Cultura do Qatar: conheça um pouco da história e costumes do país mais rico e seguro do mundo

Home » Qatar » Cultura do Qatar: conheça um pouco da história e costumes do país mais rico e seguro do mundo
Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Um país de origem nômade e erguido em região desértica. Você nem imagina quantos costumes locais o Qatar guarda! E, para não deixar só na imaginação, vamos logo te contar algumas informações sobre a cultura do Qatar!

História e cultura do Qatar

Se você realmente quiser entender tudo sobre a história do Qatar, pode se preparar para uma boa leitura, iniciando por algo em torno do 6º milênio A.C. Isso mesmo, esse número está certo, você não entendeu errado. 

Por isso, vamos trazer uma pincelada bem rápida sobre a história contemporânea do país, que pode ser contabilizada a partir de 1968. Neste período Qatar se tornou independente da Inglaterra nas decisões de política internacional. E o que isso realmente significa?

Se trata do marco nacional. Com isso, abrindo a possibilidade de em todos esses anos de história, o Qatar ser reconhecido como um país soberano e independente. Podemos dizer que foi um momento de enaltecimento dos costumes e da cultura do Qatar.

Passeios em Doha
Planejando uma passagem por Doha ou pretende explorar o melhor do Qatar? Reserve os passeios em Doha com uma agência brasileira e aproveite para conhecer o país com alguém que fala o seu idioma.
Msheireb Downtown Doha, Doha, Qatar flag - bandeira

Msheireb Downtown Doha

Ainda na década de 70, o petróleo e o gás natural se tornaram a base da economia, que antes era totalmente voltada para a pesca e produção de pérolas. Esta mudança foi responsável por transformar a qualidade de vida no Qatar. Em cerca de 30 anos o país saiu do mapa da pobreza e se tornou um dos com maior índice per capita do mundo.

Você pode esperar um país diverso com influências culturais milenares e modernas coexistindo, com marcas de alta urbanização e poder econômico. Não é à toa que o Qatar é dito como o oásis do Golfo Árabe. 

Costumes e cultura do Qatar

Nos vários anos de história, o país foi formado por longos processos migratórios, tendo a influência de diversas sociedades na cultura do Qatar.

Com isso, o povo do Qatar se tornou tolerante a algumas comuns gafes dos turistas. Mas, é sempre bom você ter o domínio básico de alguns costumes culturais cataris, além de ser um sinal de respeito e interesse pelo país.

Vamos começar pela parte que sempre desperta curiosidade: vestimentas.

O Qatar faz parte de países com tradições islâmicas e é reconhecido pelo conservadorismo das roupas. 

Os homens se vestem com a kandura e ghutra, longas vestes brancas e um tipo de lenço. Enquanto as mulheres usam a abaya e sheyla, longas vestes pretas e um tipo de lenço que pode ou não tampar o rosto. 

Doha, Qatar - noite

Mas relaxa, você não precisa seguir o dress code local a risca. Em geral, os estrangeiros podem andar com roupas ocidentais, o essencial é que sejam vestimentas sem decotes ou transparências

É de bom tom para os homens utilizar de roupas que tampem os ombros e joelhos. E para as mulheres, o é indicado cobrir também os braços. 

Pequenos rituais culturais do Qatar

Cortesias inicias na cultura do Qatar

Você vai perceber que outro elemento latente da cultura do Qatar é a hospitalidade.

Então, caso você tenha o privilégio de ter o convite formal para realizar uma visita a casa do seu interlocutor, aceite! É considerado descortês a recusa e pode soar rude de sua parte.

Quando você entrar na casa do anfitrião, provavelmente irá para o Majlis, que se trata de um cômodo reservado para encontros sociais.

Nesse momento, é importante retirar os sapatos. Tome cuidado para não mostrar as costas e os pés ao anfitrião, partes do corpo que são consideradas impuras. 

Vestes de homens árabes no Catar

É especialmente gentil você tentar cumprimentar com expressões na língua local. As mais comuns são alam alaykum (“A paz esteja com você”), e seguida da resposta Wa alaykum as-salam (“E a paz esteja com você também”).

É costume perguntar sobre a saúde da família do seu anfitrião. Mas não pergunte diretamente sobre a saúde das mulheres da família e nem da esposa. Esse tipo de postura pode soar desrespeitoso na cultura do Catar.

Ritual cultural do café árabe no Qatar

Seu anfitrião pode oferecer a você o café árabe. Se trata de uma bebida típica no Qatar. Ela é servida em pequenas xícaras sem alças, chamadas finjan. O sabor do café é diferente do ocidental por contar com a presença de especiarias na composição do pó. Por isso, pode ser que seu paladar não aprecie a bebida imediatamente. 

O preparo e consumo do café fazem parte do ritual local e normalmente é acompanhado de tâmaras, usadas para adoçar a bebida.

Souq Waqif - um local com muita cultura do Qatar

Outro hábito alimentar comum no Qatar é o consumo do mel.

Tradicionalmente os moradores do Qatar gostam bastante do mel. Desse modo, ele é consumido todas as manhãs na porção de uma colher. Nada melhor para começar um dia doce, não é mesmo?

Seguro viagem para o Qatar

O seguro viagem para o Qatar se tornou um dos itens exigidos para a entrada no país após a reabertura e melhora em relação ao Covid-19.

Mas antes mesmo de o seguro viagem se tornar obrigatório no Qatar, este é um item que nós sempre fizemos questão de frisar a importância em todas as dicas e relatos de nossas experiências aqui no blog, que foram muitas.

Portanto, é importante selecionar um seguro que conte com uma boa apólice e que tenha cobertura para casos de Covid-19, pois ainda é possível se infectar, né!?

Os seguros mais indicados para viajar ao Qatar são a Seguros Promo, que é uma buscadora que conta com as maiores seguradoras do Brasil e a SafetyWing, que foca nos viajantes nômades e comercializa apólices com ótimas coberturas nos melhores preços hoje.

A Seguros Promo oferece até 15% de desconto em qualquer apólice, usando o cupom NAPROADAVIDA10.

Onde ficar em Doha - hospedagem no Hilton Hotel

Suíte do Hilton Doha. | Foto: divulgação.

Hospedagem no Qatar

O Qatar é um país pequeno e você não terá muitos problemas para decidir onde se hospedar, uma vez que grande parte das principais acomodações estão em Doha, a capital do país.

Se você busca se hospedar próximo das principais atrações e com ótima localização em termos de restaurantes, museus e mercados, suas melhores escolhas de regiões serão Souq Waqif, West Bay, The Pearl e a região do Aeroporto.

As dicas de hotéis nestas regiões são: Dusit Doha Hotel, Souq Waqif Boutique Hotels, Centara West Bay e Premier Inn Doha Airport.

Você encontra mais dicas de hospedagem no nosso guia de onde ficar em Doha.

Passeios em Doha, Qatar

Uma ótima oportunidade para mergulhar no mundo árabe e conhecer mais sobre o golfo pérsico, é fazer um passeio pelas diversas atrações e deserto do Qatar.

Para isto, você pode contar com o apoio e serviço de brasileiros que vivem no Qatar, oferecendo passeios em português.

Passeio de Safari Deserto no Qatar

Entre os passeios disponíveis estão safari pelo deserto, city tour em Doha, passeio guiado pelo Souq Waqif, sessão fotográfica e várias outras opções. Veja quais passeios em Doha são interessantes para você.

Deixe seu comentário

E aí, gostou de conhecer um pouco da história e cultura do Qatar? Já decidiu qual costume local foi o que mais te surpreendeu? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre os países árabes e outras parte do mundo, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookPinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Qatar
<a href="https://naproadavida.com" target="_blank">Na Proa da Vida</a>
Na Proa da Vida
O Blog Na Proa da Vida surgiu com a ideia de contar as aventuras de um viajante a bordo de navios pelo mundo e hoje, conta a história e traz dicas de um casal que explora o mundo há mais de 6 anos, trabalhando on-line e explorando os mais inusitados locais no Sudeste Asiático, Europa e América do Norte.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.