A nossa experiência no Festival das Lanternas em Chiang Mai

Home » Tailândia » A nossa experiência no Festival das Lanternas em Chiang Mai
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Quando estávamos planejando a nossa ida ao Festival das Lanternas, nós tínhamos lido que as lanternas que saem da cidade são muito aleatórias e que não veríamos o famoso mar de lanternas que remetem imediatamente ao festival. Com medo que isto acontecesse e que não presenciássemos o mar de lanternas que eu tanto queria ver, nós decidimos pagar um evento fechado específico. Eu não vou negar, acho que foi a melhor opção. Vou contar para você aqui nesse post como foi a nossa experiência em um evento pago para assistir o Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia:

Você pode se interessar:
Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia: guia completo
Eventos pagos do Festival das Lanternas 2021
Onde ficar em Chiang Mai: escolhendo a melhor hospedagem no norte da Tailândia

Nossa experiência no Festival pago das Lanternas em Chiang Mai na Tailândia

Naquele dia já acordamos sabendo que, um sonho seria realizado. O Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia, era um de nossos desejos mais fortes, além de, claro, visitar as praias paradisíacas do país.

Depois do café da manhã, partimos para conhecer mais um dos templos da cidade perto de nosso hotel. O ponto de encontro para o evento fechado era numa praça bem central e conhecida, e todos deveriam se encontrar por volta das 14h.

Com uma hora de antecedência, pegamos um táxi compartilhado (songthaew) do hotel até lá. A ansiedade só aumentava e, o medo de perder algo na cidade enquanto estávamos há mais de uma hora de lá, era constante. Mas, nós tínhamos que tentar. Havíamos pagado caro (e para o nosso estilo de viagem era) e esperávamos muito pelo evento privado.

Participando do Festival das Lanternas em Chiang Mai.

Participando do Festival das Lanternas em Chiang Mai.

Chegamos na praça e nos mostramos presentes. Como não sabíamos o que esperar do evento, jantamos ali pelo centro algumas comidinhas de rua na espera das vans. Quando já estava quase no horário de saída da van, voltamos para lá, nos sentamos e esperamos as pessoas da organização chamarem os grupos. Eles haviam nos separado por ordem de pagamento e, infelizmente, não estávamos no mesmo grupo que nossos amigos brasileiros.

Tenho que elogiar a organização do evento, que foi excelente. Haviam muitas pessoas trabalhando no ponto de encontro, dando informações e sendo muito gentis.

Dado o horário, as vans estacionaram na praça e entramos nelas. Adorei a organização e estrutura já que senti em todo momento que tudo estava correndo bem. Demoramos uma hora de van para chegar no local onde o evento fechado aconteceria, para nós, o Festival das Lanternas em Chiang Mai.

Na entrada do local já fomos recepcionados por muitas pessoas vestidas com roupas tradicionais e música típica. Adorei a decoração, mesmo achando um pouco montada para os turistas que estavam para chegar.

Leia também: Tudo sobre Chiang Mai

Decoração para as festividades das lanternas na Tailândia e China

A decoração do Yee Peng nas ruas é incrivelmente linda (Chiang Mai, Tailândia).

Nossa experiência no Festival pago das Lanternas em Chiang Mai na Tailândia

O terreno do evento era muito grande e tinha tudo necessário: barracas com comida típica da Tailândia, lugares para sentar e um palco pequeno com os monges celebrando da maneira mais tradicional possível.

Após a apresentação, cada grupo se dividiu e as pessoas foram para suas cadeiras, que estavam marcadas de acordo com o número no seu crachá de identificação, que é dado logo no início. Em cima da cadeira havia uma lanterna.

Era hora, daqui a pouco eu estaria participando do Festival das Lanternas tailandês, que eu havia visto em fotos e vídeos por pelo menos dois anos antes da viagem. Um dos meus sonhos de viagem se concretizaria. Não via a hora de começar.

 

Festival das Lanternas na Tailândia - pessoas soltando as luzes de papel em Chiang Mai no evento pago

Muita luz no Festival das Lanternas na Tailândia, em Chiang Mai | Foto: Bruno/@naproadavida

Uma mulher local começou a falar em inglês num microfone bastante alto. Ela dava as instruções de como seria a soltura dos balões, como seria o momento tão esperado. Todos ouviram com atenção a senhora dizendo que iria comandar, através do microfone, que lado soltaria antes e no momento mais adequado.

Algumas pessoas, muito ansiosas ou não entendendo o inglês do organizador, já começaram a preparar as lanternas e soltar. A maioria aguardou o comando dos organizadores, para que o show ficasse o mais bonito possível. Aquele era o momento.

Quando o organizador deu o “start” para a nossa ala soltar as lanternas, uma emoção sem igual tomou conta de mim e eu não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo. Chorei feito criança de emoção com o momento perfeito e maravilhoso com as milhares de lanternas subindo simultaneamente e eu fazendo parte daquele visual tão lindo. Esses minutos de emoção intensa vão ficar pra sempre gravados na minha memória.

Leia também: Hotel em Chiang Mai: opinião dos nossos leitores

Festival das Lanternas em Chiang Mai

Mais felizes impossível por esse momento mágico no Yee Peng Festival

Após a soltura das lanternas de papel, tivemos tempo livre para comer algo, visitar o espaço que tinham diversas atividades e, também, de ir a um rio próximo para soltar nossos barquinhos de folha de bananeira e comemorar também o Loy Krathong.

O Loi Krathong envolve a soltura dos barquinhos na água. Acredita-se que naquela exata noite, o céu está mais brilhante e os rios estão mais cheios, ou seja, é o momento perfeito de agradecer e comemorar. “Loy” significa flutuar e “krathong” significa recipiente pequeno e, por isso mesmo, os tailandeses comemoram a data soltando pequenos barquinhos feitos de madeira e folhas de bananeira pelos rios do país.

Soltando o Loy Krathong no festival da Tailândia - brasileiros na Tailândia

Soltando meu Loi Krathong em Chiang Mai, Tailândia

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Tailândia!✈️??
A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Relato da nossa experiência no Loi Kratong em Chiang Mai

Outra visão maravilhosa do rio cheio de barquinhos com luz, que fizeram a minha noite do Festival das Lanternas na Tailândia uma das mais felizes de nossa viagem de mais de dois anos pelo Sudeste Asiático e pela Europa.

Após esta explosão de sentimentos, de concretizar mais um sonho e de estar super feliz com o evento pago, voltamos de van para o centro da cidade para participar do evento público. Lá haviam muitas barraquinhas de comida e muitas pessoas na rua.

Andamos e observamos o movimento por algum tempo e depois seguimos para um templo no centro da cidade onde estava acontecendo uma cerimônia. Após a cerimônia, nossos amigos se despediram de nós, que continuamos no centro da cidade para curtir ao máximo o festival dos balões e luzes flutuantes em Chiang Mai, na Tailândia.

Durante o festival das lanternas pago.

Durante o festival das lanternas pago.Durante o festival das lanternas pago.

Compramos mais uma lanterna (50 THB) para continuar participando da celebração e nos divertimos muito andando pela cidade, conversando com pessoas e, principalmente, olhando para o céu e vendo o espetáculo do festival das Lanternas de Chiang Mai, na Tailândia.

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Nossa experiência no Festival pago das Lanternas em Chiang Mai na Tailândia

Como reservamos o ingresso para o evento privado

Por indicação de nossos amigos, escolhemos o evento privado, que agora era organizado pelos mesmos organizadores do evento que era público e gratuito anteriormente. Entramos em contato com eles um pouco mais de um mês antes do evento e eles nos responderam instantaneamente no Facebook com um link para enviarmos o pagamento por PayPal.

Como nunca havíamos usado o site e estávamos com problemas de autorização internacional em nosso banco, demoramos uma semana para tentar realizar o pagamento. Quando estávamos com tudo ok e entramos no site, fomos informados de que não haviam mais vagas.

A frustração foi imensa e não conseguia me perdoar por não ter tentado resolver o assunto mais rapidamente. Entrei em contato com os organizadores que me disseram novamente que não havia mais vagas para o Festival das Lanternas.

Em uma manhã, poucos dias após a triste notícia, acordei com uma mensagem dos organizadores dizendo que havia mais duas vagas disponíveis e que, quem conseguisse fazer o pagamento antes, participaria do evento. Acordei o Bruno gritando e dando pulos de alegria e, em poucos minutos, conseguimos a confirmação de pagamento.

Datas comemorativas do calendário da Tailândia

Durante o festival pago das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

Pagamos 1.500 THB (cerca de R$ 150,00) por pessoa no ingresso que tinha incluso a van para o espaço do evento (que era distante de Chiang Mai), uma lanterna e uma cadeira reservada no Festival das Lanternas de Chiang Mai que se denominava “Yee Peng Lantern Festival” organizado pela CM Stay – Chiang Mai Holiday Rentals.

Junto com a confirmação de pagamento, recebi o número da van que nos levaria ao evento e o número de nossas cadeiras. Achei super bem organizada e clara as informações e comunicados.

Se quer reservar outros passeios em Chiang Mai, pode entrar nesses sites aqui e aqui. Tem cada coisa incrível como aula de culinária, aluguel de van, passeio nos tempos e até rafting. Se quer passeio com guia falando português em Chiang Mai, entre no nosso site de Passeios na Tailândia.

Valeu a pena participar? Como foi a nossa experiência no Festival das Lanternas em Chiang Mai

Ficamos muito felizes com a organização do evento pago e com a experiência incrível que tivemos. O valor do ingresso foi um pouco salgado mas é algo que fazemos uma vez na vida, então, super valeu a pena!

A vantagem de participar do evento pago é que, na cidade, cada pessoa solta a lanterna quando quer, fazendo seus pedidos e se divertindo com seu grupo. Na cidade nós vimos MUITAS lanternas no céu de uma única vez mas elas já estavam longe e quase nunca surpreendiam pela beleza e sim pela quantidade. Já no evento pago, com a coordenação da apresentadora, todos soltam juntos e a visão é ABSURDAMENTE maravilhosa!

E aí, gostou o relato da nossa experiência no Festival das Lanternas em Chiang Mai? E como foi a sua experiência? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *