Drone na Tailândia: dicas, leis, regras e cuidados a tomar no país

Home » Tailândia » Drone na Tailândia: dicas, leis, regras e cuidados a tomar no país

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

Bruno, como funciona a questão de drone na Tailândia? É permitido entrar no país? É possível voar em todos os lugares? É preciso permissão de voo?

Desde que nós passamos uma temporada trabalhando com fotografia nas Ilhas Phi Phi em 2018 e, usava o drone como parte do trabalho, muitas e muitas pessoas mandavam essa pergunta no nosso Instagram de viagem.

Nós respondíamos todas as dúvidas individualmente mas, achamos melhor colocar toda a informação que temos aqui no blog e deixar mais organizada, com os links corretos para que mais pessoas possam ter acesso à informação para usar seu drone na Tailândia. Confiram também as dicas sobre Tailândia no @passeiosemphiphi.

Um casal apaixonado nas águas claras da Tailândia | Foto: Bruno/@naproadavida - drone na Tailândia

Um casal apaixonado nas águas claras da Tailândia | Foto: Bruno/@naproadavida

Abaixo estão algumas respostas, os passos a seguir e as regras gerais para quem deseja voar com o drone na Tailândia e fazer imagens simplesmente maravilhosas.

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia! ??

Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
Mergulhar na nossa amada Koh Tao
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

É permitido entrar com drone na Tailândia?

Sim, é totalmente permitida a entrada de drones na Tailândia sem que você possua uma permissão ou algo do tipo, porém, isso não quer dizer que você pode voar o drone no país.

Nui Bay vista de cima em Phi Phi | Foto: Bruno/@naproadavida.

Nui Bay vista de cima em Phi Phi | Foto: Bruno/@naproadavida

É preciso permissão de voo para drone na Tailândia?

Sim! Se você quiser voar o seu drone na Tailândia é preciso registrar o seu drone em dois diferentes órgãos de autoridade do governo tailandês. O problema é que esse registro pode demorar até 3 longos meses para ser aprovado e, por isso, muita gente acaba voando o drone na Tailândia sem a permissão requerida, o que não é recomendado.

Quando é obrigatório realizar o registro de drones?

A CAAT é a autoridade que regulariza e fiscaliza o trafego aéreo na Tailândia e, desde 2017, é necessário realizar o registro caso o seu drone seja equipado com uma câmera ou mais pesado que 2kg. Ou seja, os drones mais famosos entre os viajantes, como o DJI Spark, Mavic Air, Mavic Pro e outros drones dessa linha devem ser registrados.

É possível voar em todos os lugares da Tailândia?

Não, não pode! A Tailândia proíbe o uso de drones em parques nacionais, sobre cidades e vilas onde tenha o trânsito de pessoas. Portanto, cuidado ao tentar voar o drone em Bangkok, Chiang Mai e NÃO tente voar o drone em lugares como a Maya Bay e a ilha de Phi Phi Ley, ilhas próximas a Koh Lipe e outros lugares que fazem parte de algum parque nacional nas ilhas do sul da Tailândia. Veja no mapa os locais onde não se pode voar drones na Tailândia.

Praia de Loh Dalum em Koh Phi Phi, na Tailândia.

Praia de Loh Dalum em Koh Phi Phi, na Tailândia | Foto: Bruno/@naproadavida

Leis gerais para o uso drone na Tailândia

O uso de drones é permitido na Tailândia, porém, existem várias leis de drones que precisam ser seguidas durante a sua viagem pelo país. Para voar o seu drone na Tailândia, você deve primeiro, preencher os dois formulários abaixo e, enviá-los para a Autoridade de Aviação Civil da Tailândia (CAAT), no e-mail mailto:atreg@caat.or.th ou tl.erd@caat.or.th juntamente com uma cópia do seu passaporte.

Depois de enviados os formulários, as autoridades tailandesas farão uma série de verificações e, isso pode levar pelo menos dois meses até que o registro seja aprovado. Quando receber a aprovação, você precisará ir ao escritório do NBTC pessoalmente ao chegar na Tailândia.

Este é o escritório regula as ondas de rádio na Tailândia. Depois de ter recebido todas as permissões necessárias, você precisará seguir algumas regras ao voar com seu drone na Tailândia:

O que dizem é, que se o piloto do drone não seguir os passos a seguir e for pego voando ilegalmente e em áreas proibidas, estará sujeito a multas altas, apreensão do drone e até prisão e outras penalidades fortes.

Se você quiser entrar em contato diretamente com a CAAT antes de viajar, caso tenha alguma dúvida, aqui estão as informações de contato: info@caat.or.th / +66 (0) 2568-8800.

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Regras gerais para seguir:

informações, regras e leis sobre voar drone na Tailândia

Com base em nossa experiência, pesquisa em diversos sites internacionais e interpretação das leis, aqui estão as regras mais importantes para se saber como voar com um drone na Tailândia:

Altitude máxima de voo: Na Tailândia, os drones podem subir até no máximo 90 metros de altura. Eu sempre deixei o meu drone programado para não passar de 120 metros e ficava de olho quando chegava aos 90 metros.

Distância horizontal máxima: seu drone deve estar sempre à vista. Mesmo que o alcance dele seja de 4km e você esteja em um local aberto, mantenha-o sempre no seu campo de visão.

Peso máximo de decolagem: para voar o drone na Tailândia de forma recreacional, ele deve ter, sem contar com a câmera, um peso máximo de decolagem de 2 kg. Caso o seu drone seja mais pesado que isso, você precisará de uma aprovação da Autoridade de Aviação Civil da Tailândia (CAAT). Se o peso inicial for de 25kg, você precisará de uma aprovação separada do Ministério dos Transportes da Tailândia.

Distância dos aeroportos: ao voar o seu drone, você deve estar a pelo menos 9km de distância dos aeroportos.

Outras distâncias seguras: você pode se aproximar a, no máximo, 30 metros de pessoas, veículos e edifícios. A distância para drones aprovados é de 50 metros.

Seguro obrigatório: O seguro para o drone é obrigatório na Tailândia. O seguro deve cobrir danos de, pelo menos, um milhão de baht (cerca de 30.000 dólares).

Proibições de voo: não é permitido voar perto de multidões e grandes eventos sem autorização prévia. Não é permitido voar sobre cidades, aldeias e pequenas vilas.

Aprovação de voo: Você deve sempre pedir permissão ao proprietário do lugar para decolar e pousar. Normalmente, nós pedimos para alguém que esteja responsável pelo lugar onde estamos voando, que vai desde o segurança (às vezes curioso para ver) à alguém da administração do lugar.

A praia de Nice Beach vista do alto | Foto: Bruno/@naproadavida - drone em phi phi

A praia de Nice Beach vista do alto | Foto: Bruno/@naproadavida

Horários permitidos para voar: voar com drone na Tailândia somente é permitido durante a luz do dia, ou seja, no horário entre o nascer e o pôr do sol (sim, eles deixam isso bem claro).

Idade mínima para voar drones na Tailândia: a idade mínima para voar drones em território tailandês é de 20 anos de idade.

Regulamentos para pilotos comerciais: pilotos comerciais precisam de permissão para realizar quaisquer manobras de voo.

Importante: os voos em Chiang Mai devem ser aprovados pelo controle de tráfego aéreo, pois o aeroporto de Chiang Mai fica muito perto da cidade. Para isso, você precisa ligar com alguns dias de antecedência solicitando a tal da aprovação. Para voar o drone no Parque Histórico de Ayutthaya também é necessária uma permissão. O Historical Park Office, que está aberto diariamente das 8:30 às 16:30, é o responsável por emitir esta permissão, porém, segundo a informação turística, a licença custa cerca de 5.000 baht.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você.

A nossa experiência com o registro de drone na Tailândia

Nós chegamos com o drone na Tailândia com pouquíssimo tempo para realizar o tal registro que havia acabado de sair naquele ano. Assim, como a maioria das pessoas, nós acabamos não conseguindo antecipadamente a permissão exigida para voar o drone na Tailândia, porém, nós voaríamos o drone basicamente nos arredores de Koh Phi Phi, sem desrespeitar a regra dos parques nacionais.

Eu havia preenchido os formulários e tinha uma cópia do passaporte, fotos do drone e do número de série. Chegando em Krabi, fomos à uma delegacia e, como era sábado, não poderiam nos atender e disseram que teríamos de voltar na segunda-feira. Não teríamos tempo de voltar a Krabi somente para o registro.

Chegando em Phi Phi, fomos até a delegacia local e pedimos aos oficiais que fizessem o registro para voar com o drone na região. Eles nos pediram todos os papéis que tínhamos, tiraram cópias de algumas folhas e nos deram um papel, escrito em tailandês, que dizia que tínhamos a permissão para voar na ilha de Phi Phi Don pelo período que solicitamos. Depois disso, eu tirei uma foto do papel e sempre andava preparado caso alguém nos parasse. Em Koh Phi Phi nós nunca tivemos nenhum tipo de problema.

Nós voamos em outros lugares da Tailândia quando saímos de Koh Phi Phi, mas não recomendamos que se arrisque tanto em lugares muito turísticos, pois os policiais tailandeses são bem corruptos e podem querer pedir uma propina alta para não levar o seu drone com ele.

Foto de drone na Tailândia

Pessoas remando um caiaque na praia Loh Dalum em Koh Phi Phi, Tailândia | Foto: Bruno/@naproadavida

Onde comprar drone na Tailândia?

Muitas pessoas também nos enviam mensagens perguntando onde eles podem comprar drones na Tailândia. Existem diversos lugares onde é possível realizar a compra de um drone na Tailândia, seja da DJI ou de outra marca. Bangkok e Chiang Mai são cheios de shopping centers especializados em eletrônicos e encontrar um drone não é nada difícil. Em Bangkok, os principais locais para se comprar eletrônicos em geral são o MBK Center, Siam Paragon e Siam Center. Em Chiang Mai, existem algumas lojas ao redor da Old City e também, próximo à Nimman Road, tem o MAYA Shopping além de outras lojas de eletrônicos e câmeras.

Uma dica super boa para a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, é comprar no Lazada. Este é o maior site de vendas online da Ásia e nós já compramos de tudo por lá. Desde de pequenos fones de ouvido à lentes para câmera, HDs externos, GoPro entre outras coisas que sempre nos entregaram em Bangkok, Koh Tao e Koh Phi Phi, sem problemas. Os preços para drones no Lazada estão sempre muito bons, principalmente se comparado a Amazon e outras lojas online.

Veja abaixo os valor para alguns drones da empresa que usamos, a DJI: DJI Mavic Pro | Mavic Air | Spark | Phantom

Links que podem ser úteis:

Outras fontes de informação:

Você tem alguma informação que não sabemos ou não colocamos aqui? Coloque nos comentários ou envie-nos em algum dos canais disponíveis. Tentamos manter esta página sempre atualizada.

Nós pesquisamos ao máximo as leis e regras para uso de drone na Tailândia, porém, não podemos garantir que todas as informações disponíveis estão atualizadas ou extremamente corretas, uma vez que o número de turistas na Tailândia tem dobrado a cada ano e as leis podem mudar de uma hora pra outra. Se você ainda estiver com dúvidas, sugerimos que contate as autoridades de aviação da Tailândia ou até mesmo a embaixada tailandesa no Brasil.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência com drone na Tailândia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 1, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

7 Comentários

  1. Leonardo

    Olá Bruno. Tudo bem? Cara, resumindo, posso entrar na Tailândia com meu drone (dji Mavic Mini) sem problemas? Melhor entrar com ele despachado na mala ou comigo na mochila?
    Quanto a autorização? Se eu for diretamente à delegacia em Phi Phi será que consigo a autorização lá mesmo?
    Moro em Dubai. Procurarei a embaixada aqui para maiores informações. Obrigado.

    Responder
    • Bruno Miguel

      Fala Leornardo, valeu pelo comentário! Sim, entrar com o drone é bem tranquilo e eles geralmente não falam nada. A autorização é para voo. Sempre na mochila, não despache o seu drone, a não ser que seja um profissional e muito grande, caso contrário, sempre na mala de mão.
      Você pode tentar falar com os policiais na delegacia em Phi Phi, mas mesmo assim não poderá voar nas praias do Parque Nacional e isso inclui Maya Bay, Pileh Lagoon e Bamboo Island. Nas praias do centro eles geralmente não falam nada, mesmo para quem não tem autorização.

      Dependendo do tempo que você ainda tem para a viagem e do tempo que vai passar na Tailândia, vale a pena pegar essa autorização e assim você pode voar mais tranquilo em grande parte dos lugares que são permitidos o voo de drone.

      Boa viagem e um abraço!

      Responder
  2. Diego

    Olá, gostaria de corrigir apenas o e-mail para envio, sendo o correto: atreg@caat.or.th
    Obrigado pela dica, acabei de seguir e estou aguardando retorno deles.

    Responder
    • Bruno Miguel

      Fala Diego, obrigado pelo comentário! Você recebeu alguma resposta deles através desse e-mail? Tinha uma letrinha diferente ali e isso pode fazer diferença… Hahaha ✌? Espero que consiga voar seu drone na Tailândia sem problemas!

      Responder
  3. diego

    Como vocês fizeram o seguro para o drone? Tem dicas quanto a isso?

    Responder
  4. debora maraston

    Post bem explicativo e com links para se ter mais informações. Como sempre.

    Responder
    • Bruno Miguel

      Obrigado, Débora! Espero que a informação seja realmente útil para todos viajantes que embarcam com drone rumo à Tailândia e que pretendem voar por lá! ????

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *