Cidades charmosas para visitar no Brasil: um roteirinho de belezas históricas pelo país

Home » Brasil » Cidades charmosas para visitar no Brasil: um roteirinho de belezas históricas pelo país
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Tá pensando em viajar um pouco pelo nosso país e conhecer um pouco mais de sua história, beleza e construções de séculos passados? Aqui você encontra ótimas opções de cidades charmosas para visitar no Brasil.
Apesar da pandemia do coronavírus, que afetou e muito o turismo em 2020, e das restrições impostas pelo governo, os viajantes não podem reclamar de uma coisa: o preço das passagens. Com a procura muito abaixo da média, a solução de diversas empresas neste mercado foi oferecer passagens aéreas e estadias ao redor do mundo, inclusive no Brasil, bem abaixo do preço. E quem ficou de olho durante todo o ano passado, com certeza garantiu um bom pacote para 2021. E o mesmo deve acontecer nos próximos meses e anos, principalmente como uma estratégia para esquentar o setor novamente.

Veja mais dicas e informações sobre viagem no Brasil

Cidades charmosas para visitar no Brasil

Pensando nisso, se você está pesquisando cidades para conhecer no Brasil, mas ainda não sabe qual escolher, você está no lugar certo. Logo a seguir, separamos os lugares brasileiros mais charmosinhos para você visitar na sua próxima viagem.

Aluguel de carro
A viagem em algumas regiões fica ainda melhor e mais confortável se você estiver de carro. Mas se não estiver com carro no momento da viagem, veja as opções de aluguel de carro para a região da sua viagem. A Rentcars e a RentalCars são ótimas buscadoras de locadoras de carro para alugar.

Cidades brasileiras que você não pode deixar de conhecer

Paraty, Rio de Janeiro

Se você se interessa por viagens, com certeza já deve ter ouvido falar de Paraty. Localizada no estado do Rio de Janeiro, é parada obrigatória não só para quem gosta de viajar, mas também para quem adora cidades com resquícios dos séculos passados.

Basta dar alguns passos nas ruas da cidade que você será arrebatado por uma viagem no tempo. O local preserva a grande maioria dos traços desses períodos, com calçadas e ruas formadas por pedras, casarões coloniais e igrejas dos séculos 18 e 19.

Pelas ruas do charmoso Centro Histórico de Paraty. - cidades charmosas para visitar no Brasil

Pelas ruas do charmoso Centro Histórico de Paraty. | Foto: Bruno/@naproadavida

Além da vila, que abriga vários restaurantes e lojas de souvenirs, você ainda pode se divertir nas praias, cachoeiras e piscinas naturais localizadas na região. Se quiser ainda mais, é possível visitar a pequena vizinha Trindade ou passar uns dias no Saco do Mamanguá, um refúgio caiçara em meio à natureza.
A cidade também recebe dois grandes festivais: o Festival da Cachaça e a Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP, que valem a pena a visita, principalmente se você é adepto a leitura ou a essa tão famosa bebida brasileira.
Paraty é uma daquelas cidades charmosinhas que a gente nunca enjoa de voltar.

Pipa, Rio Grande do Norte

O nordeste também é parada obrigatória para quem quer conhecer os pontos turísticos do Brasil. Mas como se trata de uma grande região, uma das dicas é você passar em Pipa, que fica localizado no distrito de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

Paisagem praiana de Pipa, RN. | Foto: Marcio Rogerio - cidades charmosas do Brasil

Paisagem praiana de Pipa, RN. | Foto: Marcio Rogerio

Além da Praia do Pipa, o local conta com muitas outras que devem fazer parte do seu roteiro, como a Praia do Curral, por exemplo, ela só pode ser acessada de barco, o que nem de longe é uma má notícia, pois além de fazer um belo passeio pelos mares, você ainda pode ver golfinhos, se tiver sorte. Aproveite também para visitar a Praia do Madeiro. Para chegar lá, os visitantes precisam passar por uma escadaria de 160 degraus, mas vale muito a pena.

Um daqueles lugares charmosinhos em Pipa, Rio Grande do Norte. | Foto: Natal + Pipa

Um daqueles lugares charmosinhos em Pipa, Rio Grande do Norte. | Foto: Natal + Pipa

Além de grandes faixas de areia, Pipa é conhecida por ter uma excelente gastronomia. Por lá, você encontra restaurantes da mais alta gastronomia, e os mais simples, que trabalham com vários pratos da culinária local. Por fim, não deixe de reservar tempo e dinheiro para fazer alguns passeios. Nas agências locais você encontra opções de mergulho, passeio de buggy, quadriciclo, pescaria marítima e muito mais.

Porto de Galinhas, Pernambuco

Ainda falando em nordeste, caso queira estender sua estadia por lá, dê uma passada em Porto de Galinhas, uma das praias mais lindas e conhecidas do município de Ipojuca, em Pernambuco. Apesar do difícil acesso, quem deseja ir até a região deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife e enfrentar mais algumas horas de estrada, todo o esforço vale a pena, a começar pelas outras praias próximas a Porto de Galinhas, como a Praia de Muro Alto. A 80 quilômetros de Porto, o local conta com águas mornas, rasas e cristalinas.

Praias e vilas em Porto de Galinhas são o que há de melhor..

Praias e vilas em Porto de Galinhas são o que há de melhor… | Foto: Cleber Nadalutti

Além, é claro, da própria Porto de Galinhas, que detém piscinas naturais, sendo um ótimo local para mergulho. Ainda na cidade, faça uma visita guiada ao Projeto Hippocampus, que tem como intuito a preservação de cavalos-marinhos, e também a Feira de Artesanato, um ótimo local para passear e garantir lembrancinhas desta viagem. Porto de Galinhas é sem dúvidas um daqueles lugares que também entram na lista de cidades para visitar nas férias de julho.

Trabalho voluntário - viaje gastando pouco
Pensando em viajar pelo Brasil e fazer trabalhos voluntários? Acesse o site da Worldpackers e tenha US$10 de desconto na sua próxima experiência mundo afora.

Ouro Preto, Minas Gerais

Para quem imagina que é preciso pegar a estrada por várias horas para conhecer as mais belas cidades do Brasil, está muito enganado. Com poucos quilômetros percorridos, você chega a Ouro Preto, que fica localizado em Minas Gerais. O município é uma porta de entrada para quem se interessa em conhecer as raízes históricas do nosso país. Sabia que seu conjunto arquitetônico faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO?

Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Cidades charmosas para visitar no Brasil

Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. | Foto: Nathalia Segato

A cidade é repleta de casarões coloniais, ladeiras de pedras, ateliês e as famosas feiras de artesanato. Além disso, a região conta com uma extensa programação cultural, que com certeza deixará suas noites de passeio ainda melhores nesta, que é uma das mais lindas dentre as cidades charmosas para visitar no Brasil.

Monte verde, Minas Gerais

Que tal estender a estadia em Minas Gerais para conhecer Monte Verde? Localizada na Serra da Mantiqueira, o distrito de Camanducaia é perfeito para quem gosta de um clima ameno. Mas é durante o inverno a melhor época do ano para visitar a cidade.

A natureza serrana de Monte Verde, MG. | Foto: Visite Monte Verde

A natureza serrana de Monte Verde, MG. | Foto: Visite Monte Verde

Para quem gosta do contato com a natureza, a região oferece vários passeios no estilo, além de ter uma paisagem repleta de serras. É o destino ideal para quem quer passar um período romântico e curtir uns dias a dois.
O destaque da cidade fica por conta da culinária local, e os bons restaurantes espalhados por Monte Verde. Uma chance única para se deliciar na boa comida mineira.

Pesquise valores de ônibus para destinos de todo o Brasil na Buser e Clickbus. Se você precisar de um cupom na Clickbus, tente o AWINCLICKBUS6 e o AWINCLICKBUS4, para descontos de 6% e 4% respectivamente, dependendo do valor total dos bilhetes.

Olinda, Pernambuco

Nossa lista das cidades charmosas para visitar no Brasil e também a jornada turística termina com Olinda, localizada a poucos quilômetros de Recife. A cidade é conhecida – e badalada – pelo carnaval típico da região, composto por bonecos gigantes e o frevo que toma conta de suas ladeiras. Mas não se engane achando que a região é apenas para os foliões.

Ruas e pracinhas de Olinda, Pernambuco. Cidades lindas para visitar no Brasil

Ruas e pracinhas de Olinda, Pernambuco.

Olinda pode e deve ser visitada em qualquer época do ano. Fora das altas temporadas, ela se torna um local calmo e charmoso, que abriga cantinhos com diversas histórias, além de estar repleta de áreas verdes.

E aí, hora de arrumar as malas? Conta pra gente nos comentários qual foi seu destino preferido entre as cidades charmosas para visitar no Brasil ou se você acha que essa lista deveria crescer com mais cidades. Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Brasil e suas belezas, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Brasil | Rio de Janeiro
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *