Dicas de Paris, na França

Home » França » Dicas de Paris, na França

Atualizado em May 20, 2021

Por: Victória

Atualizado em May 20, 2021

Por: Victória

Em nosso mochilão na Europa, Paris foi uma das cidades que tínhamos mais interesse em visitar. A famosa cidade das luzes, do romance, frenética, turística e maravilhosa. Escolhemos dividir com vocês esse relato incrível da Vallery (@sersaudavel_vidaleve) sobre as principais dicas de Paris, a capital da França, para você se apaixonar pela cidade mesmo antes de visitar. Passamos a palavra a ela:

Dicas de Paris

Sobre o idioma: francês

Eu falo diversas línguas, menos francês. Descobri que sim, é verdade que eles não gostam de falar inglês, mas tem um truque que eu usei a viagem inteira e deu certo e, com isso, muuuitos franceses me ajudavam, sempre.

Vou contar a vocês: quando precisava de algo eu chegava dizendo Bounjour (sempre faça isso, nada de good morning) e dizia as únicas frases que decorei em francês: “Me perdoe mas não falo francês, você fala inglês?”.

Dicas de Paris na França

Viagem na França

Com essa simples frase todos me ajudaram muito. Não tive o menor problema!
Eu também instalei o Google tradutor offline e, quando não sabia dizer alguma palavra, eu simplesmente escrevia no celular e mostrava para a pessoa. As mímicas também são ótimas ?

Leia também: Viajar sem falar inglês: relato de uma viajante

Como se locomover em Paris: usando o metrô

Paris é linda e, por isso, o melhor a se fazer é caminhar o máximo possível. Se planeja seguir essa dica de Paris nem pense em ficar o dia todo de sapatilhas ou sapato de saltinho, mesmo que seja muito mais charmoso. Usar tênis é a melhor opção para sua saúde e conforto. Vou dar algumas dicas sobre os diferentes transportes de Paris para te ajudar a planejar a sua viagem:

Metro
  • Andei muuuuito de metrô e, por isso, tenho alguns truques de Paris para ensinar a vocês:
  • Os monumentos e lugares mais famosos de Paris ficam na região 1 e 2. Existe um bilhete que você pode comprar que vale por um dia e te dá direito a usar TODOS os transportes (exceto barcos) quantas vezes quiser durante o período. Esse bilhete custa 7 euros e você pode usar essa opção no dia que irá visitar essa região e economizar sem ter que caminhar muito mais que o necessário.
Dicas de Paris

Torre Eiffel, em Paris na França

  • Para lugares nas zonas de 3 a 5, como o Palácio de Versalles e EuroDisney, você precisa comprar outro tipo de bilhete. Nem tente dar uma de esperto porque se um fiscal te pegar você vai pagar uma multa caríssima sem necessidade. Vi várias pessoas pagando esta multa e acho arriscado e até meio burro.
  • Guarde sempre o bilhete que usar pois, além de terem fiscais o tempo todo checando para ver se está seguindo as regras, também existem estações que, para trocar de metrô, você tem que colocar o bilhete novamente na catraca (como aqui no Brasil). Outro motivo é que, para sair na sua estação final, também precisa colocar o bilhete na catraca e, se estiver numa zona errada, você não sai.

Não viaje para a Europa sem seguro viagem!
Na Europa o seguro é de extrema importância e na maioria dos países, os viajantes são obrigados a ter um seguro viagem para o período que passará no continente. Durante a nossa viagem, nós usamos a World Nomads e o suporte foi sensacional e em português sempre que precisamos. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Viagem a Paris: dicas

Se não quiser ficar comprando bilhetes todos os dias você pode optar por ter um Navigo, que é um cartão tipo Bilhete Único que te permite se locomover por todas as zonas (é diferente da opção que falei acima). Você pode comprar o Navigo nas bilheterias das estações por 5 euros e carregar de créditos ali mesmo.

Para comprar o Navigo você vai precisar de uma foto 3×4. Existe a opção de uma maquininha para tirar a foto lá mesmo mas você paga por isso então, se quiser economizar e agilizar o processo, pode levar a sua do Brasil. Essa é uma das ótimas dicas de Paris:

  • O principal truque para transporte em Paris é se hospedar próximo as estações chaves que atendem várias linhas. Fiquei próxima da Gare du Nord que é atendida por 3 tipos de linhas. Assim, saindo da minha acomodação em Paris, eu poderia fazer conexão em qualquer uma delas para chegar onde eu queria.

Dicas de Paris, na França

  • Para te ajudar na locomoção em Paris existe um aplicativo que chama “Paris Metro” que te dá opções das linhas e direções para ir e que estações utilizar.
  • Você pode usar o seu bilhete de metrô ou Navigo também para o bondinho da Sacre Cour, sem nenhum custo adicional.

Saiba quanto custa visitar o Palácio de Versalles sem fila e não deixe de visitar a maravilhosa Disneyland de Paris com ingressos a partir de 50 euros e também a opção de ingresso para múltiplos dias.

Dicas de Paris

Detectores de Metal

Em toda a Europa é comum ter detectores de metal nas atrações de metrô. Isso dificulta um pouco o acesso e as filas ficam mais lentas. Uma boa maneira de driblar essa situação é chegar cedo e evitar horários de pico em dias de semana, quando as pessoas estão indo ou voltando do trabalho.

Outra ótima dica é sair do seu hotel em Paris com menos coisa possível e usar bolsas pequenas. Eu, particularmente, andava com o mínimo, então passava rapidinho. É melhor evitar de usar colares, pulseiras e brincos com muito metal.

O menos é mais nestas situações. No aeroporto é mais rígido ainda então evite usar sapatos com salto anabelas já que, com eles, você vai ter que descalçar e passar o sapato na máquina de Raio-X.

Dicas de Paris, na França

Museu em Paris, na França

Viagem para Paris: o que fazer?

Museus de Paris

Paris tem muuuitos museus incríveis e interessantes. Existe um cartão que se chama Museu Pass que vale a pena comprar se você for ficar bastante tempo na cidade e tem interesse em visitar diversos museus. Você pode comprar esse cartão nos aeroportos e centros de informações turísticas espalhadas por Paris. Não comprei o Paris Pass pois achei muito caro e não valia a pena para mim mas é uma opção a ser considerada.

Dicas de Paris, na França

Audioguide nos museus de Paris

Outra das principais dicas de Paris muito importante sobre visitar museu em Paris é: CHEGUE CEDO. Cedo MESMO! Você, além de não enfrentar fila para entrar nas atrações, também evita pegar aqueles grupos enoooormes e ficar horas caminhando atrás deles.

Da mesma forma que existem pessoas que AMAM visitar museus em suas viagens, tem outras que também adoram conhecer igrejas e templos religiosos. Para essa galera, recomendamos MUITO a visita à Sainte-Chapelle de Paris, a antiga capela real da cidade.

No primeiro domingo de cada mês todos os museus de Paris são gratuitos então, se puder planejar sua viagem para Paris neste período, aconselho bastante. Você vai economizar uma boa quantia, pode ter certeza.

Museu do Louvre em Paris

O Louvre é um mundoooo. Para andar ele todinho são 21 km então reserve uma manhã toda ou um dia inteiro para explorar o museu que é uma das atrações mais famosas de Paris.

Dicas de Paris: mulher viajando sozinha

Fotografia profissional na França

Aconselho antes de ir visitar o Museu do Louvre fazer uma listinha do que deseja ver, assim fica mais fácil se orientar no mapa. Eu aluguei o Audioguide por 5 euros e tive que deixar um documento como garantia. Como ando com a minha CNH do Brasil, deixei sem problemas. Se quiser você também pode contratar um guia de turismo mas é um pouco caro. Confesso que a minha listinha + audioguide foram suficientes para mim.

Saiba como ter acesso prioritário ao Louvre com audioguide incluso e veja o valor para contratar uma guia para te acompanhar. Uma ótima dica é já reservar o seu horário de entrada no Louvre para evitar perder tempo em filas.

Veja dicas do blog De boa na Trip com o que não deixar de fazer em Paris!

Dicas de viagem a Paris: atrações

Torre Eiffel

A Torre é um caso de amor para mim. A dama de ferro é maravilhosa mesmo.

Dica super importante: CHEGUE ANTES DELA ABRIR já que tem muita gente e poucos detectores de metais na entrada, então demora mesmo. Eu escolhi ir de elevador até o topo e paguei 25 euros. Peguei fila grande pois cheguei só às 10h lá e, mesmo correndo tudo bem, tive que ter paciência inclusive para pegar os elevadores.

Para quem escolhe visitar a Torre Eiffel de elevador funciona assim: depois dos detectores de metal tem um elevador que vai até o primeiro piso e você tem que descer. Nesse andar você já fica encantado por que vê a cidade toda. Depois você pega outro elevador e vai até um outro piso e ainda tem que subir uma pequena escada para chegar no topo. Lá em cima da Torre Eiffel há um local que vende taça de champagne a 8 euros se você quiser brindar e tirar foto.

Não se iluda e saiba que no alto da torre venta DEMAIS. Minha dica é: mesmo em dias quentes leve um casaquinho e um lenço para proteger o pescoço.

Minha opinião sobre visitar a Torre Eiffel em Paris: não é um passeio barato mas vale muuuito a pena. Se puder vale também ir ao Trocadero a noite pois a Torre fica toda iluminada e pisca até as 21h.

Veja e reserve guia com acesso prioritário a Torre Eiffel para evitar filas! Também tem a opção de ir direto para o segundo andar!

Dicas de Paris

Dicas de Paris: alegria de estar na cidade do amor.

Viagem a Paris econômica

Ônibus de city tour em Paris

Existem muitos ônibus de turismo (hop-on hop-off) em Paris e eu escolhi o Cia Sightseeing. Eu faço isso em todas as cidades que eu viajo por dois motivos: primeiro porque você consegue se localizar na cidade após um dia de ônibus turístico para depois pode escolher onde quer voltar e, segundo, que você aprende muito sobre a cidade nos áudios disponíveis em vários idiomas.

Dicas de Paris, na França

Se usar a Cia Sightseeing (ônibus vermelho) para fazer o tour em Paris e for para outra cidade da Europa guarde o bilhete e terá 10% de desconto, que vale para qualquer cidade da Europa que tenha o serviço da empresa. O custo do ônibus hop-on hop off em Paris foi 35 euros mas, em outras cidades da Europa, paguei mais barato.

Vai viajar pela Itália e outros países da Europa? ✈️?

Conheça a Flixbus e reserve ônibus a partir de €3,00 e uma estrutura com wi-fi, café, biscoitos entre outros. Veja a disponibilidade e valores para a sua viagem.

Viagem em Paris

Hotel em Paris:

Paris é uma cidade imensa e pode te confundir muito quando se diz respeito a onde ficar na capital da Franca. Dividida em 20 distritos chamados arrondissements, você pode escolher o melhor hotel dependendo do seu objetivo na viagem.

Se for para conhecer os principais pontos turísticos de Paris tente se hospedar mais próximo dos arrondissements 1 a 8 já que são os mais próximos das principais atracões de Paris como Torre Eiffel, Museu do Louvre, entre outros. Veja alguns hotéis indicados  para se hospedar em Paris:

Dicas de Paris, na França

Pullman Paris Tour Eiffel. Foto: divulgação.

Souveniers/Lembrancinhas de Paris

  • Dica importante: Pesquise preço. Nos lugares mais turísticos tudo é mais caro. Pode parecer óbvio mas, as vezes, a gente compra achando que não vai mais ver aquele presentinho em outro lugar e acabamos encontrando ainda mais barato. Isso aconteceu comigo e fiquei chateada.
  • Ao fazer compras em Paris tome cuidado com os camelôs, principalmente perto da Torre Eiffel, que eles enchem o seu saco para comprar chaveiros e muitos deles só estão lá para distrair sua atenção.
  • Se for comprar muita coisa em uma única loja pechinche mesmo. Consegui comprar 2 lenços com desconto.
Dicas de Paris, na França

Maratona na França

  • O melhor lugar para comprar souvenier em Paris é Montmartre. Lá tem muuuitas lojinhas e você vai encontrar de tudo.
  • Na rua da estação de metro para ir ao Sacre Cour parece uma 25 de Março francesa. Comprei tudo ali, inclusive chocolates da Lindt que não paguei nem 2 euros cada.

Dicas de Paris: roteiro

Passeio no Rio Sena

Se não estiver viajando para Paris no estilo mochileiro faça o passeio de barco de dia e a noite já que cada momento tem sua beleza. A noite você pode comprar o passeio de barco com jantar com 3 pratos por cerca de 40 euros por pessoa.

Você pode comprar o passeio no pier mesmo, de onde sai os barcos e há muitos deles, você pode pesquisar e comparar preços ali mesmo. Se quiser comprar antecipado veja as opções. Você reserva a data que irá usar o serviço e pode escolher na hora mesmo quando quer fazer o passeio, das 10h às 22h. Existem passeios de uma hora por menos de 16 euros.

Dicas de Paris

Avenida Champs Elise

  • Reserve uma tarde para ver o pôr do Sol na Champs Elise, é maravilhoso! Todos os dias da minha viagem a Paris eu ia andar lá. Eu começava por um lado e terminava no outro depois de algumas horas só curtindo o movimento.
  • Eu não subi o Arco do Triunfo e não senti falta. Fui apenas embaixo dele para ver o nome dos guerreiros. Achei muito lindo, mesmo assim. Se quiser subir aconselho comprar o ingresso antecipado para evitar filas.
  • Há um ponto em frente ao arco, no meio da rua, que você pode tirar foto. Tudo mundo faz isso! Tem fila mas é rápido e a foto fica linda.
  • Há muitos cafés na Avenida Elise. Vale a pena pedir um cappuccino e ficar ali só admirando Paris como um francês faria.

Guia de viagem para Paris

Galeries Laffayette

Vale a pena visitar já que a parte de dentro é linda! É na Galeria Laffayette que você pode ver as tendências da moda dos estilistas mais famosos. Eu não comprei nada, claro hahaha, mas me senti a RYCA só andando por lá. ??

Atenção que a Galeria Laffayette não abre aos Domingos!

Dicas de Paris

Mulher viajando sozinha na França

Comida: quanto custa viajar para Paris?

  • Se for ao supermercado leve a sua sacolinha. La é muito comum e, se pegar as de plástico, custa 0.10 cents cada. Pode parecer pouco mas em uma viagem longa isso dá uma grana. Além do gasto você pode ajudar o meio ambiente evitando desperdícios.
  • A maioria dos restaurantes tem os pratos traduzidos para o inglês e muitos garçons falam inglês também. Não tive o menor problema com isso.
  • A média para um prato de comida em Paris é de 15 a 20 euros em restaurantes.
Dicas de Paris

Dicas de Paris: lanchinho em frente a Torre Eiffel, na França

Chip Celular em Paris

Primeiro que chip lá fora chama SIM CARD e, se você disser “chip” até mesmo em inglês, ninguém vai saber o que é.

Eu cheguei no aeroporto e comprei um chip da Orange válido por 14 dias com direito a chamadas de voz e dados. Paguei 39 euros e o próprio moço da loja trocou e configurou para mim. Inclusive usei o mesmo chip na Itália toda e não tive problemas. A conexão foi excelente e eu falei todos os dias com minha filha no Brasil via Whatsapp super bem.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Fotógrafo brasileiro em Paris

Como era meu sonho de infância, contratei um fotógrafo brasileiro para tirar fotos profissionais minhas em Paris. No começo pensei bastante se valia a pena o investimento mas depois, quando vi as fotos, percebi que foi a melhor coisa que eu fiz. Optei por um fotógrafo brasileiro que mora em Paris, então não tive problemas de explicar o que eu queria.

Paguei 280 euros por 1 hora de sessão fotográfica em 2 lugares diferentes. Sonho realizado da melhor maneira!

Dicas de Paris

Sonho de viagem realizado!

Veja mais experiências incríveis e diferentes que pode ter em Paris:

Essas foram minhas experiências e tentei mostrar a minha visão sobre o que vivi em Paris, a cidade maravilhosa! Espero ter ajudado a planejar a sua viagem a Paris e, se tiverem alguma dúvida podem comentar aqui embaixo que irei responder com o maior carinho.

À bientôt!
Vallery Alvarenga (@sersaudavel_vidaleve)

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando e curtindo nossas dicas de Paris? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a França e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em May 20, 2021
i
Categorias: Europa | França
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

10 Comentários

  1. Fernanda Scafi

    Passei uma semana incrível em Paris, mas já faz tempo e preciso voltar hehehe Andei muito de metrô, que apesar de gigante, é muito fácil dese virar. Dividimos a cidade em regiões e cada dia´íamos de metrô até o ponto mais longe de manhã da região escolhida e aí voltávamos a pé até o nosso hotel que ficava em St Germain des-Pres. Andar pelas ruas parisienses é incrível! Parece q tem uma loja fofa, uma pracinha, um prédio histórico a cada esquina!

    Responder
    • Victória Farina

      Muito verdade, Fernanda! Essa maneira dá para aproveitar ao máximo as dicas e atrações de Paris, ne?

      Responder
  2. Leo Vidal

    Ler dicas de Paris nunca é muito, afinal, cada local dá sugestões de locais e restaurantes diferentes e a gente vai só anotando e aumentando a listinha do que fazer nessa cidade que nos encanta tanto.

    Responder
    • Victória Farina

      Com certeza, Leo! Tem tanta coisa para fazer em Paris que fica difícil decidir um roteiro na cidade, ne!?

      Responder
  3. Aline

    Quando eu fui também começava com um francês decorado pra falar que não sabia falar a língua. Eles atendem super bem depois disso. Essa é uma das dicas de Paris que mais valem real, oficial. Uma coisa que eu não sabia e já anotei aqui é de onde comprar lembrancinha em Paris, amei saber de Montmatre e da Sacre Cour. Já quero poder viajar de volta pra ir lá hehe Mega obrigada pelas dicas de paris viu <3

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que te ajudou, Aline! Mesmo para uma pessoa que já visitou Paris, ótimo 🙂 ficamos felizes que nossas dicas de Paris ajudaram!

      Responder
  4. Murilo Pagani

    Caramba, um super guia de viagem a Paris, hein?!
    Ainda não conheço a cidade, mas é um dos lugares que mais tenho vontade de vistar na Europa.
    Bom saber sobre os detectores de metais nas estações de metrô. Eu sempre saio cheio de parafernálias, passaria um tempão pra mostrar tudo.

    Ótimas dicas!

    Abraço

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que gostou das dicas de Paris, Murilo! Tem sim que visitar uma das cidades mais famosas de turismo do mundo. Tenho certeza que vai amar 🙂

      Responder
  5. Luciana

    Ameiiii essas dicas de Paris. Nunca estive na França mas morro de vontade de conhecer a linda cidade Luz. Tinha receio pela língua pois já tinha ouvido comentários mas vou adotar essa técnica de decorar frases chave hahaha. E sobre o desconto do Sightseeing, não fazia ideia. O mesmo vale para todas as cidades? Obrigada por compartilhar

    Responder
    • Victória Farina

      Oi Luciana, que bom que leu esse post antes da sua viagem para Paris! Esperamos que nossas dicas ajudem. Sim, vale para todas as cidades da Europa que a mesma empresa de Sightseeing tiver filiais. Interessante, ne?

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *