Dicas do planejamento de viagem ideal

Home » Planejamento » Dicas do planejamento de viagem ideal
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Sempre que estou conversando com alguém que está planejando viajar e me pede recomendações eu dou algumas dicas e, praticamente todas as vezes, tem algum ponto que a pessoa esqueceu totalmente e que é super importante para o sucesso da viagem. Por isto, decidi fazer um post sobre as coisas mais importantes de se pensar quando se está fazendo um planejamento de viagem, seja ela de curto ou longo prazo, pro exterior ou para outra cidade dentro do Brasil.

Planejamento de viagem:

Saber o objetivo da viagem

Você vai viajar a lazer? Vai tentar arrumar um emprego? Vai estudar por uns tempos? Isso é bastante importante de decidir antes de escolher o seu país de destino. Vai que você decide ir tentar trabalhar num país, compra a passagem e descobre que brasileiros tem um processo super complicado para trabalhar lá. Ou que você quer muito esquiar e não tem neve no país que você planeja viajar. Vai ter que começar do zero novamente ou tentar a sorte. Pesquise bastante as regras de entrada do país antes de tomar uma decisão final.

Escolher o país de destino

Parece um pouco óbvio mas você tem que conhecer o país que decidir ir viajar. Tem que saber se você se dará bem com o clima, com a cultura, ou seja, se você se adaptará ao novo ambiente. Você pode estar disposto a fazer alguns sacrifícios mas deve conhecer os obstáculos para não ser pego de surpresa. Outra coisa super importante (principalmente se for viajar para a Ásia) é ter certeza que o país que vai viajar não está em época de monções já que, nesse período, chove bastante e isso pode estragar toda a sua viagem.

Exemplo: O Japão é um país super preconceituoso com pessoas que tem tatuagem. Você tem que pesar se isto te incomodará ou se não este simples detalhe pode acabar te desanimando no meio da sua viagem.

Exemplo 2: Você decide que vai viajar para a Índia, compra a passagem e depois vai num restaurante indiano e percebe que ODEIA pimenta e curry. Isto dificultará bastante a sua viagem, principalmente se for de longo prazo com gastos reduzidos.

Planejamento de viagem para a Indonésia

Curtindo as águas maravilhosas das Ilhas Gili, na Indonésia.

Planejamento de viagem:

Pesquise sobre os festivais que acontecerão enquanto estiver viajando

Outra maneira super interessante de vivenciar a cultura de um país é participar dos festivais regionais que acontecem. Entre no site oficial do país e veja o calendário para saber se será possível participar de algum. O festival pode mudar totalmente a sua experiência no local, para melhor ou pior. Os hotéis podem estar lotados, ruas lotadas e, se não for a sua vontade, você pode acabar não curtindo o lugar. Fique atento para não ter surpresas, principalmente as ruins.

Decidir quanto tempo irá viajar

Quanto tempo você tem disponível? Suas férias do trabalho ou a vida toda? Isso pode mudar bastante o estilo de viagem, seus objetivos e as finanças. Planeje este ponto com atenção.

Planejamento de viagem:

Quanto de dinheiro você tem ou pretende guardar até a viagem? Quanto é necessário?

O que eu sempre digo é: “Comece a guardar dinheiro mesmo sem objetivo. Quando você decidir o que fazer com o dinheiro, pelo menos você já tem alguma coisa guardada”. Neste caso, você tem que fazer um planejamento com o valor que você já tem e o quanto você consegue guardar até a sua viagem e ver se isto é o bastante para o que está planejando. Para isso, você tem que organizar as suas despesas pessoais, deixar alguns supérfluos de lado e ter o objetivo de viajar em mente em todos os momentos.
Vou escrever um post mais detalhado sobre este planejamento mais para frente e, assim que publicar, coloco o link aqui.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Bruno & Victoria | Travel Blog (@naproadavida) em

 

Que tal garantir o seu chip de internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você.

Planejamento de viagem:

Documentos necessários para a viagem (Agilize isso com antecedência)

É sua primeira viagem para o exterior? Você tem passaporte? Este documento é essencial para a maioria dos destinos, então uma das primeiras coisas a se pensar depois de decidir o destino é: quais os documentos exigidos para brasileiros entrarem no país? Segue listinha para facilitar:

  • Passaporte: ficar atento a validade necessária. Na maioria dos países o documento deve ter validade mínima de 6 meses depois da chegada no país e, em alguns casos, deve ter ao menos seis páginas em branco.
  • Visto: verificar se você precisa de visto de trabalho, de turismo ou outras opções. Veja também se você tem uma conexão e precisa de visto para ficar naquele aeroporto, mesmo que somente por algumas horas ou nem ao menos sair dele.
  • Certificados de vacinação: muitos países exigem o certificado internacional de febre amarela, informe-se sobre isso e leia o o post sobre nossa experiência com vacinas).
  • Carteira de Habilitação Internacional: você pretende dirigir em sua viagem? Quais os documentos exigidos? E as regras de trânsito? Verifique essas informações com atenção.

Comprar passagem aérea

Depois de saber quanto tempo tem disponível para viajar, onde quer ir e quanto pode gastar, o próximo passo é super master empolgante: finalmente comprar a passagem aérea (ou outro tipo de transporte que irá precisar para chegar ao seu destino de viagem).

Pesquise no Google Flights, no Skyscanner, no Viajanet, no Submarino e em outros sites de busca de passagem e veja o valor e período que combina com as suas necessidades e desejos. O que sempre fazemos é pesquisar nesses sites e ir diretamente no site da companhia comprar a passagem.

Um aplicativo que super nos ajuda a comprar passagens aéreas é o Voopter. Com este aplicativo você consegue criar um alerta de passagem com o seu bugjet de gasto e as datas que está pesquisando. Ele nos ajudou demais a comprar praticamente todas as nossas passagens aéreas.

Planejando a nossa viagem pelo mundo

Planejando nossa viagem já na viagem. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Seguro Viagem

Uma das coisas super master essenciais para o seu planejamento de viagem é contratar um seguro viagem. Veja as obrigatoriedades de cada pais ou continente que irá visitar, pesquise valores e condições e não deixe de viajar sem contratar um seguro de viagem de qualidade.

Nós contratamos o Seguro de Viagem da World Nomads nesses dois anos de viagem pela Ásia e Europa e já usamos diversas vezes (veja relatos aqui e aqui!). Não podemos recomendar o bastante o serviço que, ainda, é em português e que sempre solucionou nossos problemas o mais rápido possível. Verifique suas prioridades, compare valores e escolha o melhor para seu tipo de viagem.

Uma dica super importante: veja se o seguro viagem funciona através de reembolso ou de pagamento direto. Nós escolhemos a World Nomads por dois motivos: um porque podemos renovar o serviço mesmo estando fora do Brasil sem diferença de valor e outra porque eles trabalham com o serviço de pagamento direto. Assim, você não mexe no seu bolso em momento algum durante o atendimento e não tem que participar de um longo processo de pedido de reembolso no meio da sua viagem.

Você também pode comparar valores e fechar seu seguro viagem com a Seguros Promo que possui diferentes tipos de produtos disponíveis (e, usando o código NAPROADAVIDA10 você ainda tem 10% de desconto na compra de qualquer produto). Eles também tem atendimento em português via WhastsApp. Veja mais detalhes de como contratar seu seguro viagem através da Seguros Promo aqui!

Atenção: Depois que contratar seu seguro viagem não se esqueça de imprimir e salvar no seu celular e/ou computador a apólice do seu seguro viagem e deixar em lugares estratégicos na sua mochila em caso de emergência. Uma boa ideia é também enviar para os amigos que vão viajar com você e familiares que podem ser responsáveis se algo de mais urgente acontecer.

Planejamento de viagem:

Convênio no Brasil (dependendo do período da viagem e destino)

Para viagens pelo Brasil pule este item 🙂

Se você irá fazer uma viagem longa como nós, não esqueça de verificar a possibilidade de diminuir os serviços do seu convênio no Brasil já que não vai precisar utilizar durante a sua viagem. Nós deixamos o pacote básico somente para não perder nossos benefícios e, assim, se voltarmos para o Brasil, podemos modificar novamente.

Como lidar com o dinheiro

Nós demoramos alguns meses pesquisando a melhor maneira de usar nosso dinheiro na viagem. Levar dólares, euros, usar cartão de crédito, débito, poupança e travel money. Isso tudo tem que ser muito bem definido antes da viagem já que conhecer as taxas do seu banco e as vantagens e desvantagens de cada serviço te ajuda a economizar e não cair em furadas. Faremos um post sobre isso em breve. 🙂

Dinheiro é uma parte muito importante do planejamento de viagem

Planejar seus gastos é um dos segredos de sucesso principalmente de viagens longas. Dinheiro da Indonésia (Rupiah). Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Planejamento de viagem:

Salvar documentos importantes na nuvem (Ex.: Google Drive, Dropbox, entre outros)

Uma das precauções mais importantes de se fazer antes de viajar é salvar tudo de importante na nuvem (passagens aéreas, reservas, seus principais documentos, apólice de seguro, entre outros). Assim, mesmo se você perder o celular, computador e todos os documentos, você ainda consegue acessar de algum computador em caso de emergência. Deixar salvo os arquivos offline em seu celular e notebook também é uma ótima maneira de se precaver.

Ah, um erro que eu já cometi: não esqueça as suas senhas. Se você, como eu, tem certeza que vai esquecer, deixe em algum lugar anotado todas as suas senhas já que, depois de um tempo, você simplesmente esquece e terá problemas na hora de acessar de outro computador (e é sempre no momento que você mais precisa da informação).

Ter salvo também o endereço de Embaixadas e Consulados do Brasil

Outra coisa super útil de ter salvo offline e na nuvem são os números de emergência das Embaixadas e Consulados do(s) país(es) que você vai visitar. Assim, se acontecer algo, você pode ir direto no documento e pegar. O que eu faço é, quando começo a pesquisar sobre um país, sempre pesquiso esses números e coloco as informações como primeiro item, assim não esqueço de pesquisar.

Fazer uma lista de roupas e acessórios para comprar

Faça uma lista dos itens que precisará levar em sua viagem e verifique se vai ter que comprar roupas ou acessórios. Se você vai viajar para um lugar frio pesquise maneiras de se manter aquecido e se vai para um lugar de calor, compre roupas leves e que não ocupem muito espaço na sua mala/mochila. Não esqueça de colocar na lista adaptadores, filtro de linha, pen drives, HDs, pregadores e outras coisinhas úteis que podem facilitar a sua vida. Também escreveremos um post sobre os itens essenciais em nossas mochilas em breve 🙂

Planejamento de viagem para a Tailândia

Se apaixonando a cada dia pela maravilhosa ilha de Koh Tao, na Tailândia. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Planejamento de viagem:

Pesquisar sobre os pontos turísticos que irá visitar

Depois de comprar a passagem aérea e saber quanto tempo terá para visitar o(s) país(es), você já pode começar a planejar o seu roteiro. Pesquise os principais pontos turísticos do país e depois de cada cidade que irá explorar. Veja também um pouco da história do local e curiosidades a respeito. Uma dica super legal é verificar se existe um “Free Walking tour” onde você irá passar já que esta é uma ótima maneira visitar as principais cidades do mundo. Ah, e se for visitar algum ponto turístico bastante conhecido, não se esqueça de reservar com antecedência através do GetYourGuide e do Viator para evitar filas.

O que nós fazemos para nos organizar no meio de tanta informação é criar um documento na nuvem com o nome do país e colocar lá dentro todas as informações úteis que encontramos na internet ou que recebemos dos nossos amigos que já visitaram aquele lugar. É uma baguncinha organizada que nos ajuda bastante a fazer diversas decisões ao longo da viagem.

Pesquisar sobre transportes e meios de locomoção

Sabendo onde você quer ir e por quanto tempo vai ficar é hora de saber COMO se locomover pelo país. Nós usamos MUITO o Rome2Rio para este tipo de pesquisa. O site é bom porque te direciona para o site oficial da empresa de transporte do trem, ônibus ou qualquer outro tipo de transporte que você está pesquisando.

Um site incrível para pesquisa e reserva de deslocamentos na Ásia é o 12go.Asia que usamos e super recomendamos. Outra opção super válida, principalmente em países com um transporte público deficiente, é alugar um carro e, assim, você fica livre para ir e vir a qualquer hora do dia e da noite. O ponto mais vantajoso para nós de alugar um carro é poder parar no meio do caminho só para ver uma paisagem maravilhosa.

Dicas do planejamento de viagem ideal

O transporte de Kuala Lumpur, na Malásia, funciona com fichinhas que você coloca na catraca. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Planejamento de viagem:

Reservar as acomodações para sua viagem

Com o seu roteiro já praticamente definido você pode começar a pensar em onde ficar em cada cidade que irá visitar. Com a ajuda do Booking.com, Agoda, Hoteis.comHostelworld e outros sites de reserva você consegue ter uma noção de valores e ajustar seu planejamento de gastos.

Outra dica para as pessoas que tem pouco tempo de viagem é pagar as hospedagens antecipadamente e, assim, você não terá que se preocupar com mais isso durante a viagem e nem terá que carregar tanto dinheiro. Para as pessoas que vão viajar por mais tempo, como nós, pense em fazer reserva dos primeiros dias de viagem e, depois, deixe-se levar pelos acontecimentos (com exceção de algum festival ou algum evento específico que você for participar em que a hospedagem pode terminar ou ficar mais cara no futuro).

Ativar serviços no banco

Isso é super importante, mesmo que você não pretenda usar o cartão de crédito/débito. Ative os serviços de crédito e débito internacional do seu cartão para que, caso haja alguma emergência, você possa utilizar. Você só pode ativar por três meses então, se for viajar por mais tempo, programe um lembrete para te avisar quando os serviços internacionais tem que ser ativados novamente. Se você não ativar o serviço o cartão simplesmente não vai funcionar, te deixando na mão se você precisar.

Comprar presentinhos para pessoas que vai conhecer

Isso pode ser uma coisa nossa mas nós adoramos ter uma bandeirinha do Brasil ou um chaveiro para dar para as pessoas que gostamos. Principalmente quando fazemos Couchsurfing e gostamos muito dos nossos hosts, dar uma lembrancinha do Brasil é uma surpresa muito grande para eles. Nós compramos bandeirinhas do Brasil, chaveiros de Havaianas e também separamos algumas notas de 2 reais e moedas para dar de presente.

Viagem para a Indonésia na Ásia

Família da Indonésia que nos hospedamos através do Couchsurfing e que amou receber de presente uma bandeira do Brasil <3

Planejamento de viagem:

Procuração

Isso é tão importante que até fizemos um post do motivo e como fazer para tirar uma procuração de plenos poderes. Isso serve para as viagens mais longas, como a nossa.

Música na viagem (Spotify)

Depois que quase tudo está pronto e que você acha que está preparadíssimo para viajar, baixe algumas playlists boas para ouvir nos deslocamentos ou quando você tiver naquela praia maravilhosa e quiser sossego. Nós pagamos o Spotify Premium e, assim, podemos baixar playlists e músicas que gostamos para nos distrair de vez em quando.

Saiba tudo sobre o planejamento de viagem

O celular é peça essencial para a sua viagem. Organize-se que ele pode te ajudar em apuros. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Baixar aplicativos úteis

Mapas, tradutores offline e conversor de moedas ajudam MUITO em diversas situações. Veja nosso post sobre aplicativos indispensáveis para a sua viagem e já comece a baixar.

Uma super dica de quem já cometeu este erro: além de baixar o aplicativo de mapa offline não esqueça de baixar a região onde você irá viajar. O mesmo acontece para o idioma offline já que você deve baixar o que irá utilizar quando tiver internet.

Aprender um pouco o idioma

Vai para a Tailândia? Que tal aprender como dizer “Olá” e “Obrigada” em tailandês? Isso vai surpreender bastante os locais e os deixar muito felizes. Isso é uma forma muito boa de socializar e quebrar o gelo em diversas situações. Quanto mais você sabe o idioma local mais você se sente parte daquele espaço e, obviamente, conhecer a língua local pode te livrar de diversas furadas.

Se for para a Rússia, por exemplo, aprender um pouco do alfabeto cirílico vai te ajudar bastante a ler placas na rua e até comer naquele restaurante super local sem menu em inglês.

Dicas do planejamento de viagem ideal

Veja também:

Eai, gostou das dicas? Tem alguma sugestão que esquecemos de escrever? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre nossa viagem pela Ásia e Europa, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
Categorias: Planejamento
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. Marta A. de Araújo Lima

    Oi, estou tentando me programar para uma viagem missionária em Guiné Bissau, África, e vai ser em janeiro agora, não tenho dinheiro ainda, pode me ajudar a programar ?
    Obrigada !

    Responder
    • Victória Farina

      Olá Marta, claro! Manda uma mensagem no nosso Instagram e conversamos 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *