Você está aqui
Home > Destinos > Luto na Tailândia – Saiba como serão os próximos meses no país

Luto na Tailândia – Saiba como serão os próximos meses no país




 

 

 

O período de luto na Tailândia começou logo após a morte do rei Bhumibol Adulyadej, no dia 13 de outubro de 2016, quando estávamos a caminho do país. Com 88 anos de idade e tendo governado por mais de 70, ele se tornou o rei que mais tempo governou uma nação. Dificilmente você andará pela Tailândia sem ver uma imagem dele e de suas conquistas recentes.

Viajando para a Tailândia após a morte do rei

 Não cancele a sua viagem para a Tailândia! Embora a experiência seja diferente do que você havia planejado ou do que seria com o país em condições normais, não perca a chance de conhecer a história, a comida maravilhosa, a paisagem e principalmente o povo deste país maravilhoso.

Indo para a Ásia? Reserve o seu hotel ou hostel com preços muito bons! 🙂

Grand Palace

Se você pretende ir próximo ao Grand Palace (abrirá novamente para turistas no fim de outubro), que é onde está o corpo do rei Bhumibol, tente mostrar respeito ao momento, use roupas pretas. O momento é de evitar roupas com cores chamativas e vibrantes, evite também fazer barulho ou falar alto nestes lugares.

20161019_grand_palace_bangkok-25
Policial tailandês em frente ao Grand Palace. Neste momento a rua estava fechada para a entrada da família real no palácio.

Luto on-line

Os gigantes do mundo da tecnologia estão mostrando respeito ao momento e mudaram o seu logo o todo o seu site para preto e branco, que o caso do Google e Youtube, assim como grandes portais de notícia como a BBC e o Bangkok Post . Até mesmo o site Agoda, que é um dos melhores buscadores de hotéis para toda a Ásia se rendeu e deixou todas as fotos de destinos em preto e branco.

google-thailand-mourning

Programação de TV e rádio alterada

Durante o período de luto, o entretimento na televisão tailandesa será interrompido e a programação será diferente por pelo menos um mês. O conteúdo exibido na TV será baseado na vida do rei como documentários, filmes e notícias sobre a família real e em alguns momentos notícias sobre o país. Na rádio, será exibida somente uma oração em tributo ao rei em todas as orações. Pegamos um táxi aqui em Bangkok e o motorista estava ouvindo esta oração, ele nos mostrou que todas as outras estações estão tocando a mesma coisa.

Na Proa da Vida - mini logo npv

Ainda não está bem definida essa questão do luto e de quanto tempo levará para cada assunto ou serviço voltar ao normal. Os tailandeses também não sabem dizer muito pois as informações que vem das autoridades são poucas e mudam de um dia para o outro.




 

Abaixo, informações de como as coisas tem acontecido por aqui e o que temos seguido desde então:

  • Sem festas ou música nos bares por 30 dias
  • A venda de bebidas alcoólicas está liberada novamente, mas eles pedem que o silencio seja mantido e que evitem comemorações
  • As lutas de Muay Thai (Boxe tailandês) em Bangkok foram canceladas por 30 dias
  • Hotéis, aeroportos e o transporte público das cidades estão funcionando normalmente
  • Supermercados e Shoppings estão funcionado como de costume
  • Os mercados noturnos ou de fim de semana (night e weekend markets) em Chiang Mai continuam abertos
  • A maioria dos templos na Tailândia estão abertos ao público. O templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew) em Bangkok está temporariamente fechado
  • Algumas ruas estão sendo fechadas a qualquer momento em Bangkok, principalmente na região do Grand Palace. Nós sofremos um pouco para sair da Khao San Road por conta do transito devido aos fechamentos. O transito está pior agora, então adiante-se caso tenha horário marcado para algo
  • Pessoas que trabalham diretamente para o governo usarão roupas pretas durante um ano. Meu amigo Pichet, que trabalhou comigo no navio e é de Bangkok, disse que também usará preto durante um ano, mesmo que não seja funcionário ou relacionado ao governo
  • A segurança foi intensificada em alguns lugares públicos
  • A Full Moon Party de Haad Rin de outubro foi cancelada, mas a edição de novembro deve acontecer
  • O Loy Krathong 2016 deve acontecer, porém sem comemorações e música como sempre acontece.
    O Loy Krathong de Pattaya foi oficialmente cancelado

 

O aniversário o rei em 2016

O aniversário do rei, comemorado no dia 5 de dezembro, é também considerado o Dia Dos Pais na Tailândia. Antes celebrado com festa e velas acesas, em 2016 deverá ser uma data muito triste para o país. Prepare-se para encontrar algumas atrações fechadas e provavelmente bares fechados ou sem bebidas alcoólicas. Respeite esta data.

O fim do ano é alta temporada no sudeste asiático. Reserve sua acomodação antecipadamente

Respeite o hino

Anteontem estávamos no supermercado e de repente começou a tocar uma música nos alto-falantes e todos os tailandeses pararam o que estavam fazendo para ouvir o hino. Após alguns segundos, nós percebemos a paralisação e fizemos o mesmo. Se você costuma ou não respeitar o hino nacional brasileiro quando tocado é outra questão, mas se não quiser problemas ou chatear os tailandeses, respeite o hino e pelo menos não faça barulho ou dê risadas.

20161022-grand_palace_mourning_bangkok-5
Milhares de tailandeses prestam homenagem ao rei em frente ao Grand Palace

Sou obrigado a usar roupa preta?

Ninguém aqui na Tailândia está sendo obrigado a usar roupa preta (com exceção do governo). Os locais prestam seu respeito e mostram o amor que tinham pelo seu rei. A dor é completamente visível nos olhares de cada um, principalmente em frente ao Grand Palace.

Quanto ao turista, eles vão entender que você não está usando roupa preta ou acham que você nem sabe o que está se passando no país neste momento. Se você quer respeitar, mas não tem roupa preta na mala, evite usar camisetas com frases sexuais como aquelas que vendem na Khao San Road ou aquela camisa que gringo americano usa quando está no Brasil. O povo tailandês é conhecido pela paciência e generosidade, não precisamos abusar não é?! Nós fomos pegos de surpresa e não temos muita roupa preta, a Vic tem um pouco mais de problema mas tem usado uma camiseta e calça preta na maioria das vezes, e eu revezo entre preto e azul marinho.

O governo sugeriu para que quem não tem roupa preta mas quer mostrar respeito, o ideal seria usar uma faixa preta no braço esquerdo ou uma fita preta no lado esquerdo do peito.

O que NÃO falar durante o período de luto

A morte do rei abalou demais as estruturas do país e a economia vem sofrendo muito com isso. O bath perdeu força nos últimos dias e isso tem sido um dos motivos de stress do povo tailandês. Evite fazer comentários sobre essas situações pois mesmo que inocente pode causar desconforto, como as frases abaixo, seja em português ou inglês:

  • Nossa, é muito barato… Custa só R$1
  • Não acredito que está fechado, que m#$%¨@!!
  • PQP, fecharam a rua de novo?
  • O bath caiu muito, comprei 35 THB com 1 dólar
  • Evite fazer perguntas em relação ao próximo rei, que seria o filho Bhumibol, o príncipe Maha Vajiralongkorn

Antes de ser grosso ou reclamar com funcionários de um hotel ou restaurante, pense que ele pode estar de luto e distraído. Na verdade, você não deveria ser grosso com ninguém em lugar nenhum!

Respeite as regras dos templos que pretende visitar, pois neste momento pessoas de várias partes da Tailândia estão indo para as cidades maiores para orar pelo rei e podem não entender ou não gostar de alguma atitude estranha dentro de um templo que para eles é muito sagrado.

Faz pouco mais de uma semana que estamos em Bangkok e realmente sentimos que esse luto permanecerá por mais alguns dias ou meses. A viagem e a experiência tem sido incrível, pois mesmo com toda a tristeza do momento o povo tailandês é atencioso, generoso e sempre com um sorriso no rosto. Esperamos ver a terra dos sorrisos feliz novamente e muito em breve.

20161019_wat_arun_bangkok-26

Estamos preparando alguns vídeos para o nosso canal do Youtube e em breve mostraremos como está a atmosfera em frente ao Grand Palace e claro, mais informações sobre o momento, a viagem e atrações pela Tailândia e sudeste asiático.

Siga nossos perfis nas redes sociais:

Bruno Miguel
Paulista e criador do Na Proa da Vida, sempre foi um viajante, quando desde criança viajava nos livros de viagem e nas fotos que o tio trazia das voltas pelo mundo. É criativo, adora experimentar comidas diferentes, aprender coisas e idiomas novos e ama praticar esportes. Já visitou 18 países e, entre eles, os que mais gostou foram: Turquia (Istambul), Portugal, Bolívia e Peru além do nosso maravilhoso Brasil.
http://www.naproadavida.com/

10 thoughts on “Luto na Tailândia – Saiba como serão os próximos meses no país

  1. olá….. estou indo na próxima segunda e gostei bastante do post…… queria saber como está o tempo aí…. muita chuva? 🙂

    1. Olá Michelle! Muito obrigado pelo elogio e também pelo comentário! Aqui tem feito MUITO calor todos os dias e chuva de vez em quando… Ontem choveu durante a noite mas o calor continua o mesmo! Eles dizem que vai ficar um pouco melhor nas próximas semanas e não tão quente! De qualquer forma eu (Bruno) usei somente bermuda e camiseta e a Vic camiseta e calça bem leve para entrar nos templos! Qualquer dúvida, tô aqui! Boa viagem…

  2. Muito útil o post Bruno, estou indo no fim de dezembro, você acha que até lá as coisas se “normalizaram”?
    Valeu!

    1. Fala Fabio, tudo bem?
      Então, algumas coisas já estão voltando ao normal, outras voltarão somente após o dia 15/11, que é quando completa mais ou menos um mês da morte do rei e outras seguirão indefinidas. Para o fim de dezembro acho que estará mais tranquila a situação, porém, venha preparado para encontrar menos festas em alguns lugares, comemorações mais contidas e etc. De qualquer forma, e possível curtir muito bem o país! A Tailândia é demais…

  3. Voltei ontem da Tailândia. Me impressionei em ver como o rei era importante para o povo. Vi muita gente realmente vestindo preto, nos hotéis eles fazem um laço de luto tipo broche para o visitante colocar na roupa caso queira … Era uma pessoa muito amada por lá. Bangkok tá um calor absurdo! Agora se vc pretende ir para Kho Phi Phi, Punket… Lá tá chovendo quase todos os dias, mas tb faz sol… O tempo muda a cada 10 min! Rs

    1. Sim Paula! Ele era uma pessoa muito querida por eles e essa geração de agora do povo Tailandês não viu outro rei além do Bhumibol! Ele foi o rei do povo e fez muito por eles. A situação tem melhorado e eles estão voltando a ser felizes como antes. Mas acho que vai demorar um tempo para tudo voltar ao normal mesmo…
      Abraço,

      Bruno.

  4. Olá Bruno. Quando vcs irão pras ilhas? Sou aquele rapaz q perguntou sobre o fechamento da maya bay em Phi Phi. Tô acompanhando vcs e qualquer novidade avisa aqui pois irei em fev/mar e seria um pouco frustrante não conhecer lá. Vc entende, né? ! Abs

  5. Oi Bruno, estarei indo dia 27/11 e torcendo para que já esteja mais normal e que o Grand Palace esteja aberto a visitação. Fiquei preocupada com esse comentário do Jesiel acima que Maya Bay estaria fechada?! Estarei em Phi Phi no dia 25/11 e não ouvi nada sobre isso ;( ! Obrigada pela atenção e boa viagem

    1. Oi Vanessa, tudo bem? Ahhh legal! Tá chegando a hora hein…
      Então, o Grand Palace supostamente abriu as portas para estrangeiros hoje, dia 01/11, portanto você não terá problemas quanto isso! Lembre-se de trazer roupa preta para visitar estes templos. Hoje a Victória estava usando uma roupa colorida (ela não trouxa muitas) e um cara num templo em Lopburi falou que ela deveria sempre usar preto. Ele foi radical, mas em respeito, se você puder trazer, traga! Sobre Maya Bay, eu ouvi esse boato sim e li que outras ilhas também fechariam. Isso foi uma sugestão das autoridades para tentar preservar ou revitalizar esses lugares, que sofrem com o lixo deixado por nós! Eu acredito que Maya Bay não deva fechar agora, mas as ilhas menores ao redor pode ser que sim! Mas por enquanto, é só boato! Nós só iremos para as praias da Tailândia no ano que vem, que é quando o clima melhora e a multidão vai embora e até lá, esperamos que não fechem mesmo! Boa viagem pra você e qualquer dúvida pode nos mandar! 🙂

Leave a Reply

Top
Close