Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia

Home » Indonésia » Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Bruno

A nossa ideia de visitar as “Ilhas Nusa” era ser o mais rápido que pudéssemos, pois o nosso voo para a Tailândia sairia de Bali em 15 dias, o que seria o fim da nossa viagem de dois meses pela Indonésia. Depois de passar dois dias em Nusa Penida (quando o programado era 1), atravessamos o mar com um dos barcos que fazem o trajeto e fomos visitar as pequenas Nusa Lembongan e Nusa Ceningan.

Praia de Jungut Batu em Nusa Lembongan, Indonesia. | Foto: Bruno/@naproadavida

Praia de Jungut Batu em Nusa Lembongan, Indonesia. | Foto: Bruno/@naproadavida

Guia de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan:

Sobre as Nusa e seu nome

As Ilhas Nusa ficam a cerca de 40 minutos de barco da Ilha de Bali, o ponto de saída principal para quem visita estas ilhas. Um curiosidade sobre o seu nome é que todos nós, na maioria dos idiomas, traduzimos os nomes das ilhas de uma forma que não é a correta. Quando dizemos Ilhas Nusa ou Ilha de Nusa Lembongan, estamos dizendo “Ilhas Ilha” ou Ilha da Ilha Lembongan. Isso porque a palavra ‘Nusa’ quer dizer ‘Ilha’ no idioma local.

É a mesma coisa que acontece com as Ilhas Gili, onde ‘Gili’ também quer dizer ilha, no idioma daquela região. Mas às vezes a gente fala Ilhas Nusa pelo costume, não é mesmo?! ? E na Indonésia, eles pronunciam a letra ‘C‘ com o som de ‘X‘, portanto, Ceningan se pronuncia ‘Xeningan‘.

Guarde isso na memória, pois é uma das coisinhas que vai te ajudar a entender outras palavras pronunciadas pelos locais. A religião predominante em Bali e nas Nusa é o hinduísmo balinês. Por isso é comum ver muitos templos e encontrar algumas oferendas nas ruas e também nos pequenos templos espalhados pelas ilhas. Os homens usam uma espécie de turbante que pode ser branco ou com várias cores, feito de batik e é chamado de Udeng.

Pensando em contratar um passeio ou guia para a sua visita à Indonésia? ✈️??

Entre em contato! Podemos indicar uma empresa indonésia com atendimento e suporte em português que te ajudará com informações sobre passeios, traslado e muito mais. É só enviar mensagem no WhatsApp ou no Instagram. Para os passeios com guia em português é necessário verificar a disponibilidade de datas.

Taxa para entrar em Nusa Lembongan e região

Outra coisa importante a saber é que recentemente (a partir de 2019) o governo local estabeleceu uma taxa de entrada nas Nusa e todos os turistas deverão pagar ao entrar em qualquer uma das três ilhas desta região. Os valores são de IDR 25.000 (adultos) e IDR 15.000 (crianças).

A ideia é conscientizar os estrangeiros que chegam no país sobre a importância de preservar este paraíso e, com o dinheiro arrecadado, realizar melhorias na infraestrutura de Nusa Penida e das duas pequenas ilhas.

Como chegar em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan

Existem diversas formas de chegar às Ilhas Nusa e a mais fácil e comum é saindo de Bali, do porto de Sanur, que fica a cerca de 30 minutos do aeroporto de Bali e a mais ou menos 40 minutos de Ubud. Também é possível chegar nestas ilhas saindo de Gili Trawangan (Gili T) ou de Lombok, e neste site você confere mais informações sobre os dois trajetos.

Um casal Italiana+Sul-africano que conhecemos na travessia para Nusa Lembongan

Um casal Italiana+Sul-africano que conhecemos na travessia para Nusa Lembongan

Nós chegamos a Nusa Lembongan em um barco vindo do píer de Toyapakeh em Nusa Penida, porém, existem diversos portos em que as companhias operam fazendo os trajetos entre as ilhas. Os portos mais comuns são Sampalan, Toyapakeh e Buyuk Harbour e as companhias mais populares são Mola Mola Express, Maruti Fast Boat e Gili Gateway.

Os valores também variam de uma empresa para a outra, mas o normal saindo de Bali é pagar entre IDR 140 e 185 mil rúpias, por pessoa. Saindo de Nusa Penida fica entre IDR 50 e 100 mil rúpias.

Como se locomover em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan

Assim como em Nusa Penida, a melhor forma de se locomover em Lembongan e Ceningan é com uma scooter, principalmente para aqueles que gostam de ter um pouco mais de autonomia e liberdade ao visitar as atrações das ilhas. Pilotar nas duas ilhas é mais fácil que em Nusa Penida, pois além de serem ilhas menores, a condição das estradas é um pouco melhor e com bem menos buracos que na vizinha Penida.

Ainda assim é preciso ter cuidado nas estradas e lembrar que, na Indonésia, eles usam a mão inglesa, ou seja, deve-se dirigir sempre na esquerda. É possível alugar motos já no píer e negociando bem, a diária de uma scooter sai entre 50 e 80 mil rúpias.

A melhor forma de se locomover nas Nusa, com uma scooter.

A melhor forma de se locomover nas Nusa, com uma scooter.

Para quem não está seguro em pilotar uma moto na Indonésia, o melhor a fazer é contratar um motorista que possa te levar aos lugares desejados e te esperar, passando todo o dia e sempre disponível para você. É possível contratar um motorista ao chegar em uma das ilhas ou combinar os passeios em Nusa com a empresa que conhecemos em Bali e que possui guias em português. Para saber mais, envie mensagem aqui ou aqui.

Onde ficar em Nusa Lembongan

Nós não tínhamos reservado hotel com antecedência, pois como havíamos estendido uma noite em Nusa Penida, não sabíamos como seria o dia indo para Nusa Lembongan. Chegamos no fim da tarde e fomos resolver as questões de mergulho para o dia seguinte e, quando fomos ver hospedagem, estava um pouco tarde e a maioria dos lugares estava cheio ou não havia ninguém para atender.

Para a nossa sorte, conhecemos uma menina que ligou para o dono do lugar onde ela estava hospedada e nós passamos a noite numa pousadinha chamada Risna Homestay, que não era a melhor do mundo, mas tinha o que precisávamos, que era um chuveiro e uma cama, além de ser perto da praia de onde sairia o nosso barco de mergulho.

Bangalô do The Parnas em Nusa Lembongan | Foto: divulgação/booking

Bangalô do The Parnas em Nusa Lembongan | Foto: divulgação/booking

E se você não pretende passar por uma situação de quase ficar sem hotel em Nusa Lembongan, é melhor reservar com antecedência e ficar tranquilo. As nossas maiores recomendações de hotéis em Nusa Lembongan são o Lembongan Mantra Huts, The ParnasNyoman Guesthouse. Os três possuem piscina e ótima localização, sendo que os dois últimos ficam mais perto da Dream Beach e outras atrações da ilha.

Para quem deseja se hospedar em Nusa Ceningan, a dica é dar uma olhada no Twilight Lembongan e o The Kubu221. O Pandawa Hills tem um bom preço e a vista é linda, isso quer dizer que ele fica no morro e isso exige um pouco de caminhada.

Onde comer em Nusa Lembongan

Nós comemos somente na ilha de Nusa Lembongan e sempre fazíamos questão de comer algo típico da cozinha local, pois sempre muda o sabor de uma ilha para a outra e também porque o nosso orçamento de uma viagem longa agradece.

O primeiro em que comemos foi o Warung Bu Candra e a comida estava boa, provei o Soto Ayam (uma sopa de noodles com frango e ovo cozido) e a Victória comeu o bom e velho Nasi Goreng (arroz frito ao estilo indonésio). Estava tudo bem até cair uma mosca na nossa sopa, mas é claro que isso não é culpa do restaurante.

Nasi Goreng (arroz frito ao estilo indonésio) prato típico da Indonésia.

Nasi Goreng (arroz frito ao estilo indonésio) prato típico da Indonésia.

Outro lugar para comida local é o Warung Putu, que tem uma parede toda escrita e nos lembrou o Pa-Noi de Koh Phi Phi, na Tailândia. Nós adorávamos comer nos ‘warungs’ sem nome, onde eles vendem uma espécie de croquete de batata chamado Perkadel ou um Murtabak dos bons. Fica tudo numa vitrinezinha, coberto por um pano e, às vezes até meio exposto, mas é barato e bão viu?! haha ?

Mas, se você não é assim tão aventureiro quando o assunto é comida local, pode ir aos restaurantes mais sofisticados ou mais ocidentais que beiram as praias. As recomendações são o J. Hai Bar & Grill, Hai Ri Zen e o Bali Eco Deli, para uma boa salada e algo mais leve. E claro que os mais famosos The Deck, Oishii Bar & Grill e Bunga Bungalo.

O que fazer em Nusa Lembongan

Mergulho com a Raia Manta (Manta Ray)

Este foi o maior motivo da nossa visita a Nusa Lembongan, o mergulho de cilindro com a Raia Manta (Manta ray). Nós poderíamos ter feito em Nusa Penida, mas como os planos mudaram, resolvemos contratar o mergulho a partir de Lembongan e foi tudo ótimo neste ponto.

Nós mergulhamos com a escola Two Fish Divers, que foi indicação do meu instrutor em Koh Tao e a escolha foi realmente muito boa. A estrutura da escola é sensacional e o staff é bem atencioso e capacitado. Os divemasters são indonésios e a nossa instrutora era canadense. Nós mergulhamos em Manta Point, na região de Nusa Penida.

Nas águas frias de Nusa Penida com os rochedos ao fundo. | Foto: Bruno/@naproadavida

Nas águas frias de Nusa Penida com os rochedos ao fundo. | Foto: Bruno/@naproadavida

O nosso mergulho com as Manta Rays acabou sendo algo meio estranho, pois o mar estava bem agitado, a visibilidade bem ruim e a correnteza estava relativamente forte. A expectativa (e o que os mergulhadores dizem ser normal) era de que veríamos algumas (mais de três) arraias passando, porém, vimos apenas uma que passou rapidamente. Bem, sabemos que a natureza é assim e que nem sempre o vento vai soprar ao nosso favor. No fim, fica como mais uma experiência de mergulho e ainda podemos dizer que vimos o animal.

O momento em que a Raia Manta passou pelo nosso grupo em Manta Point - Nusa Lembongan Penida Ceningan

O momento em que a Raia Manta passou pelo nosso grupo em Manta Point

Existe a possibilidade de mergulhar também para ver o Mola-Mola (Peixe-Lua), o peixe ósseo mais pesado do mundo e que está sempre dando o ar da graça em Crystal Bay. Eu somente recomendo fazer estes dois mergulhos caso você seja um mergulhador de nível avançado e com certa experiência, pois a correnteza e o tipo de mergulho podem variar e as condições serem bem adversas.

Yellow Bridge

A Yellow Bridge é somente uma ponte amarela, como o próprio nome já diz. É esta ponte que conecta as duas ilhas e torna possível a travessia caminhando ou de moto. Não é nada imperdível, mas foi a nossa primeira atração em Nusa Lembongan, já que o barco vindo de Penida parou no píer ao lado dela.

Yellow Bridge, a ponte que conecta Nusa Lembongan e Ceningan

Yellow Bridge, a ponte que conecta Nusa Lembongan e Ceningan

A Yellow Bridge tem um histórico triste, pois em 2013 a ponte entrou em colapso, fizeram as reformas e, em 2016 ela desabou novamente, matando nove pessoas e ferindo outras dezenas. A ponte foi renovada e reinaugurada com uma estrutura mais forte em 2017 e esperamos que continue firme daqui pra frente.

Se for passar por ela de moto, respeite os pedestres atravessando a ponte, vimos muitos estrangeiros acelerando rápido e buzinando em cima da ponte para que os pedestres saíssem. Você não está no seu país, muito menos no seu quintal.

Dream Beach

Esta é uma das praias que mais atraem visitantes as pequenas Nusas. É relativamente pequena, porém é ótima para um dia mais relax nas areias brancas e mar de água azul. Ali existe um hotel (o Dream Beach Huts) com restaurante e piscina de borda infinita, onde os visitantes aproveitam para relaxar e curtir a vista do Oceano Índico.

A Dream Beach é um ótimo ponto para ver o pôr do sol. Se for nadar, tome cuidado com as ondas, que são bem fortes às vezes. E se a maré estiver baixa, caminhe até uma pequena caverna que existe ali à direita.

Chegada na famosa Dream Beach - Nusa Lembongan

Chegada na famosa Dream Beach

Cliff jump na Dream Beach

Um pouco antes de chegar na Dream Beach (para quem vem de Devil’s Tear) ou à direita da praia, existe uma parede de rochas, de onde os locais pulavam com tudo na água e alguns turistas se arriscavam. É uma diversão um tanto quanto perigosa, mas todos pareciam felizes em repetir os saltos. Nós preferimos não arriscar, mas se você fizer, tenha certeza de que está coberto por um bom Seguro Viagem.

Devil’s Tear em Nusa Lembongan

Este é mais um lugar que atrai muita gente. O Devil’s Tear (Lágrima do Diabo) tem esse nome justamente pela forma como a água das ondas bate na rocha e espirra a água para cima, como se fossem lágrimas. O melhor de se visitar é na maré cheia e se o mar estiver muito agitado, é bom tomar muito cuidado e não chegar tão perto, pois as ondas ali podem pegar desprevenido e trazer uma surpresa bem desagradável.

Mesmo sendo perigoso de estar perto, é um espetáculo que vale a pena ver se você já está na região, principalmente ao pôr do sol. Só pense que nos meses de alta temporada vai estar beeeeem cheio.

Devil's Tear (A Lágrima do Diabo) em Nusa Lembongan

Devil’s Tear (A Lágrima do Diabo) em Nusa Lembongan

Cliff jump em Devil’s Tear

Parece que o povo aqui gosta muito de pular das pedras, não é? Pois bem, quando a maré está alta e as ondas não estão fortes, os locais aproveitam para pular de algumas das rochas direto no mar. Bom, se você pulou lá na Dream Beach, esse aqui vai ser mais fácil, pois é um pouco mais baixo. Mas é óbvio que você precisa prestar atenção nas ondas, ok?!

Sunset Beach e Sandy Bay

Se você optou por não ver o pôr do sol em Dream Beach ou Devil’s Tear, essa região é uma boa opção e é possível chegar caminhando a partir dos pontos anteriores. E, um pouco antes ou depois do pôr do sol, é possível relaxar com uma boa massagem no Glo Spa.

Jungut Batu Beach

Esta é a praia mais movimentada de Nusa Lembongan e a região mais desenvolvida da ilha. Foi lá que nos hospedamos, de onde saímos com o barco para o mergulho e depois de volta para Bali. É nesta praia onde se encontra o maior número de acomodações e atividades para fazer. Quem é da Yoga, pode praticar no Yoga Shack Lembongan, ou ali pertinho, relaxar tomando um drink no Kenya Coffee.

Vista de Jungut Batu desde a parte alta da ilha.

Vista de Jungut Batu desde a parte alta da ilha.

A Jungut Batu ou Jungutbatu, é a praia com a maior faixa de areia de Lembongan e o que infelizmente estraga a praia é o número de barcos que atracam na praia ou que passam por ali durante todo o dia. Porém, se você andar para o canto esquerdo dela, existe uma orla com um caminho bem bonito com vista para o mar e vários restaurantes e bares para aproveitar o fim de tarde, com o mar azul lindo à esquerda.

Paradise Beach

A Paradise Beach fica bem no final da ponta esquerda de Jungut Batu e lá, além de ver o pôr do sol é possível ter uma vista linda do Monte Agung, o vulcão de Bali que entrou em erupção nos últimos anos. Nós também o vimos durante o pôr do sol em Lombok, assista o vídeo aqui.

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia

Mushroom Beach e Tamarind Beach

A Tamarind Beach é outra praia onde se pode ver o Monte Agung. Já a Mushroom Beach é uma praia bem popular e visitada de Nusa Lembongan. As águas calmas fazem dessa uma ótima praia para quem deseja curtir o dia na areia. Não muito longe dali, ainda na baía, está o Playgrounds, um ponto de surfe conhecido na região e onde as pessoas se aglomeram para assistir aos surfistas.

Panorama Hill em Nusa Lembongan

Este ponto é um mirante em uma das curvas da parte alta de Nusa Lembongan, onde é possível ter uma vista panorâmica da ilha e, ao fundo, observar a ilha de Bali e o vulcão Monte Agung. Existem várias lojinhas e restaurantes por ali, como o próprio Panorama Bar & Restaurant.

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia

Mangrove Forest

Com tantas praias lindas na região, esse mangue acaba sendo esquecido e muitas vezes não entra nas listas sobre o que fazer em Nusa Lembongan, mas pode ser uma boa surpresa para quem tem mais tempo na ilha, principalmente se gosta de ver pássaros.

É possível ir de moto, porém a estrada é bem ruim ou de barco, por entre as árvores. Vale também alugar um caiaque. E não, não se preocupe pois, se você não tiver mais de um dia nas ilhas, não perderá muita coisa se não for ao mangue.

O que fazer em Nusa Ceningan

Depois de cruzar a Yellow Bridge, você estará em Nusa Ceningan, a menor das três ilhas dessa região. Se você estiver com uma moto pode fazer tudo facilmente e no tempo que desejar, mas é possível visitar as atrações desta ilha em uma manhã. Veja o que fazer em Nusa Ceningan e decida o seu roteiro:

Blue Lagoon

Este é sem dúvidas o lugar mais visitado de Nusa Ceningan. É uma baía com penhascos altos e com uma certa dificuldade de chegar até a pequena praia, principalmente se a maré estiver alta e com ondas. Quando o mar está tranquilo, algumas pessoas (bem aventureiros) pulam desde o penhasco no mar azul e cristalino.

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan: guia sobre as duas ilhas na Indonésia

Mahana Point

Aqui os surfistas se divertem pegando boas ondas no fim de tarde e os turistas aproveitam para fazer o cliff jump de um lugar mais acessível, com escadas e concreto. Existem dois lugares de onde se pode saltar, um de 10 metros e outro de 5 metros. E claro, para saltar deste lugar é preciso pagar IDR 25.000 e 50.000 mil rúpias para os saltos de 5 e 10 metros respectivamente.

O Mahana Point fica muito perto da Blue Lagoon, então vale combinar a visita ali. A praia possui uma pedra furada à esquerda, o que também é legal de observar e fazer fotos legais.

Dream Point

Este lugar tem ficado famoso entre os visitantes pois é um mirante à beira de um penhasco, onde existem diversos troncos de árvores cortados que, hoje em dia, servem de cenário para as fotos da galera. Também tem um balanço no lugar, o que acaba atraindo ainda mais os que fazem de tudo por um clique.

Buddha Garden

É um lugar que muita gente desconhece e não se sabe ao certo o nome, mas muita gente o chama de Buddha Garden ou Underwater Buddha, pois existem algumas estátuas de Buda no fundo do mar, onde as pessoas mergulham e praticam snorkeling.

Alguns dizem que as estátuas foram colocadas ali para ajudar a vida marinha e o crescimento dos corais, outros dizem que foi simplesmente por razões turísticas. As estátuas ficam no Estreito de Ceningan (Ceningan Strait) e é recomendado que contrate um passeio para chegar até lá.

Uma das estátuas de Buda no fundo do mar em Nusa Ceningan

Uma das estátuas de Buda no fundo do mar em Nusa Ceningan

The Island Ceningan

Este lugar é para quem curte um beach bar e quer relaxar vendo o pôr do sol antes de voltar para Nusa Lembongan. Aqui também tem aqueles balanços grandes onde os casais aproveitam para fazer fotos. Muito parecidos com os balanços que vimos em Gili. Nós não paramos aqui e fomos direto de volta para Nusa Lembongan, mas vale a dica para quem tem mais tempo ou que vai se hospedar em Nusa Ceningan.

Templos para visitar

A cultura Balinesa é muito forte e os templos hindu (Pura) estão presentes a todo momento. É comum ver templos em muitos lugares dessa região, até mesmo nos quintais das famílias. E como as Nusas tem predominância hindu balinês, alguns dos templos mais bonitos podem ser visitados em Lembongan e Ceningan, confira:

Homem usando o Udeng nos templos de Bali

Homem usando o Udeng nos templos de Bali. | Fotos: Bruno/@naproadavida

Nusa Lembongan

Pura Puncak Sari: este é o maior templo de Nusa Lembongan e um dos mais legais de se visitar, pois a além da boa energia, ele fica no ponto mais alto da ilha e a vista lá de cima é muito bonita. É possível ver as ilhas de Penida e Ceningan, a ilha de Bali e o Oceano Indico bem em frente.

Ali perto também está o Puseh Pekraman Village, outro templo bonito com uma vista legal.

Pura Empu Aji: é o templo mais próximo de Jungut Batu. É pequeno e bem simples e às vezes são celebradas algumas cerimônias por lá.

Pura Segara Desa Pekraman Lembongan: é um dos templos mais bonitos da ilha e fica pertinho da Mushroom Bay. Durante o período de lua cheia ou datas importantes, esse templo fica lotado de locais fazendo seus rituais.

Pura Dalem Desa Pekraman: outro templo importante e dedicado à adoração de Shiva, Durga e outros deuses da religião. Algumas cerimônias importantes acontecem somente neste templo.

Nusa Ceningan

Pura Lebaoh: este templo fica num penhasco e o acesso não é dos mais fáceis, pois é preciso uma caminhada, mas a vista é linda. Este templo é considerado muito sagrado para os locais, portanto, respeite e pense antes de fazer qualquer coisa como gritar, tirar selfies e ficar gargalhando.

Pesamuan Lawang Sari Temple: um templo bem pequeno e bonito na região de Blue Lagoon. É possível andar até ele desde o mirante famoso.

Pura Wayah Dalem Majapahit: este templo fica perto da Yellow Bridge e é um dos mais sagrados para os locais em Nusa Ceningan. É quase sempre cheio de locais que vão fazer suas oferendas, pedir por bênçãos, cura de doenças e sucesso nos negócios.

Curiosidade: templo na língua local se chama ‘Pura‘, portanto, você verá em muitas placas e mapas a palavra ‘Pura’, o que quer dizer que há um templo na região ou algo está falando sobre um templo.

Vale a pena visitar as Nusas?

Sem dúvidas! É uma das regiões mais lindas da Indonésia (e olha que nós viajamos do norte de Sumatra a Lombok) e está pertinho de Bali. As praias nas Nusas são bem mais bonitas que as praias de Bali, na minha opinião e por serem ilhas menores, as chances de ver um pouco mais da vida local são maiores aqui. Se você tem bastante tempo em Bali, não deixe de incluir as Nusa no seu roteiro.

Pôr do sol maravilhoso da Indonésia

Pôr do sol maravilhoso da Indonésia

Visitar Nusa Penida ou As Nusa Lembongan e Ceningan?

Vixi, que pergunta! ? Bom, eu diria que vale a pena visitar as três ilhas. PONTO. Mas, se você realmente tem que escolher entre elas, eu diria que Nusa Penida tem uma paisagem mais dramática e que me chamou mais a atenção, mesmo não podendo curtir praia em muitos pontos. Nós gostamos mais de Penida e tivemos uma conexão muito grande com a ilha por conta das coisas que fizemos e dos locais que conhecemos por lá. Por isso, se tivesse que escolher uma só, eu diria vá para Nusa Penida.

Visitar as Ilhas Gili ou as Nusa?

Hmmmm, aí complicou! ? Conversei com a Victória sobre isso e não conseguimos chegar numa só opinião. Ela gosta mais das Ilhas Gili e eu prefiro as Nusa, principalmente a Penida. São ilhas diferentes e na minha opinião, as Gili são lindas e paradisíacas, porém, são praias parecidas como as que podemos ver nas Filipinas, Tailândia e até em outras partes da Indonésia.

Já os paredões de Nusa Penida, eu fiquei boquiaberto e imaginando que nunca tinha visto algo parecido com aquilo. É realmente muito lindo, mesmo que a gente fique somente olhando e admirando. Um fato para te ajudar a decidir é que nas Gili é mais fácil de descansar e relaxar, pois tudo é praticamente muito perto, são ilhas planas, fácil de caminhar e o clima é mais de férias mesmo.

Nas Nusa tudo acaba sendo meio longe e precisa de um veículo para se locomover de uma atração para outra. O que pode ser meio cansativo para algumas pessoas, principalmente se a ideia for de somente descansar.

No penhasco da Kelingking Beach em Nusa Penida. Foto: Bruno/@naproadavida

No penhasco da Kelingking Beach em Nusa Penida. Foto: Bruno/@naproadavida

É obrigatório Seguro Viagem para a Indonésia? É mesmo preciso?

Essa é uma das perguntas que a gente sempre recebe quando abrimos para perguntas no Instagram. Para viajar pela Indonésia não é obrigatório ter contratado um seguro, porém, este é um dos países em que eu mais recomendo que se tenha um bom Seguro Viagem.

É comum as pessoas terem problemas de estômago, machucar em corais e pedras nas praias e coisas que são relativamente simples, mas que podem acabar com a experiência de viagem. Nós mesmos tivemos problemas por conta da comida durante o mês em que estivemos em Sumatra. E desde o acontecimento de Nusa Penida, quando um italiano quebrou o joelho na Kelingking Beach, a gente nem pensa mais em viajar sem seguro viagem.

Momento em que atendiam Carlo, o italiano que quebrou o joelho na praia

Momento em que atendiam Carlo, o italiano que quebrou o joelho na praia

Se você está procurando os melhores preços, pesquise na Seguros Promo e tenha até 15% de desconto usando o nosso cupom NAPROADAVIDA10. As melhores empresas no site para a Indonésia são Travel Ace e Assist Card. Nós usamos a World Nomads, que possui o melhor preço e a cobertura é incrível, pelo menos para o nosso tipo de viagem. Com eles nós conseguimos 5% de desconto com o código PROADAVIDA através deste link. Tudo que é desconto a gente agradece, pois nos ajuda a economizar para comer muitos perkadels por aí. ?

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando Nusa Lembongan e Ceningan? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Indonésia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 1, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

3 Comentários

  1. geise

    Parabéns pela matéria, excelente!!Gratidão

    Responder
    • Bruno Miguel

      Oi Geise, obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que está ajudando mais e mais pessoas a viajarem para as Nusa e para esse país maravilhoso que é a Indonésia! ??

      Responder
  2. Debora

    Nossa por este post já dá vontade de comprar uma passagem é ir correndo conhecer todo este Paraíso… super informativo e estigante …

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *