Agora com tudo certo para a nossa viagem de mais de dois anos pela Ásia comecei a pesquisar sobre a nossa conexão. Compramos uma passagem aérea de São Paulo a Tailândia por cerca de R$ 2.700 e vamos voar pela Etihad Airways. Nossa conexão será no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi e, por isso, estou eu aqui toda feliz pesquisando sobre Abu Dhabi e pensando
“Ah, temos quatro horas lá em nossa conexão para Bangkok, dá pra visitar ao menos uma coisa”… Comecei sonhando alto, vendo os passeios de Jeep no deserto e a Heritage Village. Fiquei super animada e pensei comigo “Vou ver o horário que estaremos lá para saber mais ou menos o tipo de atividade que podemos fazer”.
Quando vejo a passagem, a primeira coisa que penso é: NADA! haha Nosso voo chega no aeroporto de Abu Dhabi ás 19:25 e o próximo voo com destino Bangkok sai exatamente 4 horas depois, ás 23:25. Legal né? NÃO hahaha
Ai a minha pesquisa já começou a mudar, ao invés da pesquisa no Tripadvisor “What to do in Abu Dhabi” fiz uma pesquisa simples no Google “What to do in Abu Dhabi for 3 hours” considerando que teremos que estar no aeroporto somente uma hora antes do voo. Olha ai as informações úteis que achei:
Abu Dhabi
Sobre o Aeroporto de Abu Dhabi
A sigla do aeroporto é AUH e fica a 32km do centro da cidade de mesmo nome. O aeroporto serve o total de 53 companhias aéreas saindo para 85 destinos e tem três terminais, sendo que o terminal 3 é exclusivo para a Etihad Airways. Demora-se aproximadamente 15 minutos aeroporto de caminhada do terminal 1 para o 3, o que é bastante rápido considerando o tamanho do aeroporto. Há também a opção de um ônibus gratuito entre os terminais. Todo o aeroporto tem acesso gratuito a internet.
Atenção: Tomar cuidado com os banheiros que nas avaliações aparece como desorganizado e também com as filas de raio x que são consideradas bastante problemáticas.
O aeroporto ganhou diversos prêmios, como “Melhor aeroporto do Oriente Médio”, “Melhor atendimento do Oriente Médio”, “Melhor serviço de aeroportos do Oriente Médio”, “Melhor aeroporto para compras do Duty Free do MUNDO em 2011”, entre outros… Para ver todos, clique aqui!
Para dormir, segundo o site “Sleeping in airports” o melhor lugar é o Terminal 3 (Nós chegaremos e sairemos deste terminal, UHUL) e a dica mais importante é levar fones de ouvido porque o aeroporto pode ser um pouco barulhento.
Para quem quer mais conforto, no terminal 3, nível superior depois do controle de passaportes, tem 26 poltronas disponíveis para dormir a um custo e um tempo determinado (22 dólares por duas horas ou 36 dólares por 4 horas. Vantagem: tem lugar para guardar as bagagens embaixo da poltrona, além das tão desejadas tomadas. Dica: se quiser, você terá que comprar ou alugar travesseiros. O kit completo sai por mais 6 dólares).
Para quem quer mais conforto ainda, o aeroporto tem um hotel dentro da área de embarque com quartos por cerca de 60 dólares o casal por um período de 6 horas. Se não quiser somente o quarto, você também pode optar por pagar um dos luxuosos lounges que o aeroporto oferece, mesmo não viajando na classe executiva.
Os valores dos lounges para um adulto vão de 95 até 250 reais, dependendo do serviço e do tempo que você ficará. Os lounges do aeroporto oferecem desde wi-fi até lugares para dormir, bebidas, comidas e banho quente. Na minha opinião, para nossa viagem, é um gasto desnecessário para as pouquíssimas horas que ficaremos, é um luxo que não precisamos.
- Para saber mais sobre os lounges, clique aqui!
- Para saber mais sobre as poltronas pagas, clique aqui!
- Para saber mais sobre o hotel dentro do aeroporto, clique aqui!
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.
Sobre o aeroporto: onde comer
Segundo o ThePointsGuy, o aeroporto não tem muitas opções para comer mas é impossível você morrer de fome lá. As dicas dele são: Cutto Café no Terminal 1, Illy Espressamente no hall de chegadas e, se você estiver afim de uma refeição completa, ir para o Skypark Plaza que tem comida iraniana tradicional. Para experimentar pães tradicionais do Oriente Médio você pode ir também no Panopolis, no Terminal 3. Para ver a lista dos restaurantes, clique aqui !
Adorei a idéia do CNN Traveller, que fica no Terminal 3, depois do controle de passaportes, que é um restaurante com milhares de telas HD ligadas na CNN e decoração característica.
Sobre o aeroporto: o que comprar
Se você também está interessado nas compras no aeroporto de Abu Dhabi, veja aqui as lojas disponiveis. O que mais me interessou foi a “Sharaf DG”, no Terminal 3, loja de eletrônicos. Vamos com certeza dar uma passadinha lá e ver se o drone dos nossos sonhos não está a nossa espera (L).
Sobre a segurança no aeroporto:
Para ler mais sobre a segurança do aeroporto de Abu Dhabi, clique aqui e aqui.
Todas as indicações são as normais para todos os voos internacionais. Mesmo se não ler inglês, veja o vídeo ao final do texto que é super explicativo. Se você quer saber mais sobre as regras de bagagem, clique aqui para se informar no site da ANAC.
Dicas úteis para viajantes como nós #economicos:
- Você pode receber updates gratuitos do seu voo por mensagem de texto. Clique aqui para ir para o site. Você só pode se cadastrar dois dias antes do embarque, então coloque um lembrete em algum lugar para não esquecer!
- Ao invés de pagar uma fortuna por um hotel ou pelo lounge somente para tomar banho, você pode tomar banho GRATUITAMENTE no aeroporto, perto dos portões de embarque 32 e 37. Lembre-se de levar toalha e os apetrechos para banho em miniatura para não dar problema na sua bagagem de mão (shampoo, condicionador, sabonete, desodorante).
- Como eu já disse antes, mas é tão bom que eu vou repetir, o aeroporto tem wifi gratuito em toda a sua extensão. Basta conectar-se na rede “ADAC Free Wireless”, aceitar os termos e, voalá, free wifi 🙂
Sobre os documentos e vistos para visitar Abu Dhabi:
Segundo o site do aeroporto, você vai ficar menos de 4 horas em trânsito não precisa de visto. Para mais informações sobre brasileiros no país, acesse o nosso post sobre vistos e o site da Itamaraty.
A Itamaraty diz que, além do passaporte válido mais de 6 meses depois da entrada do país, os brasileiros necessitam de visto que deve ser solicitado por intermédio da companhia aérea, da agência de turismo ou do hotel que a pessoa tiver a reserva. O site da Embaixada do país cita que geralmente todos os visitantes devem ter visto, exceto os passageiros em conexão (nosso caso, ufa!).
- Novidade: brasileiro agora não precisa de visto para os Emirados Árabes! Leia mais detalhes no blog Te Vejo pelo Mundo que fala tudo sobre como entrar sem visto.
Cultura dos Emirados Árabes
Eu aproveitei que estava no site da embaixada e li um pouco sobre a cultura do país, mesmo não podendo sair do aeroporto #bua. Veja aqui mais informações!
Sabia que em transporte público você não pode nem mascar chiclete que pode ser preso? Ou que, se você não for casada, não pode dormir no mesmo quarto que seu namorado? Se for ficar mais tempo no país, leia esta lista com atenção e leia bastante a respeito.
Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉
O que fazer em Abu Dhabi fora do aeroporto:
Mas agora, se você é mais sortudo que nós e tem algumas horinhas a mais no aeroporto, veja as opções que pesquisei antes de descobrir que não temos tempo para nada #bua:
- Existe um ônibus que sai a cada 40 minutos, 24 horas por dia por apenas 1 dólar a viagem e vai para o centro da cidade, demorando aproximadamente 45 minutos para chegar até lá. Para encontrá-lo, busque fora de cada terminal um ônibus verde e branco. Para mais informações, clique aqui.
- Um taxi para o centro da cidade é super fácil de conseguir por aproximadamente 7 dólares a viagem de ida. No Terminal 1 e 3 tem os carros maiores e mais luxuosos e no terminal 2 os menores e mais baratos.
- O mais seguro de fazer se você tem até uma hora e meia livres, com mais duas horas de folga reservadas para o aeroporto, é ir para a cidade de Masdar que é uma cidade sustentável bem perto do aeroporto.
- Se você, como eu, gostaria MUITO de visitar a Mesquita Sheikh Zayed, que é a 20 minutos de ida e 20 minutos de volta do aeroporto, pode arriscar… Se você tem mais tempo ainda, pode visitá-la por dentro já que a visitação fica aberta até as 21:30, exceto nas sextas-feiras que é fechado (consultar site da mesquita antes para ter certeza já que os horários podem mudar dependendo do dia). A mesquita tem o maior tapete do mundo e um dos maiores castiçais existentes. Atenção: Tome cuidado com a vestimenta.
- Para os turistas mais acomodados e que terão tempo durante o dia, tem um ônibus turístico que tem a primeira saída ás 09:00 e a última às 17:00, dependendo da linha. Para mais informações, clique aqui! O ticket para 24 horas (menor período disponível) custa 60 dólares para adultos e 25 para crianças.
- Para os que visitarão Abu Dhabi a noite com pouco tempo, o que foi recomendado é ir para o Corniche, ver a praia, o Marina Mall e ver de longe o Emirates Palace Hotel.
- Para quem, nas 16 horas de voo do Brasil para Abu Dhabi, já ficou com saudades da comida tradicional brasileira, o churrasco, também pode ir para o “Chamas Churrascaria e bar” que é aberto somente para jantar com esquema de “all you can eat” por aproximadamente 36 dólares + bebidas por pessoa.
Espero que tenha gostado, passei meu domingo inteiro me divertindo sobre uma coisa que eu nem sei se vou poder desfrutar (L) Adoro a parte de planejamento da viagem e estamos escrevendo várias coisas sobre isso no blog nestes últimos dias. Para ver todos os posts de planejamento pré-viagem, clique aqui.
E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Abu Dhabi? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre viagem, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Fontes de pesquisa:
- The Points Guy
- Aeroporto de Abu Dhabi (AUH)
- Travel Start
- Quora – What shoul I do for 3 hours in Abu Dhabi
Veja também:
- O que escrevemos sobre a Tailândia
- Todos os posts que escrevemos sobre a Indonésia
- Diversos posts que escrevemos sobre o Myanmar
- Veja como funciona o site para compra de bilhetes pela Ásia
Boa noite Victoria,
sabe me dizer se ainda há a possibilidade de tomar banho nesse aeroporto gratuitamente?
Desde já, obrigado!
Boa tarde Eduardo!
Faz um ano que passamos neste aeroPorto é podia. Acho bem difícil eles mudarem num período tão curto de tempo. Só cuidado com as coisas que vai levar para tomar banho e não ser barrado com líquido demais na mala de mão! Boa viagem
Boa tarde Eduardo!
Faz um ano que passamos neste aeroPorto é podia. Acho bem difícil eles mudarem num período tão curto de tempo. Só cuidado com as coisas que vai levar para tomar banho e não ser barrado com líquido demais na mala de mão! Boa viagem