Eurotrip de carona: Letônia (Liepaja e o litoral) ??

Home » Letônia » Eurotrip de carona: Letônia (Liepaja e o litoral) ??

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

Ainda na Letônia, nossa viagem de carona Liepaja, Letônia continuava para o litoral do país e depois para o sul do leste europeu, com direção à Europa Central. ? Viajamos de carona na Letônia e outros países bálticos, mochilando e contando nossas experiências e relatos de viagem aqui no blog e no nosso Instagram @naproadavida.

Bruno e Victória nas ruínas soviéticas de Karosta, na cidade de Liepaja, Letônia. | Viagem de carona liepaja letonia

Bruno e Victória nas ruínas soviéticas de Karosta, na cidade de Liepaja, Letônia. | Foto: @naproadavida

Eurotrip de carona Liepaja, Letônia ??

É como dizem: às vezes é preciso prestar atenção e curtir mais o caminho do que o destino final. E foi assim com a nossa ida de Riga até a cidade de Liepaja, na parte oeste da Letônia, o litoral.
E como disse no post anterior, essa trajeto merecia ser contado num texto à parte.

Relato de carona originalmente escrito e postado no Instagram @naproadavida

Nós saímos de Riga bem cedo, pois mesmo sabendo que o trajeto não era tão longo (220km), quando se trata de carona, nunca se sabe quando alguém vai parar e a rota que vamos fazer.
Pegamos um ônibus local até o começo da rodovia que ia para a direção que queríamos e ali, esticamos os braços, dedos pra cima começamos a pedir carona.

Não viaje para a Europa sem seguro! Estamos viajando há mais de 3 anos pelo mundo e já tivemos diversos problemas na viagem que foram cobertos pelo nosso seguro viagem. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sempre sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.

Esperando à beira das estradas na Letônia. - viagem de carona liepaja letonia

Esperando à beira das estradas na Letônia.

Não demorou muito e alguém parou para nós com uma van. Ficamos impressionados em como o povo nessa parte do mundo é tranquilo em relação as caronas e tá sempre parando para dividir o espaço e contar sua história ao longo do caminho.

Martins estava indo para uma cidade a cerca de 80km para levar materiais de sua nova empresa. Ele havia trabalhado por anos nos países nórdicos, mas estava de volta para ficar mais tempo com as filhas e claro, nada como o nosso próprio país, não é mesmo?! ???

A conversa com ele fez o tempo passar voando nas estradas planas da Letônia e pudemos entender como funciona essa migração dos jovens dos países bálticos e leste europeu aos países da Escandinávia, em busca de emprego e bons salários.

Nossa primeira carona com o Martins, da Letônia. - viagem de carona liepaja letonia

Nossa primeira carona com o Martins, da Letônia. | Foto: @naproadavida

Ele nos deixou no que acreditava ser o melhor lugar para que seguir adiante com outras caronas. Porém, a estrada neste ponto era praticamente deserta e os poucos carros que passavam, não estavam parando.
Até que muito tempo depois e o dedo quase dando câimbra, um carro bem velhinho e todo sujo parou para nós. Lá dentro, um senhor de idade avançada e duas meninas pequenas com os olhos azuis bem esbugalhados. ?

Ele não entendia nada de inglês, mas conseguiu captar a ideia de que queríamos chegar até Liepaja que é claro, não era o destino deles. Mesmo assim, arrumou a bagunça dentro do carro, colocou as ferramentas no porta-malas e abriu espaço para os dois viajantes.

Veja mais sobre a Europa:

Viagem de carona Liepaja, Letônia

Durante o caminho, nós tentamos conversar algumas coisas (como sempre fazemos com todos as pessoas que param para nós) e puxar assunto, porém, ele não entendia nada e quando entendia, era totalmente o contrário do que queríamos dizer.

Até que ouvimos as meninas aos cochichos no banco de trás, ao lado da Victória e a mais velha perguntou em inglês: de onde vocês são? Nós respondemos Brasil e perguntamos se elas já tinham ouvido falar do país antes.

A resposta foi o silêncio total, interrompido pelo barulho do motor que o carro fazia naquele calor absurdo do verão europeu.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Depois de alguns minutos, perguntamos outras coisas para as meninas e elas sempre cochichavam e não respondiam nada ou a mais velha respondia sim ou não. Até que em algum momento nós falamos sobre praia e coisas que as meninas gostavam e foi aí que descobrimos que a comunicação era mais complexa do que podíamos imaginar haha.

As menininhas que nos deram carona com o pai. - viagem de carona liepaja letonia

As menininhas que nos deram carona com o pai. | Foto: @naproadavida

A menina mais velha era a que sempre respondia, porém, somente falava algo depois de ouvir da mais nova, pois a mais velha sabia falar as palavras em inglês, mas não entendia nada. Já a pequena, entendia tudo, mas não sabia falar as palavras. ??

Então sempre que queríamos perguntar algo, a pequena fazia birra e só olhava para a nossa cara sem traduzir para a irmã mais velha… enquanto o pai, abria o sorrisão de ver as meninas se comunicando em inglês e a gente achava engraçado essa confusão. Até aqui estava engraçado mesmo, o problema foi quando precisamos delas.

O pai começou a falar conosco sobre o trajeto e pedia para que as meninas traduzissem, o que elas obviamente não faziam hahaha. Nós perguntávamos e elas simplesmente ficavam olhando para a nossa cara, enquanto comiam os doces que tinham numa mochilinha.

O senhor então começou a falar sem parar, apontando para a estrada, fazendo um sinal de negativo com a cabeça e nós dizíamos que ele podia parar onde fosse melhor para ele e apontávamos para o mapa, enquanto pedíamos para que as meninas traduzissem a conversa.

Depois de muito sinal negativo e zero entendimento, o senhor começou a sair da estrada e a da rota que precisávamos seguir. Ficamos preocupados, pois ele não falava nada, as meninas não traduziam e nós não fazíamos ideia de onde estávamos indo.

Para completar, as meninas começaram a dar risada, só não sabíamos se era da nossa cara ou da situação toda e do pai.

E nos pregaram uma boa peça. - viagem de carona liepaja letonia

E nos pregaram uma boa peça.

Após alguns minutos em estradas diferentes, o senhor passou por uma ponte e fez um retorno para finalmente parar em algum lugar. Foi aí que as meninas decidiram falar novamente e dizer que o tempo todo ele fazia sinal de que, parar naquela estrada em que estávamos NÃO era uma boa opção para continuar de carona a Liepaja e, que nos levaria para uma que tinha mais movimento para o litoral.

Disseram isso e começaram a rir novamente, como se tivessem pregado uma boa peça no pai e nos estrangeiros que não entendiam p%$&a nenhuma…

Nós começamos a dar risada e aliviados fomos tirando as coisas do carro, fazendo brincadeiras com as meninas e surpresos em como as crianças adoram brincar sem perceber se a situação é boa ou não… saímos do carro e agradecemos muito a atitude do senhor mas, com uma tristeza, pois nunca saberemos os nomes dele ou das meninas

Vai viajar pela Letônia e outros países da Europa? ✈️?

Conheça a Flixbus e reserve ônibus a partir de €3,00 e uma estrutura com wi-fi, café, biscoitos entre outros. Veja a disponibilidade e valores para a sua viagem.

Viagem de carona Liepaja, Letônia

Caminhamos um pouco de onde eles nos deixaram e dali, faltavam cerca 80km para chegar ao nosso destino final.

Mais uns minutos de espera na beira da estrada e dedo esticado, uma van parou para nós e o motorista deu a resposta que faz brilhar os olhos de qualquer pessoa que pede carona: sim, estou indo para a cidade que vocês vão. ?

Fim do dia de caronas nas estradas da Letônia. - mochilão pela europa

Fim do dia de caronas nas estradas da Letônia. | Foto: @naproadavida

O motorista se chamava Oskars, estava no fim de um dia de trabalho, voltando pra casa e, apenas 3 minutos com ele deu pra perceber que aquele era o dia das caronas engraçadas e que ficariam marcadas para sempre nessa viagem e nossa memória.

O cara era extremamente gente boa, queria aprender português e sabia muitas coisas sobre o Brasil, é óbvio que tinha em mente o quão bonitas são as mulheres brasileiras.

Dentre as frases que ensinamos, a que ele mais gostou foi “eu te amo” e foi o suficiente para ouvirmos ele gritando isso o caminho todo, dizendo que falaria esta frase para a esposa dele quando chegasse em casa. O cara era simplesmente uma figura e nós nem vimos o tempo passar para chegar até Liepaja.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Viajando o mundo |??Tailândia (@naproadavida) on

Chegando em Liepaja, o Oskars nos levou onde precisávamos, que era a casa de um membro do Couchsurfing chamado Ziggy, que na verdade tinha uma pequena pousada e onde passaríamos os próximos três dias num quarto maravilhoso e bem tranquilo.

Em um dos dias, o Ziggy nos levou para conhecer um pouco da cidade e as ruínas de um quartel general que a união soviética havia deixado por ali, conhecido como Karosta.

Curtimos um pouco de praia, mercado central e até cozinhamos um pouco da nossa comida.

A Catedral Naval de São Nicolas em Karosta, Liepaja. - viagem pela letonia

A Catedral Naval de São Nicolas em Karosta, Liepaja. | Foto: @naproadavida

Eurotrip de carona Liepaja, Letônia ??

O que fazer e atrações para visitar em Liepaja, Letônia:

  • Visite as ruínas soviéticas e a prisão de Karosta
  • Ande pela plataforma do North breakwater Liepaja
  • Atravesse a ponte Oskara Kalpaka Bridge
  • Aprecie a paisagem e vegetação na Liepaja Lake Watchtower
  • Se quiser aventura, curta o dia de wakeboard no BB wakepark
  • E se estiver com crianças, visite o Zinoo Liepaja, um pequeno museu da ciência
  • Conheça a Catedral Naval de São Nicolas
  • Aprenda sobre a história no Liepaja Museum
  • Caminhe na região da Holy Trinity Cathedral
  • Relaxe um pouco na Rose Square para ver o movimento de cidade praiana
  • E claro, visite a praia de Liepaja, para um banho no Mar Báltico.
Píer abandonado (North breakwater Liepaja) na região de Karosta, Liepaja. - viagem pela Letônia

Píer (North breakwater) abandonado na região de Karosta, Liepaja. | Foto: @naproadavida

Liepaja não tem assim muitos atrativos e nem é uma cidade imperdível, mas o caminho até lá fez tudo isso se tornar inesquecível e ir muito além das atrações da cidade. Depois de passar uns dias e aprender mais com o Ziggy e sua esposa, nós seguimos nossa viagem de carona para o sul, entrando dessa vez na Lituânia, que fica para a próxima história dessa eurotrip de carona.

E aí, curtiu o relato? E como foi a sua experiência de carona na Europa, carona Liepaja Letônia e leste europeu? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre Letônia e outros países da Europa, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 1, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *