Estádios do Qatar: conheça a história e curiosidades dos estádios da Copa do Mundo de 2022, no Qatar

Home » Qatar » Estádios do Qatar: conheça a história e curiosidades dos estádios da Copa do Mundo de 2022, no Qatar
Atualizado em 30/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Atualizado em 30/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Para os amantes de futebol, 2022 é um ano especial, afinal a Copa do Mundo está chegando e traz de volta toda a euforia e emoção desta época. E é claro que não deixaremos você viajar sem saber as características e curiosidades dos estádios do Qatar 2022.

Mapa dos estádios do Qatar na Copa do Mundo

Antes de começarmos a falar sobre os estádios do Qatar separamos para você um mapa com todos os estádios. Não queremos que você se perca, então já salva aí no seu Google Maps.

Estádios do Qatar

Khalifa International Stadium

Localizado a 10 km do centro de Doha, a história do Khalifa iniciou-se em 1976, quando tinha capacidade para 20 mil pessoas. Com isso, ele é um dos mais tradicionais estádios do Qatar.

O estádio entrou para história sendo o primeiro a ficar pronto cinco anos antes da Copa do Mundo. A estrutura foi toda modernizada, o teto foi elevado e dois arcos foram instalados.

Além disso, você vai perceber que o local assusta em tamanho: são 50 mil lugares disponíveis

Internacional Khalifa - estádios do qatar

Khalifa International Stadium, no Qatar.

Mas não se preocupe, apesar do calor desértico do Qatar e da quantidade de pessoas no local, a temperatura estará agradável. Podemos garantir pois o Khalifa é também a primeira arena aberta com refrigeração

A estimativa é de que nas arquibancadas a sensação fique em torno de 28 ºC. E, ao contrário de boa parte dos estádios do Qatar, este permanecerá intacto, sem ser desmontado após a Copa do Mundo.

Confira o vídeo oficial do Khalifa Stadium:

O estádio Khalifa vai sediar:

  • Seis jogos da fase de grupos da Copa do Mundo
  • Um jogo das oitava de final
  • O jogo que decidirá o terceiro lugar 

Lusail Iconic Stadium

Talvez este seja o mais polêmico dos estádios do Qatar. Isso se deve ao fato de o estádio de Lusail ter sido construído somente para sediar a Copa do Mundo.

Na verdade, uma cidade inteira de 38 km² foi construída no em torno desse estádio. A previsão é de que 250 mil a 400 mil pessoas morem por láSendo que, o estádio de Lusail é o coração da cidade.

A construção da cidade e do estádio teve um custo médio de 200 bilhões de reais. E foram envolvidos mais de 40 mil trabalhadores nas obras. Aliás, as condições de trabalho dessas pessoas causaram controvérsias com denúncias de trabalho escravo.

Apesar disso, o Lusail Stadium, que tem capacidade para até 86 mil pessoas, é a capa da Copa do Mundo do Qatar.

Lusail Stadium - um dos estádios mais importantes e polêmicos da Copa do Mundo do Qatar 2022 - estádio da final

Estádio de Lusail, o estádio da abertura e final da Copa do Mundo. | Foto: divulgação.

Não se preocupe com o calor, as instalações contam com ar-condicionado na parte interna. Já a forma arquitetônica externa é uma homenagem às tigelas e vasos da arte islâmica.

Antes de sair do estádio de Lusail, olhe com bastante carinho e guarde bem na memória os detalhes da construção. Visto que, após a Copa, o espaço será totalmente remodelado internamente. Parte das poltronas serão doadas para construir centros esportivos em países em desenvolvimento.

Confira o vídeo oficial do Lusail Stadium:

O Lusail Stadium vai sediar:

  • Dez jogos distribuídos em toda as fases da competição
  • A final da Copa do Mundo
  • Dois jogos do Brasil na fase de grupo: Brasil x Sérvia dia 24/11 e Camarões x Brasil no dia 02/12, ambos às 22h.
Passeios em Doha
Planejando uma passagem por Doha ou pretende explorar o melhor do Qatar? Reserve os passeios em Doha com uma agência brasileira e aproveite para conhecer o país com alguém que fala o seu idioma.

Estádios do Qatar

Al Bayt Stadium

Fazendo parte dos últimos estádios do Qatar a serem divulgados, o Al Bayt terá capacidade para 60 mil pessoas

A arquitetura do local foi desenhada para homenagear as tribos beduínas nômades que vivem no deserto do Qatar. Como você já sabe, uma parte importante da história cultural do país.

Cultura do Qatar: conheça um pouco da história e costumes do país

Estádio de Al Bayt

Estádio de Al Bayt. | Foto: divulgação.

Você pode estranhar o visual do local já que não parece exatamente um estádio, mas realmente uma tenda gigante. Esse efeito é por causa da parte superior da arquibancada com um design modular portátil. 

Estádio de Al Bayt

Estádio de Al Bayt – vista interna. | Foto: divulgação.

Após a Copa do Mundo, a estrutura será desmontada e doada para países em desenvolvimento com objetivo de investirem no esporte mundial.

Uma pequena desvantagem do estádio Al Bayt é que ele se localiza a 60 km de Doha. Com isso, você já pode se preparar para o deslocamento.

Mas calma, não se trata de um lugar inacessível, o estádio é interligado com o restante do país por linhas de ônibus e o transporte público funciona muito bem em Doha. 

Só para você ter uma ideia, o estacionamento do Al Bayt Stadium tem capacidade para 6000 carros, 350 ônibus, 150 ônibus públicos e 1000 táxis.

Confira o vídeo oficial do Al Bayt Stadium:

O Al Bayt Stadium vai sediar:

  • A cerimônia de abertura da Copa do Mundo
  • O primeiro jogo da Copa do Mundo: Qatar x Equador, no dia 20/12, às 19h.
  • Nove jogos distribuídos ao longo do torneio
  • Um jogo das semifinais

Education City Stadium

O estádio Education City foi construído na região universitária do Qatar. Por lá ficam as principais universidades e centros de pesquisa. Diga-se de passagem, talvez seja o estádio do Qatar com o nome menos criativo, não é mesmo?

A inauguração se deu em 2020, através de uma cerimônia online. Na construção do estádio, 20% dos materiais utilizados foram totalmente sustentáveis.

Desse modo, em 2019 o Global Sustainability Assessment System concedeu cinco estrelas para o local, em reconhecimento pela iniciativa.

Education City Stadium - estádios do qatar

Education City Stadium. | Foto: divulgação.

O design do estádio de Education City é inspirado na arquitetura islâmica e na modernidade do país. Por exemplo, a fachada é toda feita de padrões irregulares, lembrando os arabescos tradicionais do Qatar. 

De acordo com a incidência dos raios solares, o estádio parece mudar de cor. Assim, ele ganhou o apelido de “Diamante do Deserto”.

Após a Copa do Mundo, 20 mil dos 40 mil assentos serão doados para países em desenvolvimento. 

Education-City-Stadium

Education City Stadium – vista interna. | Foto: divulgação.

O deslocamento saindo do centro de Doha é mais fácil: são apenas 7 km que podem ser feitos através da linha verde, uma avenida que liga os dois locais.

Confira o vídeo oficial do Education City Stadium:

O Education City Stadium vai sediar:

  • Seis partidas da fase de grupos
  • Uma partida das oitavas de final
  • Uma partida das quartas de final

Estádios do Catar: Al Janoub

A inspiração para o design arquitetônico do estádio Al Janoub veio dos barcos Dhow tradicionais. Este tipo de embarcação era usada para a pesca e a extração das pérolas.

O estádio foi construído na cidade de Al-Wakrah, região costeira do país e importante centro cultural e urbano do Qatar.

As instalações tem arquitetura curvilínea com materiais em madeira. Já o teto é totalmente removível e com vigas feitas para se entrelaçar como as velas ao vento.

Al Janoub

Al Wakrah-Janoub. | Foto: divulgação.

O Al Janoub Stadium é praticamente todo branco, mas com o reflexo do sol você pode ver tons marrons surgindo na fachada. Com isso, espera-se que você lembre da madeira das embarcações.

Você também perceberá que estar dentro do Al Janoub é uma experiência diferenciada. Pois, o local foi projetado para trazer uma sensação de flutuação, fazendo cada espectador se sentir dentro de um barco nas águas do mar. Um dos mais interessantes estádios do Catar.

Para chegar ao Estádio Al Janoub você terá que percorrer 20 km do centro de Doha. Mas novamente, as linhas de metrô ligam o trajeto. 

O local tem capacidade para até 40 mil pessoas, e após a Copa do Mundo, será reduzido para 20 mil, tornando-se um importante centro esportivo do país. 

Confira o vídeo oficial do Al Janoub Stadium:

O Al Janoub Stadium vai sediar:

  • Seis partidas da fase de grupos
  • Uma partida das oitavas de final

Estádios do Qatar: Al Thumama Stadium

O Gahfiya é um tipo de touca de crochê sendo um dos símbolos nacionais do Qatar. Ele é usado pelos meninos e homens muçulmanos. E o Estádio Al Thumama tem sua arquitetura inspirada neles.

Homens com Gahfiya - estádios do qatar

Homens com Gahfiya. | Foto: divulgação.

Você vai perceber que a construção tem vigas entrelaçadas, como as próprias linhas de crochê que fazem o Gahfiya. Com isso, toda a fachada do estádio é formada por padrões geométricos que reproduzem verdadeiros desenhos feitos a mão.

Mas a inspiração não termina somente nas formas. O nome do estádio também é referência a uma das poucas espécies de árvores locais

Al-Thumama

Al-Thumama Stadium. | Foto: divulgação.

E por falar em árvores, os 50 mil metros quadrados que fazem parte da construção também contam com um espaço arborizado. Algo raro em um dos poucos países sem floresta em todo o mundo.

A irrigação dessa vegetação nativa em meio ao deserto foi planejada para ser feita com água reciclada. Com isso, o Al Thumama consegue reduzir em até 40% o consumo de água em comparação com um estádio comum.

Esse investimento em sustentabilidade também rendeu quatro estrelas no Global Sustainability Assessment System.

O local tem capacidade para 40 mil pessoas e fica na região sul de Doha, a apenas 10 km da região central. O traslado pode ser feito através das linhas de ônibus ou metrô, que cortam a cidade.

Al-Thumama

Al-Thumama – vista interna. | Foto: divulgação.

Com o final do evento, o Al Thumama será parcialmente desmobilizado. Cerca de 20 mil dos assentos serão doados para países em desenvolvimento. Será construído um hotel boutique com um total de 60 quartos no lugar.

Confira o vídeo oficial do Al Thumama Stadium:

O Al Thumama Stadium vai sediar:

  • Seis jogos na fase de grupos
  • Um jogo das oitavas de final
  • Um jogo das quartas de final

Principais estádios do Catar

Stadium 974 (Estádio Ras Abu Aboud)

Cada estádio do Qatar tem como inspiração um aspecto cultural nacional. O estádio 974 é a exceção, já que se trata de um conjunto de ideias que motivaram o projeto. 

O pontapé do estádio foi feito em honra a história marítima do Qatar. Em consequência disso, a construção foi planejada para ser feita ao lado do Golfo, na Baía Oeste de Doha.

974 - estádios do qatar

Localização do Stadium 974. | Foto: divulgação.

Qual será o material que mais representa o comércio marítimo atual? 

Containers! E surge daí a segunda ideia ousada que sustenta a construção: o estádio foi feito utilizando containers como material principal. Com isso, a arquitetura do local assumiu um aspecto modular. 

Praticamente todo o estádio é feito a partir de encaixe, o que permitiu uma redução nos custos dos materiais utilizados na construção. Até mesmo as cadeiras são removíveis.

974 - estádios do qatar

Estádio 974 e seus 974 containers. | Foto: divulgação.

Pois bem, mas de onde veio o tal do 974 no nome?

Sabe aquele código nacional que todo número de telefone tem? No Brasil é o 55, no Qatar o 974 é o código nacional. Além disso, esse foi o número exato de containers utilizados na construção.

Como diferencial, o espaço conta com ventilação natural e será um dos poucos que não precisará de sistema de ar-condicionado. 

Estádios do Qatar: conheça a história e curiosidades dos estádios da Copa do Mundo de 2022, no Qatar

O 974 é o único estádio do mundo que pode ser remontado em qualquer lugar. | Foto: divulgação.

Após a Copa do Mundo, o local será completamente desmontado. O plano é transformar os 974 containers em pequenos centros esportivos pelo país, em regiões com menor acesso.

Chip de internet para o Qatar
Quer chegar no Qatar e já ter internet logo de cara? Contrate o seu chip de internet antes de sair do Brasil e tenha conexão o tempo todo.

Confira o vídeo oficial do 974 Stadium:

O Stadium 974 vai sediar:

  • Seis jogos da fase de grupos
  • Um jogo das oitavas de final
  • Um jogo do Brasil pela fase de grupos: Brasil x Suiça, no dia 28/12 às 19h.

Ahmed bin Ali Stadium (Estádio Al Rayyan)

Um dos poucos estádios do Qatar que não foi construído por causa da Copa do Mundo de 2022, o Estádio Al Rayyan existe desde 2003, porém, conhecido como Estádio Ahmed bin Ali. As obras de renovação começaram 2014 e terminaram em 2020.

A nova arquitetura do local é inspirada em pilares culturais do país, como a família, a beleza do deserto, a flora e fauna nacional, e o comércio local e nacional.

 A fachada foi feita em estrutura ondulada, entrelaçando padrões gravados na estrutura metálica, remetendo aos símbolos nacionais mencionados. 

al-ahmad-bin-ali

Al Ahmad Bin Ali visto de cima. | Foto: divulgação.

O local terá capacidade para 40 mil pessoas durante a Copa do Mundo de 2022, e, assim como outros estádios do Qatar, doará 20 mil assentos para países em desenvolvimento após o evento. 

O acesso ao Estádio Ahmed bin Ali se dará através de uma linha especial de metrô que ligará a capital Doha ao local. 

Além disso, quando você chegar ao Al Rayyan ficará mais claro porque alguns se referem a ele como “portal do deserto”. Os desertos do Qatar estarão literalmente do seu lado, tanto em paisagem quanto através da arquitetura ondulada que busca homenagear as dunas de areia.

Confira o vídeo oficial do Ahmad Bin Ali Stadium:

O Ahmada Bin Ali Stadium vai sediar:

  • Seis jogos da fase de grupo
  • Um jogo das oitavas de final

Seguro viagem para o Qatar

O seguro viagem para o Qatar se tornou um dos itens exigidos para a entrada no país após a reabertura e melhora em relação ao Covid-19.

Mas antes mesmo de o seguro viagem se tornar obrigatório no Qatar, este é um item que nós sempre fizemos questão de frisar a importância em todas as dicas e relatos de nossas experiências aqui no blog, que foram muitas.

Portanto, é importante selecionar um seguro que conte com uma boa apólice e que tenha cobertura para casos de Covid-19, pois ainda é possível se infectar, né!?

Os seguros mais indicados para viajar ao Qatar são a Seguros Promo, que é uma buscadora que conta com as maiores seguradoras do Brasil e a SafetyWing, que foca nos viajantes nômades e comercializa apólices com ótimas coberturas nos melhores preços hoje.

A Seguros Promo oferece até 15% de desconto em qualquer apólice, usando o cupom NAPROADAVIDA10.

Hotel Mandarin Oriental em Doha e uma ótima opção de onde ficar em Doha

Mandarin Oriental Doha. | Foto: divulgação.

Hospedagem no Qatar

O Qatar é um país pequeno e você não terá muitos problemas para decidir onde se hospedar, uma vez que grande parte das principais acomodações estão em Doha, a capital do país.

Se você busca se hospedar próximo das principais atrações e com ótima localização em termos de restaurantes, museus e mercados, suas melhores escolhas de regiões serão Souq Waqif, West Bay, The Pearl e a região do Aeroporto.

As dicas de hotéis nestas regiões são: Dusit Doha Hotel, Souq Waqif Boutique Hotels, Centara West Bay e Premier Inn Doha Airport.

Você encontra mais dicas de hospedagem no nosso guia de onde ficar em Doha.

Passeios em Doha, Qatar

Uma ótima oportunidade para mergulhar no mundo árabe e conhecer mais sobre o golfo pérsico, é fazer um passeio pelas diversas atrações e deserto do Qatar.

Para isto, você pode contar com o apoio e serviço de brasileiros que vivem no Qatar, oferecendo passeios em português.

Passeio de Iate por Doha - The Pearl, Doha - Qatar

Passeio de Iate por Doha.

Entre os passeios disponíveis estão safari pelo deserto, city tour em Doha, passeio guiado pelo Souq Waqif, sessão fotográfica profissional e várias outras opções. Veja quais passeios em Doha são interessantes para você.

E aí, gostou de conhecer os estádios do Qatar? Por aqui, gostamos muito do Stadium 974 e Al Thumama e para você, qual deles é o seu preferido? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookPinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Oriente Médio | Qatar
<a href="https://naproadavida.com" target="_blank">Na Proa da Vida</a>
Na Proa da Vida
O Blog Na Proa da Vida surgiu com a ideia de contar as aventuras de um viajante a bordo de navios pelo mundo e hoje, conta a história e traz dicas de um casal que explora o mundo há mais de 6 anos, trabalhando on-line e explorando os mais inusitados locais no Sudeste Asiático, Europa e América do Norte.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.