Você está aqui
Home > Destinos > O que fazer em Cameron Highlands, na Malásia

O que fazer em Cameron Highlands, na Malásia

Cameron Highlands é um lugar montanhoso e a sua principal atividade é a agricultura. As paisagens são incrivelmente lindas e você não irá se arrepender de passar ao menos algumas horas explorando o local. Neste post, vamos te contar o que fazer em Cameron Highlands, na Malásia:

Além deste post sobre “O que fazer em Cameron Highlands” também escrevemos mais sobre este lugar maravilhoso. Clique aqui para ler nosso post “Visitando Cameron Highlands, na Malásia” (com informações de como chegar, como se locomover, quantos dias ficar e onde se hospedar). Você também pode se interessar pelo “Roteiro de dois dias em Cameron Highlands” ou para saber sobre a “Nossa saga para chegar em Cameron Highlands

Segue abaixo dicas de o que fazer em Cameron Highlands, na Malásia:




Atenção para os fins de semana que são bastante movimentados já que Cameron Highlands é um destino também para os malaios das cidades vizinhas. Neste período, os valores de hospedagem praticamente duplicam, então preste atenção nas datas se quiser economizar.

O que fazer em Cameron Highlands, na Malásia:

Nossas dicas de o que fazer em Cameron Highlands se baseiam inteiramente em nossa experiência. Colocamos umNa Proa da Vida - mini logo npvpara sinalizar as atrações que consideramos imperdíveis:

Trilhas
A cidade tem um sistema bastante organizado de trilhas classificadas de acordo com a sua dificuldade e destino. Segue o mapa e a tabela que você pode ver no link abaixo, para melhor entendimento:

o que fazer em Cameron Highlands

Para ver mais detalhes sobre as trilhas, clique aqui (em inglês).

Gunung (pico) BrinchangNa Proa da Vida - mini logo npv
Esta é a montanha mais alta de Cameron Highlands (está a 6.666 ft do nível do mar) e você pode subir de carro/moto/jeep/a pé facilmente. Antigamente, era possível subir até o topo mas, por razões de adolescentes-tirando-selfie-na-torre-de-comunição, não se pode mais. No caminho para chegar no pico, você vê as famosas plantações de chá, fábricas de morango e outros legumes e é uma paisagem deslumbrante.
A parte mais alta que se pode visitar é uma plataforma em que você anda pela Mossy Forest, que tem uma vegetação bastante característica e é muito interessante.

 

Mossy Forest (Floresta de musgos)Na Proa da Vida - mini logo npv

o que fazer em Cameron Highlands

Esta é considerada a floresta tropical (rainforest) mais antiga do mundo. Ela está a mais de 2 mil metros de altitude e seu ponto mais alto em Cameron Highlands fica no Gunung Brinchang. Com o frio que faz nas montanhas e com o programa do governo de preservação, a área está bastante protegida e pode ser visitada apenas em alguns pontos. O governo construiu uma plataforma e, assim, podemos caminhar uns 250m em torno da floresta e se maravilhar com a incrível paisagem, a “chuva” que as árvores produzem e a grande névoa branca que te cerca de todos os lados. Esta foi a minha atração preferida em Cameron Highlands, já que achei super interessante e bonita.

(Nós só não alugamos uma moto para visitar Cameron Highlands sozinhos porque um senhor nos disse que não era possível ir na Mossy Forest sem um guia, o que é uma grande mentira. Você simplesmente para no estacionamento e anda na plataforma. Sem risco ou impedimento algum)

Plantações de cháNa Proa da Vida - mini logo npv

o que fazer em Cameron Highlands

Paisagem que faz Cameron Highlands ser tão famosa e é realmente de tirar o fôlego. Diversas montanhas com formas redondas cheias de chá verdinho pronto para ser colhido. A vista é realmente maravilhosa. Para completar, não deixe de visitar ao menos uma fábrica de chá e entender um pouco mais sobre como ele é produzido. Mesmo sendo bastante turístico, vale a pena pelas informações que recebemos. E, claro, não deixe de tomar ao menos um chá quentinho, gostoso e docinho de uma das cafeTEArias.
Em nosso tour que contamos com mais detalhes lá embaixo, visitamos a fábrica de chá mais conhecida de Cameron Highlands, que se chama BOH Tea Plantations. Gostamos bastante da paisagem, das explicações na fábrica (entrada gratuita) e os valores dos chás são bem ok.

o que fazer em Cameron Highlands

Além deste post sobre Cameron Highlands, temos outros posts desta atração que você confere clicando aqui.

Cachoeiras
Existem diversas trilhas espalhadas pela cidade que te levam para diferentes atrações. Nós não visitamos as cachoeiras porque no dia que iríamos fazer isto estava chovendo demais mas, se o tempo tivesse colaborado, com certeza íamos visitar já que ambas estão em rotas consideradas fáceis. As cachoeiras mais conhecidas são a Lata Iskandar e a Robinson Falls. Para mais informações, veja o mapa de trilhas que coloquei no início desta seção.

Segue abaixo mais dicas de o que fazer em Cameron Highlands, na Malásia:

Booking.com
Plantações de morango

o que fazer em Cameron Highlands

Como eu disse, Cameron Highlands é conhecida por suas plantações, sejam elas de chá, legumes ou frutas. O morango é uma das frutas que tem mais plantações na cidade e eles são uma delícia! Docinhos, vermelhinhos e bem parecidos com os do Brasil.
Você pode colher suas próprias frutas em uma das fazendas disponíveis na cidade. … isso é bem bem bem turístico mas é realmente uma delícia cortar o morango, lavar e comer ali, na hora!
Em nosso tour visitamos a Fazenda de morangos “EQ Strawberry Farm” e o valor de 100g de morango (aproximadamente 12 unidades) custa 4 RM e achamos bastante ok.

Atenção: assim que entramos na fazenda de morangos um homem que trabalhava lá começou a nos dar um mini tour privado explicando como cortar, onde encontrar os melhores morangos e querendo tirar foto nossa. Achamos estranho mas, como as explicações estavam boas, não falamos nada. Ao final do ˜tour˜ ele começou a falar da família dele que mora longe, que ele não ganha o bastante para sustentá-los e pediu dinheiro. Nos sentimos bastante incomodados e enganados e, por isso, demos um valor baixo para ele perceber nosso sentimento. Ele ficou bastante bravo com o valor e saiu nos xingando. Se for nestas fazendas e não quer que aconteça o mesmo, deixe bem claro desde o início que não dará gorjeta.

Cultivo de flores/legumes durante a noite
Como vocês sabem, tivemos um caminho longo até chegar na cidade mas, além da conversa super boa com o monge, tivemos a oportunidade de ver a estrada durante a noite. … uma experiência incrível passar pela estrada e ver as pequenas luzinhas das plantações. Parece que é Natal na floresta 🙂
O monge nos explicou que este é um tipo de cultivo em que, a noite, os fazendeiros colocam luzes nas plantações para acelerar o processo de amadurecimento das flores e legumes.
Outra coisa incrível foi passar por uma das plantações de flor e sentir o cheiro incrivelmente gostoso delas. De verdade, parece que as pessoas foram na estrada e borrifaram um perfume deliciosamente doce. Foi pelo menos 1 km de estrada cheirosa ao extremo e ficamos deslumbrados com a experiência.
Se puder, faça ao menos um pouco do trajeto da estrada durante a noite, se estiver com moto ou carro, e você não se arrependerá.

 

Mercado de rua
A Ásia é conhecida por seus mercados de rua e, em Cameron Highlands, não ia ser diferente. Na estrada entre Tanah Rata e o Gunung Brinchang você pode encontrar diversos mercados ao ar livre, experimentar diferentes frutas e comprar souveniers. Fiquei super com vontade de comprar um cacto colorido ou um chaveiro de morango super lindo que vi mas, como não podemos, tirei foto para guardar de recordação mesmo. Nestes lugares você também encontra algumas comidas locais, chás e chocolates bem gostosos.
Encontramos o monge na rua no dia seguinte que chegamos em Cameron Highlands e ele nos deu dois pacotinhos de chocolate da região. Os chocolates são muito bons e posso até comparar com os nossos chocolates no Brasil. Esses são os chocolates que são vendidos no mercado de rua por aproximadamente 16 RM:

o que fazer em Cameron Highlands

O com embalagem redondo é MUITO gostoso. … chocolate ao leite com morango misturado, não tem o pedaço de morango como normalmente estamos acostumados. Eu amei!

Cameron Valley
Um local super lindo no meio da estrada que você pode parar e tirar fotos super legais. Vimos esta atração no ônibus de saída de Cameron Highlands e, por isso, não temos uma foto lá, mas vale a pena conhecer.

Powered by 12Go Asia system

Trilha a procura da Rafflesia, a maior flor do mundo
Esta atração você deve, impreterivelmente, fazer com um guia já que você se embrenha pela floresta em busca da famosa flor. O ponto negativo do tour é que ele é mais caro e visita menos locais, já que você passa de duas a quatro horas na trilha para encontrar a flor, tendo chances de nem encontrá-la. Mas, se você tem interesse, esta é a chance 🙂 o tour custa geralmente 70 RM e dura de 5 a 6 horas.

Visita á vila aborígene
Uma parada bastante turística para conhecer o pouco que resta da cultura aborígene da região. Normalmente é feita com o tour em busca da flor Rafflesia ou no tour de dia inteiro. São nestas vilas que você pode assistir a uma demonstração de blow pipe (uma espécie de tubo que os locais assopram) feita pelos aborígenes.

Para saber mais sobre esta atração, clique aqui. (em inglês)

Booking.com
 

Templo budista (Sam Poh Budhist Temple)
Você pode visitar o templo budista para se maravilhar com o espaço e aprender um pouco mais sobre este estilo de vida tão incrível.

Para saber mais sobre a atração, clique aqui (em inglês).

Rafting em águas brancas (white water rafting)

Para mais informoções, clique aqui (em inglês).

Gunung Irau trekking
Este pico não está mais no território que é considerado Cameron Highlands mas é a continuação da Mossy Forest. Para visitá-lo você deve ter uma autorização do governo que, geralmente, as agências que conseguem com mais facilidade. As atrações principais deste pico são os insetos/répteis e a floresta em si, que está bastante conservada. O tour custa aproximadamente 108 RM e dura de 8 a 10 horas com almoço, guia, água e transporte inclusos, mas é restrito para pessoas que já estão acostumadas com caminhadas longas de nível avançado.
Em nossa visita a Mossy Forest conseguimos ver um pouco da floresta que liga os dois picos e me pareceu bastante interessante, mas super perigoso. Vimos pessoas que, mesmo sem a autorização do governo, entraram na floresta e elas estavam cobertas de lama até a cintura. Eu não faria isto sem alguém que conhece o local já que pode ser bastante perigoso.

Segue abaixo mais dicas de o que fazer em Cameron Highlands, na Malásia:

Zoológico de insetos
Este é um lugar em que você pode ver, tocar e até tirar foto com os insetos da região. São diversas espécies conservadas e catalogadas que você pode conhecer em sua visita pela chamada “Insect factory” (fábrica de insetos). Nós não visitamos porque achamos turística demais e a entrada, 7 RM, nos pareceu um pouco cara para o que oferecia.
Atenção: esta atração não abre segunda-feira.
Outra atração similar é a Reptile & butterfly farm (Fazenda de répteis e borboletas)

Time tunel (mini Museu local)
Denominado túnel do tempo, este museu expõe um pouco mais sobre a história do vilarejo.
Valor de entrada: 5 RM para adultos
Clique aqui para mais informações (em inglês)

Exposição de rosas e flores (Rose & flower centre)
Neste local você pode conhecer mais sobre o cultivo, visualizar o tratamento diferenciado em razão da região montanhosa e, claro, comprar flores maravilhosas 🙂
Valor de entrada: sem informação atualizada




Fazenda de uvas (Grape farm)
Aqui você pode conhecer mais sobre o cultivo das uvas e experimentá-las.
Valor de entrada: Gratuita

Clique aqui para mais informações (em inglês)

Fazenda de vegetais (Vegetable farm)
Nesta atração você aprende mais sobre o funcionamento de uma fazenda de vegetais, que é um pouco diferente do habitual por causa da altitude de Cameron Highlands.
Valor de entrada: Gratuita

Clique aqui para mais informações (em inglês)

Fazenda de mel (Honey bee farm)
Além de experimentar o mel da região, você aprende mais sobre o processo de produção.
Valor de entrada: Gratuita

Existem três fábricas de mel em Cameron Highlands: a KEA Farm, a Highlands apiary farm e a Cameron Tringkap Bee Farm (sem website).

o que fazer em Cameron Highlands

Como você pode ver, tem muito o que fazer em Cameron Highlands, basta você se organizar e conhecer o que mais te interessar.

Gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando as Cameron Highlands? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Malásia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Quer reservar acomodação para a viagem? Dá uma olhada nas opções clicando abaixo:



Booking.com

UM ANO DE VIAGEM: assista ao nosso vídeo comemorativo

Victória Farina
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. É muito organizada, mas se perde totalmente quando o assunto é mapa ou localização. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 30 países e, agora, está viajando pelo Sudeste Asiático, num mochilão que já dura um ano.
http://www.naproadavida.com/

20 thoughts on “O que fazer em Cameron Highlands, na Malásia

  1. Gostei muito de viajar com vocês, das plantações de morangos e de chá (conhecemos as do arquipélago dos Açores, o único sítio na Europa onde se produz chá), e sobretudo dessa estrada cheirosa. Quase senti o aroma daqui.
    Não é só na Malásia que os habitantes locais acham que os turistas são todos ricos e que são uma fonte fácil de dinheiro. Viajando e aprendendo, né?
    Abraço

    1. Com certeza, Ruthia. Cada dia na viagem a gente aprende uma coisa diferente e que nos surpreende. Obrigada pelo comentário e volte sempre para viajar com a gente 🙂

  2. Ainda não conheço a Malásia, adorei a ideia de descobrir um lado bem diferente de Kuala Lumpur! Visitar as plantações de chá, de morango e uva deve ser uma experiência deliciosa!

  3. Desconhecia que essa região era assim tão interessante. Não fez parte do meu roteiro no país, mas vejo que perdi coisas interessantes. A corrigir numa próxima 🙂

  4. Que lugar legal, atraente, interessante! Gostei especialmente das plantações de chá e de morangos. Bom saber sobre a gorjeta.
    Deve ter sido lindo ver as plantações à noite e o cheirinho gostoso das flores. Este momentos singelos terminam sendo marcantes e nos deixam as melhores lembranças, não?! bj

    1. Ai, com certeza Analuiza. Eu tenho uma lembrança super forte do cheiro delicioso e a gente conversando com o monge na van. São essas coisas que buscamos quando viajamos, não é? Obrigada pelo comentário 🙂

  5. Que grande dica. Adorei especialmente o mercado, a floresta tropiacal mais antiga do mundo…uau, mão sabia não. Abraço e boas viagens,

  6. Adorei o post! gostei muito das opções do que fazer em Cameron Highlands.
    Ainda não conheço, mas com certeza se algum for visitar seu post me será muito útil para ajudar a planejar um roteiro pela região.

  7. Deve de ser uma experiência no mínimo diferente visitar esse país e maravilhosa também! Obrigado por compartilhar essa experiência e nos das essas dicas valiosas!

Leave a Reply

Top