Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas

Home » Filipinas » Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Cardume de sardinhas, Kawasan falls ou mergulho de cilindro será, provavelmente, a sua razão para visitar Moalboal, cidade localizada na ilha de Cebu, nas Filipinas. Nós chegamos na cidade não esperando muito já que, depois de mais de um mês viajando pelas Filipinas, achávamos que nada mais nos surpreenderia. Novamente estávamos enganados e as atrações de Moalboal excederam as nossas expectativas. Vamos contar para vocês aqui como foi nosso passeio de barco em Moalboal mas não deixe de ler nosso post sobre a nossa experiência fazendo canyoneering nas Kawasan falls já que, assim, vai saber o que fazer em Moalboal:

Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas

Você pode se interessar:
O que fazer em Coron: principais atrações
Port Barton: um paraíso para relaxar em Palawan
Todos os nossos posts sobre as Filipinas

Nossa experiência no passeio de barco em Moalboal, Filipinas:

Depois de um dia cheio com diversos transportes para chegar de Siargao a Moalboal marcamos, tarde da noite, um passeio de barco para o dia seguinte. Queríamos muito visitar a linda Pescador Island que, além de ponto de snorkeling, também é um dos pontos de mergulho mais famosos da região. Também não víamos a hora de fazer o famoso Sardine Run que nada mais é do que nadar com um cardume IMENSO de sardinhas. Isso sem contar com a ansiedade sem igual de saber que, depois do passeio de barco, íamos pular das quedas de uma das cachoeiras mais famosas do Sudeste Asiático (Kawasan Falls).

Nos buscaram em nosso hotel ás 06:00 em ponto para já começar o dia cheio de aventura. O querido do Jimmy, nosso motoca, nos levou de tricicle particular até o pier. Compramos as capinhas de celular a prova d’água, uma garrafa de água, um pãozinho de café da manhã e, antes de começar o passeio, escutamos uma palestra super rápida mas informativa sobre a conservação do meio ambiente.

Fiquei super feliz de ter essa conscientização e, pela primeira vez nas Filipinas, paguei com vontade a taxa de conservação que custa 150 PHP (cerca de R$ 7,50). Após a breve palestra e preenchimento dos formulários partimos para o barco tradicional das Filipinas que é chamado de bangka.

Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas

Palestra de conscientização antes de ir para o passeio.

Veja todos os nossos stories sobre Moalboal e
nossas fotos de viagem pelas Filipinas no Instagram.

A primeira parada do nosso passeio de barco em Moalboal foi em Pescador Island. Chegamos lá após 20 minutos de trajeto do pier com uma paisagem cênica de montanhas de tirar o fôlego. A Pescador é uma ilha bem pequena que não tem praia ou estabelecimento comercial. Tudo que pudemos ver foi floresta e um farol que fica bem no meio da ilha.

O barco parou em alto mar e nós pulamos na primeira oportunidade para ver a vida marinha maravilhosa que tem nas suas águas. Fiquei impressionada. Mesmo com corais sem muita cor, eles estão intactos e tem MUITOS peixes nadando em volta do ponto de snorkeling. Tentei sair um pouco de perto dos vários barcos estacionados e fiquei “sozinha” com um cardume de mini peixes e foi muito muito lindo. Outro ponto ótimo do snorkeling foi quando vi uma “floresta” de soft corals rosa bebê que só tinha visto antes mergulhando de cilindro nas Filipinas.

Pescador Island vista de cima. Uma das paradas do passeio de barco em Moalboal

Pescador Island vista de cima. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Dicas de viagem para as Filipinas: Moalboal (Cebu)

Após uns 20-25 minutos de parada em Pescador Island seguimos num trajeto de 15-20 minutos até a Sardine Point. Antigamente as tão famosas sardinhas ficavam em Pescador Island mas agora elas migraram para a costa e ficam muito perto do litoral. A praia de frente ao ponto das sardinhas se chama Panagsama beach e, se quiser, pode sair nadando até o ponto de snorkeling, sem necessidade de contratar um barco.

O nosso barco parou em alto mar e, lá de cima, já dava para ver as milhares de sardinhas amontoadas no mar. Foi um snorkeling bem legal mas, confesso que esperava mais. O ponto de snorkeling estava CHEIO de barcos e pessoas e achei que isso estragou um pouco a experiência. Talvez se você for a tarde, num horário diferente dos passeios de barco em Moalboal, seja uma melhor alternativa. Ver os mergulhadores lá embaixo curtindo o lugar me pareceu um pouco diferente mas não me deu super vontade como nos outros lugares das Filipinas. Tinham tantas pessoas na superfície que imagino que os mergulhadores viam, além das sardinhas, várias poupanças alheias hahaha.

Passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas

Cardume de sardinhas em Moalboal. Foto de: freediving-philippines.com.

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos. 

Viagem para Filipinas: dicas de passeio de barco em Moalboal

Depois de alguns minutos vendo o cardume de sardinhas pegamos o barco novamente para a nossa última parada: o Turtle Point. Este ponto de snorkeling é muito próximo ao ponto das sardinhas, a apenas alguns metros de distância. Foi um pouco difícil de encontrar as tartaruga já que a maré estava baixa e, por isso, vimos somente duas bem no fundo do mar, um pouco longe. Já que tinha visto tartarugas imensas em Apo Island eu simplesmente esqueci delas e fui explorar os corais e, UAL, que coisa maravilhosa. Encontrei uma caverninha com vários peixes escondidos embaixo, uma família de uns 7 box fish juntas, numa reunião de família, uma água viva rosa pink maravilhosa e muitos outros peixes e corais lindos.

Quando vi já estava bem afastada do barco e os barqueiros estavam me chamando para voltar. Foi nessa hora que vi uma tartaruga lindona vindo na minha direção, ual, nunca vou me acostumar a ver tartarugas. Que bichos mais majestosos. Fiquei um pouquinho ali só observando ela se alimentar dos corais fingindo não ouvir o Bruno e os barqueiros me chamando para voltar para o barco. É por este motivo que aconselho que contratem pelo menos 4 horas de passeio de barco em Moalboal e, assim, poderão aproveitar melhor as paradas. Outra alternativa, como já disse antes, é contratar as 3 horas e não fazer o ponto das sardinhas com o barco e ficar muito mais tempo em Pescador já que você pode ir sozinho no ponto das sardinhas em um outro momento.

Nadando com tartaugas nas Filipinas.

Victória nadando com as tartarugas em Apo island, outro paraíso próximo a Cebu, nas Filipinas. Foto: Bruno/@naproadavida.

Resumo do passeio que fizemos:

  • Valor por pessoa: PHP 1.550 por pessoa para o passeio de barco + canyoneering.
  • 3 horas de duração com 3 paradas: Pescador Island, Sardine Point e Turtle Point.
  • Empresa que fizemos o passeio: KCC Travel Experience. A agência tem barqueiros super profissionais e o barco é muito bem equipado. Esta é uma empresa parceira da incrível Kawasan Canyoneering que organizou o passeio de canyoneering para nós.

Veja onde se hospedar em Moalboal.
A gente se hospedou em Badian, no Lake House Resort, um lugar bem isolado e simples mas,
se quer mais estrutura, pode se hospedar nos hotéis do centro como:
Pescadores Seaview Suites, Herbs Guest House ou no Chief Mau Moalboal Cebu.

Mais detalhes:

Geralmente os passeios fazem três paradas e tem cerca de 3h de duração, contando o deslocamento entre as atrações. O roteiro padrão é Pescador Island, Sardine Point e Turtle Point e todos estes são pontos para fazer snorkeling com duração de cerca de 20 minutos de parada cada um.

Achamos o tempo um pouco corrido então, se puder reservar o barco por 4 horas ao invés de 3 horas, é o ideal. Se for fazer somente 3 horas sugerimos tirar o Sardine point ou o Turtle Point do roteiro já que estas atrações você consegue ir andando do centrinho de Moalboal. Assim, conseguirá aproveitar mais tempo na Pescador Island que é maravilhosa, curtir a vida marinha e também pode ir ver as tartarugas ou sardinhas com o barco.

  • Atenção: Se não gosta de fazer snorkeling ou não sabe nadar não faça o passeio de barco em Moalboal.
  • Se não sabe nadar e ainda quer muito ir uma alternativa é usar o colete salva vidas e, ainda assim, aproveitar as paradas. Vimos muitas pessoas fazendo isso.
Pescador Island, uma das paradas do passeio de barco em Moalboal.

Pescador Island, uma das paradas do passeio de barco em Moalboal. Foto: Victoria/@naproadavida.

Não viaje para a Ásia sem seguro!
Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata de saúde.
Nós dois usamos o seguro viagem durante a nosso período nas Filipinas e, como estávamos cobertos pela World Nomads, o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Nossas dicas e sugestões:

  • Tentar ir no Turtle Point quando a maré está cheia já que é mais fácil de ver as tartarugas (para saber quando a maré está cheia pergunte para algum filipino ou veja no Google a tábua de marés do dia).
  • Tentar ir no Sardine Point para ver o Sardine run num horário alternativo dos passeios de barco já que o ponto fica lotado de manhã.

Vale a pena fazer o passeio de barco em Moalboal?

Como sempre seremos sinceros e vamos dizer que, se você não curte fazer snornkeling, esse passeio não é para você. As paisagens são lindas mas nada comparado as belezas de Coron ou El Nido.

Se você curte fazer snorkeling vale sim a pena pela parada em Pescador Island já que é muito maravilhosa e bastante exótica. Como dissemos, as outras paradas você pode chegar a pé de seu hotel em Moalboal mas, com o barco, você vai um pouco mais longe que isso. Se tiver tempo invista e aproveite mais do país que está visitando em um passeio não tão caro, se comparado aos valores das outras ilhas das Filipinas e muito bonito. Agora, se tiver que escolher no seu roteiro das Filipinas entre o passeio de barco em Moalboal e o canyoneering não pense duas vezes e vá pular das quedas da cachoeira de água cristalina mais lindas que vimos na vida (Kawasan Falls)!

Snorkeling nas Filipinas. Passeio de barco em Moalboal

Pedidos especiais sobre quando for viajar para as Filipinas:

  • Se puder passar protetor solar ainda no seu hotel ajuda BASTANTE na preservação das cores dos corais. Se você passa alguns minutos antes de entrar no mar toda a química do cosmético mata aos poucos os corais e suas cores maravilhosas.
  • De maneira alguma encoste nos corais ou animais marinhos. Você está ali só para observar esse meio maravilhoso, não para destruir ou interferir.
  • Leve uma sacolinha para jogar seu lixo e, se encontrar algo no meio do mar, recolha e faça bem ao meio ambiente. As tartarugas e animais marinhos agradecem 🙂
A famosa bangka, barco das Filipinas.

O que torna a bangka tão conhecida internacionalmente: suas hastes para driblar o vento forte das Filipinas. Foto: Bruno/@naproadavida

O que nós levamos na mochila neste dia:

  • Garrafas de água (não tem no barco então é melhor levar pelo menos uma por pessoa)
  • Óculos escuros
  • Botinhas de proteção para os pés
  • Máscaras de snorkeling (se não tiver, pode alugar)
  • Canga
  • Câmera fotográfica, celulares e drone
  • GoPro e capinha da GoPro (que, no final, deu pau e não funcionou 🙁 haha)
  • Bolsinha a prova d’água para os celulares (compramos na frente do Porto por PHP 150 cada)
  • Bolsinha com pouco dinheiro (PHP 3.000 +- excluindo dinheiro para pagar o passeio)

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você.
Esse chip de internet nos salvou em nossa viagem pelas Filipinas já que não existe Wi-fi na maioria dos hotéis e restaurantes! Não deixe de ficar conectado!
Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Moalboal nas Filipinas? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre as Filipinas e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

14 Comentários

  1. Débora Maraston

    Fiquei com muita vontade de estar neste barco em Moalboal, nas Filipinas, amaria ver a tartaruga , e todos estes peixinhos e corais, deve ter sido incrível…

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza se for visitar Moalboal deve fazer um passeio de barco na sua viagem para as Filipinas, Debora!

      Responder
  2. Michelle

    Melhor do que passar o protetor solar antes de sair do hotel é usar camiseta UV e não passar protetor nenhum. 🙂
    Sou mergulhadora e ouço muito isso nas ilhas em que vamos. No rosto, use protetor solar “amigo dos corais”, você encontra facilmente nestes lugares de praia, em qualquer supermercado ou farmácia,

    Responder
    • Victória Farina

      Esse seria o conselho ideal para todos que visitam as Filipinas e lugares de praia, Mihelle!

      Responder
  3. Fabíola Moura

    Lindo o passeio de barco em Moalboal, mas pra quem gosta de mergulhar fica realmente chato tanta concorrência, rs. De qualquer forma, é mais um lugar pra conhecer nas Filipinas.

    Responder
    • Victória Farina

      SIm, Fabíola! Esse passeio de barco em Moalboal foi incrível e nós adoramos, mesmo com as multidões. Ensinamos como evitar, agora é só seguir as dicas!

      Responder
  4. Ruthia Portelinha

    É tão bom quando um destino nos surpreende desta maneira. As fotos subaquáticas ficaram lindas, você já tinha um curso de mergulho, ou é fácil para qualquer pessoa fazer esse passeio em Moalboal nas Filipinas e mergulhar, mesmo sem preparação específica?

    Responder
    • Victória Farina

      É bom quando for fazer uma viagem para as Filipinas que você faça ao menos um curso de mergulho Open Water antes, para poder aproveitar melhor os pontos de mergulho mas, se não conseguir, pode fazer snorkeling ou um o primeiro mergulho, tenho certeza que vai amar!

      Responder
  5. Fernanda Scafi

    Adoro passeios de barco em geral e esse na linda Filipinas então só pode ser sucesso! Ainda não sei quando vou pra Ásia, espero que não demore muito.

    Responder
    • Victória Farina

      Quando fizer sua viagem pelas Filipinas não esquece de incluir passeio de barco em Moalboal ao seu roteiro, Fernanda! Tenho certeza que vai adorar 🙂

      Responder
  6. Suriàn

    Que incrível esse passeio de barco em Moalboal, nas Filipinas! Tá na minha lista de destinos para conhecer em breve! Amei as fotos feitas de drone!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nossas fotos e dicas das Filipinas, Surian! Quando for para lá avisa a gente que podemos te ajudar

      Responder
  7. Cintia Grininger

    Que passeio de barco incrível! As FIlipinas têm uma beleza natural maravilhosa mesmo, a cada post me encanto mais.

    Responder
    • Victória Farina

      É sim, Cintia! As Filipinas é um país incrível que tem que pensar em ir na sua viagem pela Ásia 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *