Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem

Home » Planejamento » Maps.me: o melhor aplicativo de mapas para viagem
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Maps.me é o aplicativo que mais usamos em nossa viagem pelo mundo. É nele que guardamos os locais que visitamos e planejamos nossas futuras viagens pelas cidades e ilhas.

Uma das principais vantagens do aplicativo é que ele funciona como mapa offline e não gasta tanta bateria como outros aplicativos de mapa. Neste post vamos mostrar como utilizamos o aplicativo Maps.me para organizar e planejar melhor nossa viagem e dar dicas de como otimizar seu tempo e salvar recordações mais facilmente:

Não viaje sem seguro viagem! Durante a nossa viagem nós usamos a World Nomads e o suporte é sensacional e em português sempre que precisamos. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Sobre o aplicativo Maps.me

O Maps.me é um aplicativo de mapas e é concorrente do Google Maps, Waze e outros serviços de localização no celular. O Maps.me tem as funcionalidades de qualquer aplicativo de mapas mas tem diferenciais que o destaca como o melhor aplicativo de viagem para nós. 

Para usar o aplicativo, que é gratuito, faça download pelo PlayStore ou pelo Apple Store e crie um login. Depois disso, é só começar a usar. O aplicativo é um mapa com rotas offline para tornar a sua viagem muito mais prática e sem preocupação.

 

O Maps.me foi súper útil em nossa viagem pela Indonésia.

O Maps.me foi súper útil em nossa viagem pela Indonésia. Foto: Bruno/@naproadavida

A principal vantagem dele para nós é que ele salva pins dos locais que visitamos e queremos visitar, facilitando a nossa organização. Para quem não sabe, offline significa que ele não usa o seu plano de dados, ou seja, você consegue criar rotas no mapa mesmo sem ter internet contratada.

Muitas pessoas viajam sem internet móvel ou com um plano de dados limitado e, por isso, o aplicativo é perfeito para “economizar” os dados móveis para serem usados de outra maneira. Nós usamos o Maps.me principalmente para rotas a pé e trilhas nos lugares que visitamos.

Usamos bastante durante os nossos quatro meses de carona pela Europa e deu SUPER certo mas ainda acho o Google Maps melhor para rotas de carro. Em nossos três anos pela Ásia também usamos demais esse aplicativo e ajuda BASTANTE a marcar as paradas de um passeio ou as ilhas que quer visitar e visualizar na visão macro.

Como planejar um roteiro de viagem usando o Maps.me

Se você já tem um login é hora de começar a explorar. Vamos dizer que você irá para a Itália em suas próximas férias e está planejando sua viagem. O Maps.me é um aplicativo que pode ajudar muito se souber utilizar.

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o mapa do país que irá visitar e, depois, começar a pesquisar sobre as cidades e principais atrações.

A medida que vai lendo sobre o detalhes copie as informações que julga mais importante num documento de Word ou bloco de notas e, quando uma cidade ou ponto turístico te interessar, pesquise no Maps.me e o marque com um pin.

Nosso mapa do Sudeste Asiático quase completo!

Nosso mapa do Sudeste Asiático quase completo!

Para marcar um pin no Maps.me você deve pesquisar o local no aplicativo e clicar em FAVORITO. Para mudar a cor deste pin você tem que colocar EDITAR MARCADOR, apertar na bolinha e escolher a sua cor de preferência.

O aplicativo Maps.me tem um sistema de cores diferenciadas de pins e isso é super útil para o planejamento já que você pode estabelecer cores para ajudar na programação da viagem. Eu, por exemplo, sempre marco a cidade ou atração que quero visitar de amarelo.

Se, por exemplo, é um conjunto de atrações ou uma rota a ser seguida, você pode colocar outra cor de pin para essa sequência de locais ficando, assim, mais fácil de visualizar no mapa.

Eu também uso a cor roxa de pin para marcar a acomodação que reservei e, assim, consigo ver se é próxima das atrações turísticas que quero visitar na cidade e qual a melhor rota a seguir.

Depois que você pesquisou tudo o que deveria saber sobre o país e quais as principais cidades e atrações quer visitar, é hora de planejar o seu roteiro de viagem.

Diminua a sua visão no mapa e deixe o país inteiro na tela para que, assim, você consiga pensar na melhor rota para a sua viagem através dos pins que você marcou no país.

Maps.me: Planejamento de viagem é super importante para o sucesso!

Planejamento de viagem é super importante para o sucesso! Foto: Bruno/@naproadavida

Depois que você já planejou a rota da viagem e pesquisou sobre meios de transporte entre uma cidade e outra (nós utilizamos geralmente o site Rome2rio para Europa e 12go.Asia para Ásia para fazer isso já que, infelizmente, o maps.me não te mostra as opções possíveis), é hora de pesquisar as atrações de cada cidade.

Leia muito a respeito, copie as principais informações no documento e, enquanto isso, não esqueça de ir colocando pins no seu aplicativo do Maps.me.

Antigamente eu utilizava o Google maps para fazer os trajetos de visitação nas cidades mas ele, além de aceitar somente 10 itens em sequência para as atrações, te limita muito já que, se você pegar uma rua errada e não tiver internet, você já perdeu toda a sua rota planejada.

Outro ponto negativo do Google Maps é que, se você salva o trajeto offline ele as vezes dá problema e, toda pesquisa que você fez se perde. Isso aconteceu várias vezes comigo e, por isso, procurei a solução e achei utilizando o Maps.me.

O que eu faço simplesmente é colocar os pins no mapa e, não importa onde eu estiver na cidade, vou poder ver o mapa de uma maneira mais abrangente e escolher, ali na hora, a melhor rota a traçar dependendo do dia e das minhas necessidades.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Como usar o Maps.me através de imagens

Vou demonstrar com capturas da tela para ficar mais fácil você visualizar o quão fácil e rápido é usar o Maps.me para planejar sua viagem:

1) Planejando o roteiro de viagem com o Maps.me

Pesquise sobre cada cidade do país que quer visitar e coloque um pin da mesma cor. No exemplo abaixo estou usando amarelo para as cidades e pontos mais importantes da Itália (escolhi esse país porque é o que estamos morando agora e também porque ele é um dos únicos do meu mapa que não estão cheios de anotações haha).

Você pode, por exemplo, colocar amarelo para as cidades que quer visitar de qualquer jeito e marrom para as cidades que não são prioritárias mas que seria legal dar uma passadinha.

Assim, quando você olhar o mapa, consegue ver a rota das cidades que mais quer visitar e pode, então, combinar com as cidades secundárias.

Após saber quais as cidades que quer visitar, use o Rome2rio e outros facilitadores para definir qual a melhor rota e ordem de cidades a serem visitadas.

Maps.me

Mapa da Itália com os pontos em amarelo que queremos visitar e vermelho que já conhecemos.

Maps.me: o melhor aplicativo de viagem

2) Planeje o que irá fazer em cada cidade

Após descobrir quais os meios de transporte e os melhores trajetos para fazer pelo país, pesquise sobre os atrativos de cada cidade. Na medida que você pesquisa não se esqueça de colocar um pin no maps.me para marcar que você tem interesse de visitar essa atração.

Você pode usar amarelo para pontos de interesse, rosa para uma rota específica, verde para restaurantes ou qualquer cor e divisão que quiser, tudo depende de como será melhor para você visualizar. Veja este antes e depois da viagem.

A primeira imagem mostra as nossas marcações de lugares a visitar em amarelo e os pontos de trem em azul. A segunda mostra os pontos que visitamos e criamos em vermelho, alguns que não visitamos em amarelo e azul novamente com os pontos de trem.

Usando o Maps.me Aplicativo de mapas para celular e viagem

3) Como saber onde é melhor se hospedar na cidade com a ajuda do Maps.me?

Depois de pesquisar bastante sobre a cidade e marcar vários pins no Maps.me é hora de reservar a sua acomodação.

A maneira que encontramos para reservar um hotel com a melhor localização possível é ver onde está o maior número possível de pins que marcamos, ou seja, onde está o maior número de atrações que gostaríamos de visitar nesta cidade.

Geralmente isto mostra onde é o centro turístico da cidade e é, muito provavelmente, onde você gostaria de se hospedar para ter uma viagem mais tranquila e sem muito deslocamento.

No aplicativo do Maps.me vá na busca e veja os hotéis que estão próximos do maior número de atrações que você quer visitar mas não confie somente nele.

Pesquise valores no Booking e reserve sua hospedagem de acordo com as suas preferências e gastos de viagem.

Você sabia que reservando seus hotéis através do nosso link ajuda o blog a continuar existindo e te dando dicas úteis como essa do aplicativo Maps.me?
Já salva nos favoritos esse link! 🙂

No Maps.me você também pode filtrar os hotéis por nota de avaliação no booking, categorias de preço e tipo (hotel, pousada, hostel, resort, motel, acampamento, entre outros…). Assim, se você, como nós, está viajando barato, pode ver no mapa onde estão as hospedagens que mais cabem no seu bolso.

Confira sempre o Booking, pesquisando nesse link o nome do hotel que achar mais bem localizado no Maps.me. Depois de reservar sua hospedagem coloque um pin de cor diferenciada para evidenciar onde é o seu hotel na cidade e, pronto, no dia que chegar você pode escolher o melhor trajeto para chegar nele dependendo da sua vontade ou horário de chegada.

Veja o nosso mapa de Florença. Nós marcamos as atrações que queremos visitar na cidade e, depois, pesquisamos o melhor hotel com uma localização próxima da maioria dos pontos amarelos e marcamos de roxo:

Aplicativo de mapas para celular e viagem

4) Visite a cidade e mude a cor dos pins no Maps.me

O que eu mais me divirto depois de colocar mil pins em cada cidade é marcar os que eu realmente visitei. Eu adoro ver de manhã o mapa todo amarelinho com todas as atrações que eu marquei para conhecer e olhar, a noite, o mapa com vários vermelhos mostrando todas os lugares que conheci e as novas localizações que marquei no mapa.

Observação: eu sei que é estranho ter a cor vermelha para lugares já visitados mas só descobri depois a possibilidade de mudar de cor o marcador e, como já tinham muitos vermelinhos no mapa, continuei com a mesma cor.

Veja abaixo o primeiro mapa de Pisa com as marcações de estações de trem e ônibus em azul, atrações a serem visitadas em amarelo e a Torre de Pisa em rosa. No segundo mapa as atrações que conhecemos em vermelho:

Aplicativo de mapas para celular e viagem: maps.meAplicativo de mapas para celular e viagem

Como usar o Maps.me durante as suas andanças pelas cidades:

Além de planejar a sua viagem o aplicativo ajuda e MUITO na hora de visitar uma cidade. Você pode usar os pins já salvos e da possibilidade de criar novos pins durante a sua visitação mas você também pode pesquisar estabelecimentos que precisar ali na hora.

Vamos dizer que está visitando um museu e te deu uma fominha. Você pode ir no pesquisar do Maps.me e procurar pelos restaurantes próximos a sua localização atual. Essa função também serve para hotéis, mercados, atrações (que você descobre novas ali na hora mesmo), farmácias, Wi-fi, estacionamentos, banheiros e outras categorias.

Vantagens de usar o app Maps.me:

  • É offline, ou seja, um mapa que funciona sem internet e não gasta os seus dados móveis.
  • Não usa tanta bateria do celular quanto outros aplicativos (mas com certeza gasta bastante se deixar ativado o dia todo).
  • O aplicativo não trava tanto como outros serviços de mapas.
  • O mais conveniente desse aplicativo de viagens é que você pode mudar a rota e planejar o seu dia facilmente com os pins de cores diferenciadas e com a visão panorâmica do mapa. Sem uma rota definida você pode, por exemplo, estar saindo da estação de trem e perceber que um dos pontos que você quer conhecer está ali do lado. Se tiver afim, pode ir lá visitar. Não esqueça de marcar que já visitou este lugar para se organizar melhor com o resto do trajeto.
Usando o Maps.me

Victória usando o aplicativo no Camboja. Foto: Bruno/@naproadavida

  • Mesmo que não exista um local marcado para onde você está, você pode criar uma localização e compartilhar, ou não, com as pessoas que utilizam o aplicativo. Para fazer isso vá no mapa e selecione a sessão de menu > adicionar um local ao mapa e escolha as opções de acordo com o lugar que quer salvar (se é um hotel, um restaurante, uma atração…). Eu adoro colocar, por exemplo, minha localização no meio de uma ponte maravilhosa e saber que eu passei por ali ou, por exemplo, em uma rua específica que eu vi uma casa super bonita eu faço questão de marcar um pin ali para, depois, se quiser voltar ou escrever pro blog, tenho as coordenadas. Acho super útil essa opção e uso MUITO. Um outro vício meu é marcar uma localização minha no meio do mar, num deslocamento longo de barco ou de avião.
O Maps.me ajudou MUITO a gente nas Filipinas

O Maps.me ajudou MUITO a gente nas Filipinas

  • Agora as pessoas ainda podem fazer um comentário a respeito do local. Já vimos vários restaurantes com dicas falando que a comida tal é muito boa ou reclamações dizendo que é muito caro e essa função nos ajudou bastante a saber o valor de taxa das cachoeiras nas Filipinas já que as informações não estão em nenhum site oficial.
  • Além de organizar a sua viagem você ainda fica com a recordação de vários lugares que conheceu e, se algum dia precisar dar dica para algum amigo que vai visitar o país, é só pesquisar nos seus pins para relembrar o nome daquele restaurante ótimo ou daquela montanha que vocês subiram sem querer e tiveram uma visão incrível. Você pode até dar as coordenadas para a pessoa, com latitude e longitude e também compartilhar os pins com seu amigo.

Duas funcionalidades do aplicativo Maps.me que ainda não uso são:
  • Agrupar os pins por cidade ou país (super útil para mandar para os seus amigos somente os pins daquele país ou lugar específico). Vale a pena já começar a usar fazendo isso.
  • Descarregamento de guias de turismo para facilitar a sua pesquisa de o que fazer em cada cidade.
  • Outra função normal de um aplicativo de mapas é a de distância entre um ponto e outro que pode ser super útil. O Maps.me, além de mostrar a distância entre dois pontos também te mostra, se colocar na função A PÉ, se você vai pegar uma subida, reta ou ladeira. Isso é SUPER útil para quem está viajando com idosos ou também quem está viajando durante o verão europeu e quer evitar se cansar. Esta função se torna mais útil ainda para pessoas que estão fazendo trilhas e caminhadas mais longas. 
  • Além de te dar detalhes da sua rota a pé ele te mostra caminhos por escadas e becos que nenhum outro aplicativo mostra. Ele ainda sinaliza se você irá subir escadas e te dá atalhos ótimos para chegar mais rápido em seu destino. Aqui na Itália ele está sendo ótimo já que é cheio de ladeiras e ele te direciona para a escada mais próxima para fazer o trajeto mais rápido.
Maps.me

O app nos ajudou MUITO em nossa viagem para Cinque Terre já que as vilas são cheias de escadas e entradas secretas. Foto: Bruno

Desvantagens de usar o Maps.me:

  • O Maps.me ainda não te dá as informações de rotas disponíveis entre uma cidade e outra e, por isso, temos que usar o site Rome2rio ou o Google Maps para complementar a pesquisa.
  • Funciona super bem para rotas a pé mas não é tão útil para rotas de carro ou transporte público. O aplicativo começou a mostrar rotas possíveis por transporte público mas nós não confiamos muito já que é bem limitada. Geralmente usamos o aplicativo para viagens de carro e a pé.
  • Como o maps.me pode ser editado por qualquer usuário as vezes encontramos lugares com a localização errada ou informações diferentes das reais. Não confie 100% na localização e sempre cheque no Google pelo menos o seu hotel para não ter imprevistos.
Chegamos ao topo dessa trilha graças a ajuda do Maps.me que, além de nos direcionar, mostrou como poderíamos desviar dos pedágios. Kotor, Montenegro.

Chegamos ao topo dessa trilha graças a ajuda do Maps.me que, além de nos direcionar, mostrou como poderíamos desviar dos pedágios. Kotor, Montenegro.

  • Como é um app de viagem ele muda a todos os minutos e, se não atualizar os mapas com frequência, você pode receber informações desatualizadas. 
  • As vezes o mapa demora um pouco para carregar a sua localização atual e, se for em uma situação de urgência, pode atrapalhar.
  • Você pode escolher baixar somente a região de mapas que irá utilizar mas, mesmo assim, o aplicativo usa memória do celular para isso. 
Maps.me aplicativo

A maior desvantagem do app é que você se empolga e tem mais vontade de visitar o mundo todo! Amarelo é o que falta ainda 😛

Veja também:

Quer ler esse post depois? Salva no Pinterest!

Salve o pin sobre Maps.me no seu Pinterest!

E aí, gostou das dicas de viagem? E como foi a sua experiência usando o Maps.me? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre viagem siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

18 Comentários

  1. Sylvia Leite

    Gostei de conhecer o aplicativo de mapas de viagem Maps.me. Nunca tinha ouvido falar. Valeu mesmo. Vou tentar usar nas próximas viagens

    Responder
    • Victória Farina

      Tem que usar mesmo, Sylvia! Nós amamos e usamos há mais de cinco anos 🙂 Imagina quantos pins temos hahahha

      Responder
  2. Ailton salvador Gonçalves

    As vezes ele simplesmente desaparece!… lamentável!!!…aih… é torcer por um sinal para voltar só Google Maps

    Responder
  3. Helio Cesar Tomio

    Excelente matéria sobre o Maps.me e suas funcionalidades!!
    Tb uso muito esse gps em roteamento com carro e nunca me ocorreu o problema que vc comentou.
    Experimente desligar em Map Layers a função “Tráfego” ou em Configurações/Configurações de desvio pode estar habilitado para evitar “Rodovias”
    O melhor de tudo é que ele usa os dados do Projeto livre e colaborativo Openstreetmap (osm.org), com 6 milhões de pessoas mapeando o mundo.
    Todos os lugares que vcs conhecem podem ser cadastrados no Openstreetmap, como hotéis, restaurantes, mirantes, cachoeiras, trilhas,…, podendo utilizar o Maps.me para isso.
    É livre, gratuito e divertido. E vai ajudar as outras pessoas a conhecerem também esses lugares maravilhosos. Abraço, Helio.

    Responder
    • Victória Farina

      Ótima descrição, Helio e obrigada pela dica. Nos também amamos o Maps.me e consideramos o melhor aplicativo de viagem.

      Responder
  4. MICHELE

    Que maravilhosoo esse app MAPS.ME, realmente já amei e estou achando o melhor para mapas de viagem. Amei a dica. Obrigada por compartilhar

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que gostou dessa dica de app de viagem, Michele! Ficamos felizes em propagar coisas boas 🙂

      Responder
  5. Patti

    Que ótima dica sobre o aplicativo Maps.me! Não sabia que ele gastava menos bateria do que os outros. Vou testar…!

    Responder
  6. Sil Mendes

    Não conhecia ainda o Maps.me mas já fiquei super curiosa pra testar . Parece ser super útil e fácil de usar na viagem. Vou usar na próxima !

    Responder
    • Victória Farina

      E sim, Sil! O Maps.me é o app perfeito para planejar sua viagem e também para se organizar 🙂

      Responder
  7. Luciana Rodrigues

    Eu prefiro muito mais o Maps.Me do que o Google Maps. Semana que vem vou viajar aqui pela Itália mesmo, mas já estou criando todos os meus mapas.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim! Com certeza o Maps.me é o melhor aplicativo para se planejar uma viagem e curtir!

      Responder
  8. Gabriela Torrezani

    Nunca tinha ouvido falar do Maps.me, só uso Google Maps mas já quero testar! Gostei muito do fato de ele funcionar online, mas que pena que não faz rota entre cidades, uso mto essa função

    Responder
  9. Marcela Marques

    Nossa, que post maravilhoso! Faz um tempo que eu uso o aplicativo maps.me, mas não sabia de tantas funcionalidades. Muito obrigada, mudou minha vida 😛

    Responder
    • Victória Farina

      Muito bom saber que essas dicas sobre o aplicativo de viagens Maps.me te ajudaram a usar melhor o aplicativo e planejar a sua viagem, Marcela!

      Responder
  10. Debora

    Eu não conhecia este aplicativo. Achei extremamente útil o post sobre o aplicativo maps me como planejar sua viagem… realmente irei utilizá-lo nas minhas próximas viagens… Obrigada

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *