Com a idade, o normal é bater um cansaço e a sensação que o mundo já é conhecido, certo? Completamente errado! Se você tem mais de 50 anos não precisa pensar em parar de viajar e muito menos de buscar aventuras. Não dê ouvidos para os estereótipos de que, com a idade, ficamos sem ânimo. Para te ajudar a sentir um pouco mais de segurança em realizar uma viagem, preparamos alguns tipos de roteiros para quem já viveu a juventude. Então prepara o café, o papel e a caneta e vamos conhecer as viagens para fazer depois dos 50 anos:
Você pode se interessar:
Viagens para fazer depois dos 50 anos
Rota das Emoções no Brasil
A Rota das Emoções é fruto da parceria do Ministério do Turismo, do Sebrae, de empresas privadas e moradores locais. Desde 2005, a região litorânea foi interligada em um trajeto de mais de 600 km entre 3 estados e 14 municípios.
Como idade não determina gosto, não fique preso a ideia de buscar passeios mais calmos. Na Rota das Emoções, o que não falta é aventura, indo dos esportes radicais até o famoso forró nordestino. Veja uma lista com diversas atividades para fazer na Rota das Emoções, dá uma olhada!
Leia todos os posts que escrevemos com dicas do Brasil.
Se você for começar a viagem em meados de setembro, é melhor iniciar pelo Maranhão, devido a época de cheia dos Lençóis Maranhenses. Por lá, você pode aproveitar a paisagem com dunas de mais de 30 metros refletidas nas águas dos lençóis que se estendem no chão.
Para saber TUDO sobre os Lençóis Maranhenses entre no blog da Marcelle, o Viciada em Viajar. Ela dá altas dicas de onde ficar, o que fazer e até sobre roteiro nos Lençóis Maranhenses.
A região do Piauí vai se destacar pelo Delta do Parnaíba, que é o único delta no mar das Américas e o terceiro maior do mundo. O estado do Ceará vai proporcionar lindas paisagens e praias de areia branca com águas cristalinas que te chamam para o descanso.
Na Rota das Emoções não importa que você tenha 20, 50, 60 anos ou mais, o que vale é ir pronto para viver o contato intenso com as belezas naturais e aproveitar a boa e barata comida nordestina.
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️?? O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Imersão Cinematográfica
Algumas obras do cinema fazem parte da nossa identidade. Filmes e séries marcam gerações inteiras com as histórias que contam, e quem nunca teve vontade de entrar na tela?
Bem, agora você pode! Vamos te indicar alguns lugares que serviram de palco para grandes filmes que, provavelmente, fazem parte da sua história ou pelo menos você já ouviu falar sobre.
Começando com a Capadócia na Turquia. A região foi inspiração para o cenário dos filmes da adorada Saga de Star Wars. Atualmente, o local é muito conhecido pelos passeios de balão que permitem uma vista linda da paisagem desértica. Mas é no solo que as formações vulcânicas deram origem a cenários lunares subterrâneos onde foram gravados os filmes.
Assista uma Flow Motion incrível em 4K da cidade de Istambul, na Turquia.
O estilo aventura espacial pode não te agradar tanto como a aventura arqueológica, e neste caso, Petra na Jordânia pode ser uma opção mais atrativa. O local é marcado por rochas de tom rosa, as grandes escavações nas rochas da região figuram como cenário do filme de “Indiana Jones e a Última Cruzada”.
Se você for como eu, vai preferir a boa animação. E, não se preocupe, que aqui somos bem ecléticos e não acreditamos que com os anos precisamos deixar as animações só para o público infantil. “UP! – Altas Aventuras” é um filme relativamente recente, mas emocionante.
Nesse caso a dica é ir conhecer Salto Angel, a região do parque nacional fica na Venezuela e conta com uma queda d’água de 800 metros que inspirou as cenas do filme.
Não viaje para a Europa sem seguro! Estamos viajando há mais de 3 anos pelo mundo e já tivemos diversos problemas na viagem que foram cobertos pelo nosso seguro viagem. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Viagens para fazer na melhor fase da vida
Viagem Genealógica
A história familiar entra na categoria de coisas que a idade nos ensina a valorizar e, muitas vezes, no processo de retomar nossas raízes, somos atraídos a lugares que foram pisados por nossos ancestrais.
É nesse sentindo que o turismo genealógico atua, proporcionando roteiros de viagens e reconstruindo a história familiar do viajante. Para te mostrar na prática como fazer uma viagem assim, montamos um trajeto para brasileiros:
Na Europa, em Portugal, cidades como Coimbra podem proporcionam viagens que remontam a história dos colonizadores e junto do povo brasileiro.
Na Itália, a cidade de Matera remete aos mais de 9.000 anos das escavações. Casas inteiras construídas em rocha contam sobre o estilo de vida dos antepassados.
Na Ásia, o Japão traz na cultura a milenar tradição imperial. Através da cidade de Kyoto, os patrimônios do país ainda se mantem preservados nas construções.
Por fim, no continente africano, Angola e Moçambique são países que conseguiram guardar um pouco das tradições das múltiplas etnias que fizeram parte da região. E nessa história contam a origem de práticas que se tornaram típicas do Brasil.
Visitar países de onde saíram a maioria dos migrantes que construíram o povo brasileiro é estar em busca de se reconectar com a história familiar que habita em você. Além de ser uma ótima viagem para fazer depois dos 50 anos.
Viagens Comunicativas
Alguns neurocientistas apontam que a melhor forma de manter a mente ativa e evitar o envelhecimento do cérebro é aprender novas habilidades. E dizem por aí que aprender novos idiomas é um dos melhores exercícios.
Não existe muito acordo sobre quais são os idiomas com o maior número de falantes no mundo, mas com toda certeza o inglês, o espanhol e o mandarim (chinês) estão entre os cinco primeiros e vamos te apresentar alguns destinos para investir nesses idiomas:
Se você não se interessar por esses três idiomas, o alemão, o russo e o árabe são línguas que podem valer a pena o investimento e representar um desafio maior ainda. E, se quer algo mais exótico, quem sabe você não aprende tailandês ou bahasa! Foi o que nós fizemos 🙂
Os EUA costuma ser um destino muito cotado quando a ideia é aprender inglês, a Inglaterra também é muito badalada. Nos dois países, é possível aproveitar o estudo da língua e também a imersão cultural que cidades como São Francisco e Bristol proporcionam.
Destinos como a África do Sul e Filipinas são inovações que preservam a qualidade do idioma. Se o assunto for o espanhol, o berço natal do idioma é o destino mais comum, a Espanha. Mas não fique só na tradição, o Peru e Costa Rica além da imersão do idioma proporcionam lindas viagens, marcadas por história e praia.
O mandarim é uma língua que desafia mas, devido ao sistema de escrita diferenciado, é em Guilin, Xangai e Xi’na que é possível encontrar as escolas com maior prestígio no ensino. E, claro, também conhecer as belezas tradicionais da China com uma cultura de mais de 3.000 anos de história.
- Nossa viagem pelas Filipinas foi incrível. Os filipinos falam MUITO BEM o inglês e, em nossa opinião, não seria nada mau passar uns meses aprendendo o idioma no paraíso.
- Saiba quanto custa viajar para Londres.
Viagens para fazer depois dos 50 anos
Viajando Sobre Trilhos
Nem sempre estamos querendo grandes emoções e aventuras. Em alguns momentos, só precisamos de descanso e de aproveitar a paisagem. Bem, se esse é o seu objetivo, a viagem de trem pode preencher os requisitos de viagem dos sonhos.
No mundo todo existem diferentes tipos, estilos e itinerários de viagens sobre trilhos atendendo dos mais variados públicos, vamos ver se algum das nossas dicas tem a ver com você:
Começando por Interrail, o expresso é conhecido por cruzar o norte europeu. Passando por destinos marcantes como Oslo, Estocolmo, Berlim e Roma. A viagem é do estilo de cada passageiro já que você decide onde e quando parar e continuar a viagem.
O Venice Simplon-Orient-Express, ou o conhecido Expresso do Oriente, também cruza o território europeu passando pelas tradicionalmente românticas Londres, Paris e Verona.
Veja os passeios em Londres para você aproveitar o que essa cidade tem de melhor!
Você pode preferir sair um pouco da cultura ocidental, o Blue Train e Rovos Rail são viagens que cruzam as savanas do continente africano. A primeira é em um expresso que cruza a África do Sul em diagonal, já o Rovos Rail é uma viagem tranquila que irá percorrer o sul e leste do continente.
E não podemos deixar de lado as viagens de trem com um jeitinho tipicamente brasileiro. O Brasil não possuí uma malha ferroviária extensa, mas conserva o maquinário das primeiras locomotivas, oferecendo passeios cheios de história, música e sabores.
As sugestões de passeios de trem no Brasil são:
- Trem das Termas
- Trem da Serra do Mar
- A tradicional Maria Fumaça de São João Del Rey
Não importa a viagem que você escolha, o importante é estar sobre os trilhos aproveitando a tranquilidade do percurso.
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.
Viagens para fazer depois dos 50 anos
Viagem Artesanal
É comum que os anos mudem a nossa visão de sucesso. Depois dos filhos crescidos, da carreira estável, do carro e da casa, o que mais a vida pode nos trazer?
O que uma pessoa de 50 anos pode esperar da vida? Bem, falamos de muitas viagens que podem estar ajudando a responder e alimentar a vida e esse último tipo de viagem será com o foco de conectar o que existe de sensível e sutil em cada um de nós através das artes manuais.
Para te trazer algumas ideias de destinos, separamos locais reconhecidos mundialmente pelo artesanato diferenciado:
As Filipinas é um país conhecido pelo trabalho com diversos tipos de madeira, desde o bambu até o coco, possibilitando o reconhecimento do esforço gradual e detalhista que a madeira exige. Em sequência, você pode pensar em conhecer o Peru. As habilidades com tecidos vem de uma tradição datada de mais de 10.000 anos.
E, por fim, o Rajastão na Índia: a região é polo de artesanato mundial. Tecidos, ornamentos, carpintaria e principalmente a cerâmica azul, por lá você poderá compreender o artesanato minucioso e a precisão de preparo da matéria prima das cerâmicas ornamentadas.
A viagem para desenvolver as habilidades artísticas pode ter qualquer destino e, seja onde você for, vai acabar aprendendo mais sobre si do que espera.
Além dessas viagens incríveis para fazer depois dos 50 anos você também pode se aventurar em uma viagem de navio de cruzeiro ou até fazer uma rota para degustar vinhos. Existem diversos cruzeiros para solteiros acima de 50 anos e também diversas rotas de vinho pelo Chile e Itália, principalmente.
Veja também:
- Worldpackers: Como funciona o site que permite a troca de trabalho por hospedagem
- 15 frases de viagem em casal para você se declarar para o seu amor
- Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem
- Aplicativos indispensáveis para sua viagem
- Vacinas necessárias para viajar pela Ásia
- Vistos para viagem na Ásia: quais países são necessários e valores
- O que levar para uma trilha: dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza
E aí, gostou das dicas de viagens para fazer depois dos 50 anos? E como foi a sua experiência viajando na melhor idade? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia, Europa e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
0 comentários