Bahasa – palavras e frases importantes em indonésio e malaio

Home » Idiomas » Bahasa – palavras e frases importantes em indonésio e malaio
Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Atualizado em 29/06/2021
Por: Bruno

Depois de morar uns meses na Tailândia e praticar bastante o idioma tailandês, aprendendo palavras novas a cada dia, a nossa viagem tomou um rumo diferente e nós acabamos indo para Singapura, que possui três diferentes grupos étnicos (lá moram pessoas vindas da Índia e que falam Tamil, China e o conhecido mandarim e Malásia, onde falam o Bahasa malaio) mas que o idioma principal é o inglês. Foi uma boa mudança estar em um lugar onde todos (ou quase todos) entendiam o que queríamos.

Bandeira da Malásia em Malacca, nossa primeira cidade no país. | Foto: Bruno/@naproadavida - bahasa

Bandeira da Malásia em Malacca, nossa primeira cidade no país. | Foto: Bruno/@naproadavida

Como aprendemos o Bahasa Malaio/Indonésio

Passada a nossa estadia em Singapura, subimos um pouco para a Malásia, onde o idioma principal é o Bahasa Malaio, que também é falado na Indonésia e centenas de ilhas que cercam estes países, e como não podia ser diferente da Tailândia, era hora de aprender um novo idioma para facilitar um pouco a nossa vida durante os mais três meses que teríamos a seguir viajando pelo país.

Informação: Bahasa é uma palavra quer dizer “língua” ou “idioma” em diversas regiões da Ásia. Logo, o Bahasa não é propriamente um idioma ?, mas sim a palavra que antecede um idioma que são os casos do Bahasa Malaio e Bahasa Indonésio, indicando que é um idioma. Existem outras diversas línguas que carregam a palavra Bahasa, que também tem os nomes de bhasa, basa ou phasa. A palavra se deriva do sânscrito bhāṣā (भाषा), que signfica exatamente “idioma falado”. Quer saber mais? Veja aqui.

Enquanto estivemos nas grandes cidades e sempre perto das atrações turísticas, nós pouco aprendemos do idioma local na parte inicial da viagem pela Malásia, mas quando fomos para Borneo fazer um trabalho voluntário pelo Workaway, ficamos em uma vila local onde pouquíssimas pessoas falavam inglês, e aí foi onde começamos a ouvir e falar Bahasa no dia-a-dia.

Um fato curioso sobre o Bahasa, é que muitas palavras são parecidas e tem o mesmo significado que em português, então era comum acharmos que estavam falando algo na nossa língua.

Canal da cidade de Malacca, na Malásia. | Foto: Bruno/@naproadavida

Canal da cidade de Malacca, na Malásia, onde há forte influência portuguesa | Foto: Bruno/@naproadavida

A semelhança se dá pois essa região da Ásia teve uma influência portuguesa muito forte na época de colonização dos países e isso acabou ficando no idioma que falam até hoje. O idioma falado na Indonésia é o mesmo, porém conhecido como Bahasa Indonésio ou Indonesian, e da mesma forma que no nosso idioma, existem diferenças entre um país e outro. Mas aprendendo as principais palavras você pode falar indonésio e também malaio.

Dica útil: o som de algumas letras são diferentes do que estamos acostumados e isso influencia muito em como falar indonésio e malaio. A letra ‘C’, tem o som de CH ou X, muito parecido com o italiano ‘Ciao e arrivederci‘. A letra ‘G‘ não tem os mesmos sons que nós usamos, sempre que for usá-la, imagine-se colocando a letra ‘U’ em seguida. Por exemplo, ‘Gereja’ para nós seria falado ‘Jereja’, mas o correto em Bahasa é ‘Guereja’, ‘Pagi’ se fala ‘Pagui’. (espero que faça sentido).

Brincando com a arte de rua de Ipoh, na Malásia | Foto: Victória/@naproadavida

Brincando com a arte de rua de Ipoh, na Malásia | Foto: Victória/@naproadavida

Bahasa Indonésio e Malaio – as palavras semelhantes ao português.

Abaixo, colocarei as palavras que aprendi e que são semelhantes ao português, assim, você já sai falando Bahasa num estalar de dedos, seja na Malásia, na Indonésia ou qualquer lugar do mundo em que encontrar com alguém destes países:

Indonésio/
Malaio
Em Português
GendelaJanela
MejaMesa
AlmariArmário
Bola⚽️
BoluBolo
Pagar😋💸
GarfuGarfo
GerejaIgreja
SecolahEscola
GratisGrátis
PintuNão é nada disso que você está pensando, é do "Portão" que eu estou falando... 🙂 Pintu pode significar portão, porta etc.
BundaHahaha também não significa a mesma coisa que no nosso idioma. Significa "filho de..." Por exemplo, Bunda Ketut seria o "filho de ketut".
RestoranRestaurante
KejuQueijo

Pensando em contratar um passeio ou guia para a sua visita à Indonésia? ✈️??

Entre em contato! Podemos indicar uma empresa indonésia com atendimento e suporte em português que te ajudará com informações sobre passeios, traslado e muito mais. É só enviar mensagem no WhatsApp ou no Instagram. Para os passeios com guia em português é necessário verificar a disponibilidade de datas.

Crianças numa gincana em Bandung no dia da Independência da Indonésia | Foto: Bruno/@naproadavida

Crianças numa gincana (Panjat Pinang) em Bandung no dia da Independência da Indonésia | Foto: Bruno/@naproadavida

Palavras mais importantes para aprender a falar em Bahasa Indonésio/Malaio

Estas são as palavras mais básicas e mais importantes se você está aprendendo a falar indonésio ou se simplesmente quer saber como dizer bom dia, obrigado, de nada, por favor, olá, boa noite e outras coisas que fazem parte de qualquer conversa nos lugares.

Forma Correta/ TradutorMeus rascunhos/ como se falaSignificado
Halo/HaiHalo/HaiOlá/ Oi - Nada como chegar nos lugares e dar um 'oi' para as pessoas não é mesmo?! Parece que estão falando em inglês, mas é assim mesmo que se diz.
Selamat datangSelamat datangBem-vindo - eles são bem receptivos e essa frase estará na entrada de muitas cidades
Sila/ silahkanSila/ silacanPor favor - aquelas palavrinhas mágica que a gente aprende desde cedo, não é mesmo?!
Terima KasihTerima KasihObrigado - uma das coisas que você não pode deixar de aprender seja qual for o idioma. E mais ainda, não pode deixar de falar sempre
Sama-samaSama-samaDe nada - porque é legal ser educado quando te agradecem por algo
PagiPaguiManhã - mas eles usam muito como abreviação de Selamat Pagi, que quer dizer Bom Dia
Selamat PagiSelamat PaguiBom Dia - é sempre bom dar bom dia com um sorrisão na cara. Pode-se dizer 'Pagi' para ser mais informal e abreviado
Selamat malamSelamat malamBoa noite - depois de um sensacional, é hora de se despedir, né?!
TidakTidakNÃO - Como em todo idioma, saber falar NÃO, é primordial. Serve também falar sobre clima, comida e outras situações, como por exemplo: tidak pedas!
MaafMaafDesculpe - se fez algo errado ou vai interromper alguém, pode usar essa palavra
YaYaSIM - E saber falar SIM, é igualmente importante. Só não diga isso se não entender o que estão te falando, pois podem te dar informação errada ou até enrolar
SayaSaiáEu
KauKauVocê
Bule/ Orang PutihBulê/ Orang PutihGringo ou estrangeiro - Eles sempre se referem a nós dessa forma. Antes era usado para se referir aos europeus brancos e loiros, mas hoje em dia usam para todos os estrangeiros
Apa itu?Apa itu?O que é isso? - Eu sempre quero saber o que é o objeto, comida ou brincadeira.
BesarBessarGrande - Palavra de frustração para asiático. hahaha (brincadeira)
KecilKechilPequeno - Eles entendem bem o que é isso. Mas também é usado quando algo é pequeno demais ou você quer menor.
TutupTutupFechar/ fechado - fechar a janela ou porta, ou o restaurante está fechado.
KawanKawanAmigo - eu sempre aprendo essa palavra nos idiomas locais e sempre tento fazer amigos por onde passo
TandasTandasBanheiro/sanitário (Malásia) - É mais usado na Malásia, nas sinalizações. É o mesmo que WC.
Kamar MandiCamar MandiBanheiro/sanitário (Indonésia) - É mais usado na Malásia, nas sinalizações. É o mesmo que WC.
SatuSatúUm - 1 - Assim é como eles falam o número um
DuaDuáDois - 2 - Assim é como eles falam o número dois
TigaTigáTrês - 3 - Assim é como eles falam o número três. Você vai ouvir muito na hora de tirar fotos. Satu, dua, tigááááá!

Curiosidade: a Indonésia é um país que possui milhares de ilhas e com isso, possui dezenas de idiomas diferentes. Isso pode mudar de uma ilha para outra ou até mesmo de uma cidade/região, quando a ilha é grande como Sumatra e Java. Muita gente nos pergunta sobre o idioma em Bali e como é aprender o idioma balinês. O fato é que nos meses de viagem pelo país nós nos empenhamos ao máximo em aprender indonésio e, quanto aos idiomas mais locais, aprendemos somente algumas poucas palavras de cada região ou vilas das ilhas da Indonésia.

Bruno batendo um papo com os locais em Medan, Sumatra | Foto: Bruno/@naproadavida - bahasa indonésio

Bruno batendo um papo com os locais em Medan, Sumatra | Foto: Bruno/@naproadavida

Frases importantes em Bahasa para um diálogo ou no dia a dia

Depois que você aprendeu as palavras básicas e já estiver entendendo e falando um pouco do idioma, as frases ficam mais claras e fáceis de se formar. Aí estão algumas das mais importantes para usar num diálogo:

Forma Correta/ TradutorMeus rascunhos/ como se falaSignificado
MengertiMenguertiEntendi - às vezes você usa mesmo se não entendeu, só pra eles pararem de falar em Bahasa, ou pra continuar a conversa haha.
Saya tidak mergentiSaiá tidak menguertiEu não entendo - um problema de perguntar na língua deles, são as respostas, então já fala que não entende.
Berapa / Berapa hargaBrapa / Brapa hargaQuanto custa? - como na Tailândia, é extremamente importante saber os preços antes de fechar algum serviço ou dar seu dinheiro nas mãos de alguém. Eles são experts em enrolar "Bulek" despreparado, mas aqui não rapá! 🙂
Você gosta disso?Kau suká?Você gosta...? - A gente sempre pergunta se as pessoas gostam de um lugar ou alguma coisa.
Saya suka!Saiá suká!Eu gosto/amo - e se te perguntarem, porquê não responder que sim? 😛 Saya suka Indonesia! ❤️
Jumpa Lagi/ Sampai jumpaJumpa Lagui/ Sampai jumpáAté logo/ Até mais tarde - Eu sempre falo, mesmo que provavelmente, eu não vá encontrar com a pessoa novamente.
Jumpa lagi besokJumpa lagui bessokNos vemos amanhã - Sempre muito usado, até mesmo que isso não aconteça.
Sangat mahalSangat marralMuito caro - Porque eles aumentam o preço na cara dura, até você reclamar e eles baixarem ou você simplesmente desistir.
Saya pergiSaiá PerguiEu vou/ estou indo para... - Se quiser dizer a direção ou pedir informações
Datang kesiniDatang kesiniVem aqui - (que agora eu tô mandando... 🎵) 😛 haha. Esse eu uso muito com crianças
Mimpi IndahMimpi IndahBons sonhos - aprendi enquanto fazíamos trabalho voluntário em Borneo e sempre usávamos na Malásia. Que saudades desses dias! 😍
Saya tidak tahuSaiá tidak taúEu não sei - Vão te perguntar o mundo, e se não souber, diga.
Apa kabar?Apa aka bar?Como você está? - É legal perguntar como estão as pessoas, faz bem à elas e aproxima os laços.
Apa itu?Apa itu?O que é isso? - Eu sempre quero saber o que é o objeto, comida ou brincadeira.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Nasi Goreng ao estilo indonésio

Nasi Goreng ao estilo indonésio

Palavras sobre comida, bebidas e restaurantes

Aprendendo essas palavras eu tenho certeza que você não vai passar fome em nenhum dos países em que o idioma é falado. Aqui estão palavras que te ajudarão na hora de pedir algo, dizer que não quer apimentado, que gostou muito e claro, aprender mais sobre as comidas boas da Malásia e Indonésia.

Forma Correta/ TradutorMeus rascunhos/ como se falaSignificado
PedasPedásApimentado/ picante - PQP! Aprendam esse, pois em todos os lugares sua comida pode vir MUUUITO apimentada, principalmente na Indonésia.
Tidak PedasTidak pedásSEM PIMENTA/ NÃO APIMENTADO - Por isso, é bom avisar na hora do pedido.
GorengGorengFrito - Porque sim, muita coisa é frita! você vai ver muito isso na Ásia e provavelmente vai mergulhar na fritura local 😛
Kentang gorengKentang GorengBatatas fritas - viajando por muito tempo, bate uma vontade às vezes.
NasiNasíArroz - porque se não tiver arroz, você não comeu direito: No rice. No power.
Nasi GorengNasi GorengArroz frito - lembra das frituras? A Victória mergulhou nessa aqui, quem sempre vem misturada com vegetais, frango, carne de boi ou frutos do mar. Na Indonésia ele pode ser um pouco ou muito apimentado.
Mee/MieMee/MieMacarrão instantâneo - O famoso miojo ou macarrão instantâneo, e você encontra em qualquer esquina.
AyamAiamFrango - a carne oficial da Ásia e da nossa viagem (até o dia em que resolvermos nos tornar vegetarianos)
DagingDaguingBife ou carne de boi - algo que evitamos na Ásia, pois é, na maioria das vezes, decepcionante se comparado ao que temos no nosso país ou é mal preparado em grande parte das vezes
TelurTelurOvo - até que temos comido bastante ovo por aqui, uma vez que eles colocam em tudo.
Sayur CampurSaiur XampurVegetais misturados - geralmente fazem frito com um tempêro e molho bem gostoso
Nasi SayurNasí SaiurArroz com vegetais - normalmente é frito e encontra-se em muitos lugares
Nasi AyamNasí AiamArroz com frango - muda de um lugar para outro, pois às vezes trazem o frango frito, em outras vezes cozido e por aí vai
Air/ AcquaAierÁgua - beba bastante, mas tome cuidado de onde bebe.
KopiCópiCafé - é comum de encontrar nesses países, mas nem sempre é bom
SusuSusuLeite - os asiáticos não são os maiores fãs de leite, mas é possível encontrar em quase todos os lugares
Ais/esAis/esGelo - a gente sempre fala pra tomar cuidado com o gelo por aqui, mas até hoje, nunca tivemos problemas e não ficamos muito nessa nóia.
PanasPanásCalor - Quando estiver calor ou você quiser algo quente, como água por exemplo: Air panas
DinginDinguinFrio ou gelado (Indonésia) , quando algo estiver frio ou você sentindo frio, o que não é comum nesses países, mas acontece.
SejukSejukFrio ou gelado (Malásia) , quando algo estiver frio ou você sentindo frio, o que não é comum nesses países, mas acontece.
Air panasAier panásÁgua quente/ águas termais - pode ser usado para pedir água quente ou para um lugar com águas de origem vulcânica
Teh Manis Dinging/ Teh O iceTe Manis Dinguin/ Te O AisChá gelado - A nossa bebida preferida por aqui, pois além de ser barata é uma delícia. É nada mais que chá gelado, ou também conhecido como Ice Tea, só que dez vezes mais gostoso. O da Malásia para nós foi melhor que na Indonésia
Limau IceLimau IceChá de limão gelado - A Victória ama esse, mas a gente só encontra na Malásia. É um chá de limão gelado e bem doce, mas muito gostoso e BEM barato.
RotiRotiPão - existem vários tipos de pães nestes países, mas roti é a tradução geral para todos eles.
Roti CanaiRoti tchanaiPão indiano (puro) - é basicamente o pão que eles fazem na hora e trazem com curry separado.
MurtabakMurtabakPão com recheio (vegetais, carnes ou doces) - um tipo de pão recheado com diversas coisas que variam de um país para outro. Os nossos preferidos são vegetal ou frango. O murtabak é complicado pois pode ser muito gostoso em um lugar e nojento em outros, mas nós sempre arriscamos.
Botul sedap/ sedapBotul sedapMuito gostoso/ delicioso - Se a comida é boa, porquê não elogiar?! Isso é algo que eu também sempre aprendo em todos os idiomas
MakanMakanComer/comida - é importante saber quando estiver procurando um restaurante ou perguntarem se você quer comer o que estão lhe oferecendo
MinumMinumBeber/bebida - sempre perguntam se você quer alguma bebida para acompanhar

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️?? O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Explorando a região do Lago Maninjau de moto, Sumatra. | Foto: Bruno/@naproadavida

Explorando a região do Lago Maninjau de moto, Sumatra. | Foto: Bruno/@naproadavida

Palavras importantes relacionadas a transporte e locomoção

A locomoção na Malásia é mais fácil e com melhor estrutura que na Indonésia, além de ser mais fácil de viajar por terra, pois o país está no continente, cercado por Tailândia e Singapura. Na Indonésia é preciso fazer o uso de barcos e aviões para se locomover de uma ilha a outra. Aqui estão algumas palavras em Bahasa sobre transporte.

Forma Correta/ TradutorMeus rascunhos/ como se falaSignificado
Becak/ PedicabBechak/ PedicabÉ um tipo triciclo adaptado que funciona como táxi, onde a estrutura na maioria das vezes é de madeira e o motorista dirige uma moto ao lado, geralmente acomoda três ou quatro pessoas, e uma na garupa do motorista. Nós tivemos a primeira experiência em Sumatra, na Indonésia.
AngkotAnkótMinivan - É uma minivan que eles usam para o transporte público, são bem pequenas mas comportam até 12 pessoas ou de repente mais se o motorista estiver com o apetite aguçado no dia.
Mobil/keretaMóbil/keretaCarro - Essa é a forma como chamam o carro por aqui
MotosikalMotosikalMoto/ motocicleta - E assim é como eles falam motocicleta, um dos meios de transportes mais usados na Ásia.
BasBasÔnibus - provavelmente você precisará para se locomover entre as cidades e ilhas
TeksiTekssiTáxi - e como em todo lugar do mundo, é preciso tomar cuidado com os taxistas.
PertaminaPertaminaGasolina - é na verdade a marca de uma empresa de combustível, mas eles usam a palavra sempre que precisa colocar gasolina ou algo do tipo
AWASAWASSignifica ATENÇÃO ou CUIDADO, mas a melhor descrição que eu ouvi de um local foi Asian Women Are Sexy.
Perahu/botPerahu/botBarco - bom, os países aqui são formados por milhares de ilhas...
FeriFériFerryboat/balsa - são os barcos grandes (quase um navio) que fazem os trajetos entre uma ilha e outra. Podem ser grandes com espaços para dormir ou bem pequenas com diversos bancos em fileira
JalanJalanRua
Basikal/sepedaBasikal/sepedaBicicleta -
Grupo de crianças sorrindo ao nos ver falando bahasa indonésio no pico do Vulcão Sibayak, Berastagi | Foto: Bruno/@naproadavida

Grupo de crianças sorrindo ao nos ver falando bahasa indonésio no pico do Vulcão Sibayak, Berastagi | Foto: Bruno/@naproadavida

Palavras gerais em Bahasa usadas em diferentes situações

Algumas palavras que podem ser um bônus legal para guardar na memória e saber falar ou entender quando ler em algum lugar:

Forma Correta/ TradutorMeus rascunhos/ como se falaSignificado
BesokBessokAmanhã - Importante em várias situações.
Hari iniRari iniHoje - "Vivam o hari ini, galera" 🙂
JamJamHoras - É bom saber perguntar as horas ou se algo funciona "24 Jam".
GunungGunungPico/ montanha - Como no Brasil, existem várias montanhas aqui pela Ásia. Às vezes, gunung pode ser também parte do nome de um vulcão.
PulauPulauIlha - porque a Ásia é formada por milhares de ilhas diferentes e lindas, né?!
PantaiPantaiPraia - e porque nestas ilhas tem algumas das praias mais bonitas do nosso planeta
Masjid/MosqueeMasjid/MosqueeMesquita - Como os países que tem o Bahasa como língua oficial são também muçulmanos, é bom saber o nome do templo sagrado deles. Masjid vem do Árabe e você a palavra usada em muitos lugares na Ásia
HijabRijabLenço - É aquele lenço usado na cabeça por mulheres muçulmanas mundo afora.
Jual PulsaJual PulsaCrédito de celular - quando você precisar de recarga de créditos no chip local
KeluarKeluarSaída/ Sair - Você vai ver isso escrito em todos os lugares, e vai usar às vezes pra perguntar onde é a saída de determinado lugar.
MasukMassukEntrada/ entrar - Útil, mesmo que não precise falar tanto esta palavra
Wow, wow, wow… Esse post rendeu bastante, e como no de palavras em tailandês, a ideia era fazer com poucas palavras e eu também não consegui, mas aqui estão as que considero importantes ao se fazer uma viagem pelos países que falam o idioma.
Em uma vila local de Tongging, Sumatra. | Foto: Bruno/@naproadavida

Em uma vila local de Tongging, Sumatra. | Foto: Bruno/@naproadavida

Espero que as palavras possam ajudar independente do motivo, seja por viagem, negócios, paquera ou simplesmente para aprender, é sempre bom saber mais e mais e aqui, a gente mostrou pontos importantes sobre o idioma da Indonésia e o idioma da Malásia.

Seguro viagem para a Indonésia e Malásia

Nós viajamos por mais de dois anos pelos países do Sudeste Asiático e em nenhum momento arriscamos ficar sem seguro viagem. Tivemos alguns pequenos acidentes e incidentes durante a viagem que nos fizeram por várias vezes pensar o quanto é importante contratar um bom seguro, veja os relatos aqui.

Nós usamos a World Nomads, que oferece 5% de desconto usando este link e o cupom PROADAVIDA. Outro parceiro do nosso blog e que oferece bons planos é a Seguros Promo, que dá 10% de desconto para os leitores que compram o seguro usando o código NAPROADAVIDA10 no site. Caso tenham alguma dúvida ou elogio, deixem um comentário abaixo ou em nossas redes sociais, e sigam o nosso canal do YouTube para vídeos da viagem e dicas de como falar as palavras.

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *