Curiosidades sobre o Qatar: fatos interessantes para saber antes de visitar o país

Home » Qatar » Curiosidades sobre o Qatar: fatos interessantes para saber antes de visitar o país
Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Atualizado em 22/08/2022
Por: Na Proa da Vida

Preparando as malas e a lista com os detalhes que não pode esquecer para sua viagem ao oriente médio? Antes de continuar, vem ver com a gente algumas curiosidades do Qatar que podem fazer a diferença na sua viagem.

Se você viu nosso post com alguns costumes e cultura do Qatar, já conhece algumas práticas culturais locais.

Agora vamos te contar outras curiosidades sobre o Qatar que podem aguçar sua vontade de conhecer o país.

Curiosidades históricas e demográficas do Qatar

1. Nome de um porto comercial

Iniciando pelo nome, o termo Qatar se relaciona a ‘Qatara’. O nome foi registrado em um mapa de Ptolomeu, se referindo a cidade de Zubarah, porto comercial português durante o período marítimo, e que está na mesma localização do país.

2. Maior parte da população vem de outros países

Atualmente, da população que reside no Qatar, cerca de 70% dela é composta por expatriados, pessoas que não nasceram no país, mas possuem nacionalidade. Porém, isso não fez a cultura local deixar de ter traços residentes.

3. As casas amareladas

Em meio a paisagem repleta de prédios modernos, você pode acabar se deparando com casas amareladas.  A população nascida no Qatar tem o hábito de pintar suas residências com essa cor como um símbolo compartilhado nacionalmente.

4. A riqueza é concentrada em um país minúsculo

Já te contamos que o Qatar abriga uma das populações mais ricas do mundo. Porém, isso tudo em uma das menores áreas territoriais do planeta, ou seja, é realmente um local de riquezas concentradas. 

Doha, Qatar - Curiosidades sobre o Qatar

The Pear – ilha artificial construída no Qatar

5. População urbana e homens em maioria

No Qatar cerca de 99% da população vive nas cidades e os homens são 3 vezes mais numerosos em relação as mulheres.

6. Um país sem florestas e planícies abundantes

Além disso, o país é tido como um dos mais planos do mundo. Com isso, ele faz parte também da seleta lista de países sem floresta, ou seja, não espere encontrar muitas árvores.

7. O país mais seguro do mundo é o Qatar

Em um país que 99% da população vive em cidades, será que os níveis de violência também são elevados

Para a alegria dos habitantes e turistas, o Qatar é considerado o país mais seguro do mundo. Desse modo, crimes como roubos, furtos e assassinatos não são comuns e a segurança pública é conhecida por funcionar bem.

Passeios em Doha
Planejando uma passagem por Doha ou pretende explorar o melhor do Qatar? Reserve os passeios em Doha com uma agência brasileira e aproveite para conhecer o país com alguém que fala o seu idioma.

Curiosidades climáticas do Qatar

8. Temperaturas extremas que vão de 50º C a -15ºC

Como o país se localiza bem na região do encontro do Deserto Árabe com o Golfo Persa, o território tem temperaturas que podem chegar aos 50 ºC durante o dia e – 15 ºC à noite.

9. Água dessalinizada

Se o Qatar é assim tão quente, chegando a registrar apenas 10 dias de chuva durante o ano, de onde vem a água potável

Grande parte das fronteiras são cercadas por mar e é de lá que a água potável é captada.

A água passa por usinas de dessalinização e, com isso, o sal é separado, e somente então se torna possível o consumo.

khor al udaid, In Land Sea Off Road, Qatar - Curiosidades sobre o Qatar

O famoso In Land Sea, onde o deserto encontra o oceano no Qatar.

10. Plantações quase inexistentes

Como você já deve estar imaginando, em um país com clima tão rigoroso, muito pouco é plantado e colhido. As plantações mais usuais são de tâmaras, o restante dos alimentos é importado. 

Curiosidades alimentares do Qatar

11. Carne de porco e cerveja são itens raros

Devido a influência religiosa, o consumo de carne de porco e cerveja é proibido para os habitantes.

Você provavelmente não vai achar esses alimentos com facilidade, já que são vendidos em pouquíssimos mercados do país e, quando achar, vai se assustar com os preços elevados.

Inclusive, consumir bebidas alcoólicas em público é considerado crime, uma curiosidade do Qatar que talvez você queira anotar para não esquecer.

Curiosidades do Qatar úteis no dia a dia

12. Não existe briga pelo valor da gasolina

Outra curiosidade do Qatar que favorece a vida dos turistas: o preço dos combustíveis.

Como o Qatar é um dos maiores produtores de petróleo e gás natural do mundo, o preço da gasolina é tão baixo que os cafés do Starbucks são mais caros que um litro de combustível.

13. O idioma do Qatar é árabe, mas o inglês é bem falado

Tudo muito divertido até então, mas se você for uma pessoa prática pode estar se perguntando sobre o idioma nacional. Afinal de contas, qual a língua falada no Qatar?

A língua oficial é o árabe, mas com o fluxo migratório intenso, o país também possui falantes de outros idiomas. E, no que isso pode te ajudar?

O inglês é amplamente falado no Qatar e você pode se comunicar sem enfrentar grandes dificuldades. Não precisa dominar o árabe para ter uma boa estadia no Qatar.

Doha, Qatar - vistas West Bay

14. Um país pequeno, mas que polui muito

Como todo mundo sabe, a vida real não é só alegria e, apesar de o Qatar ser tão diferente e chamativo, o país é considerado um dos maiores poluentes do mundo.

Isso se associa a grande metropolização do país e com o enorme fluxo de veículos e usinas.

Seguro viagem para o Qatar

O seguro viagem para o Qatar se tornou um dos itens exigidos para a entrada no país após a reabertura e melhora em relação ao Covid-19.

Mas antes mesmo de o seguro viagem se tornar obrigatório no Qatar, este é um item que nós sempre fizemos questão de frisar a importância em todas as dicas e relatos de nossas experiências aqui no blog, que foram muitas.

Portanto, é importante selecionar um seguro que conte com uma boa apólice e que tenha cobertura para casos de Covid-19, pois ainda é possível se infectar, né!?

Os seguros mais indicados para viajar ao Qatar são a Seguros Promo, que é uma buscadora que conta com as maiores seguradoras do Brasil e a SafetyWing, que foca nos viajantes nômades e comercializa apólices com ótimas coberturas nos melhores preços hoje.

A Seguros Promo oferece até 15% de desconto em qualquer apólice, usando o cupom NAPROADAVIDA10.

onde-ficar-em-doha-souq-waqif-boutique-hotels

Souq Waqif Boutique Hotels | Foto: divulgação

Hospedagem no Qatar

O Qatar é um país pequeno e você não terá muitos problemas para decidir onde se hospedar, uma vez que grande parte das principais acomodações estão em Doha, a capital do país.

Se você busca se hospedar próximo das principais atrações e com ótima localização em termos de restaurantes, museus e mercados, suas melhores escolhas de regiões serão Souq Waqif, West Bay, The Pearl e a região do Aeroporto.

As dicas de hotéis nestas regiões são: Dusit Doha Hotel, Souq Waqif Boutique Hotels, Centara West Bay e Premier Inn Doha Airport.

Você encontra mais dicas de hospedagem no nosso guia de onde ficar em Doha.

Passeios em Doha, Qatar

Uma ótima oportunidade para mergulhar no mundo árabe e conhecer mais sobre o golfo pérsico, é fazer um passeio pelas diversas atrações e deserto do Qatar.

Para isto, você pode contar com o apoio e serviço de brasileiros que vivem no Qatar, oferecendo passeios em português.

Doha Corniche, Doha, Catar

Entre os passeios disponíveis estão safari pelo deserto, city tour em Doha, passeio guiado pelo Souq Waqif, sessão fotográfica profissional e várias outras opções. Veja quais passeios em Doha são interessantes para você.

Deixe seu comentário

E aí, gostou de saber um pouco sobre as curiosidades do Qatar? Qual a curiosidade que mais te surpreendeu? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre os países árabes e outras parte do mundo, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookPinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Destinos | Qatar
<a href="https://naproadavida.com" target="_blank">Na Proa da Vida</a>
Na Proa da Vida
O Blog Na Proa da Vida surgiu com a ideia de contar as aventuras de um viajante a bordo de navios pelo mundo e hoje, conta a história e traz dicas de um casal que explora o mundo há mais de 6 anos, trabalhando on-line e explorando os mais inusitados locais no Sudeste Asiático, Europa e América do Norte.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.