Eurotrip: de carona na Letônia – Riga e os cemitérios

Home » Letônia » Eurotrip: de carona na Letônia – Riga e os cemitérios

Atualizado em Feb 22, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Feb 22, 2021

Por: Bruno

Eurotrip de carona na Letônia ??

Saindo da Estônia, nossa viagem de carona continuava para o sul do leste europeu, com direção à Europa Central. ? Viajamos de carona na Letônia e outros países bálticos, vamos mochilando e contando nossas experiências e relatos de viagem aqui e no nosso Instagram @naproadavida.

A cidade de Tallinn, na Estônia. | viagem de carona na Letônia

A cidade de Tallinn, na Estônia. | Foto: Bruno/@naproadavida

De Tartu, pegamos carona com um policial que ia fazer compras na fronteira em seu dia de folga. Paramos no estacionamento do supermercado na cidade de Volga e caminhamos até a fronteira com a Latvia, em português, Letônia.

Relato de carona originalmente escrito e postado no Instagram @naproadavida

Estes dois países fazem parte do Tratado de Schengen e isso significa que não existe uma fronteira real entre eles, mas sim uma placa com o nome de cada um e uma guarita com um oficial dando tchau para quem sai e oi para quem chega. ??‍♂️

Victória já pisando na Letônia, enquanto eu tirava desde a foto da Estônia. - de carona na Letônia

Victória já pisando na Letônia, enquanto eu tirava desde a foto da Estônia. | Foto: Bruno/@naproadavida

Depois de caminhar 2km e comprar umas coisas num mercado local chamado Top, resolvemos pedir carona e na primeira vez ao apontar o dedo, alguém parou com um baita sorriso de quem queria companhia até Riga, a capital da Letônia e nosso destino da vez. ???

Veja mais sobre a Europa:

Passamos o trajeto todo até Riga conversando e trocando experiências com a Mikhaela, uma mulher da Estônia que trabalhava no país de destino e tinha um novo namorado por lá.

Eurotrip: de carona na Letônia –  Riga e os cemitérios

Essa coisa de carona é mesmo maluca. Ela não nos conhecia, nem sabia se éramos mesmo que dizíamos ser, mas se abriu conosco sobre várias coisas de sua vida e ao nos deixar onde precisávamos, se ofereceu para nos levar para conhecer a cidade nos próximos dias.

Não viaje para a Europa sem seguro! Estamos viajando há mais de 3 anos pelo mundo e já tivemos diversos problemas na viagem que foram cobertos pelo nosso seguro viagem. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.

O nosso destino em Riga era a casa de um casal que nos hospedaria através do Couchsurfing, Emils e Sabina.
Poucas vezes fomos tão bem recebidos num lugar quanto no dia em que conhecemos esses dois. Tivemos uma mistura de alegria com um pouco de medo.

Black Balsam de Riga uma das bebidas típicas da Letônia

Black Balsam de Riga uma das bebidas típicas da Letônia

Eles cozinharam um baita jantar para nós, nos deram diferentes bebidas típicas da Letônia e em poucas horas, parecia que éramos amigos há muito tempo. Foi aí que o Emils disse que tinha algo legal para nos mostrar, às 22:15 de uma segunda-feira. ?

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Saímos de casa e fomos caminhando pelos parques escuros da cidade até o maior cemitério de Riga (o Riga Brethren Cemetery), onde tudo estava ainda mais escuro. A Victória não conseguia esconder o medo e sempre dava uns passos para trás à medida que andávamos para dentro do cemitério. Sim, estávamos achando bem estranho, um cara que acabamos de conhecer, nos levar para um cemitério àquela hora da noite.

Entrando no cemitério de Riga (Riga Brethren Cemetery) tarde da noite. | Foto: Victória/@naproadavida

Entrando no cemitério de Riga (Riga Brethren Cemetery) tarde da noite. | Foto: Victória/@naproadavida

Estávamos com medo e o pior é que a namorada dele, por não falar muito inglês, sempre falava as coisas na língua deles para que ele traduzisse, isso nos deixava ainda mais desconfiados.

Meia hora depois, ainda assustados, estávamos curtindo as explicações do Emils sobre os cemitérios, a história da Letônia e dos judeus que viveram (e sofreram) na região. No fim das contas, descobrimos que a ideia dele era nos testar, já que um dos sonhos que ele tinha era criar um tour noturno pela cidade e cemitérios de Riga, o que parece loucura, porém, a cidade é conhecida por suas centenas de cemitérios.

Foi uma das noites mais malucas que tivemos nessa eurotrip, andando em meio a túmulos antigos e correndo nas ruas entre um bonde e outro. ⚰️?

Pôr do sol na praia de Jurmala, Letônia.

Pôr do sol na praia de Jurmala, Letônia.

Os dias seguintes foram igualmente incríveis, eles faziam questão de nos levar a lugares onde somente os locais vão, praias desertas e com os melhores pores do sol, nadar nas represas mesmo com muita chuva caindo e até mesmo aulas de zumba e outras danças latinas. Eles eram ótimos dançarinos e foi assim que se conheceram. ???

Vai viajar pela Letônia e outros países da Europa? ✈️?

Conheça a Flixbus e reserve ônibus a partir de €3,00 e uma estrutura com wi-fi, café, biscoitos entre outros. Veja a disponibilidade e valores para a sua viagem.

Nós aproveitávamos para conhecer Riga e suas atrações durante as horas em que eles estavam trabalhando, mas mal podíamos esperar para ver onde iríamos ao final das tardes.

Victória tomando um refrescante Kvaz no mercado central de Riga. | Foto: Bruno/@naproadavida

Victória tomando um refrescante Kvaz no mercado central de Riga. | Foto: Bruno/@naproadavida

Se você procura o que fazer em Riga, veja aqui ou nas opções abaixo:

O Couchsurfing é uma ferramenta incrível e que nos trouxe MUITAS pessoas diferentes, cada uma com algo de especial para nos ensinar, somos gratos de ter cruzado os caminhos dessa galera. No caso dessa experiência em Riga, a pior coisa para nós, foi que ela terminou e tivemos que dar tchau a esse casal tão querido e que mantemos contato até hoje.

Na praia de Jurmala com Emils e Sabine, na Letônia.

Na praia de Jurmala com Emils e Sabine, na Letônia.

Sempre pensamos em como seria legal visitar todas essas pessoas novamente em alguns anos. ?
Saindo de Riga, decidimos conhecer mais do litoral da Letônia e do gélido mar Báltico, na cidade de Liepaja. O caminho até lá foi cheio de risadas e apreensões, que ficarão para um próximo episódio… ???

Uma das nossas caronas até Liepaja e uma experiência extremamente engraçada.

Uma das nossas caronas até Liepaja e uma experiência extremamente engraçada. | Foto: @naproadavida

O que fazer e atrações para visitar em Riga, Letônia:

  • Visite a praia de Jūrmala para um pôr do sol incrível
  • Visitar o centro histórico de Riga (chamado também de Vecriga) e onde estão a Praça da Cúpula e a Catedral de Riga (havia uma exposição bem legal na praça)
  • Mercado Central de Riga – prove uma bebida chamada Kvaz
  • Visite o Gueto de Riga para aprender mais sobre a história dos nazistas e judeus na região
  • Museu de história e Museu da ocupação da Letônia
  • Igreja de São Pedro
  • Os Músicos de Bremen, uma escultura feita por Gerhard Marcks
  • Parque Bastejkalna
  • A maior igreja ortodoxa dos países bálticos, a Catedral da Natividade
  • O prédio diferente da Biblioteca Nacional de Riga
  • Caminhe pelos parques às margens do Daugava River, as tarde de verão costumam ser bem animadas
  • De repente, visite um dos cemitérios de Riga durante a noite hahaha ?

E aí, curtiu o relato? E como foi a sua experiência de carona na Letônia e leste europeu? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Estônia e outros países da Europa, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Feb 22, 2021
i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

1 Comment

  1. Ricardo

    Sensacional a viagem de carona! Quero fazer quando essa coisa do vírus passar… ?

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *