Ilhas da Indonésia: como escolher o melhor destino para sua viagem

Home » Indonésia » Ilhas da Indonésia: como escolher o melhor destino para sua viagem
Atualizado em Mar 1, 2021
Por: Victória

Atualizado em Mar 1, 2021
Por: Victória

A maioria das pessoas pensam que Bali é o único local da Indonésia que vale a pena conhecer e, neste post sobre as ilhas da Indonésia, vamos te mostrar que o país, que tem mais de 14 mil ilhas, tem muito mais a oferecer. São centenas de vulcões (alguns ativos), lagos e praias paradisíacas que vão te fazer querer planejar sua viagem de uma maneira totalmente diferente do convencional.

Veja outros posts que escrevemos sobre a Indonésia.

Ilhas da Indonésia:

Sumatra

Esta ilha imensa é um tesouro ainda não muito conhecido pelos turistas. Nela, existem diversos vulcões, lagos de origem vulcânica, muita cultura local (formado principalmente por muçulmanos) e praias que você nem vai acreditar que existem.

Cidades que conhecemos da ilha de Sumatra (em ordem): Medan, Berestagi, Tongging, Lake Toba, Bukittinggi, Lake Maninjau, Padang, Ilhas Mentawai e Bengkulu.

Pensando em contratar um passeio ou guia para a sua visita à Indonésia? ✈️??

Entre em contato! Podemos indicar uma empresa indonésia com atendimento e suporte em português que te ajudará com informações sobre passeios, traslado e muito mais. É só enviar mensagem no WhatsApp ou no Instagram. Para os passeios com guia em português é necessário verificar a disponibilidade de datas.

Mapa do nosso trajeto de um mês na ilha de Sumatra, Indonésia:

Leia nosso post de dicas úteis de como viajar melhor pela ilha da Sumatra!

Comentário sobre a ilha de Sumatra e nossa experiência: Sumatra é uma das maiores ilhas da Indonésia. Passamos um mês viajando por Sumatra, de Norte a Sul, e foi pouco para tantas atrações e paisagens maravilhosas que a ilha tem a oferecer. Como estávamos somente viajando (sem nenhum voluntariado ou trabalho) decidimos economizar ao máximo e, por isso, fizemos Couchsurfing na maioria das cidades e só pegamos transportes locais.

Isso nos fez conhecer a ilha da maneira mais profunda e dura possível. Com certeza o mês viajando a Sumatra foi o mais cheio de perrengues e difícil da viagem mas, agora que já passou, só conseguimos lembrar das famílias que conhecemos e amizades que fizemos.

Sobre as cidades da ilha de Sumatra:

Para visitar praias paradisíacas: ilhas Nias e/ou Mentawai. Escolhemos as ilhas Mentawai por indicação de um dono de hostel em Padang que nos deu ótimas dicas e amamos ter conhecido a ilha. Ficamos numa parte super local chamada Mapadegat e visitamos tudo de moto. Foram dias incríveis que vamos lembrar sempre.

Saiba onde ficar nas ilhas Mentawai, uma das ilhas mais lindas da Indonésia.

Praia das Ilhas Mentawai, Sumatra (uma das ilhas mais lindas da Indonésia)

Praia das Ilhas Mentawai, Sumatra (Indonésia)

Sobre as cidades da ilha de Sumatra:

Para visitar a maior ilha dentro de um lago vulcânico: Lake Toba. É com certeza a maior atração de Sumatra. É um lago imenso e maravilhoso cheio de histórias e lendas envolvidas. Se pudesse escolher um destino na ilha seria visitar o Lago Toba. É nele que está a maior das ilhas da Indonésia que fica em um lago.

Hotéis em Lake Toba? Veja a média de valores e já comece a planejar sua viagem 🙂

Lake Toba, na ilha de Sumatra (Indonésia)

Lake Toba, na ilha de Sumatra (Indonésia)

Sobre as cidades da ilha de Sumatra:

Para mergulhar: Banda Aceh. Ouvimos dizer que lá tem um dos melhores pontos de mergulho do mundo, mas infelizmente não visitamos. O principal motivo de não irmos para lá é que, como chegamos pelo aeroporto de Medan, teríamos que subir para Banda Aceh e depois descer de novo para o resto dos lugares. O que também nos desanimou foi que, em nossas pesquisas, nos diziam que era muito caro. Quem sabe numa próxima vez.

Para conhecer e explorar vulcões: paramos em Berastagi exatamente para visitar o Mount Sibayak. Foi uma experiência incrível fazer a trilha até chegar em seu lago e, lá do topo, ver o vulcão Sinabung entrar em erupção bem ali na nossa frente, do nada!

Na ilha de Sumatra ainda existem outros vulcões, como Mount Marapi, Kerinci, Mount Talang, Mount Patah, entre muitos outros. Lembrando que, para subir a maioria destes vulcões, você deve ter um ótimo preparo físico, guias e, as vezes, até passar uma noite na barraca para completar a subida. Leia bastante sobre cada um em específico para escolher o que mais se adequa a seu tipo de viagem. Para nós foi o Sibayak que estava no caminho que havíamos planejado e era fácil de subir a pé, sozinhos e sem muito esforço físico.

Sinabung’s eruption seen from the top of Sibayak volcano ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ Ver a erupção de um vulcão na Indonésia ✔ Um daqueles momentos que vão ficar pra sempre na memória! Eu queria subir ao topo do vulcão Sibayak para ver como era lá de cima e apreciar a paisagem em volta, mas a gente nunca sabe o que esperar da natureza, né? Quando eu conversava com umas crianças locais lá em cima, uma delas gritava “Gunung, gununnnng”, que significa montanha em Bahasa. Sim, o vulcão da frente, Sinabung, entrava em erupção!!! ? Foi uma cena linda, eu estava emocionado, olhando o tempo todo e apontando, tentando dizer o quanto era bonito tudo aquilo, que para eles era algo normal. Foi uma cena que jamais esquecerei! Essa semana o vulcão Sinabung entrou em erupção novamente, levando à remoção de várias pessoas que moram nos arredores da montanha. Para nós é uma coisa linda e histórica, para essas pessoas, uma catástrofe e transtorno que muda toda a vida na cidade e isso acontece por todo o país, que está infestado de vulcões. Se você puder e tiver tempo, vá para Sumatra! A ilha é pouquíssimo explorada e é possível vivenciar uma Indonésia que poucos tem a oportunidade de ver. ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ #sumatra #indonesia #berastagi #sibayak #sinabung #volcano #eruption #vulcão #asia #southeastasia #amazing #travelasia #travelgram #visitindonesia #sumatera #travel #viagem #viajando #viajarfazbem #gopro #goproindonesia #revistagooutside #mochileiros #backpacking #traveler #viajeros #travelindonesia #traveling #braroundtheworld #sudesteasiatico

Uma publicação compartilhada por Na Proa da Vida | Viagem (@naproadavida) em

Sobre as cidades da ilha de Sumatra:

Para visitar um lugar sossegado, com paisagens incríveis e ainda intocado pelo turismo: chegamos em Tongging por acaso, no caminho de Si Piso Piso Waterfall para Lake Toba e, quando pisamos naquela ruazinha, já nos apaixonamos. Tongging é as margens do Lake Toba e tem uma paisagem de tirar o fôlego de qualquer um. Vale a pena a viagem para pelo menos almoçar pelos restaurantes em frente ao rio.

Tongging com vista para o Lake Toba, na ilha de Sumatra (uma das ilhas mais interessantes daIndonésia)

Tongging com vista para o Lake Toba, na ilha de Sumatra (Indonésia)

Sobre as cidades da ilha de Sumatra:

Para relaxar: além do Lago Toba a ilha de Sumatra guarda outro segredo super bem escondido: o lago Maninjau. Lugar calmo, com uma paisagem linda e praticamente sem atividade de turismo nenhum. Ficamos mais de duas horas rodando a rua principal tentando achar uma moto para alugar.

Foi difícil e, no final, pegamos a moto do filho do dono de um restaurante que, provavelmente, teve que ir pra escola a pé aquele dia hahahaha Fizemos em um dia a volta inteira pelo lago, passando por lugares super locais e afastados, parando para admirar a vista e se apaixonar mais por Sumatra. Recomendamos a visita para quem quer a experiência de um lugar calmo e sem muito o que fazer além de relaxar, curtir a paisagem e, se tiver afim, andar pelas margens do rio.

Sobre os outros lugares que visitamos: Medan, Bukittinggi, Padang e Bengkulu são cidades grandes sem muitas atrações incríveis. Visitamos estes lugares por estarmos de passagem (já que utilizamos somente transporte local, que é mais lento) e, por incrível que pareça, foi nessas cidades que conhecemos as pessoas que mais gostamos de Sumatra, através do Couchsurfing.

Com certeza elas fizeram a cidade sem graça delas ficarem muito mais interessantes mostrando mais sobre os costumes do local, religião e nos fazendo sentir em casa, mesmo estando em uma ilha na Indonésia.

Ilhas da Indonésia:

Java

Java é uma ilha cheia de cultura e características especiais. Desde a capital Jacarta até Yogyakarta vivenciamos cidades totalmente diferentes umas das outras e super interessantes.

  • Cidades que conhecemos da ilha de Java (em ordem): Jacarta, Bandung e Yogyakarta.

Mapa do nosso trajeto de 10 dias na ilha de Java, Indonésia:

Comentário sobre a ilha de Java e nossa experiência: Depois de passar um mês em Sumatra, ir para a Malásia visitar Cameron Highlands e Ipoh, decidimos conhecer a ilha de Java de uma maneira mais rápida e seletiva, para acabar nosso segundo mês na Indonésia na ilha de Bali, de onde saia nosso vôo para a Tailândia. Por isso, selecionamos cidades de nosso interesse e partimos visitando Jacarta, Bandung e Yogyakarta.

Sobre as Ilhas de Java:

Para conhecer o agito de Jacarta: Capital do país cheia de cultura e diversidades. É lá que tem uma igreja, uma mesquita e um templo no mesmo quarteirão e todos se ajudam e se respeitam.

Gostamos de passar uns dias lá pela comodidade de uma cidade grande (finalmente, depois de um mês tomando banho de canequinha e fazendo xixi no buraco, tínhamos algum tipo de conforto) e também para visitar a Istiqlal Mosque e conhecer nosso host de Couchsurfing que foi super super legal.  

Veja os melhores hotéis para se hospedar em Jacarta!

Para ter uma experiência diferente: visitamos Bandung por estar entre Jacarta e Yogyakarta e, já que era um caminho longo e havíamos conseguido um Couchsurfing legal, passamos um tempinho lá. Nosso host foi incrível e tivemos experiências maravilhosas participando de uma festa da independência do país numa área super super local. Para ver fotos sobre o dia

Além disso, tivemos a oportunidade de visitar um lago vulcânico chamado Kawah Putih que nos surpreendeu pela beleza. Mesmo não sendo um must see da Indonésia é um lugar que valeu a visita pela família e amigos que fizemos e experiências incríveis que tivemos.

Kawah Putih, Bangung, na ilha de Java (Indonésia)

Kawah Putih, Bangung, na ilha de Java (Indonésia)

Sobre as Ilhas de Java:

Para entender mais sobre a cultura e história da Indonésia: Yogya (nome carinhoso dado pelos locais), para nós, foi um dos pontos altos de nossa viagem pela Indonésia. Visitamos templos budistas e hinduístas maravilhosos (Borobudur e Prambanan que são patrimônios mundiais da UNESCO) e conhecemos pessoas incríveis em nossa estadia.

Depois de ter passado um mês visitando Sumatra, uma ilha majoritariamente muçulmana, foi muito bom visitar templos tão lindos e cheios de significado e história. Vale a pena a visita, mesmo que rápida, a esta cidade tão envolvente da ilha de Java.

Templo Prambanan, na ilha de Java (Indonésia)

Templo Prambanan, na ilha de Java (Indonésia)

  Veja a lista de Patrimônios mundiais da UNESCO na Indonésia.

Ilhas da Indonésia:

Lombok

Lombok é uma ilha ainda super desconhecida para os brasileiros mas que já está na rota turística há algum tempo principalmente pelos europeus. Lá, podemos encontrar resorts e ilhas conhecidas pela badalação mas também, se explorar um pouco mais, você consegue visitar praias desertas, maravilhosas e muito diferentes das que vemos normalmente por aí.

  • Cidades que conhecemos da ilha de Lombok (em ordem): Mataram, Ilhas Gili, as lindas cachoeiras perto do vulcão Rinjani e Kutah.

Mapa do nosso trajeto de 10 dias na ilha de Lombok, Indonésia:

 

Comentário sobre a ilha de Lombok e nossa experiência: Visitar Lombok foi uma surpresa para nós. Nem imaginávamos que a ilha ia ser tão maravilhosa e diferente de tudo que havíamos visto desde então no Sudeste Asiático.

Cada pedacinho dela tem um paraíso escondido e que deve ser explorado com tempo. As Ilhas Gili foram a surpresa mais incrível de todas já que, ao invés de festa e badalação como todos os guias de turismo descrevem, encontramos praias paradisíacas, tartarugas e muita vida marinha.  

Sobre as cidades de Lombok:

Para fazer snorkeling com peixes coloridos e tartarugas maravilhosas: passamos três dias nas Gili Islands, um em cada ilha e, todos os dias, encontramos tartarugas em nossas aventuras explorando as águas cristalinas do lugar. Gili Meno foi a nossa ilha preferida das três visitadas (Gili Meno, Gili T. e Gili Air) já que nadamos por nada mais, nada menos, que uma hora sozinhos no mar com uma tartaruga incrivelmente linda e mágica e vários peixes.

A Gili T é a ilha mais conhecida e é famosa pelas suas festas e badalação. Ficamos um pouco apreensivos de não acompanharmos o ritmo da ilha mas adoramos ter escolhido visitá-la e passar uma noite lá. Enfim, as ilhas Gili são um must see da Indonésia, com certeza. Em breve escreveremos um post sobre cada uma das Gili Islands para te ajudar a escolher a sua preferida.

Já amou tanto que quer ver valores de hotel nas ilhas Gili? Veja aqui.

Victória nadando com uma tartaruga em Gili T (uma das ilhas mais famosas da Indonésia)

Victória nadando com uma tartaruga em Gili T (Indonésia)

Sobre as cidades de Lombok:

Para aprender a surfar: a região de Kutah (Lombok) é procurada pelos turistas que gostam de paisagens maravilhosas e também para aqueles que querem uma introdução a este esporte tão lindo. Existem diversas escolas e acampamentos de surf principalmente na praia mais conhecida, chamada Seger Beach.

Para explorar cachoeiras maravilhosas e de super difícil acesso: nosso dia visitando as cachoeiras de Lombok foi o mais sofrido e engraçado de todos. Ficamos horas procurando uma cachoeira, andamos por estradas super difíceis, nos perdemos várias vezes, brigamos com indonésios malucos (uma briga feia de uns 3 minutos em que o Bruno falou indonésio fluentemente. Veja vídeo aqui) e, finalmente, encontramos duas das muitas cachoeiras da ilha.

Recomendamos que, se você não sabe dirigir bem moto, contrate um motorista ou alugue um carro já que as estradas estão em péssimas condições. Vamos escrever um post em breve sobre roteiros legais para fazer em Lombok, aguarde.

Veja onde se hospedar na ilha de Lombok, Indonésia!

Para curtir as praias: você pode ficar uns dias em Gili e aproveitar para relaxar e conhecer lugares incríveis, mas não deixe de explorar por pelo menos um dia as praias do sul de Lombok que são lindas e super exóticas. Nós alugamos moto durante os dez dias que ficamos na ilha e, cada dia, íamos para uma parte diferente.  

Pôr do sol da ilha de Lombok com vista para a ilha de Bali (Indonésia)

Pôr do sol da ilha de Lombok com vista para a ilha de Bali (Indonésia)

Ilhas da Indonésia:

Bali

Visitar Bali é o sonho de muitas pessoas e, com a gente, não seria diferente. Nos encantamos com as lindas paisagens de Uluwatu, com os templos maravilhosos e as famosas plantações de arroz de Ubud e também com uma cidade super desenvolvida e turística. Para nós, Bali não é mais Indonésia e sim uma cidade do mundo, como Nova York ou Barcelona mas, mesmo assim, achamos super interessante a nossa experiência nesta ilha.

Mapa do nosso trajeto de 10 dias na ilha de Bali, Indonésia:

 

Comentário sobre a ilha de Bali e nossa experiência: A tão famosa Bali nos surpreendeu tanto negativamente quanto positivamente. Depois de tanta experiência incrível que tivemos em nossa viagem pelas ilhas da Indonésia, não esperávamos muito de Bali e, novamente, o país nos surpreendeu. Mesmo sendo um lugar super turístico e conhecido mundialmente, ainda conseguimos encontrar cantinhos super locais que fizeram a nossa visita um pouco mais aconchegante e diferente do usual.

Sobre as cidades da ilha de Bali:

Para visitar templos lindos e plantações de arroz maravilhosas: Ubud para nós foi o melhor local para nos alojarmos em Bali. Encontramos um hostel super em conta, alugamos uma moto e visitamos toda a ilha, cada dia em um lugar diferente. Nossos lugares preferidos de Ubud foram o Tegallalang Rice Terrace, o Gunung Kawi temple e as paisagens incríveis no meio do caminho que nos faziam parar a cada 5km. Escreveremos mais sobre Bali em breve.

Pesquise onde se hospedar em Bali aqui!

Tegallalang Rice Terrace, na ilha de Bali (Indonésia)

Tegallalang Rice Terrace, na ilha de Bali (uma das ilhas da Indonésia)

Sobre as cidades da ilha de Bali:

Para se sentir no canal OFF: Uluwatu, para mim, é o lugar do surf e, quando chegamos lá, tudo se confirmou. Menininhos loiros andando com pranchas na mão, aquelas rochas lindas no meio da praia e todo o ambiente a nossa volta transbordava uma vibe boa e contagiante. Adoramos demais conhecer esse paraíso e finalizar nosso dia de exploração no Uluwatu temple, com um pôr do sol incrivelmente maravilhoso. Depois de visitar Uluwatu pensamos que, na próxima vez que voltarmos para Bali, vamos querer ficar pelo menos uns dois dias hospedados em Uluwatu, para conseguir aproveitar mais desse lugar lindo.

Sobre as cidades da ilha de Bali:

Para visitar um lugar tão bonito que parece que é mentira: Nusa Penida é um absurdo. As paisagens que vimos nesta ilha nos deixaram sem palavras para descrever. Cada novo ponto nos fazia ficar em silêncio por alguns minutos e só observar e pensar o quanto somos sortudos de ter a oportunidade de ver um lugar tão lindo como este com nossos próprios olhos.

Penida com certeza é um dos lugares mais bonitos que vimos na vida e as experiências que tivemos nesta ilha, que foram super marcantes, fizeram com que amássemos mais ainda este pedacinho de paraíso.  Super recomendamos que passe pelo menos uma noite e dois dias nesse paraíso para aproveitar tudo com calma.

Kelingking beach em Nusa Penida (Indonésia)

Kelingking beach em Nusa Penida (Indonésia)

Sobre as cidades da ilha de Bali:

Para mergulhar com raias de 3 metros de comprimento: Nusa Lembongan é conhecida por sua vida marinha e, principalmente, pelas Manta rays (raias manda ou jamanta em português), raias enormes que moram naquela parte do oceano. Nós economizamos ao máximo na viagem, mas não pensamos duas vezes antes de pagar três vezes mais do que pagaríamos num mergulho na Tailândia para ver as tão enigmáticas raias de perto.

O mergulho foi meio estranho (não estamos acostumados com correntes fortes ao mergulhar e o mar estava super agitado e frio) mas conseguimos ver três manta rays e saímos da água felizes e realizados. A ilha Lembongan não tem nada demais além de algumas praias bonitas, mas valeu os dias que passamos lá pela experiência do mergulho.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Outras ilhas da Indonésia que ainda não conhecemos mas com certeza estão na nossa lista de desejos para viagens futuras:

  • Kalimantan (ilha imensa dividida entre Malásia, Indonésia e Brunei)
  • Sulawesi
  • Lesser Sunda Islands (onde fica Bali e Lombok mas também tem as incrivelmente maravilhosas ilhas de Flores, Komodo e Palu’e que são nossos sonhos da vida conhecer)
  • Maluku Islands (todos os indonésios que conhecemos nos diziam para ir para Maluku que era lindo demais. Com certeza entrou para nossos planos do futuro conhecer mais dessa parte da Indonésia)
  • Papua (ilha dividida entre Indonésia e New Guinea. Lugar que deve ser incrivelmente maravilhoso e ainda é pouco explorado pelo turismo).

Para saber mais sobre a divisão das ilhas da Indonésia, clique aqui.
Para ver outros posts que escrevemos sobre a Indonésia, clique aqui.

Veja também:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? E como foi a sua experiência visitando as ilhas da Indonésia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Indonésia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 1, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

42 Comentários

  1. Camila Neves

    Uauuuu, tô apaixonada demais por esse post! Super informativo. Vou compartilhar o link na página do Em Algum lugar do Mundo 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      Ebaaaaaaaaaaaaaaa, que bom que gostou, Camila! Somos fãs do “Em algum lugar do mundo” que, além de escreverem super bem, viraram nossos amigos <3

      Responder
  2. Janete

    Que inveja boa! ☺ Durante muito tempo eu associava a Indonésia a Bali e por ser muito turístico não me chamava muito. Mas tenho lido recentemente sobre experiências mais genuínas, assim como as que vocês relatam. Adorei o post!

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, a Indonésia é MUITO MAIS do que Bali. Amamos demais as outras ilhas e até Bali nos surpreendeu. Dê uma chance e você não vai se arrepender 😛

      Responder
  3. Patricia Vieira de Brito Câmara

    Uau Victória! Esses post’s são os que eu chamo ”golpe baixo”. Maravilhosa Indonésia onde ainda não tive oportunidade de ir, mas cada vez que me deparo com estas maravilhas apetece partir já! Muito obrigado por me fazer viajar pelos seus olhos.

    Responder
    • Victória Farina

      Obrigada você pelo comentário, Patrícia <3 E já comece a planejar sua viagem pela Indonésia!!

      Responder
  4. Flávia Donohoe

    São tantas ilhas maravilhosas que fica até difícil escolher, eu nunca pensei em visitar a Indonésia, mas planejo ir até a Ásia ainda esse ano, talvez deixe pra explorar mais essa parte do continente em outros anos, Sumatra com certeza figura na minha lista! Abraços

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, são MUITAS ilhas e é SUPER difícil escolher. Por isso tentamos dar uma resumidinha básica nas que conhecemos para ajudar as pessoas. Boa sorte na sua primeira viagem a Ásia. Tenho certeza que vai amar 🙂

      Responder
  5. Analuiza

    Estou verdadeiramente impressionada com a quantidade de lugares que a Indonésia tem para ser visto e visitado. Ainda mais: para todo gosto. Podemos explorar vulcões, somente relaxar, apreciar belos visuais, viver experiências… adorei saber de tudo isso. Quem sabe um dia eu aporte por estas bandas?!

    Responder
    • Victória Farina

      Poxa, Analuiza, tem mesmo que começar a vir por estas bandas de cá que são apaixonantes <3 Obrigada pelo comentário !

      Responder
  6. Michela Borges Nunes

    Que viagem sensacional! Preciso fazer umas coisas diferentes assim, marido ama Europa, heheheheh. Que lindo ler sobre estes lugares paradisíacos e com muita cultura, diferente do que conhecemos, né? Adorei tudo e estou aqui babando com a quantidade de dias viajando, ai coisa boa!

    Responder
    • Victória Farina

      hahaha é muito bom mesmo, Michela! Tenta convencer o maridão de ir pra Ásia e ele nunca mais vai querer Europa, sério 🙂 É apaixonante!

      Responder
  7. Itamar Japa

    Uau! Que sonho de viagem! Cada lugar de deixar a gente de queixo caído! E esse Kelingking beach em Nusa Penida, é de verdade!??? Fantástico mesmo!

    Responder
    • Victória Farina

      Olha, nem eu que fui lá acredito que possa ter um lugar tão lindo no mundo, sério! A Indonésia te surpreeende a cada dia 🙂 Obrigada pelo comentário, Itamar!

      Responder
  8. Fabia Fuzeti

    Gente, eu vim lendo o post e pensando: nossa, quantos lugares lindos, quantos dias, quantas coisas lindas. E ai no fim ainda tem uma lista grande de outras listas que vocês não conseguiram visitar!!!! Fico imaginando como vai ser quando chegar minha hora de ir (uma hora chegará). Como decidir?????

    Responder
    • Victória Farina

      hahahaha é bem difícil mesmo escolher para onde ir mas o que eu super sugiro é que escolha menos lugares e aproveite mais cada destino 😛

      Responder
  9. Viviane Carneiro

    Uau… só ilhas maravilhosas! Deve ser muito difícil escolher quais ilhas visitar. Adorei o post e as dicas!

    Responder
  10. rui batista

    Fantástico post… um excelente resumo do melhor que podemos encontrar na Indonésia. Vejo que ainda tenho muitos lugares bem especiais para descobrir no país…

    Responder
    • Victória Farina

      Todos nós teremos, Rui! A Indonésia é um país imenso e cheio de ilhas lindas pra visitar 🙂 Obrigada pelo comentário!

      Responder
  11. Camila Neves

    Uau, as paisagens são para ficar de boca aberta! A indonésia é realmente extraordinária 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, a Indonésia é realmente apaixonante! Obrigada pelo comentário, Camila!

      Responder
  12. angela sant anna

    realmente a indonesia eh um lugar cheio de encantos e lugares maravilhosos! so fui para bali e eme apaixonei pelos templos e pela selva de ubud…agora preciso voltar e explorar mais!!

    Responder
  13. Edson Amorina Jr

    WOW! Que roteiro maravilhoso, adorei. Temos bastante vontade de fazer uma viagem longa assim pela ásia, o post me deixou bastante animado.

    Responder
    • Victória Farina

      Pode começar a planejar então, Edson 🙂 Obrigada pelo comentário 🙂

      Responder
  14. Roberta Lan

    Um lugar melhor que o outro! Um dia eu vou, com certeza!!!

    Responder
  15. Leo Vidal

    Adorei conhecer um pouco mais da Indonésia fora do comum. Lugares lindíssimos.

    Responder
  16. Fabíola Moura/Família que Viaja Junto

    Post super detalhado, não imaginava que tinha tanta coisa pra ver assim. E os lugares muito lindos, paraísos. Já temos um roteiro completo se escolhermos conhecer a Indonésia. Obrigada.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que ajudamos, Fabíola! Tem que super colocar a Indonésia no topo da lista de países pra conhecer mesmo, de verdade!

      Responder
  17. Aninha Lima

    Morri com Sumatra,daí continuei lendo e morri de amores por Java também! Rs
    A Indonésia eh um sonho! Arrasou no post

    Responder
    • Victória Farina

      Que bommmm, agora já pode comprar a passagem pra lá e ir visitar de perto esse paraíso (L)

      Responder
  18. Anna Luiza Santiago

    Uaaaaau! Eu nunca tinha ouvido falar de várias ilhas. Realmente, o povo acaba focando em Bali. Cada lugar mais lindo que o outro, né? Vou guardar este post porque o roteiro é excelente.

    Responder
    • Victória Farina

      É isso mesmo que queremos, Anna! Que bom que curtiu 🙂 Espero que consiga usar o post em breve!

      Responder
  19. Carla Mota

    A Indonésia é um dos países no topo da minha lista. Gostei do post. Foi muito esclarecedor.

    Responder
  20. Debora maraston

    incrível conhecer a Indonésia, suas praias, vulcões e a a cultura local. Ótimas dicas e roteiros. Vou aguardar os post específicos das ilhas gili.

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *