Alfama em Lisboa: você precisa se perder por este bairro!

Home » Portugal » Alfama em Lisboa: você precisa se perder por este bairro!
Atualizado em Feb 28, 2021
Por: Victória

Atualizado em Feb 28, 2021
Por: Victória

Se tem um bairro que é a cara de Portugal, é Alfama em Lisboa. O mais antigo e um dos mais típicos da capital portuguesa, sem dúvida merece um diazinho no seu roteiro de viagem a Portugal. Convidamos o casal do @lisboanamala para escrever dicas de Alfama e eles já começam dando um conselho ótimo: nem sempre confie em quem diz que conheceu Alfama! É muito comum ouvir de visitantes visões muito distintas sobre o bairro. Ah, e não estranhe se eles sequer andaram ou tiraram fotos pelos mesmos lugares. Nesse post vamos dar dicas do que visitar em Alfama em Lisboa:

Ensaio fotográfico em Alfama em Lisboa

Carol na sessão de fotos em Alfama com o @lisboanamala.

Você pode se interessar: 7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa Lisboa à noite: melhores lugares para visitar e fotografar Outros posts que escrevemos sobre Portugal e Europa

Um pouco sobre Alfama em Lisboa:

Apesar de ter pontos turísticos bem conhecidos e que sem dúvida valem a visita (vamos falar mais sobre eles ainda neste post), a expressão labirinto, bastante utilizada para definir o bairro, confirma que o segredo mesmo para conhecer (de fato) Alfama é reservar um tempinho para se perder por lá. Aliás, é tão fácil se perder, mas não é nada difícil se achar, dez minutinhos depois. 

Alfama é considerado um dos bairros mais carismáticos de Lisboa, muito provavelmente pelas incontáveis escadarias, largos e becos (sério, os becos são demais!). Também entra na conta do carisma do bairro os prédios coloridos de azulejos e a peculiaridade das roupas secando no lado de fora das janelas. Não é nem preciso dizer que todo esse cenário é incrível para fotos. 

Curtindo as principais atrações de Alfama em Lisboa

Morize e Samuel no largo Portas do Sol, em Alfama, cruzando pelo charmoso Elétrico 28. Foto: @lisboanamala.

Tá planejando a sua viagem viagem para Portugal e quer ter fotos maravilhosas como deste post para guardar de recordação e postar? Fala com o casal do @lisboanamala que eles vão marcar uma sessão de fotos especial.

O que fazer Alfama, bairro de Portugal

A quem não é adepto do roteiro guiado pelo “deboísmo”, o GPS ajuda a fazer um passeio com tempo contado pelo bairro, mas como a rota envolve escadarias (algumas ruas/escadas parecem que vão dar na porta de uma casa) e ruas estreitas muito parecidas, um leve desvio e pronto: estamos perdidos.

No trabalho de fotógrafo em Lisboa já tive que resgatar alguns clientes que entraram no bairro para um ensaio fotográfico e não me encontravam de jeito nenhum… hahaha (e sim, estávamos com a nossa localização do celular compartilhada). Como o bairro foi pouco atingido pelo terremoto de 1755, ele não tem a simetria da região da Baixa de Lisboa, que precisou ser toda reconstruída na época.

Esse é outro motivo para permanecer um pouco mais de tempo por lá, e justifica porque é tão difícil conseguir fazer roteiro completo, de início ao fim, no bairro. O que importa é que por Alfama, nada é tempo perdido diante da infinidade de possibilidades de cenários para visitar e fotografar.

As ruelinhas maravilhosas de Alfama em Lisboa

Gabi e Kassius em uma das lindas ruazinhas de Alfama. Foto: @lisboanamala.

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo nós, do Na Proa da Vida, já moramos na Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático? Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos.

Dicas de Alfama, Lisboa

Uma dica importante no meio de tudo isso é que tentar conhecer o bairro naquele tour “corrido” certamente será um desafio físico. Em Alfama, 300 metros pode ser “longe” e muito cansativo, devido ao sobe e desce. Ah, outra dica é ficar com os olhos atentos às paredes.

Há retratos pendurados em prédios que destacam os seus moradores, que são a própria identidade do bairro. São fotos da britânica Camilla Watson em um projeto que busca valorizar e destacar o “povo de Alfama”.  Sabe os charmosos elétricos (bondinhos) amarelos?

Com certeza você irá cruzar algumas boas vezes por ele em Alfama. As linhas 28 e 12 circulam pelo bairro e são uma atração à parte. Como comentamos em outro post sobre 7 lugares incríveis para tirar foto em Lisboa, em algumas ruas, o elétrico cruza em mão-única, preenchendo praticamente todo o espaço da rua entre os prédios. 

Ainda em tempo, ao entardecer, na região do bairro onde se concentram os clubes de Fado (música tradicional portuguesa) é possível ouvir os cantores enquanto se caminha pelas ruas. Por vezes, os músicos estão do lado de fora dos restaurantes. Funciona como dar uma “palinha” do show que vai acontecer mais tarde. Não preciso dizer o quão incrível é isso, né?! Se perder por Alfama, ouvindo Fado ao vivo? É uma experiência única!

Cidades para visitar em Portugal

As roupas penduradas para fora são uma das marcas do bairro. Foto: @lisboanamala.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Principais atrações de Alfama em Lisboa:

Alfama em Lisboa é bom para quem quer conhecer um bairro tradicional português e se perder nas ruelinhas. Lá também tem restaurantes deliciosos além de ter alguns bares para visitar a noite ou durante o dia.

Pontos turísticos mais famosos para conhecer:

  • Castelo de São Jorge
  • Catedral da Sé
  • Igreja de São Vicente de Fora
  • Panteão Nacional
  • Miradouros de Alfama: Santa Luzia, Portas do Sol e Santo Estevão
  • Igreja de Santo Antônio de Lisboa
  • Museu do Fado
  • Casa dos Bicos/Fundação José Saramago
  • Feira da Ladra (que acontecem de terça e sábado)
  • Igreja de São Miguel
  • Tasca do Chico

Deu para perceber que o nosso objetivo não é montar um itinerário de Alfama em Lisboa e sim te mostrar alguns pontos turísticos e o restante fica a seu critério, dependendo da rua que visitar no labirinto do bairro. Se perder com certeza é o melhor roteiro de Alfama.

Veja os principais passeios em Alfama:

E reserve os principais passeios em Lisboa:

Hospedagem

Separamos alguns dos principais hotéis e guest houses em Alfama para te ajudar a decidir onde se hospedar em Lisboa:

Como chegar?

Uma das principais dúvidas é saber como ir para Alfama, em Lisboa. Segue as principais opções:

  • Da praça do Comércio a Alfama você pode pegar o elétrico 28 na rua da Conceição ou o 12 sentido Martim Moniz. Outra opção é pegar o ônibus 737 Castelo também na rua da Conceição.
  • Do aeroporto internacional de Lisboa para Alfama você pode pegar o metrô e descer nas estações Martim-Moniz (Linha verde, opção mais rápida), Santa Apolónia (Linha Azul) ou Terreiro do Paço (Linha Azul).

Como chegar em Lisboa, Portugal?

Se já estiver viajando pela Europa pode usar o Flixbus, empresa de ônibus que domina os transportes na Europa. Nós sempre usamos e super recomendamos já que o ônibus é muito bem equipado e os valores são os mais baixos possíveis. Se você estiver viajando do Brasil para Portugal as principais companhias aéreas são: TAP, United Airlines, Lufthansa e LATAM.

Quais bairros visitar em Lisboa

As maravilhosas escadas de Alfama, em Lisboa. Foto: @lisboanamala.

Seguro Viagem para Portugal

O Seguro Viagem é obrigatório para Portugal e todos os países que fazem parte do tratado Schengen, na Europa. Muitas pessoas arriscam em viajar para outras partes do mundo sem contratar um Seguro Viagem, porém, na Europa, a situação é diferente pois a falta de um seguro viagem pode impedir a entrada no país, caso o peçam uma comprovação de Seguro Viagem.

Além disso, uma viagem para a Europa, para muita gente, envolve sonhos, planejamento, tempo de pesquisas e um certo investimento financeiro e esse é um dos principais motivos para contratar um bom seguro, pois nunca sabemos o que pode acontecer numa viagem. Seguro Viagem é algo que nós pagamos esperando não usar mas, caso precise, é extremamente importante estar coberto, ainda mais em um país no qual não dominamos o idioma local.

Nós usamos o seguro da World Nomads, que sempre nos ofereceu um atendimento ótimo em todas as ocorrências que tivemos e tudo foi resolvido sem precisar do pedido de reembolso e através do WhatsApp. Eles oferecem um cupom de 5% de desconto usando o código PROADAVIDA neste link.

Já a buscadora Seguros Promo oferece até 15% de desconto com o cupom NAPROADAVIDA10, neste link. As operadoras mais recomendadas aqui são: Travel Ace e Assist Card. Pesquise e leia bem os itens de Despesa Médica Hospitalar, Seguro Bagagem e Traslado Médico e uma cobertura de, no mínimo, €40.000 (euros). Programe-se, contrate um bom seguro viagem e evite dores de cabeça durante a viagem.

O que fazer em Lisboa

Gabi e Kassius nas escadarias de Alfama. Foto: @lisboanamala.

E como faz para contratar fotógrafo brasileiro em Lisboa?

Super simples! Manda uma mensagem para a Letícia e o Fábio no Instagram @lisboanamala que eles vão te responder com mais detalhes. Aproveita e segue a conta deles que as fotos e stories são incríveis! Já tá imaginando a sua sessão de fotos em Lisboa, né? Nós também!!

E você, já ouviu falar ou conhece o bairro de Alfama em Lisboa? Tem alguma dica imperdível do bairro mais tradicional e carismático de Lisboa? Compartilha com a gente! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Portugal e outros países da Europa ou Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Feb 28, 2021
i
Categorias: Destinos | Europa | Portugal
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

22 Comentários

  1. Anna Luiza

    Também acho que que Alfama é um dos bairros mais simpáticos de Lisboa. Aliás, difícil não achar pontos bacanas na cidade, né? Já fui duas vezes e estou sempre descobrindo coisas novas. Percebi, por exemplo, que não conheço alguns lugares em Alfama. Já quero voltar!

    Responder
    • Victória Farina

      Alfama é realmente um bairro super charmoso e, mesmo se visitar mil vezes, sempre vai achar um cantinho que não conheceu, Anna 🙂 é sempre uma razão e desculpa para voltar!

      Responder
  2. Thaís

    Que lugar delicioso! Alfama me lembrou as ruas de Cadaqués, na Espanha. Com certeza, as dicas locais são as mais preciosas. O ensaio está lindíssimo.

    Responder
    • Victória Farina

      Essa sessão de fotos em Alfama (Lisboa) ajuda a retratar o quanto Alfama é linda, não é Thais? Obrigada pelo comentário!

      Responder
  3. Carla Mota

    Concordo completamente consigo. Alfama é um bairro para se perder. Gente boa e alegre, estradas cheias de vida e alma. Alfama é a alma de Lisboa e sempre que lá vou faço questão de me perder (e encontrar) nas suas ruas e vielas.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que uma portuga confirma as nossas afirmações, Carla! Alfama é realmente um dos bairros imperdíveis para conhecer em Lisboa!

      Responder
  4. Lidiane Costa

    Eu adorei caminhar por Alfama, em Lisboa. O Castelo de São Jorge e a Catedral da Sé são pontos imperdíveis, concordo! Da próxima vez quero tentar ir na Feira da Ladra, preciso me programar para ir no dia certo! =)

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, Lidiane! Não pode perder uma das principais atrações de Alfama, ne?

      Responder
  5. Edson

    Nossa, adorei as fotos! E realmente ao bairro de Alfama é lindo, nós adoramos passear por aí quando fomos para Lisboa.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, Alfama realmente é um lugar maravilhoso para se perder! As fotos ajudam na ilustração, né! haha

      Responder
  6. Maria C

    O título é perfeito! Perdi as contas de quantas vezes me perdi em Alfama rs… A gente pensa num roteiro certinho, aí quando se dá conta, entra num beco e lá se foi embora a programação! Adorei as dicas e as fotos!

    Responder
    • Victória Farina

      hahaha tá confirmado então que se perder em Alfama é a melhor solução para fazer turismo nesse bairro, ne Maria? hahaha

      Responder
  7. Helen Pusch

    Ai, eu adoro esses lugares onde se perder e se achar é a melhor atração… e realmente, Alfama é excelente para isso.
    Pra ficar perfeito, depois de tanto sobe e desce passando por ruelas lindinhas, só mesmo escolhendo um restaurante local e pedindo um legítimo bacalhau e um vinho português!

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza essa é uma dica geral de como viajar em Portugal, Helen! Obrigada pelo comentário!

      Responder
  8. Analuiza Carvalho

    Me perdi e me achei um sem par de vezes pela Alfama em Lisboa… seu charme me levou a passar um tempo sem fim, sem objetivo, mais de um dia percorrendo, indo e voltando, parando e desfrutando! Tem razão quando diz que Alfama merece perambulação e não um roteiro definido e apertado. 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que entendeu nossa dica de viagem para Algama, Ana! Ficamos felizes de saber que vai curtir muito sua próxima viagem a Portugal.

      Responder
  9. Ana Carolina

    Fiquei completamente apaixonada pela Alfama em Portugal, o bairro é realmente lindo demais. Lugar imperdível na cidade. òtimas dicas

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza esse é um dos principais bairros para visitar em Lisboa, ne Ana?

      Responder
  10. Eduardo

    Portugal é top demais!

    Responder
  11. Débora

    Deve ser incrível se perder em Alfama. Ver aquelas ruinhas com pinturas lindas e de quebra ouvir um fado.
    E ainda ter toda está experiência transformada em fotos profissionais… Ualllllll

    Responder
    • Victória Farina

      É mesmo, Débora! Você conseguiu resumir bem um dia perfeito em Alfama!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *