Onde ficar na Chapada dos Veadeiros em Goiás

Home » Brasil » Onde ficar na Chapada dos Veadeiros em Goiás
Atualizado em Jun 29, 2021
Por: Victória

Atualizado em Jun 29, 2021
Por: Victória

Nós AMAMOS a nossa experiência de viagem em Goiás. Por isso, queremos te dar dicas de onde ficar, melhor cidade para se hospedar e melhores pousadas na Chapada dos Veadeiros, esse destino de cachoeiras e paisagens maravilhosas do Brasil.

Você pode se interessar:

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: hotéis, pousadas e dicas

Onde fica?

A Chapada dos Veadeiros se encontra no coração do Centro Oeste brasileiro, no estado de Goiás.

São oito microrregiões que são consideradas parte da Chapada: Campos Belos, São João D’ Aliança, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

Vila de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso são as mais turísticas.

Saiba onde ficar na Chapada dos Veadeiros para visitar essa e outras cachoeiras e atrações maravilhosas desse pedacinho de Goiás, Brasil.

Cachoeira Salto do Rio Preto no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Porque visitar? Principais motivos

Neste pedacinho de paraíso você vai poder restabelecer o contato com a natureza, já que são inúmeras cachoeiras para todos os gostos: desde quedas de mais de 100 metros até poços de águas cristalinas.

Além de belíssimas cachoeiras, marca registrada da região, você pode aproveitar trilhas em meio a vegetação do cerrado brasileiro e cânions formados por longos processos de erosão. E, para finalizar, a noite você pode descansar saboreando uma comida deliciosa e muita história contada pelos moradores locais.

Para aproveitar todas essas atrações maravilhosas te recomendamos alugar um carro, já que é a melhor maneira de se locomover na Chapada dos Veadeiros.

Como organizar o roteiro para aproveitar ao máximo?

A região é extensa, então vale a pena considerar quais são os interesses principais para traçar um roteiro. Sem querer te desanimar, mas são tantas cachoeiras que você não vai poder ver todas em uma única viagem, muito menos em um único dia.

Vale da Lua, uma das principais atrações na Chapada dos Veadeiros.

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros.

Mas ainda não se desespere, vamos te ajudar a encontrar uma viagem que seja ideal ao seu estilo de vida. Segue com a gente que vamos te indicar quais as principais vantagens de cada base turística e as melhores pousadas na Chapada dos Veadeiros. Depois de tanto aventura, você com certeza vai precisar descansar com conforto.

Já ia esquecendo, se você quiser entender e apreciar um pouco mais das belezas da Chapada dos Veadeiros, confira nosso post: Chapada dos Veadeiros: 3 dias de roteiro. Por lá, você vai encontrar mais detalhes das atrações e um exemplo de roteiro de viagem curto e ainda assim relaxante.

Ufa, agora sim podemos começar a te mostrar onde ficar em Chapada dos Veadeiros:

Qual a melhor cidade para se hospedar

Tá pensando que é fácil escolher seu hotel na Chapada dos Veadeiros? Nossa dica é que você, primeiro verifique quais as atrações que quer visitar em sua viagem e, depois, pesquisar que cidade fica mais próxima dos lugares que quer conhecer.

A gostosa Pousada Aruana na Chapada dos Veadeiros, Goiás.

A gostosa Pousada Aruana na Chapada dos Veadeiros, Goiás. Foto: divulgação.

Vamos fazer esse planejamento de viagem ficar ainda mais fácil te dando tudo de mão beijada. Segue agora as principais atrações da Chapada dos Veadeiros divididas em cidades e, mais completo ainda, já que vamos dar sugestões de pousadas e hotéis para você reservar e curtir a sua viagem na Chapada dos Veadeiros. Bora?

Veja também: Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem que vai te ajudar MUITO no seu planejamento de viagem.

1) Vila de São Jorge

A Vila de São Jorge faz parte da região de Alto Paraíso. São cerca de 36 km entre a cidade e a vila e a região fica a 257 km de Brasília.

A gostosinha vila de São Jorge, uma das mais conhecidas de quem viaja pra Chapada dos Veadeiros.

A gostosinha vila de São Jorge, uma das mais conhecidas de quem viaja pra Chapada dos Veadeiros. Foto: Travessia Ecoturismo.

A vila preserva todo o caráter rústico e ar de interior, tendo apenas 700 habitantes. Entre suas ruas de terra vermelha, você vai encontrar um lugar de muita mistura étnica, arte de rua, artesanato e um céu estrelado como nunca.

E, claro, a entrada do Parque da Chapada dos Veadeiros fica a poucos metros do centro da vila. Dentro do parque, você pode visitar:

  • Trilha dos Cânions
  • Cachoeira das Cariocas
  • Trilha dos Saltos
  • Trilha das Sete Quedas
  • Trilha do Carrossel
Trilha dos Cânions em Goiás.

Trilha dos Cânions em Goiás. Foto: TripAdvisor.

E, nos arredores da Vila, você encontra:

  • Cachoeira do Segredo
  • Trilha para o Mirante da Janela com a Cachoeira do Abismo
  • As Cachoeiras Almécegas I e II
  • Cachoeira São Bento
  • Cachoeira Raizama,
  • As piscinas de águas termais
  • O famoso Vale da Lua

Você também pode se interessar: o que fazer em Capitólio, Minas Gerais outro paraíso de cachoeiras e natureza no Brasil.

Pousada Caminho das Cachoeiras

Se quiser aproveitar uma hospedagem confortável na Chapada dos Veadeiros, a Pousada Caminho das Cachoeiras vai te atender muito bem. O local conta com um jardim amplo, uma piscina de uso comum, sauna, café da manhã delicioso e estacionamento gratuito.

Quartinho gostoso da Pousada Caminho das Cachoeiras: uma ótima idéia de lugar onde ficar na Chapada dos Veadeiros, Brasil

Quartinho gostoso da Pousada Caminho das Cachoeiras. Foto: divulgação.

Quando você entrar no quarto, vai poder usufruir do ambiente climatizado, TV a cabo, banheiro privativo com chuveiro e uma linda vista.

O hotel fica a cerca de 400 metros da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e próxima do centro da Vila de São Jorge. Um quarto duplo fica na média de 580 reais por noite.

Dica extra: Você também pode se hospedar no Campo Base EcoLodge, um camping de luxo super confortável e alternativo. As diárias giram em torno de R$ 300 o casal.

Hospedagem barata: Guianna Hostel

Simplicidade e praticidade: são essas as características diferenciais que você encontrará no Guianna Hostel. Os quartos contam com duas a quatro camas de casal ou beliche.

Entrada rústica do Guianna Hostel em Cavalcante.

Entrada rústica do Guianna Hostel em Cavalcante. Foto: divulgação.

Eles ainda oferecem ventilador portátil e roupa de cama limpa. O banheiro é compartilhado e modesto, mas conta com toda a estrutura necessária para um banho relaxante de um viajante cansado.

E, nos fins de tarde, você pode aproveitar para trocar experiências com algum outro hóspede que está nas áreas comuns.

Vale a pena mencionar que o hostel conta com Wifi gratuito e se localiza apenas a 2,7 km do Vale da Lua. Se você quiser aproveitar uma viagem econômica, o Guianna Hostel pode ser uma opção, sendo que uma cama em um quarto compartilhado fica na média dos 60 reais.

Não deixe de ler: como reservar pelo Booking.com: truques e como ter descontos!

Onde se hospedar

2) Alto Paraíso de Goiás: uma ótima opção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Localizada a 220 km de Brasília, a cidade é marcada por uma grande história de lutas, exploração, conquista e transformação.

A região é rica em pedras preciosas e rapidamente se tornou foco de mineração, mas, a partir de uma maior consciência ambiental, optou pelo ecoturismo como principal atividade econômica.

Outro destino de ecoturismo é Pedra Bela, que fica bem pertinho de SP capital.

Cachoeira da Muralha na Cataratas dos Couros.

Cachoeira da Muralha na Cataratas dos Couros.

Devido a localização curiosa (paralelo 14, o mesmo que ficam cidades espirituais como Machu Picchu), a região atrai uma grande quantidade de práticas espirituais. Igrejas católicas, protestantes, centros budistas, centros de meditação, Hare Kryshna, Santo Daime, e outras formas de manifestações religiosas que convivem em paz.

A comida típica também não deixa a desejar. Reunindo os sabores e cores da região, com certeza você vai se surpreender com a variedade.

Por ser próxima a Vila de São Jorge, você pode visitar todas as atrações de lá através do bate e volta. E, ainda, vale conferir:

  • Cachoeira do Macaquinho
  • Cachoeira do Vale do Rio do Macaco
  • Catarata dos Couros
  • Cachoeira Louquinhas
  • Cachoeira Anjos e Arcanjos
  • Cachoeira dos Cristais
  • Poço Encantado
  • Mirante Novo Horizonte
  • Jardim de Maytrea

Assista vídeos nossos na Chapada dos Veadeiros em Goiás:

Casa Jardim – Boutique House: uma das melhores pousadas na Chapada dos Veadeiros

A pousada conta com espaços compartilhados incríveis como jardins, cozinha de uso comum e terraço ao ar livre. O estacionamento e o Wifi são gratuitos e disponíveis para todos os hóspedes.

Os quartos possuem banheiro privativo com produtos para banho, roupa de cama e guarda-roupa. E você ainda vai poder aproveitar um café da manhã revigorante antes de sair para explorar a região.

Dica de pousadas na Casa Jardim - Boutique House na Chapada dos Veadeiros, Goiás.

Estrutura do Casa Jardim – Boutique House na Chapada dos Veadeiros, Goiás. Foto: divulgação.

A Casa Jardim – Boutique House fica a 400 metros da rodoviária de Alto Paraíso e cerca de 16 km da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O quarto duplo com vista para varanda fica em torno de 460 reais, mas você pode optar por pagar um pouco mais por confortos como banheira de hidromassagem e cama king-size.

Ps: a foto de capa com a mulher na banheira é nessa pousada!!

Dica extra: Se quer um quarto com cozinha na Chapada dos Veadeiros pode escolher um dos Chalés Recanto Paraíso. O ambiente é uma delícia e a estrutura é ótima.

Hostel Canto das Araras

Localizado a apenas 900 metros da rodoviária de Alto Paraíso e a 16 km da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Hostel Canto das Araras une preço acessível e conforto.

As instalações são simples, contando com cozinha, área de lazer, jardim e banheiro, sendo que todos esses espaços são compartilhados com os outros hóspedes.

Dica de lugar barato e gostoso para se hospedar na Chapada: Hostel Canto das Araras.

Dica de lugar barato e gostoso para se hospedar na Chapada: Hostel Canto das Araras. Foto: divulgação.

Os quartos podem ser da categoria simples com quatro camas de solteiro (quarto compartilhado) ou duplex com ventilador, nesse caso seria apenas uma cama de casal.

E, vale ressaltar, que esse hostel tem chaleira e cafeteira em todos os quartos, Wi-Fi grátis em toda a propriedade e aceita pets (mediante a comunicação com os proprietários).

O quarto duplex fica em torno de 140 reais a noite, enquanto uma cama de solteiro em dormitório com quatro camas, custa cerca de 70 reais.

Veja também: as melhores fotos marcadas com a hashtag #naproadavida no Instagram

Café da manhã delícia na Pousada Maya que fica no Alto Paraíso de Goiás.

Café da manhã delícia na Pousada Maya que fica no Alto Paraíso de Goiás. Foto: divulgação.

Saiba que é em Alto do Paraíso que fica as principais pousadas de luxo da Chapada dos Veadeiros? Vamos te mostrar as melhores:

  • Estancia Jacy: com diárias a cerca de R$ 750 e quartos com banheira de hidromassagem.
  • Pousada Camelot Inn: decoração que mais parece estar dentro de um castelo e diárias a partir de R$ 600.
  •  Pousada Maya: com estrutura incrível e diárias a cerca de R$ 700.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

3) Cavalcante

A cidade fica há 900 km de distância de Brasília, mas ainda faz parte da Chapada dos Veadeiros e guarda detalhes que ficam longe das badaladas Vila São Jorge e Alto Paraíso.

Vila de Cavalcante, a mais rústica das bases para aproveitar as atrações da Chapada.

Vila de Cavalcante, a mais rústica das bases para aproveitar as atrações da Chapada. Foto de: Travessia.tur.br.

Se já vinha achando os destinos muito tranquilos, é porque ainda não ouviu sobre Cavalcante! A região é composta principalmente por quilombos que se iniciaram no período colonial brasileiro.

Por não ser o foco turístico mais comum, é uma cidade bem tranquila de ficar, tendo um ar mais de cerrado brasileiro e uma vegetação bem característica.

A famosa cachoeira da Santa Bárbara em Goiás.

A famosa cachoeira da Santa Bárbara em Goiás. Foto: @dougguiadachapada.

Se sabe um pouco sobre Cavalcante já deve estar se perguntando quando vamos falar da Cachoeira de Santa Bárbara, a menina mais famosa da Chapada dos Veadeiros. Bem, existem outras atrações na região que ficam ofuscadas pela fama de Santa Bárbara. Alguns exemplos são:

  • Cachoeira Candaru
  • Cachoeira Capivara
  • Complexo do Prata
  • Cachoeira Santana
  • Cachoeiras da Pousada Fazenda Veredas
  • Cachoeira do Canjica
  • Cachoeira Quebra Pedra
  • Cachoeira São Félix
  • Cachoeira Barroco
  • Cachoeira Ave Maria
  • Vale das Araras
  • Ponte de Pedra são só algumas outras atrações além de Santa Bárbara.

Veja as opções de passeios na Chapada dos Veadeiros para você aproveitar ao MÁXIMO sua visita.

Pousada Aruana

Uma decoração mais rústica é a marca do local, combinando com o cenário de Cavalcante. Os quartos são equipados com uma área de estar e todas as unidades da pousada contam com uma varanda térrea.

Os jardins do local são um bem de apreciação coletiva, assim como o estacionamento gratuito, o wifi disponível em toda a propriedade e o buffet de café da manhã. Já ia me esquecendo do diferencial da hospedagem: uma área com parquinho infantil.

Quarto gostosinho da Pousada Aruana, dica de onde ficar na Chapada dos Veadeiros para quem quer se hospedar mais tranquilamente

Quarto gostosinho da Pousada Aruana. Foto: divulgação.

A pousada Aruana fica a 27 km da Cachoeira de Santa Bárbara. A reserva de um quarto triplo fica em 340 reais.

Dica extra: a Villa Flor e Cor é uma casa estilo Airbnb com três quartos a apenas 15km da Montanha Quilombo Kalunga. A reserva do espaço fica em torno de 400 reais a diária.

Hostel & Camping Cavalcante

Essa hospedagem tem um jeito de hostel com tempero de acampamento e um toque de comodidade de hotelaria.

Você vai poder usufruir de café da manhã servido no buffet do camping, o estacionamento é gratuito e a propriedade conta com Wi-fi em toda sua extensão.

A cozinha, de uso comum, é equipada com micro-ondas, geladeira e forno. E você ainda pode aproveitar para apreciar a vista dos jardins!

Se quer aproveitar a Chapada dos Veadeiros de uma maneira barata, que tal ficar nessa cabana estilosa do Hostel Camping Cavalcante?

Se quer aproveitar a Chapada dos Veadeiros de uma maneira barata, que tal ficar nessa cabana estilosa do Hostel Camping Cavalcante? Foto: divulgação.

O Hostel & Camping Cavalcante fica a cerca de 30 km da Santa Bárbara. Uma cama em um quarto quádruplo fica cerca de 80 reais.

Eai, já decidiu qual das pousadas na Chapada dos Veadeiros você vai se hospedar? Se ainda não, veja mais opções aqui.

Ficou com vontade de conhecer a região mas ainda está na dúvida sobre os valores da viagem? Confira nosso post Chapada dos Veadeiros: principais valores e gastos para 3 dias. A região é extensa e você com certeza vai descobrir a melhor forma de ter a viagem ideal!

Área comum do Hostel Camping Cavalcante, bem gostosinha.

Área comum do Hostel Camping Cavalcante, bem gostosinha. Foto: divulgação.

E aí, gostou das dicas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros? E da nossa seleção de pousadas na Chapada dos Veadeiros? E como foi a sua experiência na região? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Brasil, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Brasil | Hospedagem | Planejamento
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *