Trem no Myanmar – como é um trem no país e as classes para viajar

Home » Myanmar » Trem no Myanmar – como é um trem no país e as classes para viajar

Atualizado em Apr 2, 2021

Por: Bruno

Atualizado em Apr 2, 2021

Por: Bruno

Como costumamos dizer em outros posts sobre o país, viajar de trem no Myanmar é algo simples, fácil, barato e muito interessante, pois para nós, é uma das melhores formas de ver como os moradores locais vivem e se locomovem entre as cidades. E hoje é ainda mais fácil, pois o site 12Go Asia facilitou a compra dos bilhetes de trem via internet, algo que não existia quando viajamos pelo país.

Posts relacionados:

Homens birmaneses na janela da Ordinary Class do trem no Myanmar. | Foto: Bruno/@naproadavida

Homens birmaneses na janela da Ordinary Class do trem no Myanmar. | Foto: Bruno/@naproadavida

Trem no Myanmar

A malha ferroviária e os trechos

O Myanmar tem uma malha ferroviária bem extensa, com trens que servem todo o país de norte a sul e por valores bem acessíveis, fazendo da viagem de trem uma ótima opção aos ônibus no Myanmar. Os trens do Myanmar são uma mistura de “heranças” dos tempos de ocupação dos ingleses, dos japoneses e até mesmo de um investimento dos americanos.

Na Ordinary Class passando por pequenos povoados no interior do país

Na Ordinary Class passando por pequenos povoados no interior do Myanmar.

Trajetos famosos e populares

Gokteik Bridge

A Gokteik é uma atração por si só! Ela é a maior ponte do Myanmar e, quando foi construída em 1899, era considerada a maior ponte feita de cavaletes do mundo. Nós fizemos o trajeto quando estávamos indo de Pyin Oo Lwin para Hsipaw, onde fizemos o trekking de três dias. Porém, o normal é que as pessoas façam uma day-trip saindo de Mandalay, o que eu não indico muito, pois o legal é parar e ficar numa dessas cidades perto da ponte ou na região de Hsipaw, no Shan State.

Confira os valores e horários do trem que faz esse trajeto pela Gokteik.

O famoso trajeto de trem sobre o Gokteik Viaduct, no Myanmar.

O famoso trajeto sobre o Gokteik Viaduct, no Myanmar. | Foto: Bruno/@naproadavida

Outros trajetos populares de trem no Myanmar

Os principais trajetos de trem no Myanmar ficam concentrados em uma linha reta que vai de sul a norte do país, funcionando como uma espinha no trajeto de Yangon para Mandalay, e depois se dividindo em linhas que levam a outras cidades e estados Myanmar afora. Confira abaixo alguns dos principais, é só clicar nos links e ir direto à pesquisa:

De Yangon:
De Bagan:
Senhoras birmanesas entram nos trens da Birmânia para vender coisas em cada parada.

Senhoras birmanesas entram nos trens para vender coisas em cada parada.

De Mandalay:
Outros:

Para outros trajetos de trem no Myanmar, acesse o site e bom planejamento.

Veja abaixo o vídeo por dentro dos vagões em uma viagem de trem no Myanmar:

As classes de trem no Myanmar

Os trens no Myanmar normalmente são divididos entre Ordinary Class, Upper Class e a Sleeper Class, que conta com camas quando o trem realiza trajetos de longa distância. As únicas opções de bilhetes online são na Upper e Sleeper Class, se a ideia é viajar de Ordinary, os bilhetes devem ser comprados direto na estação de trem. No vídeo acima você pode ver a diferença entre os assentos de uma classe e outra.

Os guichês e as placas com informações de horário dos trens no Myanmar.

Os guichês e as placas com informações de horário dos trens no Myanmar.

Seguro viagem para o Myanmar

O Seguro Viagem para o Myanmar e outros países do Sudeste Asiático não é obrigatório mas, é extremamente importante que você contrate um bom seguro e com uma apólice que cubra, no mínimo, problemas como intoxicação alimentar ou qualquer problema de estômago, perdas de voos e conexões, extravios de bagagem e problemas comuns que podem ocorrer numa viagem à Ásia.

Criança local na Ordinary Class, observando os gringos na Upper Class. | Foto: Bruno/@naproadavida - trem no myanmar

Criança local na Ordinary Class, observando os gringos na Upper Class. | Foto: Bruno/@naproadavida

Se estiver procurando um bom seguro e com desconto, a Seguros Promo oferece aos nossos leitores um cupom que pode chegar até 10% de desconto em qualquer seguro no site deles. São 5% iniciais e +5% caso o pagamento seja feito via boleto. Basta acessar este link e inserir o cupom: NAPROADAVIDA5

O Seguro Viagem que nós usamos desde 2016 é a World Nomads, que possui um ótimo serviço de atendimento, ótima rede de hospitais (nós usamos na Ásia e na Europa) e os preços são sempre muito bons, principalmente em uma longa viagem. Eles também oferecem desconto de 5%, através deste link e usando o código de desconto: PROADAVIDA.

Hospedagem no Myanmar

Hospedagem no Myanmar é algo para se prestar um pouco mais de atenção, pois os bons hotéis e guest houses se esgotam rapidamente, principalmente durante a alta temporada. Alguns hotéis são bem antigos e com instalações precárias do tempo de colônia dos ingleses.

Por isso, é bom pesquisar antes e ter certeza de onde vai se hospedar na sua viagem, seja ela um mochilão viajando barato ou férias curtas esbanjando sem pensar na grana. Nós usamos muito o Booking.com para reservar hotéis no Myanmar e o Airbnb está começando a ganhar força por lá.

Escritório de uma estação de trem no Myanmar. Homens trabalham na burocracia e papelada.

Escritório de uma estação de trem no Myanmar. Homens trabalham na burocracia e papelada. | Foto: Bruno/@naproadavida

Transporte no Myanmar

Quando estivemos no Myanmar, aproveitamos muito dos ônibus e da extensa malha ferroviária do país. Porém, como não existiam sites de reserva e informações sobre transporte, fizemos tudo na hora e comprando os bilhetes nas estações e rodoviárias. Mas o site 12Go Asia chegou para ajudar com transportes pelo Myanmar e toda a Ásia e, aos poucos, está adicionando os principais trajetos entre as cidades do Myanmar. Confira abaixo:

Explore nosso conteúdo sobre o Myanmar:

E aí, gostou das dicas? E como foi a sua experiência viajando de trem no Myanmar? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre o Myanmar e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Apr 2, 2021
i
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Bruno</a>
Bruno
Já morei numa casa de lata flutuante onde o maior prazer era descobrir os sete mares. Trabalhei nos maiores eventos esportivos do mundo e vi o Bolt voando para mais um ouro no Rio de Janeiro. Hoje viajo o mundo sem data de volta para casa, na verdade, tenho chamado o mundo de minha casa. Não conto quantos países conheci pelo número de carimbos no passaporte, pois às vezes conheço dez países dentro de um só. Mergulhador e amante do oceano, amo aprender novos idiomas e coisas novas e escrevo sobre algumas das minhas aventuras no Na Proa da Vida.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. debora maraston

    Deve ser uma bela aventura fazer esta viagem de trem, pois além da paisagem ser magnifica, pode-se observar os moradores e apreciar seus hábitos e costumes.

    Responder
    • Bruno Miguel

      Sim, viajar de trem pela Ásia é sempre uma aventura muito legal e cheia de surpresas! No Myanmar foi algo especial para nós também…

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *