O que levar para uma trilha: dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza

Home » Dicas » O que levar para uma trilha: dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza
Atualizado em 6/11/2021
Por: Bruno

Atualizado em 6/11/2021
Por: Bruno

Se você é um daqueles viajantes que, assim como nós, adora explorar a natureza onde quer que esteja, mas ainda não tem experiência nessa vida exploradora, nós vamos te dar dicas sobre o que levar para uma trilha, com os itens essenciais, os que você pode até pensar na necessidade e se vale mesmo a pena levar e os que não podem faltar na sua mochila na hora de cair na estrada.

Sobre preservação e respeito em qualquer trilha que você for fazer

Que é preciso preservar e respeitar a natureza eu nem preciso dizer muito, não é mesmo?! Pois bem, só quero reforçar o quão importante é que você tenha consciência do impacto que a sua presença causa no meio ambiente.
Mas, é mais importante ainda que você ajude espalhando essa palavra, conscientizando e encorajando outros viajantes e trilheiros a cuidarem dos cantinhos maravilhosos que podemos explorar, sejam eles na sua cidade, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

 

Leia também:

Onde você vai fazer a trilha?

O lugar, o clima e as condições em que você estará vai mandar muito no que você deve colocar na mochila ao pensar no que levar para uma trilha. Se estiver em um lugar frio, vai precisar de mais roupas e calçados diferentes, um lugar que costuma chover muito?
Calçados impermeáveis e roupas que secam rápido serão seus grandes aliados. Faz muito calor o tempo todo? Leve roupas confortáveis e uma mochila leve, com nada mais que o essencial para aquele dia ou para o tempo de duração da caminhada.
Ao final de uma de nossas primeiras trilhas, em Machu Picchu no Peru. - levar para uma trilha

Ao final de uma de nossas primeiras trilhas, em Machu Picchu no Peru. | Foto: @naproadavida

Eu já tive a oportunidade fazer trilhas em diversos lugares do Brasil, mas também em lugares tão diferentes como o Canadá, Peru, Indonésia, Tailândia, Myanmar e até mesmo na Bielorrússia e, cada um deles exigiu coisas específicas por conta do clima no momento. Então fique ligado nos aspectos do lugar e da trilha que pretende fazer.

 

A sua experiência individual vai ter dizer o que levar para uma trilha

Mesmo que você não tenha experiência em trilhas ou acha que não tem acessórios suficientes para sair trilhando, é importante ter em mente que você deve começar com o que tem disponível. Muita gente deixa de fazer trilha por não saber o que levar ou não ter os equipamentos necessários.

Victória subindo a trilha da montanha Rochers De Naye, na Suiça. - o que levar para uma trilha

Victória subindo a trilha da montanha Rochers De Naye, na Suiça. | Foto: Bruno/@naproadavida

Mas, você não precisa começar com trilhas difíceis, muito menos aquelas trilhas longas que exigem equipamentos diferentes. Tente começar com trilhas curtas, perto da sua casa mesmo, para adquirir experiência e te mostrar a necessidade disso ou daquilo.

A sua vivência vai te dizer o que é essencial para as suas trilhas e vai te mostrar também o que é luxo e o que é dispensável.

Você pretende viajar fazendo trabalho voluntário? Nós fizemos isso em diferentes partes do mundo e contamos sobre a experiência no nosso curso de como planejar uma viagem de um ano. Caso queira ver as oportunidades de voluntariado pelo mundo, cadastre-se gratuitamente no site da Worldpackers e use o código de desconto (US$10 dólares) NAPROADAVIDA quando quiser fechar a sua viagem.

Itens básicos para levar para uma trilha

Abaixo estão os itens que você deveria sempre ter em consideração na hora de levar para fazer uma trilha, principalmente se ela for de bate e volta. Caso pretenda acampar, será necessário adicionar outros itens que você verá a seguir:

Calçado confortável

Use um tênis confortável e já amaciado para evitar bolhas no pé ou, se tiver, use uma bota de trilha para que o seu conforto seja ainda maior. O importante é que esse calçado, além de confortável, tenha o solado antiderrapante ou com boa aderência.
Se for possível, use um calçado impermeável e boas meias, que não sejam de algodão, para evitar a retenção do suor. Hoje em dia é possível encontrar ótimas meias específicas para cada tipo de trilha e caminhada que deseja fazer.
Se a trilha for longa, evite ao máximo o uso de calçados abertos como chinelos e sapatilhas ou tênis do estilo all star e sapatênis.
Dica: dependendo da trilha pode ser interessante levar duas meias, uma grossa e uma bem fininha por baixo (tipo meia social), isso ajuda a evitar calos ou machucar os pés.
Fazendo trilha no Canadá, no fim do inverno no país. - o que levar para uma trilha

Fazendo trilha no Canadá, no fim do inverno no país. | Foto: Bruno/@naproadavida

Roupas confortáveis

Roupas leves e confortáveis são sempre seus melhores amigos em qualquer viagem, principalmente quando ela envolver trilhas e travessias.
Tudo vai depender muito do clima do lugar onde você fará a trilha, pois em um lugar frio e com neve, você precisa de roupas mais quentes, que serão mais pesadas mas, ainda assim, é possível encontrar roupas leves mesmo que para uma trilha no inverno.
No geral, as roupas para fazer uma trilha podem ser muito parecidas com aquelas que usamos para ir à academia ou para ir à praia, pois geralmente são desenhadas para a prática de esportes e para manter o seu corpo no maior conforto possível.
Dica: dependendo da trilha, calça e camisetas/blusas de mangas compridas são muito bem-vindas, principalmente se for passar por lugares de mata fechada ou fazer a volta após o pôr do sol.

O que levar para uma trilha

Mochila ou mochilão

Este ponto é bem relativo e também vai depender do que você pretende fazer e da duração da sua viagem. Geralmente, para trilhas menores e de bate e volta, o ideal é levar uma mochila pequena ou que seja o tamanho máximo e exato para carregar os seus itens essenciais.
Evite mochilas grandes e pesadas para uma trilha pequena e, mais ainda, evite a todo custo fazer uma trilha carregando suas coisas em sacolas de mão ou aquelas bolsas de lado, elas vão te incomodar ao máximo e podem, além de atrapalhar o seu equilíbrio, causar dores e machucados nos ombros.
Viajantes descansando após fazer uma trilha de Corniglia, em Cinque Terre, na Itália.

Viajantes descansando após fazer uma trilha de Corniglia, em Cinque Terre, na Itália.

Se for fazer um trekking ou travessia, opte por um mochilão que também seja leve, compacto e com bolsos. O importante é que acima de tudo isso, você pense em levar somente o necessário para a sua trilha ou para os dias que passará na natureza.

Lanternas

A lanterna é um item pra lá de essencial para levar em uma trilha e, mesmo que você faça essa trilha durante o dia, é preciso estar prevenido em caso de imprevistos como acidentes, erros no percurso, mau controle do horário de volta entre outros motivos.
Quando estávamos em Nusa Penida (Indonésia), um homem sofreu um acidente e quebrou a perna na praia de Kelingking Beach, uma das trilhas mais difíceis que já fiz na minha vida.
Nós ficamos algumas horas ajudando até a chegada do resgate e em seguida subimos a montanha de volta já no fim da tarde.
Não precisamos de lanterna nesta ocasião, mas se fosse o caso, não estaríamos preparados com uma, pois achamos que a visita à praia seria rápida, pois ainda era cedo. Por isto, tenha sempre uma lanterna (mesmo que pequena) na mochila.
Dica: se a trilha for feita em matas e/ou com percurso longo tenha pelo menos duas lanternas e pilhas ou baterias reservas.
Descendo a trilha da praia em Nusa Penida, a Kelingking Beach. | Foto: Bruno/@naproadavida - o que levar para uma trilha

Descendo a trilha da praia em Nusa Penida, a Kelingking Beach. | Foto: Bruno/@naproadavida

Água

É essencial manter-se hidratado durante a caminhada. A quantidade de água deve ser pensada de acordo com a distância e a intensidade do seu trajeto, assim você evita levar um peso desnecessário ou levar pouca água para um percurso maior.

O recomendado é levar entre 2 e 3,5 litros de água por pessoa para um dia inteiro de trilhas. Se puder, leve a água em um cantil ou uma garrafa própria sua, para evitar o uso e descarte de plásticos na natureza. 😉

Comida que seja fácil de transportar

O ideal é levar alimentos que não adicionem muito peso à mochila. As frutas desidratas são fortes aliadas do trilheiro que pretende se alimentar bem, sem carregar peso extra. Aposte em alimentos que reponha energia facilmente, como as barrinhas de cereal e frutas.
Os biscoitinhos e sanduíches também são bem-vindos durante a trilha. Se for acampar, as comidas enlatadas ou em vidros te ajudam a levar menos ingredientes e utensílios do que se tivesse que preparar tudo como faria em casa.
Dica: tente pesquisar se na cidade ou bairro onde você vai fazer trilha existem mercadinhos e lugares onde seja possível comprar comidas e fazer refeições. Assim você economiza no peso e incentiva o comércio local.

Um bom canivete, estilete ou faca

É sempre bom andar com uma faquinha ou algum objeto cortante, pois pode surgir a necessidade de fazer reparos em algum equipamento, cortar frutas e itens para comer e cozinhar, fazer curativos em casos de acidente na trilha.

E, em casos mais extremos, pode ser usada também para a sua segurança, pois infelizmente, sabemos que alguns lugares não são assim tão seguros para os trilheiros.

Protetor Solar

O protetor solar é extremamente importante quando se vai fazer uma trilha, seja ela onde for. O ideal é usar um protetor em que o fator de proteção (o FPS) seja de 30 ou mais forte, mas tudo depende do seu tipo de pele e quão sensível ela é quando exposta ao sol e luz do dia.

Exagerando no protetor solar na Bolívia?!

Exagerando no protetor solar na Bolívia?! | Foto: Victória/@naproadavida

Por uma questão ecológica, é legal que você passe o protetor solar algumas horas antes de entrar em cachoeiras, rios e praias. Depois de curtir um tempo na água, você pode aplicar novamente para evitar queimaduras.

Se você for fazer trilhas em praias, travessias ou até mesmo trilhas com um trajeto maior, é interessante usar roupas com proteção UVA/UVB, pois elas protegem muito bem e ajudam a evitar a insolação.

Chapéu, boné ou viseira

Também ligado à proteção contra o sol e a tentativa de impedir que queimaduras aconteçam durante a trilha, é importante considerar o uso de um boné ou chapéu durante a caminhada. O boné protegerá muito bem o seu rosto e o chapéu pode proteger outras partes do seu corpo, dependendo do tamanho da aba. Se você tem uma pele mais sensível ou simplesmente quer se proteger, procure itens que sejam confortáveis e tranquilos de usar durante um dia inteiro, pois nem sempre aquele chapéu lindo da foto no Instagram é necessariamente confortável.

Óculos de sol é recomendado levar para uma trilha

Assim como protetor solar e um chapéu, o óculos de sol é um item importante na hora de fazer uma trilha. Se você estiver usando o chapéu com abas grandes, o óculos de sol pode até ser dispensável.

Em casos de trilhas que envolvem caminhadas na praia ou lugares com o chão mais claro, é bom sempre usar um óculos escuro, pois o reflexo do sol na areia/terra branca pode incomodar e irritar bastante os olhos.

Lugares onde os óculos escuros fazem a diferença ao levar para uma trilha

Lugares onde os óculos escuros fazem a diferença… | Foto: Bruno/@naproadavida

O que levar para uma trilha

Saquinhos ou sacolas para recolher o lixo

Você já deve ter percebido que aqui nós levamos muito a sério a questão de preservação e respeito à natureza, por isso, eu peço que você leve saquinhos de lixo para recolher qualquer resíduo que produzir ou que encontrar no meio da trilha, a natureza agradece e você estará fazendo um bem danado para o nosso planeta.

Documento com foto

A gente nunca quer pensar no pior, mas acidentes são reais e podem acontecer. Por isto, tenha sempre com você, pelo menos um documento com foto para que seja possível fazer sua identificação, caso você não consiga falar ou mesmo esteja desacordado.

E, mesmo que não seja por motivos tão extremos, andar com o seu documento é sempre essencial e pode ser necessário para coisas simples como a entrada em determinada trilha ou parque nacional.

Estes foram os itens que eu considero básicos para levar em qualquer trilha que for fazer, seja ela de uma hora ou de vários dias. Abaixo estão alguns itens que podem ser considerados, de acordo com a trilha que for fazer e tempo de viagem.

Itens para levar para uma trilha que podem ajudar numa viagem de bate e volta

Os itens a seguir não são necessariamente essenciais ou básicos, mas podem ajudar dependendo do tipo de trilha que você pretende fazer:

Roupa de banho e toalha

Caso o local onde você vai fazer trilha tenha cachoeiras, praias ou qualquer cantinho para banho, leve uma roupa de banho e uma toalha de secagem rápida. O ideal é já ir com a roupa de banho por baixo da sua roupa normal de trilha.

Victória curtindo os pequenos riachos de São Thomé das Letras, em Minas Gerais

Victória curtindo os pequenos riachos de São Thomé das Letras, em Minas Gerais

Uma troca de roupa para a volta

Se você for fazer uma trilha longa ou que volte um pouco mais tarde do dia, pense na possibilidade de levar uma troca de roupa, principalmente se você for se molhar durante a trilha.

Alguns itens úteis neste caso são: camiseta, calça/bermuda, blusa de frio com um tecido menos volumoso e talvez um chinelo para usar na volta no transporte, para descansar e deixar os seus pés respirarem.

Capa de chuva

Pode ser essencial em algumas trilhas e dispensável em outras mas, a minha recomendação, é que você sempre tenha na mochila uma capa de chuva, mesmo que seja daquela mais simples e fininha.

Se for fazer trilha em um lugar que costuma chover, prepare uma boa capa de chuva para evitar umidade e se molhar muito durante a caminhada.

Vale a pena levar para uma trilha?

Câmera fotográfica

Nos dias de hoje a câmera fotográfica virou algo dispensável dependendo da trilha que for fazer, pois os celulares e smartphones atuais contam com câmeras capazes de fazer o trabalho simples de uma câmera profissional, além de ser bem mais leve e compacto.

Pausa para uma foto das paisagens que esse mundo nos proporciona.

Pausa para uma foto das paisagens que esse mundo nos proporciona. | Foto: Victória/@naproadavida

Porém, se você, assim como nós, também ama fotografia e fazer belas imagens das paisagens, considere levar a sua câmera (caso tenha) para a trilha.

Por diversas vezes eu não estava a fim de levar a câmera ou naquele dia queria uma “folga da fotografia”, e me arrependi, pois passei por diversas paisagens, momentos e uma luz única, mas que ficarão somente na minha memória.

Dica: se for levar a sua câmera, pense no clima da região e no trajeto a ser feito, pois a chuva ou água dos rios podem estragar todo o seu equipamento ou o seu dia, pois vai ficar com medo de passar em determinado trecho com a sua câmera. Considere também em usar uma capa de silicone para proteger a sua câmera em ambientes de risco.

Bússola – recomendado levar para uma trilha com menos perrengues

Pode parecer besteira, mas uma bússola pode te ajudar muito em determinadas situações e, se a trilha que estiver fazendo for longa e com diferentes caminhos e bifurcações, preste atenção na sua bússola e use a para não se perder ou para achar o caminho de volta.

Papel higiênico

Se for fazer uma trilha sem nenhuma estrutura ou que seja uma trilha longa, vale pensar em levar papel higiênico ao fazer uma trilha. Se a mochila for pequena, leve apenas o necessário para algumas horas, não precisa necessariamente ser um rolo inteiro.

E lembre-se, se você deixar o papel no mato ou na trilha, ele não sairá de lá sozinho, por isso, não jogue nada no chão!

Aluguel de carro
É preciso dirigir para se locomover até o lugar da trilha? Veja as opções de aluguel de carro para a região da sua viagem.

Repelente

Repelente é essencial para levar para uma trilha, principalmente se vai fazer caminhadas que pegam o fim da tarde e pôr do sol, que é quando os mosquitos estão mais agitados. Existe a possibilidade de comprar repelentes naturais, que são indicados para quem tem alergia aos químicos.

Quando trabalhávamos em navio de cruzeiros, a Victória comprou uma garrafa de repelente natural em Ilhabela. Eram quase 2 litros de repelente, mas tinha um cheiro tão forte que ela acabou não usando por muito tempo. Por isso, procure os naturais que tenham um cheiro agradável.

Rede de descanso

Essa é uma ótima pedida se você vai fazer uma trilha de bate e volta em lugares com bastante espaço, árvores e paisagens bonitas. A rede pode te dar uma tranquilidade e maior comodidade ao passar o dia ou em momentos que fizer uma pausa.

Existem redes bem compactas, com um tecido muito leve e igualmente resistente. Mas este pode ser um item a considerar e somente levar se realmente for usar! Nós viajamos por 2 anos pelas Ásia e Europa, carregando a rede dentro do mochilão e nunca usamos, ora por preguiça e falta de oportunidade, ora por esquecimento, mesmo estando em algumas das praias mais lindas do mundo.

Acampamento na Bielorrússia com redes e barracas.

Acampamento na Bielorrússia com redes e barracas.

Kit de curativos e primeiros socorros

Muita gente acaba esquecendo deste item ou achando que somente é preciso levar quando for acampar, porém, ele se faz extremamente importante em todos os tipos de trilhas, seja um bate e volta ou trilha de alguns dias.

Os acidentes podem acontecer na trilha de 200 metros perto da sua casa ou naquela viagem em que você acampa por dias. Se for fazer trilha com crianças então, de forma alguma, jamais saia sem um kit de primeiros socorros e itens para curativos.

Como diz aquele ditado antiiiigo “é melhor prevenir do que remediar” mas, se tiver que remediar no local, que você tenha os itens necessários.

Caixinha de som

Sim, as caixinhas de som ficaram muito populares hoje em dia e realmente elas fazem a diferença durante a trilha ou acampamento. O meu pedido neste item é que você use de forma adequada e respeite as outras pessoas no lugar e até mesmo a natureza.

Não existe coisa melhor que fazer uma trilha ouvindo os sons da floresta e se conectando com o ambiente natural. Por outro lado, não existe nada pior que alguém que leva uma caixinha extremamente potente e coloca o volume no máximo, obrigando todos a ouvirem o que você quer ouvir!

Vamos pensar nos colegas e no mundo à nossa volta… 😉

Nada como estar na natureza, ouvindo somente os sons vindos dela...

Nada como estar na natureza, ouvindo somente os sons vindos dela… | Foto: Victória/@naproadavida

Seguro viagem que cubra a sua região

Este item fica a critério de cada viajante e do quanto você se preocupa com a segurança e saúde durante a viagem para fazer trilha.

Se for fazer uma travessia ou uma trilha considerada difícil ou perigosa, pense sempre na possibilidade de contratar um bom seguro viagem para os dias da sua trip.

O seguro viagem pode ser importante em casos onde haja a necessidade de remoção do local, atendimento médico e coberturas com outros problemas menores. Lembra do cara que quebrou a perna na trilha de Nusa Penida?

Então, ele não tinha seguro viagem e teve que pagar o resgate de helicóptero do próprio bolso.

Um bom seguro viagem para o Brasil pode custar de R$3-4 por um dia, ou seja, numa viagem de 10 dias, você gasta R$30-40 e está coberto, evitando maiores dores de cabeça, caso tenha algum problema.

Se a sua viagem for no exterior, os valores vão depender de cada destino, duração da viagem, idade e outros fatores que você pode conferir aqui.

Dicas e descontos para encontrar um seguro viagem mais barato

O que levar para uma trilha que inclui acampamento

Se você já garantiu e sabe quais são os itens essenciais para qualquer trilha mas também pensa em acampar durante ou ao fim do trajeto, veja as dicas abaixo sobre o que levar para uma trilha com acampamento:
  • Uma barraca ou o que será usado como o seu abrigo
  • Saco de dormir
  • Isolante térmico EVA (dependendo do frio e umidade do lugar)
  • Pensar em mais água e comida do que para uma trilha normal
  • Um fogareiro e o kit gás
  • Fósforo ou Isqueiro
  • Etanol ou óleo de motor ou algo que seja menos agressivo ao meio ambiente
  • 1 panela e talheres dobráveis/de plástico – caso esqueça, é possível usar os gravetos
  • Um bom vinho ou bebida para esquentar – levar o líquido transferido para uma garrafa de plástico ou térmica para evitar mais lixos como plástico e vidro.
  • Se for ficar muitos dias, leve um ou dois sacos de lixo grandes
  • Escova e pasta de dente (de preferência um creme dental natural para não agredir o meio ambiente)
  • Itens já citados: roupas de frio, bússola, papel higiênico, sacolas para recolher o lixo, kit de primeiros socorros, repelente e capa de chuva.
Acampando pelo mundo em diferentes condições climáticas. - levar para uma trilha

Acampando pelo mundo em diferentes condições climáticas.

Importante: não se apegue à marca dos itens que você vai usar para fazer trilha ou acampar, mas sim com a qualidade e se vão ser úteis para a sua viagem. Uma boa dica é testar todos os equipamentos antes de sair.

Outros itens que podem ser úteis de se levar para uma trilha

  • Um apito
  • Carregador portátil
  • Cordas
  • Celular carregado para usar o GPS e outras emergências
  • Bastão de trilha
  • Remédios de uso pessoal
Hospedagem na viagem
Não vai acampar e precisa de um lugar para ficar? Dê uma olhada nas hospedagens no Booking!

O que levar para uma trilha durante a pandemia do coronavírus

Os itens para levar durante este período de pandemia continuam sendo os mesmos citados acima. É claro que não é recomendado viajar neste período.
Mas, se você decidir ir mesmo assim, pense na segurança e saúde e leve itens como álcool em gel 70 e máscaras para evitar a contaminação dos moradores locais e caso encontre outras pessoas durante a trilha ou acampamento.
O uso de máscara é importante, principalmente em trilhas mais populares e com presença de outras pessoas.

O uso de máscara é importante, principalmente em trilhas mais populares e com presença de outras pessoas.

Se precisar, contrate um guia credenciado

Se você estiver em um lugar que não conhece ou pretende fazer uma trilha longa, mas nunca esteve na região, pense bem na possibilidade de contratar um guia local credenciado.

Fazendo isso, além de ajudar na formação e manutenção de empregos, você evita problemas que já conhecemos e ouvimos sempre que alguém teve um contratempo durante a viagem.

  • Confira nos sites a seguir, se é possível contratar com antecedência, um guia no seu destino: GetYourGuide e Viator

Leve apenas memórias, deixe apenas as suas pegadas…

Sim, é uma frase muito usada por aí e até mesmo em legendas de fotos nas redes sociais, mas o que precisamos mesmo é que as pessoas hajam cada vez mais dessa forma e que o sentido da frase não se perca somente na internet.

É extremamente triste fazer trilhas em lugares muito lindos e encontrar todo tipo de lixo deixado pelo homem, que descarta na natureza itens como embalagens, restos de enlatados, papeis usados no acampamento e até mesmo preservativos ao longo das trilhas.

Lixo deixado por trilheiros que estavam "curtindo" a natureza.

Lixo deixado por trilheiros que estavam “curtindo” a natureza.

Bora cuidar do que é nosso e curtir tudo isso na melhor vibe: sem estragar, desrespeitar ou poluir.

E aí, gostou das dicas? Tem algo que você recomenda levar para uma trilha? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre trilhas no Brasil e outros países do mundo, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

16 Comentários

  1. Sylvia Leite

    Muito útil a sua postagem sobre O que levar para uma trilha. São dicas super importantes e que nem sempre as pessoas têm acesso. Eu já conhecia quase todas porque fiz algumas trilhas em grupo e recebi orientações, mas quem quer fazer trilha por conta própria precisa desse tipo de ajuda.

    Responder
    • Victória Farina

      Que ótimo saber que essa lista do que levar na trilha pode ajudar mais pessoas, Sylvia :))

      Responder
  2. Cintia Grininger

    Muito bom esse post, nada como alguém experiente em trilhas para dar boas dicas. Aqui em casa gostamos de fazer trilhas leves com as crianças e sempre nos preparamos bem, com uma mochila com água e petiscos e calçados adequados, normalmente tênis mais velhinhos e bem confortáveis (chinelos jamais! já vimos gente de bota com salto, sandálias plataforma, sapatilha de bico fino… até turistas japoneses com sapatos sociais rsrsrsrs) Achamos uma ótima oportunidade de conversar com as crianças sobre preservação da natureza e respeito ao meio ambiente.

    Responder
    • Victória Farina

      Queremos fazer o mesmo quando tivermos filhos, Cintia! Temos muita preocupação com o meio ambiente e nossos filhos, esperamos, que reflitam esse cuidado também. QUando forem à trilhas e vivendo a vida! Esse é o nosso dever como pais ne! 🙂

      Responder
  3. Lilian Azevedo

    Amei o post o que levar para uma trilha embora não seja trilheira. Faço algumas caminhadas e trilhas bem pequenas e simples. A dica do apito é sensacional. Muito útil !
    Sempre levo, em qualquer viagem, lenço umedecido. Pensei que eu fosse doida em pensar no papel higiênico mas vi que não.

    Responder
    • Victória Farina

      Nossa, não! A gente também sempre leva papel higiênico para a trilha além de outros itens essenciais. Que bom que curtiu nosso post, Lilian!!

      Responder
  4. Fabíola Moura

    Parece lógico, mas não custa lembrar que pra fazer uma trilha também precisamos levar educação! Ninguém quer que joguem lixo na sua casa, não é mesmo? E a terra-nosso planeta- também é a nossa casa, então valeu por reforçar esse alerta. Como viajantes temos o dever de preservar a natureza e os espaços públicos.

    Responder
  5. Deyse

    Oi Victoria! Que post show de bola!! Eu , particularmente, amo um turismo de natureza e já ensino minha pequena sobre como deve ser o nosso contato com a natureza e nosso cuidado e respeito para com ela. Adorei a sua sensibilidade com a natureza e os conselhos e dicas que aqui nos dá! Adorei ver as suas dicas do que levar para uma trilha. Para mim são dicas e itens essenciais na hora de explorar a natureza. Obrigada!

    Responder
    • Victória Farina

      Que ótimo que curtiu as nossas dicas e aplica a maioria nas suas trilhas, Deyse! Nós amamos a natureza e temos que preservar, ne 🙂

      Responder
  6. nathalia

    Muitas dicas boas, eu nunca fiz uma trilha, já seria dessas pessoas que não sabe o que levar para uma trilha kkkkkkk lanterna é algo que eu nunca tinha pensado! Adorei o post, parabéns

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom! Agora deixa esse post gravado para quando for se aventurar por ai, Nathalia!!

      Responder
  7. Debora maraston

    Adoro fazer trilhas, é uma tradição familiar. As dicas foram super úteis… amei as fotos

    Responder
    • Bruno Miguel

      Legal Debora! Sim, fazer trilhas é algo muito bom, independente de onde seja! Melhor ainda se souber o que levar e o necessário para determinada trilha! Fico feliz em ajudar! ???

      Responder
      • Angela Martins

        Adorei sua lista sobre o que levar para uma trilha. Vai funcionar como um check list para mim quando eu for explorar a natureza. Adorei as dicas!

        Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *