Trabalho voluntário: viajar mais e gastar menos (Por: Thais Ribeiro)

Home » Tailândia » Trabalho voluntário: viajar mais e gastar menos (Por: Thais Ribeiro)
Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Atualizado em 29/06/2021
Por: Victória

Muita gente se pergunta se temos muito dinheiro para viajar tanto assim. Eu respondo que, na maioria das vezes, não. Mas, como então é possível conhecer tantos lugares com pouca grana? E o segredo eu vou te contar: faça trabalho voluntário. Todo mundo tem um dom, um talento, ou uma especialidade e, por que não compartilhar isso com outras pessoas ao redor do globo terrestre e, de quebra, conhecer novos lugares e novas culturas em troca de acomodação, por exemplo?

Foi exatamente o que aconteceu comigo. Morei quatro anos na Irlanda e aprendi inglês lá. Antes disso, não conseguia falar uma frase em inglês (tá, se the book is on the table conta eu falava, vai haha). Bem, após muitos micos, muita coisa sem entender, muitas situações que eu respondia yes and no na mesma frase com medo de dizer algo errado, eu consegui. E, antes de voltar para o meu país, eu queria muito fazer uma grande viagem, mas queria aliar um trabalho voluntário de forma que pudesse compartilhar um pouco que aprendi com pessoas que realmente precisavam.

trabalho voluntário - Thong Tos Foundation

Crianças de 05 a 07 anos na Thong Tos Foundation

Experiência de voluntariado em Bangkok

Foi ai que veio a ideia de fazer trabalho voluntário. Ao pesquisar as opções disponíveis, queria algo que fosse com crianças, porque na Irlanda trabalhei como babá durante muito tempo e adquiri uma certa experiência. Pesquisei diversas plataformas e diversas instituições em diferentes cidades da Ásia, uma vez que programei um mochilão pelo Sudoeste Asiático de Outubro a Dezembro. A cidade escolhida foi Bangkok (Tailândia) por uma questão de logística da viagem.

Dia 05 de outubro de 2017 cheguei na capital tailandesa. Depois de alguns perrengues típicos de quem acaba de chegar em um lugar absolutamente diferente da nossa cultura, fui me encontrar com os pequenos os quais eu passaria duas semanas fazendo trabalho voluntário.

“O que eu realmente não esperava é que fazer trabalho voluntário seria uma das melhores vivências da minha vida”.

A aula durava cerca de uma hora e nesse período nós cantavámos, contavámos até 20, falavámos de cores, comidas, animais, pulavámos, faziamos exercícios… Para mim, criança é um ser especial e, quando a gente acha que está ensinando, na verdade está aprendendo muito mais. Essa experiêcia incrível de conhecer e viver com a cultura local é algo que vou levar para o resto da minha vida.

Em troca das aulas de trabalho voluntário diárias, eu fiquei hospedada no mesmo prédio aonde as aulas são ministradas, em uma comunidade que fica na parte oeste de Bangkok. Dormia em um quarto compartilhado com outros voluntários e ficava livre para fazer minha comida, além de ter tempo para conhecer a cidade e os arredores de Bangkok.

A plataforma que usei para achar a instituição foi Worldpackers. A fundação que fiz trabalho voluntário se chama Thong Tos Foundation e ela tem como objetivo mostrar a importância da educação para crianças e adolescentes.

Além de aulas de inglês, a Fundação também tem um trabalho com futebol, então, se você é bom de bola, pode se inscrever para ajudar nessa área também 🙂 Eu recomendo esse tipo de experiência à todo mundo para fazer pelo menos uma vez na vida.

Texto lindamente escrito por: Thais Ribeiro

Veja também:

Que tal compartilhar?


Indo para a Tailândia?
Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

0 Comments

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *