Em continuação ao nosso décimo mês de viagem pela Ásia, nós voltamos para a Indonésia depois de dez dias muito bons na Malásia, conhecendo Cameron Highlands e a pequena cidade de Ipoh. Dessa vez era hora de explorar as ilhas de Java, Bali, Lombok e as vizinhas, que proporcionaram alguns dos melhores momentos e visuais da nossa viagem até agora.
Imagens do nosso mês onze de viagem pela Ásia
Ipoh, Malásia
Fizemos um visa run na Malásia e conhecemos um lugar que estava na lista há algum tempo. Ouvimos pela primeira vez sobre Ipoh quando estávamos em Borneo e ficamos com muita vontade de conhecer. Algumas pessoas dizem que não vale a pena, mas nós curtimos muito a cidade e adoramos brincar com as artes de rua que existem em toda a cidade. A comida de Ipoh também é muito boa, pois como Penang, possui as variedades chinesas, malaias e indianas (nossa preferida).
Leia também:
- Kuala Lumpur: Roteiro de dois dias com as principais atrações e dicas
- Onde ficar em Kuala Lumpur: hospedagem na capital da Malásia
- Batu Caves: o templo hindu em Kuala Lumpur, Malásia
Viagem no Sudeste Asiático: A ilha de Java
Bandung
Assim que chegamos de volta em Jakarta, tratamos de pegar o primeiro ônibus rumo a outra cidade, pois havíamos ficado muito tempo em na capital na passagem anterior. Bandung foi o nosso primeiro destino e nós começamos a notar uma diferença enorme entre os indonésios. O pessoal de Java é bem mais calmo, mais sorridente e um pouco mais receptivo que o de Sumatra. Nós tivemos um mês sensacional em Sumatra, com pessoas incríveis, mas em Java era diferente. O que mais nos marcou foi o dia dessa foto. Era semana da Independência da Indonésia e nós estávamos perdidos em um bairro local, quando ouvimos uma gritaria e pessoas com microfones. Resolvemos ver o que era, e acabamos entrando na brincadeira. Os Indonésios comemoram a sua independência com muitas brincadeiras e competições, e uma delas é parecida com o pau-de-sebo no Brasil, onde eles tem que, em grupos, limpar toda a graxa e subir para pegar os prêmios que estão lá em cima. Na Indonésia, isso se chama Panjat Pinang e nós registramos esse momento incrível onde crianças e adultos competem de igual para igual. Escrevei sobre isso, em breve.
- Fotos sobre a independência aqui. Planejando uma viagem a Bandung? Aqui estão algumas opções de hotéis.
Leia mais: Dicas úteis para viajar em Sumatra, na Indonésia
Kawah Putih, Bandung
Conhecemos um lago lindo formado na cratera de um vulcão em Java. O Kawah Putih é um lago formado numa das duas crateras do Vulcão Patuha. O lago está a mais de 2,000 metros de altura em relação ao nível do mar e tem sempre essa cor meio verde, ás vezes branco ou até azul, por conta da concentração de enxofre ali. A chegada até lá partindo de Bandung não é das mais fáceis, e da entrada até o topo, ainda são mais ou menos uns 7km. Nós topamos de subir caminhando, pois no entrada eles queriam nos vender transporte, e quando estávamos no quilometro 2, um casal de Singapura parou e nos deu carona. Na volta, íamos descer andando, e uma família chinesa também nos deu carona e nos levou de volta. Conhecemos pessoas novas e legais naquele dia e a experiência foi sensacional, além de economizar em transporte.
Prambanan, Yogyakarta
O maior templo Hindu da Indonésia está localizado na ilha de Java e nós tivemos a oportunidade de conhecê-lo em dois períodos diferentes. 😛 Durante o dia o templo é lindo e cheio de turistas que chegam, ficam no máximo duas horas, tiram fotos e partem para outros pontos da cidade. Nós ficamos uma tarde toda e queríamos ver o pôr do sol do Sewu, um dos templos próximo ao principal, e foi isso o que fizemos. O que não imaginávamos e esquecemos de olhar, era o horário de fechamento do templo. Nós ficamos no Sewu até o anoitecer e quando percebemos, não havia mais ninguém no templo além de nós. Voltamos para o a saída principal, mas o portão que dividia o caminho entre os templos estava fechado. Rodamos por alguns minutos para achar uma saída e caímos bem em frente ao Prambanan, daquele jeito, lindo e iluminado e o melhor SÓ NOSSO!!! 😛 Paramos por ali e apreciamos por uns bons minutos. As fotos desse dia estão entre as mais lindas da nossa viagem pela Ásia. Para sair, tivemos que gritar para umas senhoras que estavam do outro lado do portão. Elas vieram e nos ajudaram a abrir um portão alternativo e nós conseguimos sair do Prambanan. Foi uma aventura legal, que contaremos em breve no nosso canal do YouTube.
Borobudur, Yogyakarta
O maior templo budista do mundo também está na ilha de Java, sim, eles tem os maiores e mais bonitos templos lá, e nós também fomos conhecer essa beleza. O Templo Borobudur é simplesmente incrível e os detalhes que envolvem o templo são assustadores, e nos fez pensar tanto em quanto eles eram evoluídos e sabiam trabalhar com os recursos que tinham na época. A construção é simplesmente magnifica e seria impossível contar tudo aqui. Estamos preparando um post especial para estes dois templos. Nós levantamos bem cedo, pegamos a moto e fomos rumo ao Borobudur para chegar a tempo de ver nascer do sol lá de cima. Era um dia nublado, mas após às 7h, o sol apareceu e nos deixou boquiabertos com a beleza do lugar. Definitivamente o nosso lugar preferido em Java e um dos mais lindos dessa viagem pela Ásia. No nosso Instagram você encontra fotos do Borobudur, e aqui também. Yogyakarta é um lugar com muitas opções boas de hospedagem, confira aqui.
Lombok
Saindo de Java, o nosso destino seria a ilha de Bali, mas como o nosso voo para a Tailândia sairia de lá, resolvemos simplesmente ir direto para Lombok, a ilha após Bali, para quem vem descendo de Java ou Sumatra. Tivemos dias incríveis por lá, visitando de norte a sul da ilha e ficamos MUITO surpresos e felizes de termos ido para lá. É um lugar que é turístico em algumas partes, mas ainda pouquíssimo explorado em outras. As pessoas foram muito boas conosco e paisagem sempre incrível. Essa foto é do pôr do sol visto da Malimbo beach, com o vulcão Agung ao fundo (sim, aquele que está prestes a entrar em erupção). Em breve traremos mais fotos e dicas de Lombok.
- Aqui você assiste a timelapse que fizemos desse pôr do sol
- Quer mais fotos? Então clique aqui, aqui e aqui
Viagem pela Ásia: Ilhas Gili
São três ilhas lindas e bem pequenas que ficam a noroeste de Lombok, são conhecidas como Ilhas Gili. “Gili” significa “ilha” na ilha na língua e se formos traduzir ao pé da letra, estaríamos dizendo “ilhas ilha”. 😛 Elas são Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air, nós visitamos as três ilhas e adoramos essa parte do mundo também. Snorkeling e mergulho de cilindro por lá são extremamente recomendados. 🙂
Gili Trawangan
Também conhecida como Gili T, é a maior das ilhas e a mais badalada também, é conhecida como a ilha da festa, mas quando estávamos lá vimos uns bares animados com muita música e drogas e onde os adolescentes se divertem fora de seu país. Um dos lugares famosos em Gili T é a Sunset beach, onde estão os “portões” que as pessoas usam para tirar fotos legais. O snorkel por lá é sensacional e nós vimos uma tartaruga nos primeiros minutos em que estávamos na água. Foi demais!
Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉
Viagem pela Ásia:
Gili Meno
A nossa ilha preferida foi Gili Meno. Pequena, menos turística, um pouco mais barata, mais limpa e mais bonita. Nós rodamos toda a ilha em um dia e fizemos snorkeling em vários lugares, inclusive no BASK, onde estão as estátuas dessa foto. Existe também um lago dentro dessa ilha, que não é possível nadar, mas é legal de ver.
Viagem pela Ásia: a ilha de Bali
Tegallalang Rice Terrace, Ubud
Desde que pensamos na Indonésia, essa cena nos vinha à mente. Um lugar muito ver e lindo com várias “camadas” de arroz plantado formando os terraços que atraem gente do mundo todo. Visitar as plantações de arroz em Ubud foi realizar um sonho nosso nessa viagem pela Ásia. Em breve teremos um post para esse lugar maravilhoso também. Aqui, nós levantamos cedinho, saímos de moto do nosso hotel em Ubud e fomos direto para Tegallalang, para chegar lá o mais cedo possível e evitar a multidão que chega após as 10h da manhã.
- Veja mais fotos aqui e aqui. Se procura hospedagem em Ubud, aqui está uma seleção de hotéis.
Viagem pela Ásia:
Kelingking Beach, Nusa Penida
Esse lugar está no top três das melhores paisagens da nossa viagem pela Ásia. A Kelingking Beach é simplesmente o paraíso na Indonésia. A praia fica em Nusa Penida, uma ilha há cerca de 4o minutos de distância de Bali. A praia é linda e o grau de dificuldade para chegar lá é simplesmente insano. A descida é feita por um caminho que criaram na montanha e a proteção são estacas fincadas nas rochas e amarradas com cordas, arames a varais. Sim, é sinistro! Mas quando você chega lá em baixo meu amigo!!! ? O lugar parece que foi pintado a cada detalhe e por ser de difícil acesso, poucas pessoas se arriscam a descer até lá. Nós descemos e aqui você confere algumas fotos. Para se hospedar por lá, veja aqui. Importante: quando estávamos lá, as ondas eram MUITO forte, e um cara italiano quebrou a perna enquanto tentava nadar. Nós ficamos por mais de duas horas tentando descobrir como tirá-lo de lá, pois o barco não conseguia chegar lá e subir com ele estava fora de questão. Ele sentia dores absurdas. Tentamos ligar para chamar um helicóptero de Bali, mas sem sucesso. No fim, a namorada dele me disse por mensagens que ele quebrou o femur, e que o tiraram de lá com uma canoa, até um barco da polícia, ele gritava e chorava de dor, mas era a única solução. Outra coisa que me deixou preocupado por eles, é que não tinha Seguro Viagem, e ela estava desesperada pois não sabia como seriam os procedimentos de remoção, tratamento e volta á Itália. Por isso galera, NUNCA viagem sem sem seguro, por mais que encareça a viagem, um acidente ou imprevisto pode acabar com ela e com o dinheiro que você acabou guardando. Nós usamos a World Nomads em nossas viagens e contamos com o parceiro a Seguros Promo.
Veja outras fotos do nosso mês onze de viagem pela Ásia
Próximos passos da nossa viagem pela Ásia
Após dois meses viajando pela Indonésia, nós estamos voltando para a Tailândia, onde ficaremos 25 dias em Phuket, organizando as nossas vidas e esperando o clima melhorar no Myanmar, nosso próximo destino. Gostou das fotos? Comenta aqui aí abaixo e se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre os países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Veja também:
0 comentários