Muay Thai em Bangkok: como assistir uma luta de graça

Home » Tailândia » Muay Thai em Bangkok: como assistir uma luta de graça

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Victória

Atualizado em Mar 1, 2021

Por: Victória

O thai boxing, ou como é normalmente chamado, muay thai, é o esporte favorito dos tailandeses. Assistir a uma luta deste esporte é uma das principais atrações de quem visita a Tailândia e, depois de passar sete meses viajando pelo país, decidimos ter esta experiência.

Como estamos viajando por um longo período (comemoramos um ano de viagem em Outubro), pagar para assistir a luta estava fora de cogitação, já que os valores dos ingressos normalmente começam em 1200 baht (cerca de 120 reais) por pessoa. Pesquisei bastante e encontrei a solução para todos os nossos problemas: um estádio de Muay Thai em Bangkok que oferece lutas gratuitas para estrangeiros e tailandeses todas as tardes de domingo. Vou contar pra você como foi a nossa experiência assistindo a uma luta de muay thai em Bangkok totalmente de graça:

Jovens lutadores se enfrentam no Channel 7 Stadium, em Bangkok | Foto: Bruno/@naproadavida - Luta de muay thai em Bangkok

Jovens lutadores se enfrentam no Channel 7 Stadium, em Bangkok | Foto: Bruno/@naproadavida

Veja todos os nossos posts sobre a Tailândia aqui! ??

Dicas para curtir Bangkok ???
Relaxar com a vibe cultural de Chiang Mai ??⛰
Curtir o paraíso que é Koh Phi Phi ?⛵️
E se maravilhar com as melhores praias nas Ilhas da Tailândia ?
Ou ver mais sobre o Sudeste Asiático ?

Domingo de muay thai em Bangkok

Acordamos, tomamos café da manhã e partimos em direção ao Mercado Chatuchak. Desta vez, o tão famoso mercado não era o destino principal e somente uma referência para chegarmos no escondido estádio chamado “Channel 7 Boxing Stadium”.

Pegamos o barco para cruzar o maravilhoso Rio Chao Phraya e esperamos por alguns minutos o ônibus de número 8, tão famoso por atravessar a cidade inteira em seu trajeto e ter os piores motoristas da cidade. Nós, como estamos morando em uma fundação um pouco afastada do burburinho de Bangkok, demoramos cerca de uma hora até avistarmos as milhares de pessoas saindo da estação de BTS chamada Mo Chit em direção a um dos maiores mercados a céu aberto do mundo, o Chatuchak.

Atravessamos a rua pela plataforma do BTS e caminhamos beirando um grande estacionamento por alguns minutos. Viramos uma direita e já começamos a perceber uma agitação diferente no local, que nos avisava que estávamos quase lá. Nem estávamos acreditando que íamos assistir a uma luta de muay thai em Bangkok de graça, finalmente. A luta, mesmo que com seu início as 14:30, é bastante concorrida, então você tem que chegar cedo para garantir um bom lugar na platéia.

Chegamos em frente ao estádio as 12:00 e já tinham algumas pessoas no local de espera. Os seguranças, super animados e solicitos, nos disseram que poderíamos ir almoçar tranquilos e voltar mais tarde, e foi o que fizemos. Atravessamos a rua na frente do estádio, pedimos um arroz frito e um pad thai e comemos velozmente, sempre pensando no horário que eu tinha lido na internet e as prováveis pessoas que estavam chegando e que poderiam “tirar” o meu lugar perfeito. Comemos rapidinho, enchemos nossa garrafa de água e partimos para a sala de espera do estádio.

Sinalização do estádio Channel 7 na Tailândia (Sunday boxing)

Sinalização do estádio Channel 7 em Bangkok (Sunday boxing) | Foto: Bruno/@naproadavida

Chegando lá, vimos que a maioria das pessoas já tinha entrado no estádio e seguimos a fila até a entrada do local. Nossas mochilas foram revistadas rapidamente e, quando vimos, estávamos dentro do tão esperado estádio de thai boxing.

Eu esperava algo mais grandioso, mas estava tão feliz de estar lá, de ter conseguido entrar e ainda de assistir uma luta de muay thai em Bangkok de graça que nem me abalou, continuei andando até onde estavam nos indicando os assentos. Eu li que havia separação entre os tailandeses e os gringos e que, se possível, era interessante sentar o mais perto possível dos locais já que a emoção é muito mais intensa.

Tentamos fazer isso e o estádio inteiro de tailandeses diziam que não podíamos sentar ali e apontavam para a “ala de gringos” já pré-estabelecida. Ainda tentamos mais uma vez burlar o sistema, mas percebemos que não íamos conseguir. No final, ficamos o mais perto possível dos tailandeses que conseguimos, já que sentamos na divisão imaginária entre a área de gringos e a área de thais. Foi a melhor localização que poderíamos escolher (de frente para o telão e o relógio, na ponta direita olhando para o ringue e no meio da arquibancada).

O estádio de Muay Thai lotado à espera da luta do famoso boxe tailandês

O estádio de Muay Thai lotado à espera da luta do famoso boxe tailandês

Como assistir a uma luta de muay thai em Bangkok de graça

Não víamos a hora de começar a luta de tão animados que estávamos, mas ainda tivemos que esperar cerca de uma hora e meia para o início. Como estávamos com uma brasileira que também é voluntária na fundação que ensinamos inglês para tailandeses, o tempo passou rapidinho… O papo estava ótimo, mas era continuamente interrompido por um acontecimento interessante entre os locais no estádio. Percebemos que não parava de chegar gente e os assentos já estavam todos preenchidos. Ficamos super aliviados de termos chegado cedo, já que assistir as lutas por cerca de três horas de pé não ia ser muito divertido.

Os lutadores sobem no ringue e todos se calam. Aquela adrenalina de quando você vai ter uma experiência nova e não sabe o que esperar ainda. Que delicia de sensação.

Os primeiros lutadores eram crianças, pareciam ter cerca de 12 a 15 anos e nós estávamos apavorados pensando em sangue e muitos chutes entre eles. Antes de começar, eles ficaram se aquecendo, rezando e fazendo uma espécie de performance super engraçada de ver. Quando começou a luta nós ficamos boquiabertos. Ual, as criancinhas eram incríveis e levantaram todos do estádio de tanta emoção. Os primeiros dois rounds são um pouco mais calmos e só de “aquecimento”, mas os últimos três são apavorantemente incríveis de ver e as vezes até um pouco pesados e sangrentos.

Jovem lutador sendo tratado no intervalo da luta de muay thai em Bangkok

Jovem lutador sendo tratado no intervalo da luta. | Foto: Bruno/@naproadavida

Passou uma luta, duas, três e quando estava na quarta (que sinceramente achei que já ia estar entediada), eu estava em plenos pulmões, super curtindo, mas ainda fechando os olhos nas partes mais violentas.
Foram quatro horas e meia de agonia, animação e adrenalina vendo cada luta, cada golpe e, principalmente, a animação dos locais que é contagiante. Basta um dos lutadores encostar no adversário que os tailandeses ficavam doidos berrando e torcendo super fortemente.

Uma das coisas mais interessantes foi assistir os locais apostando fortunas em cada luta. Era nota de mil bahts voando e passando de mão em mão e os locais berrando e fazendo símbolos com a mão. Não dava para entender nada, mas era tão legal de ver que as vezes eu até esquecia da luta, só para ficar assistindo o espetáculo bem ali, do meu ladinho. A loucura é que eles estão tão animados que as vezes parece que eles são atores de tanto fanatismo que eles tratam das apostas e das lutas. Com certeza participar da luta com os locais é a melhor maneira de ter a experiência completa e verdadeira.

Tailandeses indo a loucura com a luta de muay thai em Bangkok

Tailandeses indo a loucura com a luta de muay thai em Bangkok. | Foto: Bruno/@naproadavida

Quando deu umas 16:30 a maioria das pessoas começaram a se levantar e sair, o telão desligou e a maioria dos gringos também foi embora. Vimos que haviam mais dois lutadores no palco e por isto ficamos. Já que o estádio estava mais vazio resolvemos ir ver a luta de perto, bem embaixo do palco, do lado dos locais e foi a melhor coisa que fizemos. Ual, que emoção e que visão que tivemos.

Dava para ver as expressões dos lutadores e, olhando pro lado, o fanatismo dos tailandeses bem ali, a, 10 cm de você. A sensação foi incrível e ficamos nos perguntando se seria melhor ter assistido todas as lutas de lá. Bom, não saberemos nunca se não experimentarmos, mas ficar em pé por tanto tempo não seria tão divertido. Quem sabe assistir metade sentada na ala gringa o mais perto dos locais possível e metade em pé, ali embaixo. Acho que assim seria o ideal. Experimente e me conte, ok? 🙂

Lances e golpes de uma das lutas emocionantes de muay thai em Bangkok

Lances e golpes de uma das lutas emocionantes. | Foto: Bruno/@naproadavida

Depois de acabar a última das últimas lutas, saímos tranquilamente pela porta lateral e andamos até o famoso mercado Chatuchak que estava quase fechando, mas ainda conseguimos aproveitar um pouco do seu movimento e agitação.

Dicas úteis para curtir mais a luta do boxe tailandês

  • Chegue cedo, por volta de 12:00 se quiser ter um bom lugar. Veja como está o movimento na sala de espera e saia para almoçar em um dos restaurantes da frente se estiver tudo calmo.
  • Desista de sentar no meio dos locais, você não vai conseguir, mas tente ficar o mais perto possível deles e você verá dois shows: a luta e a animação deles
  • Leve uma garrafa de água. Vi um vendedor passando pelos corredores, mas com pouca frequência e cobrando 20 baht em uma garrafa pequena de água.
  • Leve um snack, bala ou salgadinho já que a luta é tão emocionante que eu fiquei morrendo de vontade de ter uns M&Ms ou uns Skittles para me acalmar um pouco
  • Leve um casaquinho de frio já que, dependendo de onde você estiver, o ar condicionado pode ser bastante forte
  • Não vá ao estádio com muitas coisas já que você irá sentar em uma arquibancada de metal bem apertadinha (o). O cara atrás de mim estava com uma mochila e teve que colocar entre as pernas dele super desconfortavelmente e no meio da minha cabeça.
  • Preste atenção nos detalhes: na banda que toca ao vivo a música para as lutas, nos tailandeses apostando, nos tailandeses torcendo loucamente, na concentração dos lutadores antes da partida, nas fitinhas nos braços dos lutadores, nos beijos, massagens e doideiras nos horários de intervalo entre um round e outro, tudo isso faz da sua experiência a mais autêntica possível e te faz entrar no clima do local.

Não viaje para a Ásia sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Comprovamos isso quando o Bruno bateu a cabeça e precisou ser hospitalizado na Tailândia. Nós estávamos cobertos pela World Nomads e o suporte foi sensacional e em português.
Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Assista aos vídeos desta playlist para ajudar na hora de fechar o seguro e garantir o desconto.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Nossa experiência na luta de muay thai em Bangkok

Victória assistindo a luta do boxe tailandês

Victória assistindo a luta do boxe tailandês. | Foto: Bruno/@naproadavida

Foi a melhor possível. Eu não gosto de lutas e estava morrendo de medo de ver muito sangue ou ficar com aflição dos lutadores sofrendo. Confesso que fechei os olhos algumas vezes já que os chutes e socos são bastante frequentes, mas achei bem mais ok do que estava imaginando.

Acho que curtimos tanto a luta pelo ambiente que estávamos já que, com certeza, os locais mudaram toda a nossa experiência. Os gritos e a animação deles é contagiante e vai ficar sempre registrado na minha mente.

Se você estiver em Bangkok em um domingo vá assistir a luta e curtir da maneira mais local possível o seu final de fim de semana e, da melhor maneira: DE GRAÇA!

Onde ficar em Bangkok

Bangkok é uma das maiores e mais vibrantes cidades da Ásia, e o número de hotéis, hostels, guesthouses e outros tipos de acomodação é imenso. Por isso, é muito importante saber onde ficar baseando-se na experiência que você quer ter na cidade. Abaixo, colocamos algumas regiões e opções de acomodação disponíveis:

Você pode se interessar por:
Hotéis com piscina em Bangkok
Hotel em Bangkok: opinião dos nossos leitores
O que fazer em Bangkok: lista com mais de 40 atrações

Chatuchak

Se a sua intenção for baseada em visitar o famoso mercado de fim de semana Chatuchak Weekend Market e o estádio onde acontecem as lutas de muay thai em Bangkok aos domingos, uma boa ideia pode ser ficar naquela região mesmo, que oferece opções boas e a todos os valores.

Os hotéis Centara Grand at Central Plaza, Angelo Family SuitesStay Hotel BKK e o Livotel Hotel são os melhores por ali, e portanto, com preços para quem pode gastar um pouco mais. Para quem está com o orçamento um pouco mais curto, as opções seriam o Chatuchak Resort, Le Paradis Bangkok, Kencozy e os hostels Podstel Hostel e Bed to Bangkok.

Veja outras opções de hospedagem na região do Chatuchak

As áreas abaixo são as mais indicadas para encontrar ótimas opções de hospedagem em Bangkok:

Existem outras regiões para ficar e tudo depende do que você busca na cidade. As regiões de Bangkok Old Town, Riverside e Phaya Thai são também boas opções para se hospedar em Bangkok.

Atenção! Fique atento a diversos golpes que os tailandeses de Bangkok tentam te dar! Não acredite que todos os templos da capital estão fechados naquele dia e muito menos que os tuk tuks de cor amarela te levarão para todos os pontos principais da cidade por apenas TBH 40. Você vai acabar entrando em uma fria e pode até perder seu dia de visitar Bangkok por essas malandragens, fique ligado e sempre peça informações para a recepção de seu hostel/hotel.

Informações úteis para assistir a luta de muay thai em Bangkok de graça

Endereço: 998/1, 998/1 วิภาวดีรังสิต Chom Phon, Chatuchak, Bangkok 10900
Horários da luta: 13:30 às 15:00 aproximadamente
Valor: Gratuito
Como chegar: chegue na estação Mo Chit do BTS e caminhe por uns 15 minutos até o estádio. Veja localização exata aqui:

Gostou das dicas? E como foi a sua experiência assistindo o muay thai em Bangkok? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Tailândia e outros países da Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Achou este post interessante? Salve para ler depois!

As emocionantes lutas de muay thai em Bangkok

Veja também:

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Mar 1, 2021
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

12 Comentários

  1. Renata

    ótimo!
    quero assistir!
    são só aos domingos?
    vou planejar minha viagem <3

    Responder
    • Victória Farina

      Oi Renata! Esse do Channel 7 gratuito é somente de domingo mas existem muitos outros (pagos) em diversos estádios do país. Não deixe de ver nossos passeios e dicas também no passeiosemphiphi.com 🙂

      Responder
  2. Keul Fortes

    Que interessante! Uma experiência para se viver hein? Adorei saber tantas informações.

    Responder
  3. Itamar Japa

    Demais, treinei Muay Thai por muitos anos e um dos maiores que tenho é conhecer a Tailândia e assistir uma luta. Imagino que a “performance super engraçada” são os rituais de “wai kru” e “ram muay”.. Sonho em ver isso ao vivo, já fizemos muito por aqui, mas não se compara ao ritual tailandês. 🙂

    Responder
    • Victória Farina

      Nossa, deve ser mais interessante ainda quando você conhece e sabe sobre os rituais. Nós lemos um pouco das regras umas horas antes e, já assim, foi mais fácil curtir e entender o andamento das coisas. Deixa gravado o post para a sua viagem para a Tailândia em breve, Itamar 🙂

      Responder
  4. Amilton

    Ótima dica, quando fui a Tailândia não assisti nenhuma luta.. Se tivesse lido seu post antes, hahahaha. Abs

    Responder
  5. Dayana

    Nossa, menina, assistir a uma luta tailandesa é sensacional. O legal é que tem vários pontos no país onde isso acontece, né? Super completa a sua experiência!

    Responder
    • Victória Farina

      Sim, mas normalmente eles custam uma fortuna. Adoramos este que é de graça e com vários locais interagindo 🙂 Obrigada pelo comentário, Dayana!

      Responder
  6. Dalila Barakat

    Sensacional, adorei. Uma vez em Bagkok, deve-se fazer esse programa, com certeza. Ou então, seria como ir ao México e não assistir a uma luta livre. rs

    Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *