O que fazer no Laos: cidades para visitar

Home » Laos » O que fazer no Laos: cidades para visitar
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

O Laos é um país do Sudeste Asiático que faz fronteira com a Tailândia, Vietnã, Camboja, Myanmar e com a China. O país tem uma história bastante sofrida, marcada por guerras que afetaram o desenvolvimento do país e o tornam um dos mais pobres do mundo.

Mesmo com sua história conturbada, o país também oferece belezas naturais únicas, já que é conhecido, principalmente, pelas suas cachoeiras, cavernas e paisagens maravilhosas. Nós visitamos o país por pouco menos de um mês e vamos resumir o que fazer no Laos para cada uma das cidades do Laos que visitamos para facilitar o seu planejamento com nossas dicas de viagem:

Posts relacionados:

O que fazer no Laos: cidades para visitar

Bandeira do Laos e do socialismo. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

 Nosso roteiro de viagem ao Laos:

Resumo da nossa viagem pelas cidades do Laos:

  • Dias de viagem: 20 dias
  • Mês da viagem: final de novembro e começo de dezembro de 2017 (clima estava quente com céu azul. Foi perfeito)
  • Total de gastos: LAK 3.492.000,00 (cerca de 420 USD para duas pessoas. Mas pense que somos SUPER econômicos e que, se você está de férias, vai gastar pelo menos um pouco mais) + roubo
  • Laos: roteiro viagem que fizemos: 
  1. Vientiane (capital. 6 dias no total)
  2. Vang Vieng (cidade relax total com paisagens lindas. 4 dias)
  3. Luang Prabang (super turística. 6 dias)
  4. Phonsavan (cidade sem atrativo algum. 4 dias somente para tentar resolver a situação do roubo).

Veja também: Viagem pelo CambojaIndonésiaMyanmar.

O que fazer em Laos: cidades para visitar

Vientiane

Chegamos na capital do país através da fronteira terrestre entre a Tailândia. Passamos quatro dias explorando este lugar relaxado e com bastante influência do seu país vizinho, a Tailândia, e de um de seus colonizadores, a França. Lá tem alguns prédios históricos no estilo europeu e diversos templos para visitar.

O que fazer em Vientiane, no Laos:

  • O monumento Patuxay.
  • Wat That Luang (templo dourado com Buda imenso).
  • Mercado noturno (Night market Vientianne).
  • Visitar o COPE Visitor Center (museu gratuito contando a trágica história do país).

Principais templos de Vientiane, Laos (turismo):

  • Wat Si Saket.
  • Wat Haysok.
  • Wat Mixai.
  • Pha That Luang (que agora é considerado um museu).
  • Buddha park (que não é bem um templo e sim uma atração para turistas).
O que fazer no Laos

Monumento Patuxai, em Vientiane (Laos). Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Onde ficar em Vientiane, no Laos (hotel):

Em hotéis/hostels próximos ao templo Mixay e Presidential Plaza. Aquela zona é a com mais infra estrutura turística. É lá perto que tem restaurantes e os principais hotéis.

Nossas sugestões são: 

Para quem quer economizar:

Cidades próximas de Vientiane para visitar (Laos):

Nam ngum Dam e Vang Vieng.

Hospedagem em Vientiane. Veja as melhores opções!

O que fazer no Laos: cidades para visitar

Explorando as ruas de Vientiane, Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

O que fazer no Laos: cidades para visitar

Vang Vieng

Depois de visitar a capital, pegamos uma mini van, passamos por diversas paisagens totalmente diferentes e chegamos em Vang Vieng. O local é famoso pois, no passado, era onde os jovens se embebedavam e usavam drogas se transportando numa boia pelas águas do Rio Nam Song.

Se você quiser fazer isto, ainda tem alguns jovens perdidos procurando por diversão, mas nada comparado com a loucura que era antigamente. O governo, após diversos problemas e mortes, passou a banir este tipo de atitude e tentar chamar atenção do local pela sua paisagem estonteante.

Nós, depois de conversar com algumas pessoas que fizeram o famoso tubbing, não tivemos vontade de experimentar. Alugamos uma moto e exploramos os arredores da cidade que são absolutamente lindos e achamos que super valeu a pena nossos três dias de calma, tranquilidade e paisagens absurdamente lindas.

O que fazer em Vang Vieng, no Laos:

  • Water Cave (LAK 10.000 por pessoa para entrar)
  • Lusi Cave (LAK 10.000 por pessoa para entrar)
  • Tham Chang (LAK 17.000 por pessoa para entrar)
  • Blue Lagoon (LAK 20.000 por pessoa para entrar em cada uma das 3 de mesmo nome)
  • Padeng Cave e Ring Cave (LAK 20.000 por pessoa para entrar + LAK 100.000 pelo guia)
  • Xang Cave (LAK 5.000 por pessoa para entrar)
  • Nang Oua Kham Cave (LAK 10.000 por pessoa para entrar)
  • Tubbing (LAK 55.000 + LAK 60.000 de depósito que só é devolvido se você traz a boia de volta até as 18:00)
O que fazer no Laos: cidades para visitar

Paisagem de montanhas maravilhosa em Vang Vieng. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático? Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia, Camboja e as Filipinas que são países que amamos. 

Onde ficar em Vang Vieng:

Praticamente todos os hotéis e hosteis ficam na rua principal ou nas adjacentes. Se hospede o mais perto possível do templo Wat That ou do Full Moon bar. Estes foram os lugares que mais curtimos as acomodações e a estrutura em volta. Existe muita opção de hotéis econômicos em Laos, basta pesquisar e verificar as recomendações e críticas das pessoas. 

Cidades próximas de Vang Vieng para visitar:

Luang Prabang, Xiangkhouang e Xaisomboun.

Veja opções onde se hospedar em Vang Vieng aqui.

O que fazer no Laos

Pôr do sol maravilhoso em Vang Vieng. Foto: Victoria/@naproadavida

O que fazer no Laos: cidades para visitar

Luan Prabang

A queridinha de todos que visitam o Laos, Luang Prabang é a porta de entrada da maioria dos turistas e ponto obrigatório já que é a cidade mais desenvolvida para o turismo e com mais atrações interessantes. Temos que confessar que esperávamos mais da cidade após diversos relatos de amigos e dicas de blog mas, mesmo assim, achamos que esta é uma cidade bastante interessante e que merece uma visita, principalmente para visitar as maravilhosas e famosas Kuang Si Falls.

Principais atrações de Luang Prabang:

  • Kuang Si Falls (as famosas quedas d’água são realmente maravilhosas e o caminho para chegar até elas também. LAK 10.000 por pessoa de entrada + LAK 80.000 de aluguel de moto + LAK 15.000 de gasolina)
  • Mercado Noturno
  • Visitar o UXO LAO Visitor Centre.
  • Ver o pôr do sol no Phousi Mount: outro local sagrado que virou atração turística e, agora, fica cheio de turistas se debatendo para tirar a foto perfeita (LAK 20.000 de entrada por pessoa).
  • Ir ver o pôr do sol/curtir a noite no Bar Utopia que é um lugar super legal e bem decorado e onde a maioria das pessoas jovens vai para beber e conversar. Depois do Utopia, se tiver afim de curtir uma balada, a única opção será ir no boliche que fica cheio de gringos bêbados e é o único lugar que tem festa de madrugada.
  • Ronda das almas: é um ritual super sagrado para os budistas mas que, infelizmente, virou atração turística na cidade. Nós acordamos cedo para vivenciar mas achamos tudo muito montado e diferente do que víamos todos os dias de nossa janela de casa em Chiang Mai, onde ainda não virou atração turística e é algo feito genuinamente pelos tailandeses.
O que fazer no Laos

Kuang Si Falls em Luang Prabang, Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Onde ficar em Luang Prabang:

O centro turístico é BEM grande e você pode escolher o hotel que mais se encaixa com as suas necessidades e que fica mais perto das atrações que quer visitar (para evitar de ter que pegar tuk tuk). Nós ficamos na beira do rio (perto da Joy Guesthouse) e foi uma decisão super acertada. Em Luang Prabang existem hotéis super lindos e bem estruturados por valores não tão exorbitantes.

O que fazer no Laos

Beira do rio em Luang Prabang, Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil? A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

O que fazer no Laos: cidades para visitar

Phonsavan

Até hoje não consegui descobrir o motivo de termos escolhido este próximo destino. Eu havia lido tantas coisas negativas sobre o lugar e poucas positivas e, mesmo assim, insistimos e tivemos uma estadia bem ruim.

Além da principal atração da cidade (O Plain of Jars) ser SUPER sem graça, ainda chegamos em nosso quarto e descobrimos que fomos roubados. Assista mais informações sobre isto neste vídeo.

Não recomendamos que venha para esta cidade e, muito menos, que fique no Dokkhoune Hotel. Após o ocorrido não tivemos mais vontade de continuar nossa viagem pelo Laos já que, além do roubo e da polícia ser muito corrupta, não curtimos muito o povo por serem fechados e, na maioria das vezes, interesseiros e mau educados.

Não queremos influenciar outras pessoas a não visitar o Laos e sugerimos que vá e tire suas próprias conclusões mas, para nós, não foi uma boa experiência e, por isso, decidimos voltar para a Tailândia, nossa casinha na Ásia.

O que fazer no Laos

Plain of Jars, atração do Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos novamente quando fomos roubados no Laos e recebemos apoio imediato do seguro que ia nos enviar dinheiro imediatamente para emergências. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5. Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Outras cidades do Laos para visitar:

Nós continuaríamos no país por mais pelo menos um mês antes do roubo ocorrido. Nossa vontade era visitar o país inteiro e, os principais pontos eram:

  • Pakse
  • Four Thousand Islands (Si Phan Don)
  • Thakhek
  • Kong Lor Cave

Laos é perigoso?

Muitas pessoas nos enviaram mensagem quando estávamos no Laos perguntando se Laos é seguro. Até o roubo que aconteceu com a gente não tivemos problema algum mais conseguíamos perceber que os laosianos não são tão inocentes como o resto dos asiáticos.

Tomar cuidado, como se deve fazer em todo lugar do mundo, é essencial mas não nos sentimos inseguros em nenhum momento em Vientiane, Vang Vieng ou Luang Prabang que são cidades mais turísticas. O que aconselhamos é não se aventurar muito e, com certeza, não fazer como nós e deixar dinheiro na mochila guardada no hotel. Procure outras alternativas para não ter surpresas como nós.

O que fazer no Laos

Mercado noturno em Luang Prabang, Laos. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida

Como circular no Laos?

Nós visitamos o Laos de carona mas você também pode ir de ônibus local ou turístico e avião para alguns trechos.

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando o Laos? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Laos e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

34 Comentários

  1. Sil Mendes

    Ainda não visitei Laos mas estou planejando essa viagem para ano que vem, quem sabe. Essas suas dicas de o que fazer no Laos vai ajudar muito na hora de montar meu roteiro.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que nossas dicas do Laos vão ajudar na sua viagem, Sil! Espero que ame o país 🙂

      Responder
  2. CINTIA VAZ

    Esses 420 dolares foi o que vcs gastaram lá. Obviamente não inclui o valor da passagem. Quanto vocês gastaram com passagem?

    Responder
    • Victória Farina

      Oi Cinthia, foi sim! Nós estávamos viajando pelo Sudeste Asiático e saímos de trem da Tailândia para o Laos. Para uma viagem do Brasil para o Laos com certeza é um valor diferente.

      Responder
  3. Sylvia Leite

    Tenho curiosidade em relação ao Laos. Foi bacana ler a sua materia e e conhecer a experiência de vocês.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nossas dicas do Laos, Sylvia! Espero que visite o país em breve, é fascinante!

      Responder
  4. Diego Arena

    Queria tanto ter colocado o Laos no roteiro que fiz ano passado, mas não deu tempo! Apenas passei por ele quando fui para Chiang Rai. Essas quedas de agua nesses tons de azuis são lindas demais! Tá na lista!

    Responder
    • Victória Farina

      Então Diego, muita gente deixa de lado a visita no Laos por falta de tempo. Confessamos que não é o país mais interessante do Sudeste Asiático mas as cachoeiras com certeza são uma ótima razão para voltar para essa região e visitar 🙂

      Responder
  5. Ângela Martins

    Que incrível esse roteiro em Laos! Que maravilha conseguir passar 20 dias nessa região! Amei as dicas!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nossas dicas do que fazer no Laos, Ângela. Sim, somos muito sortudos de poder ficar por bastante tempo nos lugares, isso com certeza faz a diferença na hora de dar as dicas, não concorda: 🙂

      Responder
  6. Juliana

    Nossa, amei esse post de vocês completinho sobre o que fazer no Laos. Foram super econômicos meeesmo hein? Achei legal saber que fizeram a viagem de carona e que é possível conhecer o país assim. Gosto desse tipo de viagem e economiza muito!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu, Juliana. Sim, como estamos viajando por mais de 4 anos temos que economizar. Mesmo com alguns perrengues a gente se diverte 🙂

      Responder
  7. Andrea Santos

    Seu roteiro para o Laos ficou super claro, bem explicado!! Tinha vontade de conhecer, espero poder realizar essa viagem! Obrigada pelas dicas!!

    Responder
  8. Daniela

    Oi Victória! Gostei muito do seu post, principalmente o alerta quanto a Phonsavan e ao hotel que vocês ficaram hospedados. Nada pior do que estar em um lugar, ser roubado, ser mal atendido pela polícia… Obrigada por compartilhar a experiência com a gente!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que chegou até essa parte e leu nosso aviso sobre Phonsavan, Dani! Esperamos que ninguém mais passe pelo que passamos.

      Responder
  9. hebe

    Seu post do que fazer em Laos está perfeito super completo, Ainda farei esse destino e vou usar suas dicas

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu e vai usar nossas dicas sobre o Laos em breve, Hebe!

      Responder
  10. Fabíola Moura

    Não sei que achei mais bonito no roteiro de vocês no Laos, se os monumentos ou as paisagens, lugares muito bonitos. E como vocês passaram muitos dias, deu pra aproveitar bastante.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim Sim, a gente consegue aproveitar bem dos lugares ficando mais tempo e visitando tudo mais lentamente e com atenção 🙂 que bom que curtiu nossas dicas de roteiro no Laos, Fabíola!

      Responder
  11. Mairim Serafini

    Eu amei conhecer Laos. Na verdade conheci só Luang Prabang, achei difícil a locomoção entre as cidades e resolvi fazer o essencial para conhecer um pouco da cultura. Mas voltei encantada com o país.

    Responder
    • Victória Farina

      O Laos é realmente fascinante e Luang Prabang é a porta de entrada para conhecer a cultura, escolheu bem Mairim!

      Responder
  12. Hebe

    Que legal seu post sobre o que fazer em Laos. Excelentes dicas e tudo muito bem detalhado. Parabéns pelo post

    Responder
  13. Leo Vidal

    Difícil achar informações sobre o que fazer no Laos, achei ótimo encontrar seu relato e roteiro. Melhor ainda saber que nem tudo são flores nas viagens… bom saber também dos locais onde não ir.

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que curtiu nosso post de roteiro no Laos e também leu o nosso alerta sobre possíveis problemas com roubos no hotel, Leo! Mostramos isso para a galera ficar ligada mesmo 🙂

      Responder
  14. Susana Spotti

    Sonho de consumo conhecer o Sudeste Asiático. Mas, sou bem medrosa em se tratando de lugares muito diferentes. Esse post sobre o que fazer em Laos, foi super bacana, pois evidencia bem o que se pode esperar numa viagem, como essa que vcs fizeram, Todas as dicas são sempre bem vindas, E, com relação a roubos, cuidado nunca é demais mesmo, né? Não importa o lugar.

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, Susana! Sabemos que vacilamos e por isso queremos alertar os viajantes a não fazer o mesmo! Agora sobre o seu medo, sério, assim que visitar o primeiro país no Sudeste Asiático não vai querer ir para outro lugar. SE JOGA 🙂

      Responder
  15. Cintia Caciatori

    Meu sonho é fazer um mochilão pelo sudeste asiático, estou adorando acompanhar seus posts! Laos parece ser um lugar incrível e cheio de cultura. Já salvei aqui para tomar como guia quando fizer meu mochilão na Ásia!

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que salvou nosso post de dicas para o laos, Cintia! Espero que possa usar em breve no seu mochilão 🙂

      Responder
  16. Ma

    Ola, Victoria, fiquei chocada com a historia de Phonsavan!! Não fazia ideia! ja fui ao Loas mas só a Luang Prabang, que já foi maravilhoso!!
    Vocês continuam no Sudeste Asiático?

    Responder
    • Victória Farina

      Oi Ma! Agora estamos no Brasil por causa da pandemia mas pretendemos voltar para o Sudeste Asiático MUITO em breve 🙂

      Responder
  17. Cintia Grininger

    Talvez por essas características que vc apontou no post o Laos não seja um destino tão famoso na Ásia. Uma pena que experiências ruins, como roubo, acabam estragando a experiência toda da viagem, não é? Mas acho importante posts como esse para ajudar e dar a real para os viajantes que estejam planejando ir para o Laos.

    Responder
    • Victória Farina

      Verdade, Cintia. Por isso mesmo escrevemos nossas experiências, sejam elas boas e ruins!

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *