Golden Rock (Kyaiktiyo Pagoda) no Myanmar

Home » Myanmar » Golden Rock (Kyaiktiyo Pagoda) no Myanmar
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Visitar a Golden Rock foi uma aventura para nós. Pesquisamos todas as informações certinho dias antes mas, como sempre, tudo mudou de uma hora para outra. A experiência visitando a Kyaiktiyo Pagoda, como é chamada pelos burmeses, foi incrível. Se escolher “perder tempo” do seu roteiro e se aventurar para visitar esse local tão sagrado para os budistas do Myanmar e do mundo, neste post daremos dicas para aproveitar da melhor maneira:

Você pode se interessar:
Myanmar: dicas de roteiros de viagem pela Birmânia
Nosso roteiro pelas cidades do Myanmar
Um resumo do que fazer em Yangon, no Myanmar
É seguro viajar pelo Myanmar? Nossa experiência em um mês de viagem
Todos os posts sobre o Myanmar

Golden Rock, no Myanmar.

Burmeses e estrangeiros admirando a maravilhosa pedra sagrada. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Golden Rock:

O que é? Myanmar Pagoda

A Golden Rock é um complexo com templos budistas espalhados mas, a atração principal, é a pedra dourada. Esta pedra dourada (Golden Rock) é considerada sagrada pelos budistas por estar sendo segurada, no topo de um precipício, por um fio de cabelo do Buda. As pessoas vão até lá em cima para fazer oferendas e meditar próximas a pedra e, por este motivo, o lugar é muito místico.

Kyaiktiyo Pagoda:

Outras coisas legais para fazer

Além da Golden Rock ande pelo interior do complexo, observe as pessoas e desça para o caminho depois da Golden Rock onde há restaurantes típicos e lojas de souvenier, se tiver tempo. Não há muito mais a fazer do que observar e se maravilhar.

É por este e outros motivos que, se for até lá em cima só por uma foto pode se decepcionar e MUITO. Realmente é só uma pedra dourada no alto de um precipício para nós que não somos budistas. A magia acontece quando você olha ao seu redor, repara nas pessoas, as vê fazendo oferendas e participa de um momento tão importante para eles.

Lojas de souvenier e restaurantes do complexo.

Lojas de souvenier e restaurantes do complexo. Foto: Victoria/@naproadavida.

Golden Rock: 

Quantos dias ficar

Não recomendamos que passe uma noite na região da Kyaiktiyo Pagoda ou em Kinpun por não ter nada de especial em seus arredores a não ser a pedra. O que recomendamos é sair de onde está de manhã bem cedinho, pegar um transporte até a Golden Rock e seguir caminho para o seu próximo destino no mesmo dia.

Não viaje para a Ásia sem seguro!
Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Nós sempre estamos
cobertos pela World Nomads e o suporte  é sensacional e em português. Eles oferecem 5% de desconto com o código: PROADAVIDA.

Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.

Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Golden Rock:

Onde ficar

Sugerimos fortemente que, se decidir que vale a pena visitar a Golden Rock, você faça este passeio como uma day trip e que não se hospede na região. Mas, se preferir passar um dia no local, recomendamos que durma na cidade onde se pega o ônibus para subir até a Golden Rock, chamada Kinpun. É lá que tem a maior variedade de hotéis e homestays a valores consideráveis.

Nossa história foi bem diferente e, sem planejar, acabamos ficando “presos” lá em cima na Golden Rock onde os quartos são caríssimos. Demos muita sorte e fomos ajudados pelos locais que nos ofereceram um quartinho minúsculo e estranho por um valor justo (20k kyat) há menos de 10 minutos andando da Golden Rock. Mas nem todos tem a mesma sorte e, se quer economizar, não pense em dormir lá em cima, onde os hotéis iniciam seus valores a 70 dólares a diária (cerca de 92k kyat).

Onde os burmeses dormem, que é um local gratuito.

Onde os burmeses dormem, que é um local gratuito.

Que tal garantir o seu chip com internet antes de sair do Brasil?

A EasySim4U oferece diversos pacotes com internet ilimitada, além de pacotes de voz que você pode usar em mais de 190 países e o melhor, atendimento em português e entrega em todo o Brasil. Confira o melhor pacote para você. Use o cupom NAPROADAVIDA10 e receba 10% de desconto na compra do chip.

Kyaiktiyo Pagoda:

Nossa experiência no Myanmar (Burma)

Depois de termos perdido o último ônibus para descer para a cidade, ficamos um pouco preocupados. Lá em cima é super frio e no Myanmar as leis são bem rígidas em relação a turistas e hospedagem. Pedimos ajuda aos locais que estavam andando pela rua e eles viram que estávamos um pouco apavorados e decidiram ajudar. Nos levaram para um quarto super estranho que provavelmente era casa de alguém.

Pagamos menos da metade do que os hotéis lá de cima estavam cobrando e ficamos a menos de 10 minutos andando da tão linda Golden Rock. Este quarto COM CERTEZA não está em nenhuma plataforma de reserva de hotéis e acho que nenhum outro viajante aceitaria ficar lá além de nós. 😛

Por ter a chance de se hospedar bem pertinho da Kyaiktiyo Pagoda nós tivemos uma experiência incrível que a maioria das pessoas com certeza não tem. Nós visitamos o templo durante o pôr do sol e depois voltamos bem tarde da noite, depois da janta.

Como era sábado tinham MUITOS burmeses fazendo oferendas mesmo estando bem bem frio e uma neblina bastante forte. Vimos pessoas cantando, “rezando”, chorando, conversando e agradecendo e, só de lembrar, já me deixa emocionada. Teve um momento, ali, no meio de tudo aquilo, que eu me senti TÃO agradecida por estar naquele lugar, naquele momento, que não pude conter as lágrimas. Chorei de alegria por estar num lugar tão sagrado para os burmeses e poder ver de perto todo aquele ritual acontecendo.

Celebrações na Golden Rock, no Myanmar.

Pessoas de todas as partes do mundo deixam suas oferendas. Foto: Bruno Miguel/@naproadavida.

Muitas pessoas vinham pedir para tirar fotos comigo principalmente, por ser loira e branquela, e também por sermos os únicos gringos ali, na madrugada, vendo tudo acontecer. Também conversamos com algumas pessoas curiosas que queriam saber porque estávamos lá e nos explicar um pouco mais sobre o budismo. Essa noite foi, com certeza, uma das mais especiais de toda a nossa viagem pela Ásia e, só de lembrar, me dá arrepio de felicidade.

Após toda a emoção do dia ainda, no caminho de volta para o hotel, encontramos uns burmeses jogando takraw, o esporte oficial do Myanmar, e ficamos assistindo. O Bruno até atrapalhou um pouco o jogo deles sendo ruim e fazendo todo rirem demais. Que noite especial.

Na manhã seguinte ainda voltamos antes do sol nascer para apreciar a Kyaiktiyo Pagoda mais uma vez mas estava MUITO FRIO e chuva então ficamos bem pouquinho, a noite já tinha valido. O Myanmar é intenso e maravilhoso e a bondade dos burmeses é uma coisa que não se pode explicar. Tenho certeza que, se for para a Kyaiktiyo Pagoda somente para tirar algumas fotos e conhecer pode sim achar que foi uma perda de tempo e dinheiro mas, para nós, foi um dia muito especial e que merece ser lembrado.

Golden Rock (Kyaiktiyo Pagoda) no Myanmar

Bruno jogando takraw com os burmeses na Golden Rock.

Você sabia que em nossa viagem pelo mundo já moramos na
Tailândia, Malásia e visitamos praticamente todo o Sudeste Asiático?
Leia nossos posts sobre o Myanmar, a Indonésia e as Filipinas que são países que amamos. 

Golden Rock (Myanmar dicas):

Como chegar

De Hpa-an, pegamos um táxi compartilhado (3k kyat por pessoa por aproximadamente 4 horas) até a cidade de Kyaikto, que fica aos pés da Golden Rock. De lá as pessoas geralmente pegam um táxi moto (5k kyat  por pessoa) ou outro táxi compartilhado (4k kyat por pessoa) para chegar até Kinpun, cidade mais próxima da atração.

De lá, a única maneira de chegar na Golden Rock é pegar um ônibus (2k kyat por pessoa por aproximadamente 40 minutos) oferecido pela organização do complexo. A estrada é super íngreme, a viagem é longa e você fica espremido que nem sardinha em lata, mas as paisagens te distraem de todo este mini sufoco.

Chegando lá você tem que andar alguns quilômetros até chegar em seu destino final: a grande pedra dourada e sagrada que se equilibra no topo de um penhasco.

  • Resumo: Hpa-an (taxi) > Kyaikto (moto) > Kinpun (ônibus) > Golden Rock
Transporte para chegar na Golden Rock, no Myanmar.

Pau de arara que é o último transporte para chegar em Golden Rock, no Myanmar.

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️??
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar o 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e
evitar perrengues durante a viagem.

Golden Rock (Burma):

Valor de entrada por estrangeiro

10.000 kyat por pessoa + transporte até o topo (cerca de 4.000 kyat por pessoa para ida). Total da day trip para a Golden Rock por pessoa: cerca de 18.000 kyat (US$ 12).

Golden Rock (Kyaiktiyo Pagoda) no Myanmar

Por do sol incrivelmente maravilhoso do topo da montanha onde fica a Golden Rock (Pedra Dourada), no Myanmar

Eai, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando a Golden Rock? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre turismo no Myanmar e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência com o seu hotel em Railay, Krabi? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

10 Comentários

  1. Marcia Picorallo

    Confesso que não conhecia a Golden Rock, mas adorei seu relato. No fim valeu muito a pena ter passado a noite lá e virado o jogo: você é que foi assunto das selfies ahaha

    Responder
    • Victória Farina

      Como sempre na Ásia me sinto uma celebridade haaha os asiáticos são pessoas incríveis!

      Responder
  2. Lulu Freitas

    Adorei conhecer o Golden Rock pelo seu olhar. Fiquei impressionada com o lugar e de fato deve ser uma energia bem diferente observar as pessoas e o redor do lugar. Como você disse, o passeio é muito mais que ver uma pedra dourada na beira de um precipício.

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, a energia desse lugar é absurda. É uma das atrações mais especiais e famosas do Myanmar!

      Responder
    • Victória Farina

      Sim, a Golden Rock é um símbolo bastante importante para os burmeses. Quando visitar o Myanmar pode ir conhecer esse símbolos do Sudeste Asiático.

      Responder
  3. Suriàn

    Nossa que lugar incrível essa Golden Rock no Myanmar! Mas me diz uma coisa, ela é dourada porque “nasceu assim” ou porque pintaram ela de dourado? E outra coisa, é real que está “presa” por um fio de cabelo do Buda? Quanta curiosidade…

    Responder
  4. Cintia Grininger

    Que aventura! Realmente para visitar esse tipo de lugar mais místico é preciso entrar no clima. Não conhecia a importância na Golden Rock para os budistas, nem sabia que havia um lugar de “peregrinação ” desse tipo. Muito interessante!

    Responder
    • Victória Farina

      Sim! No início de nossa viagem pelo Myanmar também não conhecíamos mas ficamos muito felizes de ter visitado esse monumento em Burma.

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *