Guia completo com TUDO sobre Morro de São Paulo na Bahia

Home » Américas » Guia completo com TUDO sobre Morro de São Paulo na Bahia
Atualizado em 23/09/2021
Por: Victória

Atualizado em 23/09/2021
Por: Victória

Já pensou em visitar cenários cinematográficos e paradisíacos? Quem sabe se hospedar em um lugar que tenha a medida certa de festas e tranquilidade? Se algo assim passou na sua mente para as suas férias ou feriado prolongado, então você pensou em Morro de São Paulo. Pode começar a separar o que vai colocar na mala, porque com certeza você vai se encantar.

Você pode se interessar:
– Caraíva na Bahia: conheça esse paraíso isolado no litoral baiano!
– Saco do Mamanguá: o que fazer nesse refúgio caiçara em Paraty, Rio de Janeiro
– Fernando de Noronha: um guia completo com dicas de uma moradora da ilha
– Chapada dos Veadeiros: 3 dias de roteiro

Guia de Morro de São Paulo na Bahia 2021

Onde fica

Localizado a 248 km de Salvador, capital da Bahia. Morro de São Paulo é um vilarejo ao Norte da ilha de Tinharé. Nessa região, chamada de Cairu, existem somente três ilhas povoadas, das 26 ilhas no total.

Tinharé, Boipeba e Cairu são as ilhas povoadas com histórias acumuladas desde o período colonial. Inclusive, você sabia que a vila de Morro de São Paulo foi a segunda cidade fundada no Brasil?

Veja o mapa para entender melhor onde se localiza esse paraíso:

A região ganhou esse nome quando o tenente português Francisco Romero recebeu como missão a responsabilidade de proteger Ilhéus contra os ataques que chegavam por um ponto ao norte do arquipélago, atual Vila de Morro de São Paulo. O tenente assumiu o compromisso em 29 julho e usou da data comemorativa, dia de São Paulo, como batismo do local.

Transporte para Morro de São Paulo, Bahia

Como chegar

Tá achando que é fácil chegar no paraíso? Pois é! Basta você escolher qual a melhor opção para o seu tipo de viagem e bolso:

1) Maneira mais comum e econômica:

Sair de Salvador de catamarã, partindo do Terminal Marítimo de Salvador. O tempo de viagem são cerca de 2 horas em mar aberto, uma média de 95 reais por pessoa.

A grande vantagem é a economia de dinheiro em relação ao aéreo e de tempo em relação ao terrestre, e claro, a vista do mar durante o percurso. No entanto, pode ser um deslocamento agitado, dependendo das condições do mar.

O tempo de viagem de catamarã de Salvador a Morro de São Paulo é cerca de 2 horas.

O tempo de viagem de catamarã de Salvador a Morro de SP é cerca de 2 horas. Foto: Site oficial.

2) Deslocamento semi-terrestre:

Saindo do Terminal Marítimo de Salvador de balsa, você irá passar pela Baía de Todos os Santos até a ilha de Itaparica (Bom Despacho), esse trajeto dura cerca de 50 minutos.

De Itaparica você vai até Bom Jardim em Valença, o trajeto dura cerca de 1h40 minutos de carro. Em Bom Jardim você pega uma lancha até Morro de São Paulo, cerca de 30 minutos.

Todo o trajeto é oferecido por companhias de transporte que fazem o percurso com você de ponta a ponta, cobrando em média 135 reais por pessoa.

A viagem pode durar de 3h10 a 4h30 dependendo do intervalo entre os transportes. Você pode fazer a reserva nesse site ou neste aqui, e já deixar tudo certo para a sua viagem de ida e volta.

Existem diversas maneiras de chegar em Morro de São Paulo na Bahia.

Existem diversas maneiras de chegar em Morro de São Paulo na Bahia. Foto: site oficial.

Algumas pessoas preferem fazer esse trajeto por conta própria. Nesse caso, o preço do percurso terrestre vai variar de acordo com o aluguel do veículo.

Dá para alugar um carro em Itaparica e entregar em Bom Jardim. Não vale a pena levar o carro para Morro de São Paulo, primeiro porque o fluxo de veículos é proibido em boa parte da ilha e também pela dificuldade de encontrar alguma lancha disposta a fazer o transporte.

O preço da balsa de Salvador a Itaparica é em média 10 reais e de Bom Jardim até Morro de São Paulo em média são 25 reais por pessoa.

Aluguel de carro
Você pode alugar um carro no aeroporto de Salvador e devolvê-lo em Bom Jardim.Rentcars e a RentalCars são ótimas buscadoras de locadoras de carro para alugar. Faz uma cotação, tem diárias por menos de R$ 100.

Como ir para Morro de São Paulo, Bahia

3) Para quem não curte barco em mar aberto e pode gastar um pouco mais:

Por estar em uma ilha, é bem difícil escapar do mar, mas para tudo tem um jeito nessa vida. Não existem voos diretos para Morro de São Paulo mas, se você quiser muito evitar o mar, a melhor saída é comprar uma passagem até Salvador e, de lá, pegar um táxi aéreo até a vila, em média são 20 minutos de voo por cerca de 625 reais.

Essa opção permite um maior conforto, mas é mais restrita, tanto pelo preço quanto pela quantidade de passageiros, que é no máximo oito por aviãozinho.

Avião teco teco para viagens curtas e taxi aéreo no Nordeste Brasileiro.

Avião teco teco para chegar em Morro de São Paulo. Foto: site oficial.

Até abril de 2020, antes da pandemia do coronavírus, a companhia aérea Azul operava uma linha de transporte que partia de Campinas e fazia paradas nas principais cidades do país, chegando em Valença, vizinha do Morro de SP. Era uma viagem possível somente aos sábados e demorava em média de 6 horas.

Esta é um opção, mesmo que a passagem costumava ser mais cara do que os voos para Salvador. Devido a pandemia, essa rota foi suspensa, mas vale a pena você verificar a possibilidade antes de viajar.

Viagem de ônibus no Brasil
Você pode chegar de ônibus em Salvador. A Clickbus e Buser são as melhores empresas para transportes terrestres e tem valores incríveis! Parece que você está no avião de tão confortável. Use o código 580LELV na Buser para descontos exclusivos. Na Clickbus você ainda ganha 6% de desconto no valor total usando esse código: AWINCLICKBUS6.

Guia completo de Morro de São Paulo 2021

Onde ficar

A vila de Morro de São Paulo pode ser dividida em cinco praias: a Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia, também chamada de Praia do Encanto. O Centrinho, onde fica a maior parte do comércio, fica bem próximo da região da Primeira Praia.

Normalmente as hospedagens da Quarta e Quinta Praia são as mais tranquilas e também mais caras, em contrapartida as hospedagens da região do Centrinho e em frente a Primeira e Segunda Praia são as mais agitadas e baratas.

As hospedagens da Terceira Praia são uma espécie de meio termo em relação ao barulho e preço.

Pousada Minha Louca Paixão na Quarta Praia.

Pousada Minha Louca Paixão na Quarta Praia. Link abaixo para saber disponibilidade e valores! Foto: divulgação.

Além da localização do seu hotel em Morro de São Paulo, um ponto a se considerar são os preços. Você vai encontrar desde hotéis luxuosos até um hostel mais simples. Os preços variam de R$ 50 a 550.

Para ajudar você na sua busca pela hospedagem ideal, separamos algumas opções de onde ficar enquanto o nosso guia completo não chega:

Primeira e Segunda praia:

Piscina maravilhosa da Pousada Bahia Bacana.

Piscina maravilhosa da Pousada Bahia Bacana. Foto: divulgação.

Pousadas em Morro de São Paulo:

Terceira praia:

  • Pousada Bahia Tambor: Terceira Praia, cerca de 255 reais a diária.
  • Pousada Villa das Pedras: Terceira Praia, cerca de 330 reais a diária.
Pousada luxuosa no Morro de São Paulo: Bahia Tambor.

Pousada luxuosa no Morro de São Paulo: Bahia Tambor. Foto: divulgação.

Hotéis em Morro de São Paulo:

Quarta e Quinta praia:

Veja mais opções de hotel em Morro de São Paulo!

O quarto super bem decorado da Pousada Borboleta.

O quarto super bem decorado da Pousada Borboleta. Foto: divulgação.

Tudo que precisa saber

Como se deslocar

A maior parte dos trajetos dentro de Morro de São Paulo é feito a pé, sendo que a distância entre a Primeira e a Quarta Praia pode ser percorrida em cerca de 25 minutos de caminhada.

Existem algumas lanchas que levam os visitantes da Primeira para Quinta Praia, normalmente a taxa é de cerca de 5 reais ida e volta e em média de 5 minutos de percurso.

Centrinho de Morro de São Paulo na Bahia.

Centrinho de Morro de São Paulo na Bahia. Foto: Anderson Barbieri.

Para visitar outras ilhas, como a de Boipeba ou para praias mais isoladas, você pode ir de taxi lancha ou barco. O preço é bem acessível, em média 10 reais por pessoa, a depender da distância, e no máximo de 20 minutos de percurso.

Se quiser, também pode contratar um tour de lancha que vai te levar a diversas praias e ilhas em um mesmo dia. Os valores variam, você pode ver mais informações e reservar aqui.

As hospedagens da Quinta Praia costumam oferecer a possibilidade de translado via carro, pelas trilhas internas da ilha, mas essa opção costuma ser cobrada fora do pacote de hospedagem e pode variar de acordo com a política do hotel.

Outra opção terrestre são os passeios de bug, mas nesse caso o percurso em si é a emoção.

Uma coisa é certa: já separa para colocar na sua mala para Morro de São Paulo um sapato confortável, porque você vai caminhar bastante. Leia nossas dicas no post O que levar para uma trilha: dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza.

Barcos de passeio no Nordeste Brasileiro

Barcos de passeio em Morro de São Paulo. Foto: Anderson Barbieri.

Viajando pelo Brasil? Confira as dicas de Bonito, no MS.

O que fazer em Morro de São Paulo durante o dia

Como você já percebeu, Morro de São Paulo é uma vila bem agitada e existem muitas opções de passeios na região. Podemos começar pelo óbvio: as cinco grandes praias da região.

Sobre as praias

Na Primeira normalmente saem a maioria dos passeios de lancha e barco e isso pode dificultar a vida do banhista, mas no geral é um local agradável para um banho de sol.

A Segunda e a Terceira possuem a maioria das barracas de praia e o maior trânsito de vendedores, se tornando as mais lotadas, mas nem por isso deixam de proporcionar um delicioso banho de mar.

A Quarta e Quinta são mais isoladas e apresentam aquele ar de paraíso privado, mas possuem menor estrutura com quase nenhuma barraquinha e quiosque.

Quarta e quinta praia. As mais tranquilas.

Quarta e quinta praia. As mais tranquilas. Foto: Anderson Barbieri.

Passeios e mergulho em Morro de São Paulo

Em termos de praia, dois outros destaques são as Praias de Gamboa e de Argila. A primeira é uma praia ao norte da ilha, com águas calmas e areia branca e a segunda é conhecida pelos altos paredões de argila. Você pode alugar um barco por cerca de R$ 60 para uma excursão à praia de Gamboa.

Ao leste da ilha tem a Ponta do Curral, uma região de praias entremeadas na mata. O contraste do verde com a areia branca é a marca do lugar. Tem também a Boca da Barra que você pode contratar um passeio de barco para te levar até lá.

O mergulho em Morro de São Paulo é ideal para quem busca conhecer a vida marinha. Na Primeira, Quarta e Quinta praias existe a possibilidade de mergulho, com snorkel ou equipado. Para ver mais valores e condições para fazer mergulho com cilindro, clique aqui!

Mergulho em Morro de São Paulo.

Mergulho em Morro de São Paulo. Foto: Civitatis.

As águas cristalinas do mar e as piscinas naturais formadas pela baixa da maré fornecem um lindo cenário. As piscinas naturais mais famosas são as de Moreré e a de Guarapá.

Se você estiver no clima de aproveitar o mar aberto, pode optar pelo passeio de barco até a Ilha de Boipeba, onde irá fazer um tour pelas principais praias e atrações da ilha, além de conhecer seu centro histórico.

Também pode ser preciso pegar uma lancha para visitar algumas praias de Morro de São Paulo, como a de Gamboa, a de Ponta do Curral e as piscinas de Moreré. Com a maré baixa é possível ir a pé a alguns desses destinos, então verifique a tábua de marés antes de se aventurar.

A região histórica de Morro de São Paulo é formada, principalmente, pela Igreja de Nossa Senhora da Luz, datada do século XVII, o Forte de 678 metros, além da fonte onde Dom Pedro II e a Marquesa de Santos se banharam. Se você subir os 160 degraus até o Farol, aproveite e vá até o mirante construído ao lado.

Igrejinha em Morro de São Paulo.

Igrejinha em Morro de São Paulo. Foto: Anderson Barbieri.

Se você se animar, também pode descer na segunda maior tirolesa da América Latina que fica ao lado do farol (a primeira maior fica no interior de São Paulo e te contamos os detalhes da nossa visita neste post).

Além disso, você pode aproveitar espaços como Café com Artes e o Toca do Morcego, um bar que oferece uma das vistas mais lindas do pôr do sol em Morro de São Paulo.

O Mangue Riders é um passeio para quem quiser ver como é a vida dos pescadores de caranguejos. Tem também o Morro Adventury, um tour pela ilha fazendo trilhas de quadriciclos e off-road. 

Veja todos os passeios em Morro de São Paulo disponíveis para você combinar e organizar tudo com antecedência e não ter que se preocupar em mais nada quando chegar lá: neste site e neste também.

Visão do Farol e tirolesa em Morro de São Paulo.

Visão do Farol e tirolesa. Foto: Anderson Barbieri.

Se você for entre julho e novembro pode agendar um passeio de barco para ver as baleias Jubarte em alto mar. Dá uma olhadinha como o passeio é interessante e inofensivo para as baleias:

O que fazer á noite

Você deve estar pensando que, depois de tantos passeios diurnos, a noite em Morro de São Paulo é bem tranquila só para relaxar ao som do mar. Bem, tenho que te contar que Morro de São Paulo é conhecida como uma das vilas mais festeiras da Bahia.

Você pode começar a noite indo à feira de artesanato no centrinho da cidade e depois parar em algum dos bares da região, onde você pode aproveitar as deliciosas caipifrutas.

Agora que você já se animou um pouco, pode desfrutar de alguma festa. Umas das mais conhecidas são as que acontecem na Toca do Morcego, com temas variados, mas normalmente com bastante música eletrônica, geralmente na sexta à noite.

Vilinha de bares e restaurantes do Morro.

Vilinha de bares e restaurantes do Morro. Foto: TripAdvisor.

Tem também a Pulsar Disco que é a especialista de festas na região. Festa da Espuma, kriptonita, Cassino, Fantasia e Flash Back são alguns dos temas, que normalmente acontecem no sábado à noite.

Agora, se você não gosta de ambientes fechados, toda segunda e quinta acontece um luau na Segunda Praia que é aberto ao público. As músicas variam bastante: desde axé até o MPB.

Perto da Torre, depois de subir 188 degraus, você vai encontrar o Teatro do Morro. Nas quartas feiras ocorre exibição de peças teatrais, dança, capoeira, dissertações ou música ao vivo e, logo em seguida, é emendada uma festa animada com DJ.

Se você estiver viajando para Morro do São Paulo em alta temporada, vai poder aproveitar outras festas que acontecem em bares e estabelecimentos menores, ou até a famosa Full Moon com DJ internacionais se apresentando na ilha de Gamboa.

Leia também: 15 frases de viagem em casal para você se declarar para o seu amor

Festas no Morro de São Paulo.

Festas bem animadas. Foto: Site Oficial.

Cidades próximas a Morro de São Paulo

Outra vantagem da vila é a proximidade com várias ilhas e cidades litorâneas da costa brasileira, o que pode possibilitar um bate volta da ilha para outros destinos turísticos. Como são muitas opções de passeios e cidades, vamos te mostrar as cidades mais acessíveis.

  • Salvador: 248 km de distância
  • Boipeba: 26,8 km de distância
  • Itacaré: 100 km de distância
  • Ilhéus: 158 km de distância
  • Villa Rossella: 3,9 km de distância
  • Cairu: 19 km de distância
  • Arraial d’ajuda: 346 km de distância
  • Valença: 17, 3 km de distância

As distâncias mais curtas podem ser percorridas via semi-terrestre ou de barco e, para os mais longos, você pode aproveitar para fazer um passeio de barco com mais paradas para visitar mais lugares, sem encarecer tanto a viagem.

Trabalho voluntário - viaje gastando pouco
Pensando em viajar pelo Brasil e fazer trabalhos voluntários? Acesse o site da Worldpackers e tenha US$10 de desconto na sua próxima experiência mundo afora.

Morro de São Paulo na Bahia

Quando viajar

No verão, de dezembro a março, ocorrem os maiores agitos. Por isso, os preços ficam mais altos e as hospedagens devem ser reservadas com certa antecedência.

No inverno, de maio a julho, é a época de baixa temporada com preços mais em conta, mas pode ocorrer chuvas e a temperatura pode baixar um pouco.

A água de Morro é BEM diferente de Caraíva.

A água de Morro é BEM diferente de Caraíva. Dá uma olhada no nosso guia dessa cidade ribeirinha! Foto: Anderson Barbieri.

Na primavera e no outono, a ilha pode ficar um pouco cheia, mas os preços são menores se comparados ao verão.

Vale lembrar que, nas datas festivas, a ilha fica lotada e, durante julho a novembro, você pode ver as baleias Jubarte.

Por isso, a melhor época para viajar para Morro de São Paulo depende do que você quer para a viagem. Se quer agito pode ir durante o verão, mas reserve sua hospedagem com antecedência. Se quer economizar, pode ir no outono ou primavera, evitando sempre as datas comemorativas nacionais.

Viagem para Morro de São Paulo:

Dicas importantes:

Vou dar agora algumas dicas que podem te ajudar a escapar de perrengues em sua viagem, então prepara para anotar:

  • Confira se a região está aberta para o turismo. Durante o período de pandemia, verifique os decretos municipais de Cairu.
  • É preciso pagar uma taxa para entrar na ilha, de cerca de R$ 20;
  • Em Morro de São Paulo não tem hospital;
  • Um roteiro de viagem ideal para Morro de São Paulo é de cerca de 4 dias, para aproveitar tudo e relaxar. Se planeja passar um fim de semana, tire ao menos um dia para fazer um passeio e visitar calmamente as praias da região.
A água cristalina e os morros da segunda cidade do Brasil.

A água cristalina e os morros da segunda cidade do Brasil. Foto: Anderson Barbieri.

Dicas importantes sobre Morro de São Paulo:

  • Verifique a tábua da maré para programar seus passeios na região, já que acontecem mudanças bruscas com os movimentos da maré;
  • Leve o mínimo possível já que o Morro é, literalmente, cheio de morros e é difícil carregar as malas pelas ruazinhas. Se preferir, pode contratar um carreto que leva a mala para o seu hotel.
  • Mesmo levando pouca coisa, não se esqueça de levar uma lanterna na mochila. Algumas ilhas que você vai visitar podem ter pouca iluminação;
  • Existem poucos bancos em Morro de São Paulo. Mesmo que a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão, vale a pena se prevenir e levar um pouco de dinheiro em espécie.
  • A tensão na ilha é de 220V, então tome cuidado para não esquecer o adaptador;
Paisagem cartão postal de Morro de São Paulo na Bahia.

Paisagem cartão postal na Bahia. Foto: Anderson Barbieri.

  • Você vai ter facilidade de encontrar sinal de telefone, mas o 3G pode não funcionar tão bem. O ponto positivo é que os hotéis e pousadas costumam fornecer wifi grátis;
  • E por fim, lembre que você está indo para uma região litorânea e, por isso, leve roupas leves, protetor solar, óculos de sol, garrafa de água reciclável e muita disposição para curtir a sua viagem para Morro de São Paulo!
  • Para ver mais fotos de Morro de São Paulo clique aqui! Usamos várias dos lindos cliques desse artista (chamado Anderson Barbieri) no post.

​E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando esse pedacinho de terra no litoral no Brasil? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Brasil e outros países da América do Sul e Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Américas | Brasil
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *