Você está aqui
Home > Destinos > Go KL: transporte gratuito em Kuala Lumpur

Go KL: transporte gratuito em Kuala Lumpur

O Go KL é uma daquelas descobertas que faz a sua visita a Kuala Lumpur ficar ainda mais agradável. Nós amamos a cidade e já contamos isso aqui em outros posts. A nossa primeira visita foi a chave para nos apaixonarmos pela metrópole a ponto de nos fazer voltar três vezes durante esse primeiro ano de viagem pelo Sudeste Asiático.

GO KL nas ruas de Kuala Lumpur
GO KL nas ruas de Kuala Lumpur

Em nossos primeiros dias andando pela capital da Malásia, nós descobrimos (por acaso) que havia um ônibus que realizava vários trajetos na zona central da cidade sem cobrança nenhuma de tarifa. Isso mesmo, o ônibus é de graça. No começo achamos que era algo somente para os locais, mas lendo os informativos dentro do ônibus, vimos que este serviço fantástico funciona para todos, inclusive para os turistas. 😀




Sobre o Go KL

Lançado em 2012, o Go KL City Bus é um ônibus gratuito que funciona na área chamada Central Business District (CBD), que é a área mais central e comercial de Kuala Lumpur. O projeto é parte do plano de transformação do governo da Malásia para melhorar o sistema de transporte urbano no país e, viajando em várias cidades por lá, nós vimos o quanto o transporte público é bom e eficiente.

A intenção do governo com o Go KL, foi também de reduzir o trânsito em Kuala Lumpur, pois oferecendo um transporte seguro, confortável e acessível, as pessoas que usavam carro particular poderiam deixá-lo estacionado fora da zona central e usar o ônibus para se locomover por vários bairros.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Real Seguro Viagem. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

O Go KL City Bus, que iniciou as operações com somente duas linhas (verde e roxa), possui hoje quatro linhas e mais de 60 paradas, que vão cortando o coração da cidade e levando passageiros a áreas populares que incluem os grandes shopping centers, áreas comerciais e diversas atrações turísticas. O serviço cobre áreas com mais de 15 shopping centers, mais de 40 hotéis, 10 institutos de educação, 8 edifícios religiosos e 14 atrações turísticas, além de conectar os passageiros a mais de 5 dos principais terminais de transportes em Kuala Lumpur.

Para quem achou que isso já era bastante, os ônibus possuem WiFi gratuito, ar-condicionado e são parte de um projeto eco-friendly (ecologicamente correto). Além disso, os ônibus foram também pensados para as pessoas que possuem dificuldades de locomoção. Sério, eu amo o Go KL! ❤️

Dentro do GO KL indo para alguma das atrações de Kuala Lumpur
Passageiros locais no GO KL

Pensando também nas pessoas que trabalham em Kuala Lumpur (porque não é só de turistas que vive a cidade, né?! 😛 ), o Go KL começa a funcionar às 6h da manhã e vai até às 23h, com exceção de sexta e sábado, quando o serviço vai até à 1h da manhã. Assim, quem pretende conhecer a cidade durante a noite e voltar dentro desses horários, o ônibus é uma mão na roda.

Curiosidade: No dia seguinte ao lançamento do GO KL, mais de 20 mil pessoas usaram o serviço gratuito. Eles fizeram uma pesquisa e o resultado foi que 85% dos usuários eram locais indo ao trabalho, 10% estrangeiros que moram e trabalham em Kuala Lumpur e 5% eram turistas. 😉

 

Linhas do Go KL

Como pode ver no mapa abaixo, o GO KL possui quatro linhas diferentes que cobrem toda a área central, com mais de 60 pontos de parada. Essas linhas são:

Linha verde: KLCC – Bukit Bintang (14 paradas)

Linha roxa: Pasar Seni – Bukit Bintang (15 paradas)

Linha Azul: Medan Mara – Bukit Bintang (17 paradas)

Linha vermelha: KL Sentral – Jalan Tuanku Abdul Rahman (19 paradas)

 

Mapa oficial do Go KL de Kuala Lumpur

 

Clique aqui para baixar o mapa em PDF

Horário de Funcionamento

O Go KL funciona em horários que provavelmente vão cobrir todo o tempo em que você desejar se locomover pelo centro de Kuala Lumpur, veja abaixo:

Segunda a Quinta-feira: 6h às 23h

Sexta e Sábado: 6h à 1h da manhã

Domingo: 7h às 23h

Confira os horários atualizados no site oficial

Em teoria, os ônibus levam cerca de 5 minutos para chegar, em horários de pico e 10 minutos em horários mais tranquilos, mas nós já esperamos mais que isso.

Conclusão

Bom, acho que nem preciso dizer muito sobre o que acho desse serviço, não é? Por mais que isso deveria ser algo normal nas cidades mundo afora, é algo que realmente impressiona aos que chegam na capital. Nós usamos o Go KL para praticamente todos os trajetos que precisamos fazer dentro da cidade, menos para Batu Caves, já que a atração fica fora da zona central de Kuala Lumpur

Bem, se estiver em Kuala Lumpur e ver um ônibus lilás (roxo claro) escrito “Go KL“, não pense duas vezes em pegá-lo, pois é aquele ônibus grátis que vai te levar a vários pontos da cidade.

Dica: tenha certeza de que o ônibus é o Go KL antes de entrar, pois possuem outras linhas de ônibus que fazem os mesmos trajetos, mas que são pagos. 😉

Booking.com
 

Gostou da dica? E como foi a sua experiência usando o Go KL? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Malásia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Veja também:

Bruno Miguel
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.
http://www.naproadavida.com/

Leave a Reply

Top
Close