Castelos na Romênia: dicas e informações úteis

Home » Romênia » Castelos na Romênia: dicas e informações úteis

Atualizado em Feb 3, 2021

Por: Victória

Atualizado em Feb 3, 2021

Por: Victória

Castelos, castelos e mais castelos. A Europa é cheia deles e, em nossa viagem de mais de dois anos pelo Sudeste Asiático e Europa visitamos diversos castelos, principalmente no continente europeu. Neste post vamos dar informações úteis sobre valores, horários de abertura, dicas e nossa opinião super sincera sobre cada um dos castelos na Romênia que visitamos.

Castelos na Romênia:

Castelo do Drácula – Bran (Bran Castle)

País: Romênia
Cidade: Bran
Como chegar: fui com uma amiga que conheci que tinha alugado um carro em Bucareste. Saímos de Brasov e a viagem levou cerca de 40 minutos. A estrada é bem boa, sem muitas dificuldades ou curvas. Somente preste atenção nas diversas ruas que vai ter que entrar antes de chegar em seu destino final e também onde vai estacionar já que tivemos que pagar 10 Lei para deixar o carro por 20 minutos em frente a uma loja próxima ao castelo.

Outras opções: você também pode ir de ônibus saindo de Brasov. A viagem leva cerca de 1 hora e custa aproximadamente 2 euros (9 Lei). Se quiser economizar você também pode ir de carona já que a Romênia é um país super seguro e as pessoas estão acostumadas a dar carona (deixe claro que não quer pagar logo de início porque eles geralmente esperam alguma ajuda se você não disser nada). Se preferir, você também pode contratar um tour.

O Castelo do Drácula, chamado Bran Castle. Foto de: Site Oficial - Castelos na Romênia

O Castelo do Drácula, chamado Bran Castle. Foto de: Site Oficial

Castelo do Drácula – Bran (Bran Castle)

Horários de abertura: De 1/Abril a 30/Setembro o castelo abre de segunda-feira das 12:00 às 18:00 e de terça a domingo das 09:00 às 18:00. De 1/Outubro a 31/Março os horários de abertura são de segunda das 12:00 às 16:00 e de terça a domingo das 09:00 às 16:00. Para mais informações de datas comemorativas clique aqui.

Valores: Adultos pagam 40 Lei, idosos (+65 anos) pagam 30 Lei, estudantes pagam 25 Lei e crianças pagam 10 Lei. Não dá para ver praticamente nada do castelo se você não pagar a entrada.

Dicas: faça uma visita combinada saindo de Brasov, passando pelo Bran Castle e seguindo para o Parque Nacional Piatra Craiului. Foi isso que fizemos e eu me apaixonei pelas maravilhosas paisagens do caminho e chegando lá.

Nossa opinião: só achamos que vale a pena a longa distância para chegar ao local se você for pagar a taxa de 40 Lei para entrar no castelo ou se combinar a visita com o Parque Nacional, como sugeri. Se não, você só vê o castelo de muito longe e não tem muito o que fazer ao seu redor (a não ser que você seja a doida do souvenir porque é só o que tem lá)

Castelos na Romênia:

Castelo Peles (Peles Castle)

Pais: Romênia
Cidade: Sinaia

Como chegar: nós pegamos carona até lá e foi super tranquilo. Nosso host do Couchsurfing nos levou de Brasov até Busteni, onde ele tinha um compromisso e, de lá, ficamos menos de 10 minutos esperando até um romeno super gente boa nos levar até Sinaia (a uns 8km ao sul)

Outras opções: saindo de Brasov você pode ir de ônibus (35 minutos e aproximadamente 3 €/13 Lei) ou de trem (tem o rápido e o devagar. O rápido demora cerca de 40 minutos e custa cerca de 40 Lei e o devagar demora aproximadamente uma hora e paga-se cerca de 20 Lei).

Você também pode contratar um tour ou alugar um carro.

No caminho para chegar no Castelo Peles - Castelos na Romênia

No caminho para chegar no Castelo Peles.

Castelo Peles (Peles Castle)

Horários de abertura: não tem informação do primeiro tour do dia, somente do último que é as 16:15.

Valores: Custa 30 Lei por adulto, 15 lei para idosos e 7,5 lei para crianças e estudantes com carteirinha. O pagamento deve ser feito em Leis (moeda local) e não pode ser feito por cartão de crédito ou outra moeda. Se não quiser entrar no castelo pode circular pelos arredores (foi o que fizemos) e aproveitamos demais a paisagem em volta.

Você também deve pagar 35 Lei por câmera e 60 Lei por câmera de vídeo (vale a pena repetir: um pouquinho super exagero, na nossa opinião)

Dicas: no mesmo complexo existem os castelos Peles e o Pelisor. Visite antes o Pelisor que é no alto da colina e depois desça para visitar o Peles, já no caminho para descer a ladeira para a cidade. Leve água e alguns lanchinhos porque os valores lá em cima são bem bem altos se comparados com os outros locais. Vá com sapatos confortáveis porque você vai subir uma ladeirinha com uma calçada de pedras bem ruim.

Nossa opinião: nós achamos que não vale a pena se hospedar em Sinaia, principalmente se você, como nós, não for pagar para entrar no castelo. Nós caminhamos até lá e visitamos os dois castelos em cerca de duas horas, num ritmo bem lento, parando toda hora para tirar fotos, comer algum lanchinho e descansar.

Também não achamos que super vale a pena sair de Brasov só para ver os castelos, ao menos que seja o único castelo da Romênia que você puder visitar em sua viagem. O que sugerimos é que você utilize Sinaia e os castelos como um ponto de parada em seu deslocamento entre cidades. Saia de Brasov, por exemplo, pare em Sinaia e siga para Bucareste, como fizemos.

Não viaje sem seguro! Um dos principais gastos dessa nossa longa viagem pela Europa e Ásia é o seguro viagem, pois sabemos que se prevenir é sempre importante, principalmente quando se trata do quesito saúde. Nós usamos a World Nomads e o suporte foi sensacional, e em português. Outro grande parceiro brasileiro é a Seguros Promo, que oferece 5% de desconto para os viajantes leitores do blog que usarem o código NAPROADAVIDA5.
Saúde durante a viagem não é brincadeira, não arrisque viajar sem seguro. 😉

Castelos na Romênia: 

Castelo Pelisor (Pelisor Castle)

Pais: Romênia
Cidade: Sinaia
Como chegar: O Castelo Peles fica a poucos metros do Pelisor.

Castelo Pelisor, na Romênia - Castelos na Romênia

Castelo Pelisor, na Romênia

Castelo Pelisor (Pelisor Castle)

Horários de abertura: não tem informação do primeiro tour do dia, somente do último que é as 16:15.

Valores: Custa 20 Lei por adulto, 10 Lei para idosos e 5 Lei para crianças e estudantes com carteirinha para participar do tour simples e 60, 30 e 15 Lei para o tour mais completo. O pagamento deve ser feito em Leis (moeda local) e não pode ser feito por cartão de crédito ou outra moeda. Você também pode somente andar pelos arredores se não quiser pagar a entrada do castelo.

Você também deve pagar 35 Lei por câmera e 60 Lei por câmera de vídeo (um pouquinho super exagero, na nossa opinião)

Dicas: os romenos que conversaram com a gente falaram que o interior castelo Pelisor é mais bonito que o Peles. Se tiver que escolher um dos castelos para visitar, pesquise qual que você tem mais interesse.

Nossa opinião: Gostamos bastante de visitar os castelos principalmente pelas montanhas no caminho para chegar lá e a paisagem ao redor do Castelo. A estrutura em si não nos impressionou, mesmo sendo muito fotogênica.

  • Para ver mais detalhes sobre nossos dias na Romênia e na Europa em geral veja nossas fotos e stories do Instagram 🙂

Castelos na Romênia para visitar em nossa próxima viagem

Os castelos que citamos acima foram os que visitamos em nossa viagem pela Romênia. Segue abaixo os que ficaram para a nossa próxima visita a esse país tão lindo e maravilhoso:

  • Castelo Bánffy
  • Castelo de Corvin
  • Castelo Poenari
  • Cidadea de Râsnov

Eai, gostou das dicas? E como foi a sua experiência visitando os castelos na Romênia? Conta pra gente aqui nos comentários! Se quiser ver mais fotos ou vídeos sobre a Romênia e outros países da Europa e Ásia, siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube.

Que tal compartilhar?

Indo para a Tailândia?

Conheça os melhores passeios para a sua viagem. Guias, fotógrafos e atendimento em português.

Somos Bruno & Vic, dois viajantes que se conheceram e se apaixonaram trabalhando a bordo de um navio de cruzeiros. Em 2016, saímos em uma viagem ao mundo e, desde então, levamos a nossa vida na estrada. Entre caronas, voluntariados e trabalhos online compartilhamos nossas inúmeras experiências e pouco dessa vida nômade aqui no Blog Na Proa da Vida, veja mais

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

chip de internet

trabalho voluntário

passeios & ingressos

transporte pela ásia

Veja mais sobre o mesmo assunto:

Nota: este post pode conter links de parceiros do blog Na Proa da Vida. Isso significa que ao comprar um de seus produtos você estará ajudando na manutenção do nosso blog e do conteúdo de qualidade produzido para você. Não se preocupe, você não paga nadica de nada a mais por isso e ainda nos motiva a conseguir descontos exclusivos, em diversos serviços, para os leitores do Na Proa da Vida. Saiba mais.

Publicado em: Atualizado em Feb 3, 2021
i
Categorias: Europa | Romênia
<a href="https://www.naproadavida.com/" target="_blank">Victória</a>
Victória
Nascida em São Paulo, estudou Lazer e Turismo (USP) e tem no DNA a palavra viagem. Ama dar dicas de viagens e contar as experiências que já viveu. Já visitou mais de 45 países e não pretende parar tão cedo.

Pode ser interessante para a sua viagem

E aí, que tal deixar um comentário? ?

2 Comentários

  1. Debora

    Como sempre as informações passadas são ótimas para que possamos aproveitar os lugares que realmente São legais de conhecer

    Responder
    • Victória Farina

      Que bom que gostou, Débora! Ficamos felizes em ajudar e te dar vontade de visitar esses lugares tão lindos 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *