Fatos interessantes sobre o Qatar: coisas legais de saber antes de viajar ao país

Home » Qatar » Fatos interessantes sobre o Qatar: coisas legais de saber antes de viajar ao país
Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Se você está indo viajar para o Qatar e quer saber um pouco mais sobre esse país, vamos te contar curiosidades e informações que vão te deixar de boca aberta! Vem com a gente descobrir alguns fatos interessantes do Qatar.

Fatos interessante sobre o Qatar

1. Bandeira e significados

Iniciando com a bandeira. Ela envolve três simbolismos grandes:

  • a cor branca, representando a paz.
  • em sequência a cor marrom-vermelho/bordô, representante do derramamento de sangue muçulmano, principalmente durante as guerras do século XIX.
  • e, por fim, a linha serrilhada com nove pontas que divide as duas cores, indicando que o Qatar é o nono país dos Emirados reconciliados.

Bandeira do Qatar - National Museum of Qatar, Museum Park Street - fatos interessantes do Qatar

2. O Oryx é um símbolo catari

Um fato curioso se deve ao Órix Árabe. Se trata de uma espécie de antílope, é o animal nacional, se destacando pela beleza e o risco constante de extinção desde 1980.

3. Domingo é segunda. Domingo é dia de trabalho

Também se diferencia o final de semana do Qatar. Ele se inicia na sexta e termina no sábado, sendo que todo o comércio funciona no domingo.

4. Futebol não é o esporte mais popular

Apesar do Qatar ser a sede da Copa do Mundo 2022, o esporte local mais apreciados é a corrida de camelos!  Recentemente ele foi atualizado, agora com robôs que fazem o papel de jóqueis. Até 2009, crianças eram usadas nessa posição.

5. Falcoaria é algo importante para o povo catari

Além disso, a falcoaria também é um esporte nacional apreciado. Não sei você, mas por aqui eu nem sabia que existia corrida de camelo! Sinceramente, sobram fatos interessantes do Qatar, um lugar muito inusitado em cultura.

Passeios em Doha
Planejando uma passagem por Doha ou pretende explorar o melhor do Qatar? Reserve os passeios em Doha com uma agência brasileira e aproveite para conhecer o país com alguém que fala o seu idioma.

Fatos interessantes do Qatar sobre a Geografia

6. O país também cresce geograficamente

Nos últimos 100 anos, o Qatar sofreu uma elevação do nível terrestre de aproximadamente 4 metros.

A princípio, pode parecer insignificante, mas para o Qatar isso faz bastante diferença, já que o topo natural mais alto do país possui 28 metros.

7. Alturas para diferentes gostos

Mas, como você já deve imaginar, se o Qatar não possui elevações naturais, elas são construídas artificialmente. A Aspire Tower possui um mirante no 62º andar, você consegue imaginar o quanto isso é absurdamente alto?!

The Torch Doha, Al Waab St, Doha, Qatar - fatos interessantes do qatar

The Torch Doha (Aspire Tower), na região de Aspire Zone Complex.

8. Tempestades acontecem, mas aqui elas são de areia

Apesar de termos dito que o Qatar é um dos países mais seguros do mundo, um dos grandes riscos são as tempestades de areia, névoa e poeira intensa, devido a proximidade com o deserto.

Um fato que além de interessante é útil, não esqueça o protetor solar ao viajar para o Qatar!

Fatos interessantes sobre o Governo do Qatar

9. Um governo quase bicentenário

A família Al-Thani governa o país desde 1825, ou seja, há quase 200 anos! Porém, desde 2017 a família Al-Thani vem enfrentando dificuldades internacionais.

10. Crise com os vizinhos

Por causa da crise do Golfo, muitos países da região cortaram laços com o Qatar, acusado de financiar o terrorismo internacional. Para a economia do país, essa situação é perturbadora, afinal de contas, praticamente todos os alimentos consumidos são importados.

É curioso pensar que um dos países mais ricos do mundo é também um dos mais dependentes das relações internacionais. Realmente, o Qatar é repleto de interessantes surpresas.

11. A educação é gratuita e o nível altíssimo

Em termos de educação, o governo oferece programas de educação gratuita dos 6 aos 16 anos, e toda a população pode ter acesso. Entretanto, não é obrigatório como no Brasil. Mas, mesmo sendo opcional, o nível de alfabetização é de 97% da população.

Fatos curiosos sobre a população

12. O povo catari compra terras em outros países

Mais um fato interessante sobre o Qatar é que como os moradores fazem parte do grupo seleto dos mais ricos do mundo. E como o país não é grande em extensão territorial, é comum eles comprarem terras no exterior.

Sendo que, a Inglaterra é o país escolhido com maior frequência. Dizem que a própria Rainha possui menor número de propriedades do que aquelas pertencentes aos cataris ricos.

13. 14% da população é milionária

E, por falar em riqueza, só para você ter uma ideia, algo em torno de 14% da população do Qatar é milionária, isso em dólares! Realmente, um fato muito inusitado para absorver.

aerial photo The Pearl-Qatar, Doha - fatos interessantes do Qatar

The Pearl – ilha artificial do Qatar e um dos locais mais exclusivos do mundo

14. A desigualdade social é bem baixa, mas existente

Doha é a capital do Qatar, cerca de 85% dos residentes do Qatar vivem na cidade ou nas proximidades. 

Os 1% a 2% dos moradores rurais do Qatar são as populações de maior carência social e em grande parte dependentes da agricultura das tâmaras. A diferença econômica entre moradores rurais e urbanos se configura como a maior desigualdade social do país.

15. Grande concentração de população obesa

Outro fato interessante do Qatar: é o país com maior percentual de população obesa, ultrapassando até mesmo os EUA.

16. Ótimo país para famílias com crianças

E um fato  que vai agradar bastante os papais de plantão. O Qatar é um país que na formação cultural foi abrindo espaço cada vez maior para famílias, então é um dos melhores lugares para se estar com crianças. Tendo a disposição grande quantidade de opções de entretenimento e acolhimento.

Gostou de descobrir esses fatos interessantes sobre o Qatar? Que tal dar uma espiadinha em algumas outras Curiosidades do Qatar e não deixe de conferir um pouco sobre a Cultura do Qatar.

Seguro viagem para o Qatar

O seguro viagem para o Qatar se tornou um dos itens exigidos para a entrada no país após a reabertura e melhora em relação ao Covid-19.

Mas antes mesmo de o seguro viagem se tornar obrigatório no Qatar, este é um item que nós sempre fizemos questão de frisar a importância em todas as dicas e relatos de nossas experiências aqui no blog, que foram muitas.

Portanto, é importante selecionar um seguro que conte com uma boa apólice e que tenha cobertura para casos de Covid-19, pois ainda é possível se infectar, né!?

Os seguros mais indicados para viajar ao Qatar são a Seguros Promo, que é uma buscadora que conta com as maiores seguradoras do Brasil e a SafetyWing, que foca nos viajantes nômades e comercializa apólices com ótimas coberturas nos melhores preços hoje.

A Seguros Promo oferece até 15% de desconto em qualquer apólice, usando o cupom NAPROADAVIDA10.

onde ficar em doha - crowne plaza doha

Crowne Plaza Doha | Foto: divulgação

Hospedagem no Qatar

O Qatar é um país pequeno e você não terá muitos problemas para decidir onde se hospedar, uma vez que grande parte das principais acomodações estão em Doha, a capital do país.

Se você busca se hospedar próximo das principais atrações e com ótima localização em termos de restaurantes, museus e mercados, suas melhores escolhas de regiões serão Souq Waqif, West Bay, The Pearl e a região do Aeroporto.

As dicas de hotéis nestas regiões são: Dusit Doha Hotel, Souq Waqif Boutique Hotels, Centara West Bay e Premier Inn Doha Airport.

Você encontra mais dicas de hospedagem no nosso guia de onde ficar em Doha.

Passeios em Doha, Qatar

Uma ótima oportunidade para mergulhar no mundo árabe e conhecer mais sobre o golfo pérsico, é fazer um passeio pelas diversas atrações e deserto do Qatar.

Para isto, você pode contar com o apoio e serviço de brasileiros que vivem no Qatar, oferecendo passeios em português.

The bazaar in Doha, Qatar - cultura do Qatar

Entre os passeios disponíveis estão safari pelo deserto, city tour em Doha, passeio guiado pelo Souq Waqif, sessão fotográfica profissional e várias outras opções. Veja quais passeios em Doha são interessantes para você.

Deixe seu comentário

Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou! Se quiser ver mais fotos ou vídeos, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookPinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Qatar
<a href="https://naproadavida.com" target="_blank">Na Proa da Vida</a>
Na Proa da Vida
O Blog Na Proa da Vida surgiu com a ideia de contar as aventuras de um viajante a bordo de navios pelo mundo e hoje, conta a história e traz dicas de um casal que explora o mundo há mais de 6 anos, trabalhando on-line e explorando os mais inusitados locais no Sudeste Asiático, Europa e América do Norte.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.