Motivos para visitar Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Home » Brasil » Motivos para visitar Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

E quem disse que precisa de muitos motivos para convencer alguém de visitar Arraial do Cabo? Basta olhar algumas fotos e vídeos na internet e pesquisar um pouquinho sobre sua história para ver que o lugar é incrível e merece uma visita o quanto antes. Mesmo assim, resolvemos trazer alguns bons motivos para quem ainda tem dúvidas se vale a pena conhecer Arraial do Cabo.

Motivos para visitar Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Arraial do Cabo tem um ambiente ótimo para todos os públicos

Arraial do Cabo tem um pouco de tudo para agradar a todos os públicos, e isso é um baita ponto positivo no assunto motivos para visitar Arraial do Cabo. Durante os nossos dias na região, nós vimos muitas famílias com crianças de várias idades curtindo as diferentes praias e atividades possíveis de serem praticadas por lá.

Em um dos mirantes das Prainhas do Pontal do Atalaia | Foto: @naproadavida - motivos para visitar Arraial do Cabo

Em um dos mirantes das Prainhas do Pontal do Atalaia | Foto: @naproadavida

Também vimos muitos casais em uma viagem mais tranquila e romântica, curtindo um bom restaurante, uma das pousadinhas legais e até mesmo os passeios disponíveis por lá.

E, apesar de não ser um lugar com muita badalação e vida noturna ativa, Arraial do Cabo também tem tudo para agradar os solteiros que vão em grupos de amigos para se divertir e curtir as praias maravilhosas e até mesmo fazer uma festinha nos lindos apartamentos disponíveis para alugar por lá através do AirBnB e outros sites de aluguel de temporada.

Nós mesmos viajamos em dois casais e encontramos um terceiro casal de amigos por lá, o que foi bem legal para os últimos dias do ano.

Alimentação em Arraial do Cabo é barata ou possui preços razoáveis

Apesar de não termos visto uma variedade grande de restaurantes em Arraial do Cabo, vimos muitas opções bem simples e com uma cara mais caseira. É possível ver diversos lugares que oferecem refeições por um valor fechado ou em forma de buffet.

Comida boa e frutos do mar em onde comer | Visitar Arraial do Cabo

É claro que em praias como Prainhas, Praia Grande e Praia do Forno é possível encontrar diversos quiosques que vendem almoço e porções com frutos do mar, mas o valor pode subir consideravelmente e, nesse caso, paga-se pela conveniência. Para quem procura restaurantes bons e/ou conhecidos, a dica é visitar os restaurantes Bacalhau do Tuga, Pimenta Rosa Gastronomia, Sol na Cozinha e Restaurante Água na Boca, pois eles não vão decepcionar quando o assunto é onde comer em Arraial do Cabo.

Relativamente um lugar seguro

Sempre que se fala em Rio de Janeiro, o assunto segurança é abordado. E é por isso que resolvemos dizer que visitar Arraial do Cabo é relativamente seguro, pois ainda assim, existem alguns casos isolados de roubo e outros crimes. O “relativamente” é que, se compararmos Arraial à outras regiões do estado do Rio de Janeiro, ela é sim uma cidade bem segura.

Conversando com pessoas que trabalham e moram na cidade, eles comentavam que é um lugar mais seguro que outros onde já haviam morado. Ali, eles podem andar tranquilo nas ruas, usar o celular e não ter aquele medo de acabar caindo em áreas de muito perigo. É claro que, devemos sempre tomar todo o cuidado e não andar com objetos de valor em áreas que não conhecemos, mas Arraial do Cabo é sim uma cidade um pouco mais tranquila.

Tá indo viajar? Não se esqueça de comprar o seu Seguro Viagem e viajar com a maior tranquilidade possível. Acesse o link e garanta o desconto de 10% com o cupom PROADAVIDA.

Praias de fácil acesso

Uma das melhores coisas de visitar Arraial do Cabo é que as praias da região são bem acessíveis. É muito fácil chegar em grande parte delas andando ou de carro. Nós ficamos hospedados na região da Prainha e fomos andando para praias como a Praia Grande, Praia do Forno (seguindo uma trilha) e Praia dos Anjos.

Vista do mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naproadavida - Visitar Arraial do Cabo

Vista do mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naproadavida

Para chegar até as Prainhas do Atalaia a melhor coisa é usar barco ou um carro, mas é preciso chegar MUITO cedo para conseguir entrar na fila, já que o acesso é limitado a 200 carros por vez. Nós tivemos muita sorte pois nosso amigo Caio, do blog Em Algum Lugar do Mundo e que mora em Arraial, nos levou bem cedo até a beira da escada da praia e fomos os primeiros “turistas” a pisar na areia naquele dia.

As praias de Arraial do Cabo são bem diferentes umas das outras

Uma das coisas que mais nos surpreendeu ao visitar Arraial do Cabo foi a diferença que cada uma das praias possuem entre si, seja fisicamente ou na mudança de comportamento dos públicos.

Vista aérea da Praia Grande | Foto: Bruno/@naproadavida - Visitar Arraial do Cabo

Vista aérea da Praia Grande | Foto: Bruno/@naproadavida

A Prainha é muito bonita e pequena, com pedras nos dois cantos onde é possível subir e apreciar a vista e até mesmo seguir trilhas dali para outras praias. Nas pedras que ficam à direita, nós passamos uma tarde olhando e nadando com as tartarugas que ficam naquela área (por favor, NÃO encoste nelas).

A Praia do Forno está no final de uma trilha que sai da Praia dos Anjos e é uma espécie de baía com uma água bem verdinha, areia fofa e um pouco mais tranquila que todas as outras praias que visitamos. Talvez seja esse o motivo de termos visto mais famílias por lá.

A Praia dos Anjos não nos conquistou e nós resolvemos não passar muito tempo lá, pois a praia é onde fica o píer de Arraial do Cabo, de onde saem os barcos para diferentes passeios feitos na região. É uma praia com uma faixa de areia até que grande, mas o alto volume de barcos ali nos fez conhecer melhor as outras praias.

A Praia Grande, como o nome já diz, é bem extensa, chegando a 40km de extensão de praia com areia branca e mar bem azul. É de lá que vimos um pôr do sol maravilhoso. A região da esquerda é onde tem a maior estrutura de bares, restaurantes e quiosques e, por isso, é extremamente lotada mas, basta andar um pouco para a direita e você terá uma praia praticamente privativa.

As Prainhas do Pontal do Atalaia são de uma beleza natural de tirar o fôlego. Desde a parte de cima, quando se desce as famosas escadarias, o mar azul de água cristalina, até os morros que ficam em frente, levando à Praia do Farol mais à direita. Essa é hoje a praia mais famosa de Arraial do Cabo e, sem dúvidas, a que recebe mais turistas diariamente. É um lugar extremamente lindo, que infelizmente está sendo acabado pelo descaso de quem a visita, que deixa montanhas de lixo nas areias brancas e fofas.

Existem também as praias Brava e Praia do Farol, que ficam na mesma região das Prainhas do Atalaia. Para a Praia Brava é preciso seguir uma trilha e para a do Farol, somente é possível chegar com barco.

Diferentes opções de hospedagem

Arraial do Cabo não é o lugar onde você encontrará aqueles hotéis mega luxuosos e grandes resorts como em muitos lugares do nordeste e outros lugares do Brasil e, esperamos que continue desta forma, com suas acomodações simples, porém bem aconchegantes.

Um dos lindos ambientes da Pousada das Prainhas. - Onde ficar | Visitar Arraial do Cabo

Um dos lindos ambientes da Pousada da Prainha. | Foto: divulgação

Existem diversas pousadas em Arraial do Cabo e, com certeza você encontrará alguma que vai gostar. As pousadas mais indicadas são a Pousada da Prainha, Solar da Praia, Pousada Caminho do Sol, Pousada do Timoneiro e a Pousada Vista Turquesa, que tem uma vista incrível. Agora se você busca hotel em Arraial do Cabo, a dica é procurar lugares como o Mediterranee Hotel.

Muita gente opta por alugar um apartamento por uns dias para curtir Arraial de uma forma mais caseira e no seu próprio ritmo. Os apartamentos em Arraial do Cabo são ótimos, com capacidade para várias pessoas e equipados com cozinha, sala e outras facilidades. Vale a pena dar uma olhada também no Booking, que conta com o Sophia II Residence e Le Bon Vivant.

LEIA TAMBÉM:
Onde ficar no Saco do Mamanguá, paraíso de Paraty (Rio de Janeiro)
Lista com as 9 melhores pousadas para ficar em Caraíva na Bahia

Uma das primeiras igrejas do Brasil está em Arraial do Cabo

A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é o lugar onde, segundo relatos históricos, foi rezada a primeira missa em locais fechados no Brasil. Construída em 1503, ela está entre as igrejas mais antigas do Brasil, mostrando a importância de Arraial do Cabo na história do país. Hoje, a igreja está totalmente renovada e diferente do que foi nos anos iniciais, mas o local ainda permanece o mesmo.

Um dos melhores lugares para mergulho no Brasil

Arraial do Cabo já foi considerada a capital do mergulho e, ainda hoje, é um lugar com uma vida marinha exuberante.

Mergulho em Arraial do Cabo - Visitar Arraial do Cabo

As águas frias da região podem ser obstáculo para alguns, mas a possibilidade de ver diferentes tipos de corais, peixes, baleias e tubarões é de animar até o mais friorento dos mergulhadores. E para quem nunca mergulhou, Arraial do Cabo é uma ótima opção para iniciar suas aventuras pelo mundo subaquático. Portanto, vale a pena anotar essa dica para quando você visitar Arraial do Cabo.

Snorkel também é incrível em Arraial do Cabo

E se você não está assim tão a fim de mergulhar em Arraial do Cabo, uma ótima opção para ver a vida marinha ali é praticar snorkeling.

Snorkeling em Arraial do Cabo - Visitar Arraial do Cabo

É possível praticar snorkeling em grande parte das praias de Arraial do Cabo, desde que as ondas estejam fracas no dia. As melhores praias para isso são Prainha, Praia do Forno e Prainhas do Atalaia. Essas praias possuem diversas pedras ao fim de cada ponta, tornando mais fácil a possibilidade de ver tartarugas, cardumes e até alguns corais bem bonitos.

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Nós infelizmente não fizemos o passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo. Como visitamos a região durante os últimos dias de dezembro, tudo estava completamente lotado e não haviam vagas para os dias em que estaríamos por lá.

Outro motivo é que quando estávamos nas Prainhas do Atalaia o número de barcos estacionando foi simplesmente assustador e não queríamos entrar em um barco daqueles para visitar as mesmas praias que havíamos visto antes, com exceção da Praia do Farol, que só se chega de barco.

Barcos atracados nas Prainhas do Pontal do Atalaia | Foto: Bruno/@naproadavida

Barcos atracados nas Prainhas do Pontal do Atalaia | Foto: Bruno/@naproadavida

Nós não fizemos o passeio pois tínhamos alguns dias por lá e pudemos fazer tudo mais tranquilo, mas caso você não tenha muito tempo ou não quer dirigir até as praias, vale a pena reservar um passeio de barco para visitar as praias.

A dica é reservar o barco que leve o menor número de pessoas e que comece bem cedo, pois este é o melhor horário para visitar as praias de Arraial do Cabo, principalmente as Prainhas do Atalaia. As empresas de barco mais indicadas por nossos amigos que moram por lá, são a Arraial Vip Turismo e Saveiro Don Juan.

Mirantes lindos a cada curva nas trilhas

Victória no mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naprodavida - Visitar Arraial do Cabo

Victória no mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naprodavida

É quase que um crime visitar Arraial do Cabo e não tirar um tempinho para ir a algum de seus mirantes. Nós passamos por mirantes de tirar o fôlego no caminho da Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e até mesmo na trilhinha próxima da Prainha. Outros mirantes legais para visitar são o Mirante da Praia Grande (onde está localizada a estátua de Flávia Alessandra. Oi? Sim, ela mesmo) e o Mirante da Boa Vista.

Facilidade de acesso para quem vai do Rio, São Paulo e Minas Gerais

Uma das coisas boas de se visitar Arraial do Cabo é a facilidade de chegar até a cidade e região dos lagos, saindo de cidades de estados vizinhos como São Paulo, Minas Gerais e até mesmo da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, que está a cerca de 165 km da região.

Para quem está saindo de São Paulo, a melhor forma de chegar em Arraial do Cabo é de carro, pois a cidade de Arraial do Cabo está a cerca de 600 km da capital paulista. O caminho mais comum é pela Rodovia Presidente Dutra e, num dia de transito normal, o trajeto pode ser feito em cerca de 6 a 7 horas.

É possível também fazer o trajeto de ônibus, saindo da Rodoviária do Tietê, num ônibus que sai diariamente (veja horários e valores) para Arraial do Cabo ou Cabo Frio. Para quem vai de avião até o Rio de Janeiro, a melhor opção seria alugar um carro no aeroporto de chegada (Santos Dumont ou Galeão) e dirigir até a região dos lagos, cruzando a famosa ponte Rio-Niterói. ?

Para quem sai de Minas Gerais, a melhor opção é pegar a Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek (BR-040) saindo de Belo Horizonte. A distância é de mais ou menos 580 km e o trajeto pode levar cerca de 8h. A estrada não é tão boa quanto a que sai de São Paulo mas, ainda assim, é relativamente fácil chegar de carro.

Para quem vai de ônibus, é possível sair de Belo Horizonte para Cabo Frio e, de lá, pegar um ônibus local para Arraial do Cabo (veja horários e valores do ônibus). Outra possibilidade é pegar um voo saindo de Confins (CNF) direto para Cabo Frio (CFB), que pode custar um pouco mais caro, mas é uma boa opção para chegar em Arraial do Cabo em menor tempo. Veja as opções de voo.

O pôr do sol em Arraial do Cabo é incrível

Assistir ao pôr do sol foi uma das coisas mais legais que fizemos ao visitar Arraial do Cabo. Quem nos acompanha há algum tempo sabe que somos loucos pelo pôr do sol e sempre damos dicas legais de onde assistir esse espetáculo mundo afora.

Victória no mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naprodavida

Victória no mirante a caminho da Praia do Forno | Foto: Bruno/@naprodavida

Os melhores lugares para ver o pôr do sol em Arraial do Cabo são a Praia Grande, onde o sol se põe majestosamente no horizonte, deixando a água do mar com uma cor linda e aquele fecho de luz que vai até a areia. Na Praia Grande, vale a pena ir para a direita (olhando para o mar), onde a concentração de pessoas é muito menor e você pode curtir o pôr do sol tranquilamente.

Outro ponto muito legal para ver o sol se pondo por ali é do alto do Mirante do Pontal do Atalaia, que fica próximo às praias famosas e não muito longe da área central da cidade. Ver o pôr do sol do Pontal do Atalaia é simplesmente uma das coisas que você DEVE fazer quando visitar Arraial do Cabo. Tenha em mente que o mirante está no alto do morro, portanto, caso você tenha dificuldades de caminhar, é melhor ir de carro até onde for possível.

Arraial do Cabo fica pertinho de cidades maravilhosas

Uma coisa ótima de visitar Arraial do Cabo é que você tem a oportunidade de combinar a visita e aproveitar para conhecer outras cidades vizinhas na região dos lagos, que também são muito legais. Arraial está muito perto de cidades como Armação dos Búzios, Saquarema, São Pedro de Aldeia e até mesmo Rio das Ostras, onde tem a praia Costa Azul, conhecida pelas ondas que atraem os surfistas da região. E, obviamente, Cabo Frio, que está colada em Arraial e, muito provavelmente você passará por dentro da cidade no seu caminho de chegada ou saída de Arraial do Cabo. Se você tiver tempo ao visitar Arraial do Cabo, vale a pena pegar um dia e conhecer alguma dessas cidades e lindas praias da região dos lagos. Veja opções de hospedagem na região dos lagos.

Pesquise por pousadas em Arraial do Cabo nas datas da sua viagem usando o mapa abaixo:



Booking.com

Veja também:
Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

6 Comentários

  1. Michelle

    Praias lindas mesmo, mar clarinho, pena que é gelado a maior parte do tempo 🙂

    Responder
  2. Luiza Cristina Cardoso

    Amo lá! Realmente motivos bons para visitar Arraial do Cabo não faltam!
    Fui no começo do ano e ia voltar em Maio, quando é menos movimentado, mas acabou que não deu por causa do Corona… snif

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, a pandemia atrapalhou um pouco mas espero que jaja a gente consiga visitar esse paraíso no Rio de Janeiro novamente 🙂

      Responder
  3. Juliana Saueia

    Ah, sou louca para visitar Arraial do Cabo novamente! Fui num feriado e vejo que aproveitei tão pouco. Ainda assim amei demais e espero conseguir retornar em breve pra esse paraíso tão perto da cidade do Rio de Janeiro.

    Responder
    • Victória Farina

      A gente ficou uma semana e ainda sente que temos muito mais a visitar, Juliana! Esse paraíso acho que nem se você morar por um tempo vai conseguir explorar ele todo!

      Responder
  4. Débora

    E pensar que temos lugares tão lindos e tão perto… Como sempre as dicas foram bem úteis e com certeza irei visitar novamente este paraíso…

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *