O que levar na mala de viagem de ski ou snowboard: dicas para viajar no inverno

Home » Canadá » O que levar na mala de viagem de ski ou snowboard: dicas para viajar no inverno
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Já vou falar logo de cara que somos marinheiros de primeira viagem. Nossos destinos são sempre de praia e sol e, quando pensamos em viajar para o Canadá, nunca achávamos que íamos nos divertir e amar tanto uma viagem no inverno. Com toda a nossa insegurança, confusão e falta de costume com os esportes de inverno decidi fazer uma lista do que levar na mala para um dia de ski ou snowboard com todos os detalhes das nossas experiências nos meses que passamos nos divertindo por aqui:

Arrumando a mala de viagem para ski ou snowboard.

Arrumando a mala de viagem para ski ou snowboard. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Você pode se interessar
Nossos posts sobre a Europa e Sudeste Asiático:
Quanto custa viajar para Londres?
Dicas de Paris, na França
Três dias em Praga com €50 (euros)
E todos os nossos outros posts sobre o Canadá.

O que levar na sua mala de viagem de ski ou snowboard:

Atenção: As peças a seguir são aquelas que você terá que levar de casa ou comprar antes da sua viagem de inverno. Mais para frente vamos colocar os itens que você consegue alugar nas estações de esqui. Esperamos que curta as nossas dicas de ski e snowboard para iniciantes:

Itens essenciais

  • Calça e blusa térmica são super importantes. Sem essas peças você irá passar frio e não vai aproveitar ao máximo a experiência. É indicado levar uma de cada peça por dia de ski/snowboard porque você vai suar mas, se não tiver, deixe secando durante a noite e pronto.
  • Em cima dos térmicos coloque um casaco e calça quentinhos e que cortam vento já que, por fim, você terá que colocar a roupa de ski/snowboard que é a prova d’água. Sim, é muita roupa mas você, geralmente, irá precisar hahaha.
  • Como temos amigos na cidade eles nos emprestaram a calça e casaco de snowboard/ski e isso ajudou MUITO na nossa experiência e economias. Se estiver indo esquiar ou fazer snowboard pela primeira vez não esqueça de pensar nessas duas peças essenciais para fazer esportes de neve já que talvez você terá que comprar, pedir emprestado ou alugar.

Dica importante:

Se puder escolher a cor da sua roupa de ski/snowboard tente vestir a mais visível que conseguir encontrar. A razão para isso é que, se acontecer algo com você na montanha, com a neve (que é branca), será mais fácil de te localizar.

Um exemplo extremo é se você cair e desmaiar. Se estiver com roupas claras pode facilmente não ser notado e até ser coberto pela neve que está caindo, tornando mais difícil a sua localização mas, se estiver com uma roupa bem chamativa pode facilitar muito na busca. Além do que é muito mais legal ter uma roupa super bonita e visível do que uma sem gracinha branca, não acha? haha

Roupas de ski ou snowboard para sua viagem no Canadá

Roupa perfeita para praticar esportes de neve. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos.

O que levar na sua mochila de viagem de ski e snowboard:

Acessórios para fazer ski e snowboard:

  • Uma touca por baixo do capacete ajuda MUITO a te manter aquecida(o). Preste atenção quando for comprar a touca e escolha uma com forro já que aquelas de furinho não seguram o vento e são só bonitas, não te ajudando a combater o frio.
  • Para as meninas ou homens de cabelo grande: faça tranças e deixe o cabelo bem protegido por baixo de todas as camadas. Você não vai precisar dele e ele só vai atrapalhar se estiver exposto. Por isso, coloque ao menos uma xuxinha na sua mala para snowboarding ou ski.
  • Um bom cachecol ou bandana para proteger não só o seu pescoço mas também o seu rosto (aqueles full face são perfeitos).
  • Para as meninas: evite usar um sutiã convencional. Todas as vezes que usei ele abriu o fecho no meio da montanha e eu fiquei fazendo snowboard com meu sutiã no pescoço praticamente, até achar um lugar quentinho para fechar. Vá de top que vai ser MUITO mais confortável.
  • Para ambos: calcinhas e cuecas confortáveis. Ninguém vai te ver pelado e você não vai conseguir ficar arrumando essas partes embaixo de tanta roupa (aka fazendo resgate).
  • Meias quentinhas e impermeáveis mas não muito grossas para caber nas botas de ski ou snowboard.
  • Luvas de esporte que sejam impermeáveis já que você, as vezes, tem que tirá-las para ajeitar a sua prancha/ski além de que provavelmente vai suar. Aquelas de lã são péssimas e não vai ajudar em nada, evite!

Além de Winnipeg, o Canadá tem destinos incríveis para visitar. A Laura Lamas deu altas dicas de Vancouver, dá uma lida no post dela!

As paisagens são geralmente maravilhosas, não deixe de dar uma olhadinha.

As paisagens são geralmente maravilhosas, não deixe de dar uma olhadinha. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Uma das principais dicas: contrate seguro viagem para praticar snowboard ou ski!!

Verifique se o seguro viagem cobre esportes de aventura e já deixe anotado num lugar fácil e com as pessoas que estão com você o número de emergência já que, por ser um esporte radical, é muito mais fácil de acontecerem imprevistos.

Não aconteceu nada com a gente mas nosso amigo quebrou o pulso e ficou 2 meses com o braço engessado. Ele perdeu toda a temporada de neve mas foi muito bem atendido já que estava usando o seguro viagem que sempre recomendamos, a WorldNomads que oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.

Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Equipamentos que você geralmente pode alugar nas estações de ski pelo mundo:

Capacete, óculos específicos para esportes de neve (goggles), botas, presilhas (bindings) e a prancha de snowboard ou aparelhos de ski. Algumas estações de esqui também alugam as roupas que tem que ser impermeáveis e térmicas.

Eu descobri o que era binding depois de umas três vezes que fiz snowboard mas, só para sua informação, os binding são as presilhas que “prendem” a bota na prancha de snowboard.

Dica importante:

Se for a sua primeira vez no snowboard e não conseguir decidir antes o pé que você vai usar como principal, peça para a pessoa ajustar os bindings com os dois pés de 15 graus de ângulo. Desta maneira você pode testar e usar ambos os pés na frente até decidir qual é o seu melhor.

Eu, até hoje, uso os bindings assim e, na única vez que tentei mudar, não parava de cair. A partir do momento que mudei novamente para essa configuração, parei total de cair por nada e foi muito mais fácil continuar praticando o esporte.

Atenção: alguns lugares não alugam os óculos e capacetes então pesquise antes para se planejar.

Mas não é só na sua viagem ao Canadá que pode usar essas dicas! Se está planejando viajar na América do Sul essa é uma ótima oportunidade para ler o post do blog Me Leva Viajar com um roteiro incrível de 11 dias no Chile.

Como organizar uma mala para uma viagem de ski ou snowboard?

Como organizar uma mala para uma viagem de ski ou snowboard? Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Check-list com dicas para aproveitar a sua viagem de inverno ao máximo:

  • Se não quiser ou não conseguir alugar o óculos (goggles) você pode substituir por óculos de sol. O Bruno fez isso na primeira vez mas achou BEM desconfortável porque embaçava toda hora então é melhor evitar.
  • Uma coisa super importante que eu, sinceramente, nunca ia pensar que é ESSENCIAL é passar protetor solar no rosto para fazer ski ou snowboard. Se você esquecer vai ficar com marquinha de óculos imensa e super sexy no rosto então não se esqueça. 🙂
  • No frio o seu nariz fica SEMPRE escorrendo (o meu, pelo menos, fica haha). É por isso que eu sempre ando com lenços de papel no bolso da roupa de ski/snowboard para não ter que ficar limpando na luva ou no cachecol mas, as vezes, que é inevitável.
Roupas de ski ou snowboard para sua viagem no Canadá

Viagem no inverno do Canadá. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil.
Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba
10% de desconto na compra do chip.

Continuação das dicas para praticar esportes de inverno:

  • Outra coisa que senti MUITA FALTA na primeira vez que pratiquei snowboarding foi ter levado um protetor labial no bolso. O frio resseca demais a boca e isso ajuda a evitar. Me senti muito melhor na segunda e outras vezes quando lembrei de levar.
  • Seu celular muito provavelmente vai morrer por causa do frio então pense bem se vai querer levar para a montanha ou deixar no carro/armário. Se tiver uma GoPro deixe seu celular de lado por um pouco e invista na câmera de ação que vai funcionar por mais tempo e, se cair do seu bolso e você perder, não é um problema tão grande como se acontecer com o celular (no meu caso, pelo menos).
  • Já te avisei que seu celular vai morrer então levar um carregador portátil para reviver o bonitinho nas horas de descanso na cafeteria/bar pode ajudar. Não esquece de levar o cabo da GoPro para dar aquela carregada também.
Roupas de ski ou snowboard

Praticar snowboard foi uma das coisas que mais amamos fazer no inverno. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Continuação das dicas para uma viagem de snowboard ou ski:

  • Se você está com muito medo do frio pode também comprar os saquinhos de calor chamados hand warmer e toe warmer. Se estiver sentindo muito frio basta abrir a embalagem e colocar nos pés e nas mãos que irá te aquecer. Eu nunca precisei usar no Canadá mas eu teria disponível caso precise.
  • Informe-se em relação a dinheiro/cartão de crédito para cada estação de esqui ou snowboard que for visitar. É desconfortável ficar levando dinheiro no bolso do casaco de esqui/snowboard então, se em todas as lojas, bares e restaurantes do lugar aceitarem cartão, facilita para carregar na sua jaqueta e fechar bem seguro. Atenção: Existem pistas, como em Assissipi, que tem cabanas/bar no meio da montanha. Esses lugares geralmente aceitam somente dinheiro então fique atento em relação a isso.
  • Como deve imaginar as estações de esqui tem restaurantes e bares mas os valores geralmente são um pouco elevados. Se puder levar alguns salgadinhos para matar a fome, ótimo. Não deixe de ver o menu porque, as vezes, as comidas rápidas tem valores bem acessíveis e, tomar uma Apple Cider, um chocolate quente e até uma cerveja entre uma descida e outra dá um pique a mais. 🙂
Mala para viagem de inverno.

Mala para viagem de inverno. Foto de: Bruno Miguel/@naproadavida

Resumo super resumido (haha) do que levar em sua viagem de ski ou snowboard:

  • Para estar vestindo: roupas térmicas, casacos corta-vento, roupas de ski/snowboard com meias quentinhas e roupas de baixo confortáveis. Não esquece de passar protetor solar.
  • Acessórios: capacete, touca, xuxinha, óculos de esporte, cachecol e bota.
  • Para carregar: manteiga de cacau, lenço de papel, cartão de crédito/dinheiro, GoPro/celular, bota e prancha de snowboarding ou aparelhos de esqui.
  • Todo o restante das coisas que levar para a sua viagem de inverno pense em deixar no quarto do hotel, no carro ou no armário da estação de esqui.

Para fazer à noite, antes e depois da sua aventura praticando snowboard ou ski:

  • Passar hidratante principalmente nas mãos e nos pés antes de dormir já que eles ficam bastante ressecados com o frio e vento no alto da montanha.
  • Tomar um remedinho contra dores musculares para evitar ficar dolorido no dia seguinte (o que provavelmente vai acontecer de qualquer jeito haha).
  • Não se esqueça de aproveitar a paisagem a sua volta! O relato da Gisele, do blog  ‘Destinos por onde andei’, me deixou com ainda mais vontade de visitar outros destinos de neve, como Embalse el Yeso no Chile.
  • Se está pensando que, depois de um dia cheio praticando ski e snowboard, ainda vai ter energia para ir na balada ou ficar acordado até mais tarde DESISTA! Vá dormir cedo para ter energia para aproveitar o próximo dia de aventuras no inverno.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência fazendo ski ou snowboard pela primeira vez? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Canadá e outros países da América do Norte ou Sul, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

16 Comentários

  1. Dhebora

    Um dos melhores posts que eu já li sobre como arrumar a mala para uma viagem de esqui. Adorei a dica de levar hand warmer e toe warmer. Eu não sabia o que era e fui logo dar um Google haha… muito útil!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que te ajudou no planejamento de viagem de inverno, Dhebora! 🙂

      Responder
  2. Maria C

    Ler essa sua experiência sobre viagem de inverno até me empolgou um pouco porque, assim como vocês, meu habitual é sempre viajar para destinos em períodos ensolarados e, preferencialmente, com mar. Sinceramente, até que não achei muita coisa pra levar pra uma viagem de ski ou snowboard e, pra marinheira de primeira viagem você está muito bem! Eu teria esquecido metade dessas coisas ? P.S. Esse lance da cor é realmente bem importante. Como sou da vibe colorida, não terei problema nesse quesito, rs…

    Responder
    • Victória Farina

      Na verdade os nossos amigos ajudaram e MUITO nessa listinha ai que só foi ficando maior a cada fim de semana fazendo snowboard, Maria! Hahahaha

      Responder
  3. Diego Cabraitz Arena

    Perfeita essas dicas do que levar na mala para uma viagem com Sky. Eu ja fui para o Chile uma vez durante o inverno, mas nao fui para o Valle Nevado, me arrendi… da proxima vez irei com certeza! Essas dicas vão me ajudar a preparar a mala

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que essas dicas do que levar numa mala de inverno te ajudaram, Diego!

      Responder
  4. Helen Pusch

    Eu sou uma pessoa que sofre demais com o frio e preciso estar muito preparada para encará-lo, senão já começo a sofrer antes mesmo da viagem hehehe.
    Ainda não tive a oportunidade de praticar esportes na neve, mas mesmo sendo a maior friorenta, é uma experiência que pretendo ter. Tua lista do que levar na mala para um viagem de ski ou snowboard está sensacional! Achei ótima a dica do top, fiquei imaginando tua situação (desagradável) de fazer snowboard com o sutiã aberto 😀 .

    Responder
    • Victória Farina

      Sim Helen, foi realmente uma situação bem desconfortável que dou a dica para vocês evitarem hahaha feliz de saber que curtiu as nossas dicas de mala para o inverno e espero que perca o medo e vá praticar um esporte de neve em breve. Eu também sou master friorenta e morria de medo e agora sou apaixonada pelo Canadá no inverno!

      Responder
  5. Luciane

    Sou uma pessoa totalmente verão e de destinos quente. Mas, ano que vem irei para uma viagem de inverno com algumas amigas.Suas dicas me ajudaram muito pois eu não fazia idéia do que colocar em uma mala de viagem para ski

    Responder
    • Victória Farina

      Exato Lu! Nós também! E penamos muito para decidir o que colocar na nossa mala de viagem de inverno até que depois de umas vezes começamos a acertar. A dica são as roupas de baixo que tem que ser super quentinhas! Boa viagem e depois conte para a gente se as nossas dicas do que levar na mala ajudaram na sua viagem de inverno.

      Responder
  6. Ruthia Portelinha

    Ótimas dicas. Nós só fomos esquiar uma vez e percebemos que as roupas para desportos de Inverno são bem caras. Tb tem muita tecnologia envolvida né? Outra coisa que aprendi é que não podemos ter medo do frio, quando estamos a fazer ski/snowboard aquecemos horrores. Mas é bem divertido

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, Ruthia. As roupas de inverno são realmente bem caras e tivemos muita sorte de ter amigos emprestando tudo para nós. Espero que na próxima viagem de ski ou snowboard consiga curtir mais ainda com as nossas dicas do que levar na mala 🙂

      Responder
  7. Luis Farina

    Caramba nunca pensei que teria que levar “tão” poucas coisas…kkk…valeu as dicas…

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que gostou das nossas dicas de acessórios e o que levar na mochila para uma viagem de inverno, Luis! Esperamos que te ajude na sua próxima viagem 🙂

      Responder
  8. Débora

    Nunca imaginei na minha vida que eu pudesse ir para a Tailândia então nem vou falar nada , mas eu não tenho nenhuma vontade de pegar um frio intenso deste , credo

    Responder
    • Victória Farina

      Tem que experimentar sim, Debora! Tenho certeza que vai amaaar uma viagem no inverno!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *