Guia de viagem a Vientiane, o que fazer na capital do Laos

Home » Laos » Guia de viagem a Vientiane, o que fazer na capital do Laos
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Vientiane é a capital do Laos e uma cidade interessante para se visitar. Esta foi a nossa porta de entrada para o país e conseguimos perceber a grande influência que a Tailândia (país vizinho) e a França (país colonizador) tem no Laos. Quem visita Vientiane está principalmente interessado pela cultura do país com diversos templos e construções importantes além da grande variedade de mercados abertos. Neste post vamos resumir o que fazer em Vientiane e dar dicas úteis de como melhor visitar a capital de Laos:

Guia de viagem a Vientiane, o que fazer na capital do Laos

Ruas de Vientiane. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Você pode se interessar:
Todos os posts que escrevemos sobre o Laos
Tudo sobre a Tailândia, Filipinas, Indonésia e Myanmar.

 

Vientiane: o que fazer

Os lugares que mais gostamos de visitar foram:

  • O monumento Patuxay.
  • Wat That Luang (templo dourado com Buda imenso).
  • Mercado de comidas super local e não turístico em frente ao Wat That Luang.
  • Mercado noturno (Night market Vientiane).
  • Ver o pôr do sol na plataforma em frente ao Rio Mekong.
  • Visitar o COPE Visitor Center (museu gratuito que conta a trágica história do país).
  • That Dam Stupa.
fazer em Vientiane

Patuxai, uma das principais atrações do Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida,

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil.
Confira o melhor pacote para você.
Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Principais templos de Vientiane, Laos (Ásia):

  • Wat Si Saket.
  • Wat Haysok.
  • Wat Mixai.
  • Wat Phra Ongteu.
  • Wat Sokpaluang.
  • That Dam Stupa.
  • Wat Haw Pha Kaew.
  • Wat Si Muang.
  • Pha That Luang (que agora é considerado um museu).
  • Buddha park (que não é bem um templo e sim uma atração para turistas).

Queremos alertar que a maioria dos templos de Vientianne tem taxa de visitação. Como moramos muitos anos na Tailândia e visitamos centenas de templos bem parecidos de maneira gratuita não achamos que, para nós, valia a pena pagar.

Se você também for para a Tailândia em sua viagem pela Ásia sugerimos escolher bem os templos para não perder tempo em outras atrações. Templos com certeza é uma das coisas da lista de o que fazer no Laos mas não é essencial visitar todos os existentes, ne? hehe

Saiba tudo sobre as cidades do Laos ne.

fazer em Vientiane

O que fazer em Vientiane, Lao:

Atrações em Vientiane:

  • Palácio presidencial e prédios históricos da região central.
  • Visitar o Buddah Park. Na minha opinião não vale a pena o esforço já que não é um templo e sim uma atração para atrair turistas. O lugar é longe da cidade (25 km do centro) e você paga para entrar (LAK 8.000 ou US$ 1). Nós preferimos aproveitar a cidade e não perder tempo.

Mercados de Vientiane:

  • Mercado noturno (night market que tem várias bugigangas mas é legal visitar).
  • Mercado super local em frente ao Wat That Luang.

Outras coisas legais para fazer:

  • Chegar de trem no país para ver a paisagem maravilhosa.
  • Andar pelas ruas e ver os prédios históricos.
fazer em Vientiane

Comida de rua no Laos, Sudeste Asiático.

Não viaje para a Ásia sem seguro!
Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português.
Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

O que fazer em Vientiane: informações úteis

Quantos dias ficar em Vientiane:

3 dias/2 noites para visitar os principais pontos da capital calmamente. Nós ficamos 4 dias/3 noites da primeira vez e 3 dias/2 noites na segunda vez mas porque estávamos fazendo diversos trabalhos com os hotéis da cidade.

Onde ficar em Vientiane, no Laos (turismo):

Quando se trata de hospedagem em Vientiane recomendamos hotéis/hostels próximos ao templo Mixay e Presidential Plaza. Aquela zona é a com mais infra estrutura turística, ou seja, onde tem a maior variedade de restaurantes e onde os principais hotéis estão localizados.

Nossas sugestões são: 

Para quem quer economizar:

Guia de viagem a Vientiane, o que fazer na capital do Laos

Dhavara Boutique Hotel, em Vientiane. Foto: divulgação Booking.

Onde nos hospedamos em Vientiane, Laos (hotel):

Niny backpacker hotel (LAK 40.000 a cama em quarto compartilhado). Achamos este hostel pelo Booking.com e reservamos por ter um valor bom (Laos é mais caro quando se trata de hospedagem, comparando com outros países da Ásia).

Achamos as camas e o banheiro ok. Na primeira vez que fomos, ficamos num quarto com duas beliches e adoramos. Na segunda vez que fomos, ficamos num quarto com mais de dez camas e não curtimos muito porque as pessoas foram muito barulhentas nas duas noites que ficamos neste quarto.

A localização do hostel é ótima e o café da manhã é básico, mas bom. Existem diversas opções de hotéis econômicos em Laos, basta procurar.

Pesquise os melhores hotéis em Vientiane aqui.

Transporte em Vientiane

Como sair da estação de trem de Vientiane para o centro da cidade:

Assim que você chega no terminal há motoristas de taxi compartilhado te esperando para te levar ao centro (LAK 70.000 por pessoa). Se você quer economizar, pode pegar o ônibus que pára em frente a estação e te leva a outro terminal onde você terá que pegar outro ônibus para chegar em seu hostel.

Nós nos desentendemos com o motorista de taxi que queria cobrar muito mais de nós e saímos andando pela estrada. Um carro de polícia nos deu carona até a estação de ônibus para a cidade, onde pegamos o transporte (LAK 36.000) até o centro. Mochileiro é isso, ne? hahaha

fazer em Vientiane

Monge andando nas ruas de Vientiane. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Como se locomover em Vientiane:

Nós andamos pela cidade toda. Achamos o ônibus público caro e as distâncias curtas.

Como sair de Vientiane para outras cidades do Laos:

Pegamos um tuk tuk compartilhado (LAK 10.000 por pessoa) na estação de ônibus da cidade (Sul) e partimos para a estação de ônibus mais afastada (Northen Bus Station). Dependendo do hora você consegue pegar um ônibus de linha que é mais barato (Ônibus número 8 por LAK 5.000). Na estação Norte pegamos uma mini van para Vang Vieng, nosso próximo destino (LAK 50.000 por pessoa por aproximadamente 3 horas, 150 km).

Cidades próximas de Vientiane para visitar:

Nam ngum Dam e Vang Vieng.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Vientiane? Conta pra gente aqui nos comentários se também tem mais dicas de o que fazer em Vientiane! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Laos e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. Débora Maraston

    o que me chamou a atenção neste post sobre a capital do Laos, Vientiane são os lindos templos além do mercado noturno. Parece que andar nesta cidade é a melhor opção para se conhecer os lugares mais legais

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza para conhecer as principais atrações de Vientiane você tem que andar pela cidade e explorar! Quando usar nossas dicas nos avise, Debora!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *