Vai para a Bolívia, Peru ou algum outro país em que o mal de altitude é um grande desafio? Previna-se para não perder momentos importantes da viagem! O soroche, como se chama o mal de altitude causado em países onde a altitude é muito elevada, torna-se um problema a ser considerado.
Em nosso mochilão para a América do Sul, viajamos para Bolívia e Peru, que chegam a uma altitude de mais de 3.500 metros em algumas cidades e tivemos duas situações diferentes: Victória, que não conseguia andar, passava mal e só queria ficar na cama e Bruno, que nem sentiu direito a diferença (ou decidiu ser mais forte para cuidar da amada hahaha). Num cenário de 50% de chances de sofrer com o mal de altitude, o melhor é se prevenir. Como? Segue as dicas:
Como evitar o mal de altitude
Antes da viagem:
Nós desembarcamos de nosso trabalho em navios de cruzeiro e, depois de um mês, já estávamos indo para o mochilão na América do Sul. Por isto, não fizemos nada antes para nos preparar para a altitude. Na verdade, nunca nem pensamos no mal de altitude como um problema a ser considerado.
Mas, existem algumas formas de se prevenir do mal de altitude como, por exemplo, chegar no país de ônibus ou carro e, assim, você tem uma ascensão gradual que não acontece com o avião. Se não puder fazer isto, reserve o primeiro dia para descanso e alimente-se levemente, tomando chá de coca sempre que possível e não faça muita atividade física nos dois primeiros dias de viagem. Eu fiquei o primeiro dia todo no hostel em La Paz, e no segundo fomos visitar as atrações mais simples da cidade.
Outra alternativa é um remédio chamado Diamox que você pode tomar 24 horas antes de chegar ao destino, duas ou três vezes ao dia que pode ajudar a prevenir.
Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Nós estamos sempre cobertos pela World Nomads e o suporte é sensacional e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉
Como evitar o soroche
Durante a viagem:
Conversando com os locais, descobrimos três coisas que super ajudam a minimizar o mal de altitude:
1) Mascar folha de coca (6 pesos bolivianos/2,80 reais):
O efeito é instantâneo, mas momentâneo haha. Explicando melhor: você mastiga a folha de coca e engole o líquido que sai dela, em seguida cospe a coca (parecendo que está vomitando de tão ruim que é o gosto). Depois disso, por uns 3 minutos, você se sente normal e saudável de novo. Depois que passam estes três minutos, volta tudo de novo (pelo menos comigo foi assim).
2) Balas de coca (20 pesos bolivianos/9 reais):
Outra opção ainda falando da coca, mas um pouquinho menos amarga, são as balas de coca (caramelos de coca em espanhol) que às vezes são feitas com mel, e que nós não encontramos em La Paz, mas os brasileiros que conhecemos pelas ruas da cidade disseram que haviam comprado e funcionava um pouco melhor que a folha.
3) Soroche Pills (32 pesos bolivianos/15 reais):
É o remédio dos Deuses da Bolívia. Só depois dele que me senti uma humana de novo e conseguia andar, falar e me movimentar sem tanta dificuldade. Demoramos uns 2 dias para descobri-lo e, depois dele, tudo mudou. 😛
O que recomendamos é uma mistura dos dois: mastigar folha de coca/chupar a bala e tomar o soroche nos momentos indicados pelo farmacêutico. Nunca é demais. Eu também tomei umas balinhas de hortelã que me ajudaram bastante.
Além disto, não esqueça de se hidratar bastante, não comer tanto sal e comer mais carboidratos. A ingestão de álcool e fumar atrapalham bastante na aclimatação também.
Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?
A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.
Alguns dos países em que o mal de altitude deve ser considerado:
- Europa: Armênia e Andorra.
- Ásia: China, Afeganistão, Butão, Nepal, Quirguistão e Tajiquistão.
- África: Lesoto.
- América do Sul: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.
Fontes de pesquisa:
Gostou das dicas? E como foi a sua experiência viajando em cidades de altitude elevada? Conta pra gente aqui nos comentários! Para mais informações e dicas de viagem, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.
Veja também:
Quem vai para qualquer lugar de altitude, precisa mesmo saber como evitar o soroche. Eu não me senti tão mal quanto você, mas o primeiro dia em Cusco foi um pouco difícil. Ótimas dicas!
Abraço!
Eu sou a pessoa que sempre sofre com mal de altitude. Gostei demais de todas as dicas, já conhecia as dica da folha de coca e amei conhecer as outras opções para evitar o soroche.
Que bom saber que te ajudou, Adriele! Agora na sua próxima viagem espero que não sofra de soroche 🙂
Que ótimo saber que te ajudou e que na sua próxima viagem você não sofra de mal de altitude, Adriele!
Interessante Victoria, conhecer essas dicas e também os países que são altos além do Peru e Bolívia. O mal de altitude foi uma das minhas preocupações quando decidi ir para o Peru, assim decidi ir de Lima a Cusco com o ônibus da Peru Hop, aproveitei para conhecer Paracas, Huacachina, Nazca, Puno e Cusco. Ah, lá também encontrei mate de coca que também ajuda contra o mal de altitude.
Obrigado pelas dicas.
Que bom que te ajudou, Marlom! Ficamos super felizes 🙂 Peru é maravilhoso e queremos voltar com certeza…