Relato de voo e viagem do Brasil para Europa durante o coronavírus

Home » Relatos de viagem » Relato de voo e viagem do Brasil para Europa durante o coronavírus

Atualizado em May 3, 2021

Por: Victória

Atualizado em May 3, 2021

Por: Victória

Recebemos MUITAS perguntas a respeito de como anda a situação de viagem para Europa durante a pandemia. Por este motivo, convidamos a Bruna Abdulla, amiga da Victória, para escrever a experiência dela em um voo de viagem de férias do Brasil para a França (na Europa) durante o coronavírus. Passamos a palavra a ela:

“Hoje faz uma semana que voltei de uma viagem de férias à França por 12 dias durante a pandemia. Foi uma decisão que demorei muito tempo para tomar, sempre cercada de dúvidas e incertezas. Como atualmente trabalho em uma companhia aérea, tenho a facilidade de poder comprar um voo de última hora e, quase aos 48 do segundo tempo, resolvi visitar meu irmão e a namorada dele, que moram na região da Provence, no sul da França.

Vou contar nesse post como foi a minha experiência no voo do Brasil para a Europa durante a pandemia do coronavírus e também como foi a minha experiência com a imigração da União Européia nesta situação atual:

Você pode se interessar:

Todos os posts de motorhome na Europa
Nossas dicas da Itália, França, Londres e Europa.

Voo do Brasil para a Europa na pandemia:

Exigências e restrições de viagem devido ao COVID-19: entrada na França

Pude fazer essa viagem graças à minha cidadania portuguesa, pois a França (até o momento) permite a entrada de cidadãos da União Européia, mesmo que chegando do Brasil (não são todos os países europeus que estão permitindo a nossa entrada). É bom deixar bem claro que eu entrei na Europa com o meu passaporte português e que, com o passaporte brasileiro, as regras são bem diferentes. 

Para viajar do Brasil para a Europa durante a pandemia foi obrigatório fazer o teste PCR para COVID-19 com no máximo 72h de antecedência ao voo. Fiz o teste de coronavírus no Laboratório A+ e paguei uma boladinha dolorosa de R$ 390 mas o resultado (negativo, aleluia) veio bem rápido. Caso você não tenha feito o teste, é obrigatório fazê-lo na sua chegada.

Segundo informações do IATA e governo francês, também é obrigatório apresentar um atestado declarando que você não tem nenhum dos sintomas característicos do COVID-19 e uma “Attestation de déplacement vers la France Métropolitaine depuis le pays tiers”, para que você informe o motivo do seu deslocamento (ambos podem ser encontrados e impressos no site do governo francês).

Visitando o sul da França durante a pandemia do coronavírus. - Voo Brasil Europa coronavírus

Visitando o sul da França durante a pandemia do coronavírus. Foto: @brunaabdulla

Não viaje para a Europa sem seguro!

Saiba que você pode ser impedido de entrar no continente
sem a apólice de seguro viagem!

Nós usamos e recomendamos a World Nomads já que o suporte
foi sempre sensacional e em português.
Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo,
que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que
usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar
o seguro e garantir o desconto.

Voo do Brasil para a Europa durante a pandemia do coronavírus 2020:

Como foi a viagem de avião do Brasil para a Europa

Chegando no aeroporto de Guarulhos o clima já era bem estranho. Aeroporto extremamente vazio e poucas pessoas na fila para fazer check-in na Air France (companhia com a qual viajei). Na área de embarque não era muito diferente.

Os agentes estavam super cautelosos conferindo os passaportes e destino final dos passageiros, para ter certeza de que não haveria nenhum problema, uma vez que as restrições são diferentes para cada país e mudam o tempo todo. Aqui no Brasil só me perguntaram se eu tinha feito o teste PCR e preenchido a documentação que mencionei acima, mas não conferiram, apenas disseram que eu precisaria mostrar na imigração. 

Antes de contar como foi na imigração, um relato sobre o voo: 

O avião estava super vazio, então os comissários ajudaram com as reacomodações (quando necessário) para que houvesse um distanciamento entre os passageiros. A configuração da aeronave era 3-3-3, eu estava no corredor da fileira do meio, o assento ao meu lado (meio) estava vazio e o ao lado (outro corredor) ocupado por um outro passageiro.

O uso de máscara cirúrgica é obrigatório durante todo o voo e há avisos constantes durante a viagem pedindo para que os passageiros se desloquem pela aeronave o menos possível, como medida de segurança contra o vírus.

Não tive nenhum problema e achei tudo muito tranquilo e seguro. Claro que a companhia aérea não é responsável por tudo, os passageiros devem também ser conscientes e respeitar todas as regras. Bom, eu fiz minha parte, mas notei um ou outro que ficavam tirando a máscara toda hora ou usando de forma incorreta. 

Na chegada em Paris, anunciaram um milhão de vezes que o desembarque seria feito por fileira, para que as pessoas permanecessem sentadas e aguardassem a fileira da frente estar vazia para a próxima poder sair. Respeitaram? NÃOOOOOO. Todo mundo se faz de surdo e desentendido nessa hora e é aquele desespero infernal pra sair do avião. Isso me tira muito do sério mas, novamente, eu fiz minha parte. 

Viagem Voo do Brasil para a Europa durante o coronavírus

Bruna visitando as belezas do sul da França. Foto: @brunaabdulla

Vai viajar pela França e outros países da Europa? ✈️?

Conheça a Flixbus e reserve ônibus a partir de €3,00 e uma estrutura
com wi-fi, café, biscoitos entre outros.
Veja a disponibilidade e valores para a sua viagem.

Voo do Brasil para a Europa durante a pandemia do coronavírus:

Como foi a imigração na França

Eu só iria fazer uma conexão em Paris já que meu destino final era Marseille, então a imigração foi em um outro terminal (a gente chegou no 2E e eu pegaria o próximo voo no 2F). Já estava com todos meus documentos em mãos, passei pelo raio-X, e quando entreguei meu passaporte para a agente do aeroporto, veio a surpresa: ela não me pediu NENHUM dos documentos previamente exigidos. Não quis ver os atestados, não me pediu o teste de PCR, e nem para eu abaixar minha máscara para ver se eu era a mesma pessoa do passaporte! Isso me deixou chocadíssima. 

Acontece que quando meu irmão foi para lá, dois meses antes, também não pediram nadica de nada para ele! Não sei se isso tem acontecido com todo mundo, ou se eles vão mudar algo agora que os casos estão voltando a subir bastante por lá, mas fiquei um pouco preocupada com o “descaso”, ainda mais porque para quem não fez o teste antes de viajar, teoricamente escaparia de fazer o teste na chegada. Enfim…

No voo de Paris a Marseille novamente teve bastante distanciamento social com excessão na saída que, como sempre, foi tumultuada. No retorno para o Brasil, 12 dias depois, foi tudo super tranquilo também. O voo estava ainda mais vazio do que na ida e a maioria dos passageiros, pude notar, nem eram brasileiros, talvez só estivessem fazendo uma conexão em São Paulo, não sei. Voltei com o passaporte brasileiro e não foi preciso apresentar mais nada. Vim deitadona, de máscara e feliz em uma fileira vazia”.

Sabemos que os brasileiros estão confusos com as regras de entrada na Europa e, por isso, o que recomendamos é que SEMPRE verifique nos órgãos oficiais como Consulados e a IATA para saber as informações mais atualizadas. Contamos aqui um relato de viagem e voo do Brasil para a Europa durante o coronavírus que deu certo, mas note que a Bruna tem passaporte português (que faz parte da União Européia) e isso viabilizou a sua entrada.

Viagem Voo do Brasil para a Europa durante o coronavírus

Quanta coisa interessante tem para visitar na França!

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência de voo do Brasil para a Europa durante a pandemia do coronavírus ? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Europa e países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube. Coronavírus e viagens: o que precisa saber entre outros assuntos sobre viajar para o exterior durante a pandemia é possível, voo Brasil Europa coronavírus e os países para onde os brasileiros podem viajar durante a pandemia.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em May 3, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. Debora Maraston

    Estou chocada com este relato, eu imaginei que os procedimentos estavam mais rígidos, com mais responsabilidades, achei que era só aqui no Brasil, mas pelo jeito é no mundo todo.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, infelizmente essas coisas estão acontecendo em viagens do mundo todo Debora!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *