerimos que verifique todas as opções de transporte possíveis de uma ilha a outra através do 12goAsia (amamos) e também o Rome2rio (não confiamos 100% mas sempre olhamos por via das dúvidas). Pesquisamos voos através do Skyscanner mas fique atento que o site não mostra todas as companhias aéreas das Filipinas. Nós também lemos MUITO em fóruns do TripAdvisor em inglês sobre as diferentes formas de transporte e achamos informações muito úteis em sites de idioma espanhol também.
Para começar o nosso planejamento nós desenhamos o mapa das Filipinas num caderno e marcamos as ilhas que gostaríamos de visitar. Começamos a verificar os possíveis meios de deslocamentos de uma ilha a outra e anotar valores e diversos possíveis roteiros. Como viajamos no começo da temporada de chuvas (maio) também pensamos em começar pelos lugares mais bonitos e famosos (Palawan) e foi uma escolha super acertada.
Existe uma diversidade IMENSA de hotéis nas Filipinas então deixe para se preocupar com esse item depois que tiver reservado todos os transportes (com exceção de alguma data comemorativa especial, tome cuidado com isso!). Isso também vale para os passeios de barco que são disponíveis diariamente em alta temporada e sempre existe uma agência ou barqueiro que vai querer e poder te ajudar. Para mim, a ordem de planejamento de viagem para as Filipinas deve ser:
- Compra de voo de entrada e saída do país (é obrigatório)
- Definição de ilhas a serem visitadas e ordem de visitação
- Compra de transportes internos (12GoAsia)
- Reserva de hotéis (Booking)
- Definição de roteiro com o que fazer em cada ilha em cada dia
- Reserva de passeios e mergulhos de cilindro (pode ser feito no local também, um dia antes)
Principais ilhas das Filipinas
- Manila: a capital do país que fica na ilha de Luzon. Não achamos uma cidade interessante.
- Região de Palawan: onde fica Coron, El Nido, Port Barton e muitas praias paradisíacas maravilhosas. Com certeza é uma das regiões mais lindas e, consequentemente, turísticas do país. São, com certeza, um dos principais destinos nas Filipinas.
- Cebu: ilha das Kawasan Falls, de Oslob e um hub de conexões aéreas. Não achamos a ilha mais linda das Filipinas mas, se tiver tempo, recomendamos que visitem.
- Boracay: uma das ilhas mais famosas das Filipinas e um cenário de tirar o fôlego. Mesmo sendo extremamente turística cheia de resorts e muitos chineses e coreanos nós amamos as praias mais afastadas do centro mas, a White beach, é absurdamente linda e ganhou com muito mérito diversos prêmios de praia mais linda do mundo.
Os hotéis recomendados nas ilhas mais famosas e visitadas das Filipinas:
- Hotel em Manila: Discovery Primea, The Peninsula Manila e The Mini Suites – Eton Tower Makati
- Acomodação em El Nido: El Nido Resorts Miniloc Island, El Nido Garden Resort, Coral Cliff Hotel e Spin Designer Hostel.
- Onde dormir em Coron: The Funny Lion, Acacia Garden Inn e Hop Hostel.
- Onde se hospedar em Moalboal: Quo Vadis Dive Resort, Tongo Hill Cottages e Hangover Hostel.
- Hotéis em Boracay: Villa Caemilla Beach Boutique Hotel, Boracay Beach Club e Frendz Hostel Boracay.
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil.
Confira o melhor pacote para você.
Esse chip de internet nos salvou em nossa viagem pelas Filipinas já que não existe Wi-fi
na maioria dos hotéis e restaurantes! Não deixe de ficar conectado!
Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.
Transporte nas Filipinas
Esse é um dos itens mais complicados e que mais dificultam o seu planejamento de viagem nas Filipinas. Os transportes nas Filipinas são lentos, não muito organizados e, alguns, muito caros para um país sub desenvolvido. Estude bem a sua rota e, como disse antes, compre seus vôos e deslocamentos longos com muita antecedência se não quiser pagar um absurdo ou até ter que mudar o seu roteiro por terem vagas esgotadas. O país está virando MUITO TURÍSTICO mas a infra-estrutura infelizmente não está acompanhando o seu crescimento. Aeroportos minúsculos, ferrys lotadas e vans dirigindo enlouquecidamente são alguns casos extremos de transporte no país que enfrentamos.
Para chegar nas Filipinas do Brasil é uma longa viagem. Não existem voos diretos e os voos podem ter duração de até 10 horas. As principais companhias aéreas que realizam este trecho são: Turkish Airlines (com conexão em Istambul) e Emirates (com escala em Dubai). Os vôos de São Paulo a Manila (nas Filipinas) custam cerca de R$ 4.500 ida e volta para uma viagem de 15 dias comprada com antecedência. Se planeja economizar pode pesquisar vôos do Brasil para Kuala Lumpur na Malásia, Singapura ou até mesmo Bangkok, na Tailândia e, depois, comprar um voo direto para Manila ou até Coron ou Cebu.
Os principais meios de transporte para viajar de uma ilha a outra no país são avião e ferry (que geralmente é uma balsa imensa com carros, ônibus e quartos dentro). O principal meio de transporte para realizar passeio entre as ilhas são os bangkas, barquinhos de madeira super estilosos com “asas” de bambu para sustentar a estrutura.
As companhias aéreas para voos internos nas Filipinas são: Cebu Pacific, AirSWIFT Airlines, Phillipine Airlines, AirAsia Phillipines, Cebg, royal Air Charter e Skyjet Airlines. Nós usamos as duas primeiras em nossa viagem pelas Filipinas mas também já usamos MUITO a AirAsia em todo Sudeste Asiático. A principal recomendação é VIAJAR COM POUCA BAGAGEM já que o valor de adicionar bagagem despachada é o dobro do valor da passagem. Nós deixamos nossas malas maiores em Manila e viajamos os dois com uma mala de mão de 10 kg cada um que não precisava ser despachada. Usamos uma mala de 10kg para as nossas roupas e outra com os nossos computadores e equipamentos. Se você não tem drone, dois notebooks e câmera profissional, pode levar BEM MENOS para não se estressar.
Transporte dentro das ilhas são usados principalmente os jeepneys (para as cidades grandes), táxi, triciclo, habal habal e aluguel de moto. Segue resumo do que é cada um dos meios de transportes nas Filipinas:
- Jeepney são Jeeps incrivelmente coloridos e longos que foram usados na Segunda Guerra mundial e agora servem como transporte público das cidades grandes como Manila e Cebu. As corridas são master baratas mas você vai mais apertado do que sardinha em lata. É uma experiência que tem que ter ao menos uma vez em sua viagem pelas Filipinas, nós adoramos o ambiente, os olhos interessados a nossa volta, o motorista dirigindo e cobrando as tarifas, jogando moedas e notas para as pessoas enquanto faz uma curva e as músicas sempre muito estilo karaokê.
- Tricíclo ou tricicle (em inglês) são motos com um compartimento do lado ou atrás que levam cerca de 4 pessoas. Os filipinos são BEM mirradinhos então, se for usar um jeepney compartilhado, prepare-se para ficar bem apertadinho e, as vezes, ter que ajudar a segurar as compras das senhorinhas que não conseguem carregar tudo. Se não está acostumado com toda essa bagunça, pode também pagar um pouco mais e fretar o seu próprio tricículo pagando menos de US$ 4 por isso.
- Habal habal é a versão hard core do tricíclo. Se você achou que o tricíclo era perigoso, imagine pegar carona em uma moto com um desconhecido e, geralmente, ir na garupa com até duas pessoas além do motorista. Sim, isso acontece MUITO nas Filipinas mas só usamos esse transporte quando era o único disponível.
- Aluguel de moto é uma prática muito comum para os principais destinos do Sudeste Asiático e vamos escrever mais sobre isso em breve. Super recomendamos que faça isso em El Nido, Siargao, Port Barton e PRINCIPALMENTE em Bohol que foram os dias mais libertadores da viagem.
Um segundo resumo resumido (haha) dos deslocamentos entre as ilhas das Filipinas com o roteiro recomendado que dei anteriormente:
- 1 dia para chegar em Coron: você muito provavelmente chegará nas Filipinas no aeroporto de Manila. Se puder, não perca seu tempo na cidade nem um pouco interessante e já pegue um voo para Coron.
- 3 dias inteiros em Coron
- 1 dia de transporte de Coron para El Nido: ferry ou passeio Sleep Aboard (veja nosso post sobre)
- 3 dias inteiros em El Nido
- 1 dia de transporte de El Nido para Port Barton (se tiver tempo) ou Cebu: de El Nido para Port Barton é uma corrida de 2 horas de van e de El Nido para Cebu você deve pegar um voo saindo de El Nido ou de Puerto Princesa (um pouco longe mas as vezes vale a economia).
- 3 dias inteiros em Port Barton ou Cebu
- 1 dia de transporte de Port Barton ou Cebu para Boracay: novamente voo para ambos os destinos. Existe ferry mas demora uma eternidade.
- 3 dias em Boracay
- 1 dia de transporte de Boracay para Manila: ferry para o pier de Batangas e ônibus até Manila ou voo de Kalibo ou Caticlan (mais longe mas mais barato geralmente).
Reserve seus transportes pelo 12goAsia!
Além de ter transfes de aeroportos e piers para seu hotel eles
também tem disponível ferry, ônibus e até vôos.
Se algum site de companhia aérea das Filipinas estiver com erro o 12goAsia
é a melhor opção e os valores são bastante parecidos.
Última dica super importante sobre transportes e viagem nas Filipinas:
Não é necessário comprar TODOS os transportes internos com antecedência. Pense principalmente em reservar os deslocamentos mais longos para economizar seu tempo e dinheiro e, as ferrys ou ônibus de curta duração, você pode deixar para comprar assim que chegar no destino. Tome muito cuidado porque existem ferrys que saem em dias e horários específicos da semana então verifique em sites oficiais (se existir). Uma exceção a essa regra é a ferry de Coron para El Nido que é super lotada e deve sim ser comprada com antecedência. Nós quase ficamos de fora mesmo na baixa temporada.
Saiba como alugar um Wifi portátil com dados ilimitados ou
reservar um transfer do aeroporto para a cidade de Manila ou Cebu.
Quanto custa a viagem pelas Filipinas?
O primeiro post que fizemos questão de escrever foi respondendo a essa pergunta SUPER difícil. Sabemos que tudo depende do seu estilo de viagem, onde come, onde se hospeda e quantos dias vai ficar e, por isso, escrevemos valores médios para te dar mais noção. Veja vários detalhes e explicações no post mas, segue um pequeno resumo:
- Hospedagem: de PHP 1.500 a 3.000 (US$ 30 a 60) por um quarto confortável para as suas férias. Nós chegamos a pagar PHP 500 (US$ 10 mas o padrão é bem diferente).
- Alimentação: de PHP 60 a 800 (de US$ 1,16 a 15,50) por um prato de comida.
- Deslocamentos internos: de PHP 200 a 4.000 (de US$ 4 a 80 incluindo ferry, ônibus e avião).
- Turismo: os passeios de barco custam em média PHP 1.400 (US$ 27) e mergulho de cilindro nas Filipinas custa em média PHP 1.300 (US$ 25).
Para ler mais sobre custo de viagem para as Filipinas clica no pin ou salve para ler depois 🙂
E aí, gostou das dicas? E como foi a sua vagem pelas Filipinas? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o país e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
meudeusdoceu simplesmente fantástica! q absurdo de bonito essas fotos das filipinas, sinceramente é o destino pra curtir muito na ásia! adorei o roteiro e q destacou para ficar 3 dias e deiar um para o transporte. muita gente esquece dessa parte
Que delícia esse roteiro pelas Filipinas! E quantas informações valiosas! Em dois meses imagino o quanto de coisas incríveis que vocês puderam ver de pertinho! Que sonho!
Com certeza essa viagem de dois meses nas Filipinas foi incrível, Maria e ficamos felizes de poder compartilhar com vocês nossas experiências e relatos de viagem 🙂
Que legal esse seu post sobre viagem pelas Filipinas. Achei interessante saber que é predominantemente católico e até festa junina você viu por lá.Bom saber também que é melhor evitar os meses de junho a outubro. As fotos estão maravilhosas! Que saudade de uma praia…
É muito importante saber a época para viajar para as Filipinas, Mariana por causa dos tufões e mau tempo! Feliz de saber que adorou o post sobre a nossa viagem pelas Filipinas 🙂
Ah, que sonhoooo conhecer as Filipinas. Achei curiosíssimo esse detalhe do karaokê. E que viagem vocês fizeram, hein? 52 dias é mto tempo. Realmente devem ter aproveitado tudinho com a maior tranquilidade. Muito legal!
Amamos demais a nossa viagem pelas Filipinas, Anna! Realmente é um sonho de viagem que conseguimos concretizar e esperamos que você também 🙂
Adorei o post! Completinho para ajudar a planejar uma viagem para as Filipinas. Para quem mora no RJ, vocês indicam alguma rota área que saia mais barata pra chegar nas Filipinas? Tudo tão caro =(
A passagem aérea do Brasil para as Filipinas é cara mesmo, Dherora, infelizmente. E, por isso, recomendamos que vá com um tempo um pouco maior para aproveitar outros países da Ásia. Uma rota boa é chegar pela Tailândia ou Malásia que tem promoções de passagens incríveis saindo do Brasil.
Uau! Confesso que não sabia muito sobre uma viagem nas Filipinas, é um destino que conheço pouco… Mas estou embasbacada com as fotos, que mar é esse? Adorei o post completinho, com certeza as Filipinas entraram para a minha lista de desejos. Quero alugar uma motinho e sair explorando!
Nossa, que saudades de alugar uma moto e seguir todas essas dicas de viagem pelas Filipinas 🙂 Você vai amar visitar as ilhas das Filipinas, Gabi, pode ter certeza!
Que lindas fotos tiraram nas Filipinas. As suas dicas são ótimas, vão ajudar imenso quem planeia uma visita por lá. 52 dias é um sonho, quantas ilhas conseguiram explorar? Vou ter que transformar esses valores em euros, para ter noção se é um destino caro.
Olha Ruthia, as Filipinas foi um dos países mais caros que visitamos no Sudeste Asiático mas, mesmo assim, se comparado com destinos europeus, vale a pena pela beleza! Com certeza dá para viajar barato nas Filipinas, como nós fizemos mas é mais difícil do que viajar barato na Tailândia, por exemplo. As Filipinas tem mais de 300 ilhas então é difícil contar quantas visitamos já que em cada passeio visitávamos mais de 5 ahaha
Ótimo post! Muito útil pra quem quer fazer uma viagem para as Filipinas. Parece ser um lugar fantástico!
Abraço!
Nós com certeza amamos demais viajar pelas Filipinas, Luciana e temos certeza que também vai amar 🙂
Como sempre o post foi extremamente útil e lotado de informações super importantes para uma viagem para Filipinas… Lindo e espetacular cada cantinho citado. . amei
As Filipinas com certeza é um dos países mais bonitos do mundo que visitamos e estamos felizes de contar da nossa aventura para vocês.